Montagem Phoenix P51 Strega 40 ARF - ASP S52A (Voo)

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Thalles Santiago
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Montagem Phoenix P51 Strega 40 ARF - ASP S52A (Voo)

Mensagem por Thalles Santiago »

Olá Pessoal. Desisti da eletrificação na propulsão deste aero, por isso abri um novo tópico na sessão correta com o conteúdo coerente ao projeto. Como não vi no fórum ninguém que possua este modelo, acho que será interessante para agregar mais conteúdo ao mesmo.

Especificações do Aeromodelo.
Wingspan: 54.5 in (1384mm)
Wing Area: 555 sq in (35.85 dm²)
Weight: 5.2 lb (2359g)
Fuselage Length: 46.6 in (1184mm)
Engine 2-stroke .40-.46 or 4-stroke .48-.53 engine

Este aero é acrobatico (não é 3D) e tem perfil de bastante velocidade, suas especificações não negam. A área de asa é menor que a de outros aeros da classe 40, além de ser trapezoidal e ter fuselagem estreita. No geral tem pouco arrasto e carga alar media para alta.

O motor será o ASP 52 + APC 10x7 Sport. Com esta combinação, consigo pelo menos 14.000rpm, consequentemente pitch acima de 140km/h e empuxo superior a 1:1.

Nos comandos, serão utilizados cinco servos Futaba S3004 para confiabilidade e durabilidade.


Voando com Evolution 60NX (exagero).
[yt]GO8h-nMHugU[/yt]

Segue vídeo do voo referente ao review realizado pelo rcgroups. O motor é um OS 46FX, imagina isso com um 46AX II que equivale ao ASP 52.
[yt]7lxSOQqmMeM[/yt]

Link do review completo [url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=307767[/url]


Manual
[img:3acc4d859f]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/633/QJGb8n.jpg[/img:3acc4d859f]


Abrindo a caixa
[img:3acc4d859f]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/909/DxIOva.jpg[/img:3acc4d859f]

Pesando a asa
[img:3acc4d859f]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/913/0LcPUC.jpg[/img:3acc4d859f]

Pesando o kit compelto
[img:3acc4d859f]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/673/FUI5Xo.jpg[/img:3acc4d859f]
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Thalles Santiago
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Mensagem por Thalles Santiago »

Bom.. Dando continuidade ao projeto. Montagem da asa apesar de tranquila, cometi alguns erros básicos que implicou no perfeito alinhamento do BA e do BF.

Erros elencados:

1 - Não tracei uma linha central no braço de madeira que junta as asas. Devido este erro o BA e o BF da asa esquerda ficaram cerca de 2mm mais alto que a asa direita. Esta marcação é obrigatória em asas que tem diedro como a do P51, pois o braço de madeira também tem diedro, logo a parte central tem que ficar exatamente na junção das asas para evitar desalinhamento. Isso não ocorreria se a asa fosse "plana".

2 - Nos furos que dão acesso aos fios dos servos das asas, não furei a entelagem com ferro quente, por isso o acabamento não ficou bom.

3- Não retirei a entelagem na parte da junção da asa, por isso ficou um espaçamento considerável entre as duas partes devido ao volume do monokote.

4- Antes de aplicar a fita adesiva para dar acabamento a junção, não preenchi com epoxy os espaços que ficaram na junção.

5- Em alguns momentos, manipulei a expoy com os dedos e segurei as asas com os dedos melados, já sabem o resultado que ficou no monokote rs.

Apesar das falhas, a asa ficou muito firme, se partir com certeza não será nesta junção.

É minha primeira montagem ARF em balsa, fica o aprendizado.

[img:75685a3f07]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/oridgx.jpg[/img:75685a3f07]

[img:75685a3f07]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/538/3A1gKw.jpg[/img:75685a3f07]

[img:75685a3f07]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/661/RuBVbl.jpg[/img:75685a3f07]

Asa Colada
[img:75685a3f07]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/538/MvOFDl.jpg[/img:75685a3f07]

Asa coloada
[img:75685a3f07]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/673/tFSyEk.jpg[/img:75685a3f07]
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Camacho
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Mensagem por Camacho »

[quote:6bda7a2232="Thalles Santiago"]Bom.. Dando continuidade ao projeto. Montagem da asa apesar de tranquila, cometi alguns erros básicos que implicou no perfeito alinhamento do BA e do BF.

