P-51D Blue Nose H9 - Montagem

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

P-51D Blue Nose H9 - Montagem

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal, comprei um p-51 do meu cunhado, o avião esta praticamente novo, só fez 2 voos, um pra trimar e outro pra voar normal, ai foi desmontado e comprei somente o avião, pois estava com motor glow.

bom primeiramente sobre o motor, queria um dle 20cc, porem é mais caro que um rcg 20cc, e também vi algumas fotos do avião com o dle que foi preciso cortar o cowl pra poder sair a lateral do escape... e não quero que saia.. ai acho que o rcg não vai sair... vi que bastante gente esta usando o rcg com bastante satisfação, então acho que vou pegar ele mesmo. mais estou aceitando opiniões alheias também.

tanque - no avião já tem um que acredito ser o original que vem no kit.. mais a pergunta é, da pra usar gasolina nele? o que tenho que modificar? vi que tem um tal de roto flow, como funciona? seria bom usar neste avião com este motor 20cc?

servos - estou pensando em usar os futaba s3004 nos comandos, e os hs 75bb da hitec nos trens de pouso, opiniões?

baterias - quero colocar tudo life no rx e ignição, a pergunta é de quantos mah? sera que da turnigy seria uma boa opção? no rx sera que só uma bateria daria conta ou é melhor deixar com 2 baterias uma ativa e outra de backup?

meu radio é um xg6 jr, então os trem de pouso e flap vai ter que ser usado cabo Y, teria algum problema? ouvi dizer que nos flaps é bom ter em canal individual porque os dois nunca fica do mesmo jeito.. sugestões?

pessoal de momento acho que é só isso... se surgir alguma outra duvida eu volto a postar, abaixo a foto da criança..

[img:960b50bfb5]https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t1.0-9/10462957_397853910355280_6878378908575523974_n.jpg[/img:960b50bfb5]
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Parabéns! Esse aero é lindo, só tira esse piloto de Kart q não tem nada haver com essa bela máquina! rsss

Bom por partes: Dle20 tem a versão RA que os dutos do escape são traseiros e não lateral, mesmo assim cowl terá que ser cortado para permitir ventilação para refrigerar o motor, Servo no retrátil eu uso no meu tucano o A7040 da spektrum puxa 14 kg e dá pra mexer na velocidade, porém no P-47 eu tô usando atuadores, acho bem melhor, só adaptar os struts e já era!, sem esforço como faz o servo para puxar os arames, Life pro RX pode botar uma 2100 ou 3200 da Hobbico que vai te atender, e uma 1100mah pra ignição é suficiente, no P-47 uso y nos servos do flap, não tem problema pq não vai voar flapeado 100% do tempo, e quanto a ajuste deles; compre link ajustável que fica certinho, no meu aero, uso uma chave on off spektrum que é dual, aceita duas baterias, estou usando duas de 1800 pro rx.

Sobre o tanque de gasolina, pode usar, mas troque as mangueiras por Tygon para rodar com gasolina, as que vão dentro com pescador também e troque o retentor, custa uns 12 reais, da dubro que aguenta gasolina.
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Re: P-51D Blue Nose H9 - ajuda com setup

Mensagem por Metz »

Tenho um P51 da Top Flite, que acredito ser um setup praticamente igual, então as dicas que tenho acho que são válidas. Vamos lá:

[quote:3dd9d45f78="Raketrinike"]bom primeiramente sobre o motor, queria um dle 20cc, porem é mais caro que um rcg 20cc, e também vi algumas fotos do avião com o dle que foi preciso cortar o cowl pra poder sair a lateral do escape... e não quero que saia.. ai acho que o rcg não vai sair... vi que bastante gente esta usando o rcg com bastante satisfação, então acho que vou pegar ele mesmo. mais estou aceitando opiniões alheias também.[/quote:3dd9d45f78]

Pode usar o DLE-20 mas para que nao corte a lateral do cowl teria que comprar o escapamento Pitts Compact da J-Tec. Ou então pode tentar usar o DLE-20RA como nosso amigo falou. De qualquer fora a parte de baixo do cowl vai ter que abrir um belo buraco para ventilar corretamente o motor.

