Navy Cat Tornado motor glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Navy Cat Tornado motor glow

Mensagem por oswaldo pires »

Pessoal pedi e ganhei um Tornado lenhado e sem as asas, portanto é um projeto a longo prazo pra tentar recuperá-lo e tenho uma dúvida no site das Asas Elétricas http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_106&products_id=4017


a) Diz que aceita motor glow plusher 120. se eu adquirir um motor glow não plusher ou seja normal, eu posso adaptar com uma hélice reversa ? ou mesmo posso mudar o sentido da rotação do mesmo (motor) ?

b) Porque não é recomendável usar motor gasolina nesse modelo? Obrigado
duro porém voando
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 849
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Re: Navy Cat Tornado motor glow

Mensagem por wallacemartins »

[quote:9cceb6d000="oswaldo pires"]Pessoal pedi e ganhei um Tornado lenhado e sem as asas, portanto é um projeto a longo prazo pra tentar recuperá-lo e tenho uma dúvida no site das Asas Elétricas http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_106&products_id=4017


a) Diz que aceita motor glow plusher 120. se eu adquirir um motor glow não plusher ou seja normal, eu posso adaptar com uma hélice reversa ? ou mesmo posso mudar o sentido da rotação do mesmo (motor) ?

b) Porque não é recomendável usar motor gasolina nesse modelo? Obrigado[/quote:9cceb6d000]

Oswaldo, na verdade o motor é um glow normal, só precisa colocar uma helice Plusher.
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Obrigado Wallace se poder gostaria da opinião entre esses 2 motores Obrgado

Motor Tiger Shark 120 2T glow seminovo e um Nh OS 160 Fx glow 2T usado
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

vai no OS. já tive um... é uma máquina!!!
só vai dar trabalho pra acertar CG mas de resto só felicidade....
APESAR de dar pra colocar um gasser, eu não iria. vai de glow mesmo...mais simples, e gira mais. o gasser pra ficar bom tem que usar uma hélice super quadrada, onde o passo pode ATÉ ser maior que o diametro...
lembre-se: jato=velocidade= motor sempre berrando.... gasser=torque- que dá pra transformar esse torque em velocidade, usando a hélice certa, mas perde justamente o que o gasser oferece mais: girar hélices maiores, com mais torque no começo e meio da faixa.
enfim, MHO a respeito...
P.S sem desmerecer... mas é PUSHER(push em inglês= empurrar----tradução livre- "empurrador"). plush até onde eu sei é marca de amaciante de roupa.....8) :lol:

ABRAÇOS 8) :lol:
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Obrigado Camacho pelas dicas e pelo Pusher, contudo por curiosidade minha, você que tem uma ótima experiência com motores se girar o motor 2t inversamente ao sentido da rotação ele pega? Obrigado
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

diz uma lenda que os motores antigos cuja parte da frente do bloco do motor- onde vão os rolamentos e o virabrequim-é parafusado e desmonta-caso dos supertigre e outros, se você girar esta parte do motor 90 graus sentido horário olhando o motor de frente, portanto você fica com o carburador paralelo ao cilindro e não perpendicular- o motor funciona girando ao contrário.

[size=18:acfac16ade]QUE FIQUE BEM CLARO QUE É UMA LENDA[/size:acfac16ade] que eu ouvi a muito e muito tempo atras na pista , que eu apesar de ter um tigre véio que eu posso testar, nunca fiz, nunca testei nem tentei então não sei se procede.
estou comentando aqui a título de curiosidade....
E QUE SE algum NHÔNHO for se meter a besta de tentar, que pelo menos tenha certeza que o motor esteja bem preso numa bancada de confiança e SEMPRE use óculos, luvas e avental de proteção, pra não ter nenhuma surpresa...bom senso cuidado e canja de galinha não fazem mal pra ninguém

mas respondendo sua pergunta:
[color=red:acfac16ade]NÃO[/color:acfac16ade] um motor comum não pode girar ao contrário. o certo é você colocar uma hélice pusher num motor comum, ele girar pro lado certo( anti-horário olhando de frente pro motor) e a hélice se encarrega de fornecer o empuxo "pra tras"...
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Obrigado Camacho pela aula, estive pensando

a) Se eu fizer a asa só de isopor e reforçar com fibra de carbono será que aguenta ? e caso eu faça o pulso jato funcionar coloco ele no lugar do motor glow outra coisa;

b) Comprei essa resina para fibra de vidro e tenho a manta de fibra usada para reformar carros e queria consertar o jato com fibra de carbono embebida na resina e com manta de vidro será que fica resistente e leve ? a ponto de suportar os esforços ? Obs as cavernas de madeira balsa estão muito quebradas e colar não me parece que resolve valeu pelas opiniões