Erros elencados:

1 - Não tracei uma linha central no braço de madeira que junta as asas. Devido este erro o BA e o BF da asa esquerda ficaram cerca de 2mm mais alto que a asa direita. Esta marcação é obrigatória em asas que tem diedro como a do P51, pois o braço de madeira também tem diedro, logo a parte central tem que ficar exatamente na junção das asas para evitar desalinhamento. Isso não ocorreria se a asa fosse "plana".

2 - Nos furos que dão acesso aos fios dos servos das asas, não furei a entelagem com ferro quente, por isso o acabamento não ficou bom.

3- Não retirei a entelagem na parte da junção da asa, por isso ficou um espaçamento considerável entre as duas partes devido ao volume do monokote.

4- Antes de aplicar a fita adesiva para dar acabamento a junção, não preenchi com epoxy os espaços que ficaram na junção.

5- Em alguns momentos, manipulei a expoy com os dedos e segurei as asas com os dedos melados, já sabem o resultado que ficou no monokote rs.

Apesar das falhas, a asa ficou muito firme, se partir com certeza não será nesta junção.

[/quote:6bda7a2232]
algumas considerações:
1- e eu entendi direito, ficou 2mm mais alto(desalinhado uma metade de asa com a outra) cuidado e muito com isso.... não pode ficar torcida em relação a outra metade senão a asa vira hélice....
2- sem problema, a não ser estético.
3-mal, sapão.... sempre remover a entelagem... você ancorou entelagem com entelagem, então ali um tranco e solta....
4-mal sapão 2..... deixar espaço e entuchar de cola não garante ancoragem firme.... tem um ótimo post do marco antônio no fórum sobre colas tipos e uso. vale dar uma olhada....
5- alcool do bom(não essa porcaria que se usa pra limpeza- use alcool 92, 96º) e paciência de jó e você deixa tudo limpinho....
no mais é assim mesmo. quem não faz não erra....
um tico mais de atenção que dá tudo certo. esse aero é muito bom voei com um p51 da radar o amarelinho mais de 10 anos. voa demais.
ABRAÇO
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
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Thalles Santiago
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Mensagem por Thalles Santiago »

Opa Camacho. Então, assim que chegar em casa, posto uma foto exatamente da junção para vc visualizar o desnivelamento, ficou muito pouco, mas ficou. Na foto abaixo se der um zoom na junção do BA vc consegue perceber. (entre os dois pinos)

[img:a845a21bde]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/538/MvOFDl.jpg[/img:a845a21bde]


Sobre a retirada do monokote antes da colagem, foi um erro grotesco pois o manual faz menção a isso. Observe na foto abaixo, tem uns 3 a 4 mm de monokote na parte que deveria receber eppoxy. Colei as duas partes exatamente como está na foto, o que me despreocupa é a quantidade de balsa que tem exposta e que recebeu epoxy , além do braço central de madeira.

[img:a845a21bde]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/538/3A1gKw.jpg[/img:a845a21bde]
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Mensagem por Thalles Santiago »

Ha, não ficou torcida, ficou toda a asa esquerda 2mm mais alta que a direita. Torcida seria o BA 2mm mais alto e BF nivelado ou ou inverso correto?!
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Camacho
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Mensagem por Camacho »

[quote:45732deadb="Thalles Santiago"]Ha, não ficou torcida, ficou toda a asa esquerda 2mm mais alta que a direita. Torcida seria o BA 2mm mais alto e BF nivelado ou ou inverso correto?![/quote:45732deadb]
torcida seria como se fosse uma hélice mesmo....
o BA e o BF ficam em "X"... isso é bem ruim....
se os 2 bordos ficaram desalinhados com a mesma distancia, é menos ruim.... mas ainda é ruim.

ABRAÇO
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Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:3b4effa497="Camacho"][quote:3b4effa497="Thalles Santiago"]Ha, não ficou torcida, ficou toda a asa esquerda 2mm mais alta que a direita. Torcida seria o BA 2mm mais alto e BF nivelado ou ou inverso correto?![/quote:3b4effa497]
torcida seria como se fosse uma hélice mesmo....
o BA e o BF ficam em "X"... isso é bem ruim....
se os 2 bordos ficaram desalinhados com a mesma distancia, é menos ruim.... mas ainda é ruim.