[quote:3dd9d45f78="Raketrinike"]tanque - no avião já tem um que acredito ser o original que vem no kit.. mais a pergunta é, da pra usar gasolina nele? o que tenho que modificar? vi que tem um tal de roto flow, como funciona? seria bom usar neste avião com este motor 20cc?[/quote:3dd9d45f78]

Pode usar o mesmo tanque, mas como nosso amigo já falou, vai ter que trocar todas as mangueiras, inclusive as dos pescadores, por mangueiras pra gasolina (aquelas amarelinhas). O retentor do tanque também terá que trocar para um que nao sofra corrosão pela gasolina.

[quote:3dd9d45f78="Raketrinike"]servos - estou pensando em usar os futaba s3004 nos comandos, e os hs 75bb da hitec nos trens de pouso, opiniões?[/quote:3dd9d45f78]
Para os trens, o HS75bb é ótimo, principalmente pq o trem de pouso do seu aero já vem todo de alumínio. O que veio no meu era terrível, de plástico e com apenas um servo para os dois trens, nunca dava certo. Comprei e adaptei os mesmos trens de pouso do seu P51 e problema resolvido.
Sobre o resto dos servos, pode usar servos comuns, mas de boa qualidade (Futaba S3004BB), para o acelerador, leme e flaps. Para os ailerons e profundor recomendam usar servos com engrenagens de metal. No meu P51 eu coloquei os Hitec HS625MG.

[quote:3dd9d45f78="Raketrinike"]baterias - quero colocar tudo life no rx e ignição, a pergunta é de quantos mah? sera que da turnigy seria uma boa opção? no rx sera que só uma bateria daria conta ou é melhor deixar com 2 baterias uma ativa e outra de backup?[/quote:3dd9d45f78]
Pode usar Life de 2100 pro RX e uma menor pra ignição. No meu caso uso uma NiMh de 1500 e ta servindo tranquilamente.

[quote:3dd9d45f78="Raketrinike"]meu radio é um xg6 jr, então os trem de pouso e flap vai ter que ser usado cabo Y, teria algum problema? ouvi dizer que nos flaps é bom ter em canal individual porque os dois nunca fica do mesmo jeito.. sugestões?[/quote:3dd9d45f78]
Sim, pode usar cabo Y pros flaps, só faça o subtrim necessário para que ambos fiquem alinhados certo ao acionar o comando. E claro, regular pela lincagem. O trem de pouso não tem problema algum em usar cabo Y, só certifique que instalou os servos na posição correta, fazendo com que ambos fechem e abram juntos.


Acho que é isso, qualquer coisa dá uma olhada no meu tópico do P51 que acredito que sua adaptação para gasolina será muito parecida.

No mais, boa sorte! É um lindo aero essa da H9. Eu teria comprado ele, mas peguei o da Top Flite pois na época o da H9 estava em falta.
Abraço!
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
leandropinheiro78
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 3:31 pm
Localização: Bela Vista de Goias -GO

Mensagem por leandropinheiro78 »

Cheguei para tentar ajudar mas os colegas já responderam tudo....rsrsr...Parabéns pelo belo aero e estarei acompanhando.Abraço
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal muito obrigado pela ajuda, vou ver se consigo um dle se não vou de rcg mesmo, será que este escape j-tec da ceto no rcg?

outra coisa, no manual diz que pode ser colocado motor gas de 20cc, ou seja o fabricante fala que pode colocar, e em nenhuma parte fala que precisa reforçar a parede de fogo, mesmo assim seria bom reforçar? se sim como?

nos motores glow, eu apagava o motor com o botão do rádio, no gasolina da pra apagar do mesmo jeito ou preciso colocar alguma coisa a mais?

outra duvida é sobre a ignição, ela é ligada no receptor? como faz pra ligar a ignição pelo rádio ou alguma chave on/off?

outra coisa meu cowl foi cortado na lateral para poder sair o escape do motor glow que esta nele.. será que fica com eu tampar com resina epoxy pra laminação e manta de fibra de vidro de 240g?

eu queria mudar os horns também e a linkagem, seria uma boa colocar tipo ball link?

sobre a bateria, como vai ser 8 servos não seria melhor 2? não vai ter muita descarga?

abs e novamente obrigado a todos pela ajuda..
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Vamos lá hehehe

Acho que esse escape não serve no RCG, ao menos a especificação do J-Tec diz que é apenas pro DLE. Tem que procurar um tipo pits compacto que seja pro RCG. Mas não é difícil de conseguir o DLE. Já o escape vai ter que comprar de fora, pois aqui no BR não sei se vai encontrar.