Agradeço publicamente ao Fábio Bitu por me dar o jato
Anexos
151_1600.JPG
151_1600.JPG (37.83 KiB) Exibido 2216 vezes
151_1599.JPG
151_1599.JPG (38.83 KiB) Exibido 2216 vezes
151_1598.JPG
151_1598.JPG (37.61 KiB) Exibido 2216 vezes
151_1597.JPG
151_1597.JPG (38.29 KiB) Exibido 2216 vezes
151_1596.JPG
151_1596.JPG (37.19 KiB) Exibido 2216 vezes
duro porém voando
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

OSWALDO

minha opinião, sem ter colocado a mão no modelo ser ter visto pessoalmente, só olhando aqui de longe pelas fotos:

de cara, o pulso não vai levar esse jato montado, mas nem pagando....
talvez uns 3 ou 4 pulsos desse juntos, TALVES consigam levar......

EU faria as asas em isopor, chapeadas com balsa ou outra madeira e aí aplicaria uma camada FINA de manta de acabamento por cima, primer, tinta, etc...

pegue a fuselagem e vai colocando as coisa mais ou menos no lugar e vai ponteando com CA superfina. depois tem que enxertar fibra com resina por tras,bem feitinho pra não ficar um chumbo, acertar a parte de fora com massa plástica, lixar tudo, primer e tinta de novo.

as cavernas não são de balsa, devem ser de compensado de balsa(lite ply) ou compensado birch. tenta tirar sem destruir tudo, remonta fora da fuselagem e usa como molde e faz outras.

é isso....

só pra te dar uma idéia, olha esse video é um falcon(mesma nhaca) com um fan pusher da byron, um motor OS 91DF que é um cavalo e gira muito.
ABRAÇO
[yt]WHZWCA_pPTw[/yt]

esse outro é com um fan tractor dynamax(eu tenho um fan desses... P.S. não vendo não dou não troco...8) ) mesmo modelo.
[yt]KwwJrszRaWA[/yt]
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 960
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagem por Wesley_Sniper »

Grande Oswaldo!

Então cara, estou com planos de montar um bob cat em isopor cortado em cnc e chapeado em balsa como o Camacho lhe indicou para fazer as asas, pretendo fazer elétrico mas no seu caso também seria possível se reforçar melhor.

Eu acho que fica mais barato, menos trabalhoso e com maiores chances de sucesso no projeto, mas o projeto é seu e quem sabe oque quer é você....
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Grande Wesley, então eu já tenho um Bob Cat de isopor de +/-1,30m de envergadura que era para ser elétrico mas eu queria voar com pulso jato, contudo para mim o grande (barato) do hobby e ver e conhecer coisas novas apesar de serem bem velhas rss a adrenalina que um aero grande oferece e se a construção feita ira aguentar e conseguir fazer um bom resultado e algo pra eu muito gratificante, mas com certeza você tem toda razão e pura dor de cabeça e uma grana que com certeza pode dar em nada valeu

Camacho eu tenho 2 pulsos um de 3 e outro 1,5kgf que para trabalharem juntos teria que anular o efeito do momento gerado pela diferença de empuxo de ambos ou seja o de 3kgf ficaria 0,5m do eixo longitudinal do aero e o de 1,5Kgf ficaria a 1 metro só que teria no total um empuxo de 4,5Kgf só que reconheço que fazer os 2 trabalharem juntos é um parto, por isso mesmo comprei o OS 1,60 FX caso não consiga funcionar os pulsos de maneira satisfatória uso o motor glow p/ testar os reforços e conhecer o comportamento do Navycat no ar e tem motor de sobra, ,

Valeu mais uma vez pela aula grátis e também pelos videos que verei em outro pc que neste aqui sem chance fotos:
Anexos
151_1603.JPG
151_1603.JPG (36.91 KiB) Exibido 2096 vezes
151_1604.JPG
151_1604.JPG (38.34 KiB) Exibido 2096 vezes
151_1605.JPG
151_1605.JPG (38.8 KiB) Exibido 2096 vezes
151_1606.JPG
151_1606.JPG (38.05 KiB) Exibido 2096 vezes
duro porém voando
Responder