ABRAÇO[/quote:3b4effa497]

Isso, ficaram desalinhados igualmente. Foi pq o braço do diedro entrou mais em uma asa que em outra. N tive o cuidado de marcar o centro do braço para que a mesma proporção contemplasse as duas asas. Caí na besteira de achar que quando o braço encostasse no final do box de madeira, seria exatamente a metade do mesmo. Coisa que não ocorreu. Fica o aprendizado em forma de erro!
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[quote:57cef931a2="Camacho"][quote:57cef931a2="Thalles Santiago"]Ha, não ficou torcida, ficou toda a asa esquerda 2mm mais alta que a direita. Torcida seria o BA 2mm mais alto e BF nivelado ou ou inverso correto?![/quote:57cef931a2]
torcida seria como se fosse uma hélice mesmo....
o BA e o BF ficam em "X"... isso é bem ruim....
se os 2 bordos ficaram desalinhados com a mesma distancia, é menos ruim.... mas ainda é ruim.

ABRAÇO[/quote:57cef931a2]

Segue foto. A fita já está na junção, fica ruim a visibilidade mas da para perceber o desnivelamento.

[img:57cef931a2]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/674/yPRcbJ.jpg[/img:57cef931a2]
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Mensagem por Thalles Santiago »

Preparando o charuto para receber estabilizadores horizontal e vertical.

[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/674/1SjS8e.jpg[/img:7bbb442013]

[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/674/uMpAXZ.jpg[/img:7bbb442013]

[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/673/geZLlR.jpg[/img:7bbb442013]


Superfície de comando instalada na fábrica, CA + alfinete.

[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/AbVILe.jpg[/img:7bbb442013]


Marcando estabilizador para perfeito alinhamento e retirada do monokote.

[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/745/INSoX5.jpg[/img:7bbb442013]
[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/674/BB7Lns.jpg[/img:7bbb442013]
[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/674/kaWqIQ.jpg[/img:7bbb442013]
[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/540/tagy67.jpg[/img:7bbb442013]

Preparando a cola, detalhe do recipiente rs.
[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/673/msyYdd.jpg[/img:7bbb442013]
[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/674/xpqYuu.jpg[/img:7bbb442013]
[img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/912/jl3MTp.jpg[/img:7bbb442013]

[URL=http://imageshack.com/f/f0M7PUFaj][img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/540/M7PUFa.jpg[/img:7bbb442013][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/idpcDfdTj][img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/661/pcDfdT.jpg[/img:7bbb442013][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/id2TlgjLj][img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/661/2TlgjL.jpg[/img:7bbb442013][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/pdUVGYQwj][img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/913/UVGYQw.jpg[/img:7bbb442013][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/p4jkZCHEj][img:7bbb442013]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/904/jkZCHE.jpg[/img:7bbb442013][/URL]
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Esta etapa seria dedicada a instalação dos servos, mas como não chegaram, adiantei a fixação do motor no montante. O crankcase do ASP 52 ficou rente ao montante, quase precisei desbastar com uma dremel. Outro detalhe é para a mufla que é longa, encostando o parafuso que fixa o silencioso no batente que fixa os pinos da asa. Precisei chegar o motor 0,5mm para frente no montante para não fazer um furo no batente da asa, que é de balsa bem fina. Com isso o drive washer ficou muito pra fora em relação a abertura do cowl. Após instalar a hélice e o spiner vou decidir se chego o cowl para frente ou deixo como está. O grande problema em adiantar o cowl é deixar exposto o cofre do motor. Vamos ver... Com certeza um os 46AX ou qualquer outro motor 46 casaria perfeitamente. Outra solução seria utilização de pitts muffler no asp 52, descartado por mim.

[URL=http://imageshack.com/f/iq8AR1ajj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/674/8AR1aj.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/eycSuX1bj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/538/cSuX1b.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/kmQjN3YMj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/742/QjN3YM.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

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[URL=http://imageshack.com/f/ipMH2hOoj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/673/MH2hOo.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/exru6PZwj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/ru6PZw.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/kqGR6nMBj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/746/GR6nMB.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/idDR345dj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/661/DR345d.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/kqSsHqRHj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/746/SsHqRH.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/eyU6zpWQj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/538/U6zpWQ.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/eyruaY7gj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/538/ruaY7g.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/exuIm8vAj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/uIm8vA.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/p95RSIxSj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/909/5RSIxS.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/idZelTGzj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/661/ZelTGz.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/exnU0OlTj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/nU0OlT.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/p4z5IMnjj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/904/z5IMnj.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]

[URL=http://imageshack.com/f/ex9L3vZuj][img:f82c1e8692]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/9L3vZu.jpg[/img:f82c1e8692][/URL]
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