É importante reforçar a parede de fogo sim, pois esse aero não foi totalmente projetado pra vibração adicional que o motor gasolina causa. Passe epoxi na parte em que a parede se encontra com a fuselagem, tanto na parte interna como na externa da parede.

Pra apagar o motor gasolina pode usar o mesmo botão, o Thorttle Cut. Só tem que ativar ele no rádio e regular certinho as posições da lincagem com ele.

A ignição é ligada na vela e em uma bateria. Claro que entre a bateria e a ignição você deverá colocar uma chave liga/desliga. O afogador vc pode fazer de duas formas: ou manual com algum arame servindo de alavanca, ou então colocar um servo só pra isso e ligar em um canal do rádio.

Se o buraco é muito grande no cowl eu iria fazer uma cópia do cowl inteiro de fibra de vidro e pintar. Ou então comprar uma nova. Se o buraco não for muito grande daria pra fechar com um pedaço de manta e resina e repintar esta parte.

Eu usei ball link na lincagem do motor do meu P51, mas não é totalmente necessário. É útil se vc estiver sempre fuçando ou fazendo alguma regulagem que necessite retirar o motor ou a lincagem dele. No resto das lincagens, o que vem no kit é suficiente.

Sim, são 9 servos no seu kit (2 ailerons, 2 flaps, 1 profundor, 1 leme, 1 acelerador, 2 trens de pouso), mas tem que pensar que eles não estarão constantemente consumindo alta carga da bateria pois a área de superfície dos comandos não são grandes e vc obviamente não irá fazer um voo 3D com ele. Sem contar que tem servos que só serão utilizados no pouso/decolagem, como é o caso dos flaps e trens, e as vezes o leme. No mais em voo só se usa ailerons, profundor, pouco leme e acelerador. Uma bateria LiFe de 2100mAh 2 células já está ótimo para alguns voos. Sempre é importante que revise a carga de todas baterias antes de cada dia de voo.

Manda ver nesse warbird!

Abraço!
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

Então Metz, olhei no site da hk e tem este pits http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__56071__Pitts_Muffler_for_20cc_gas_engine_US_Warehouse_.html

acho que com ele não vou precisar cortar o cowl do lado e só em baixo.. pra ventilação, e saída do escape..

sobre o thortlle cut no motor glow apertando ele, o servo pucha mais o arame, e assim fecha completamente o carburador, no motor gas é a mesma coisa?

na chave on/off da ignição, eu só ligo na partida do motor e desligo depois, ou sempre tem que ficar ligada durante o funcionamento do motor?

sobre este afogador, pra que serve? só na partida? ou pra deixar o motor mais acelerado igual a um afogador de carro antigo?

sobre a parede de fogo é só aplicar um pouco de epoxy e já era ou era bom colocar umas tirinhas de tecido?


o resto das duvidas já estão sanadas, as próximas duvidas sera sobre como deixar ele o mais escala possível mesmo sendo arf..

pois pretendo participar do campeonato brasileiro de escala ano que vem na categoria sport...

abs..
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

[quote:5c94c3a1f1="Raketrinike"]Então Metz, olhei no site da hk e tem este pits http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__56071__Pitts_Muffler_for_20cc_gas_engine_US_Warehouse_.html

acho que com ele não vou precisar cortar o cowl do lado e só em baixo.. pra ventilação, e saída do escape..
R: pegue um dle-20 com escape compacto da Jtec, não tem jeito, quando eu tinha um automodelo, se fosse deixar bonitão sem corte, tinha que eletrificar, como gosto de barulho e fumaça. não tem jeito.

sobre o thortlle cut no motor glow apertando ele, o servo pucha mais o arame, e assim fecha completamente o carburador, no motor gas é a mesma coisa?
R: Sim!!! ou usando servo no afogador

na chave on/off da ignição, eu só ligo na partida do motor e desligo depois, ou sempre tem que ficar ligada durante o funcionamento do motor?
R: Sempre ligado, a cada volta do magneto no sensor ele centelha, então sempre ligado, uma nimh. nicd, life de 1100 dá pra fazer 10 Vôos no dia sossegado, consome pouco.

sobre este afogador, pra que serve? só na partida? ou pra deixar o motor mais acelerado igual a um afogador de carro antigo?
r: Partida / afogar o motor, vai começar um dia de vôo, vc terá q afogar e tentar dar partida, hora que escutar que vai pegar, q centelhar um pouco, desafoga e dê a partida normalmente.

sobre a parede de fogo é só aplicar um pouco de epoxy e já era ou era bom colocar umas tirinhas de tecido?
R: eu aplico epoxi onde tem as junções das madeiras na parede, tem gente q usa microballoons, tecidos, eu apliquei direto e ficou firme.


o resto das duvidas já estão sanadas, as próximas duvidas sera sobre como deixar ele o mais escala possível mesmo sendo arf..

pois pretendo participar do campeonato brasileiro de escala ano que vem na categoria sport...

Veja esse site onde comprei meu piloto WW2, os caras pintam a mão os pilotos,

http://www.acesofiron.com/gallery/WW2_USE1_Gal.htm

Abraço!!!

abs..[/quote:5c94c3a1f1]
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

[quote:0d34e5bc90="Raketrinike"]Então Metz, olhei no site da hk e tem este pits http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__56071__Pitts_Muffler_for_20cc_gas_engine_US_Warehouse_.html

acho que com ele não vou precisar cortar o cowl do lado e só em baixo.. pra ventilação, e saída do escape..

sobre o thortlle cut no motor glow apertando ele, o servo pucha mais o arame, e assim fecha completamente o carburador, no motor gas é a mesma coisa?

na chave on/off da ignição, eu só ligo na partida do motor e desligo depois, ou sempre tem que ficar ligada durante o funcionamento do motor?

sobre este afogador, pra que serve? só na partida? ou pra deixar o motor mais acelerado igual a um afogador de carro antigo?

sobre a parede de fogo é só aplicar um pouco de epoxy e já era ou era bom colocar umas tirinhas de tecido?


o resto das duvidas já estão sanadas, as próximas duvidas sera sobre como deixar ele o mais escala possível mesmo sendo arf..

pois pretendo participar do campeonato brasileiro de escala ano que vem na categoria sport...

abs..[/quote:0d34e5bc90]


Ali na descrição do link da HK diz que serve no RCG, então se for usar esse motor manda bala!

A regulagem do throttle cut é essa mesma, qndo aperta o botão o servo fecha totalmente o carburador, ou seja, deve regular a lincagem para agir dessa forma.

Bom, vou dar uma breve descrição de um funcionamento de um motor gasolina que acredito que irá sanar suas dúvidas.
A ignição faz a faísca da vela e consequentemente é o que faz o motor queimar o combustível. Ou seja, você deverá manter a ignição ligada para que o motor continue funcionando, portanto, deixando-a ligada o tempo todo (tanto para dar partida como para voar).
Para fazer o motor gasolina "pegar" primeiro se afoga o motor (fecha-se a entrada de ar do carburador, apesar de ter um pequeno furo no mesmo para passar uma pequena quantidade de ar e não criar vácuo). Tenta-se dar partida afogado, isso faz com que entre mais gasolina no motor sem queimá-lo totalmente. Vira a hélice até que o motor dê um sinal de que quer pegar. Parece que o motor vai pegar mas ele sempre "morre" pois está afogado. Depois disso desafoga o motor e tenta dar partida até pegar.

Esse é o princípio básico. As manhas de cada motor a gente vai aprendendo com o tempo e com a experiência de nossos amigos aeromodelistas do clube em que participamos.

Na parede de fogo apenas epoxi acredito que seja suficiente. É só para dar um reforço extra ao encaixe que já vem colado de fábrica para não se desfazer com a vibração maior de motor gasolina.

Já as dúvidas sobre como deixar o modelo escala eu deixo para nosso grande mentor Caveira, que já é "pro" nesse assunto hehehe

Abraço e boa sorte!
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

Metz valeu pela ajuda entendi como funciona o motor gas..

mas como estamos falando sobre este assunto que é mais complexo, ainda mais eu que nunca tive um gasolina..

o sistema de regulagem dele é parecido com a do glow? Com algulhas de alta e baixa?

A helice eu queria usar uma quadripá como 20cc é bem forte em comparação com o tamanho do avião sera que iria bem? Mais teria que ter um paso maior se comparado com uma helice do mesmo tamanho só. que bipá né?
Responder