enrolamento de motores elétricos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
aelvis gusmao
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Set 18, 2014 4:25 pm
Localização: Almenara-MG

enrolamento de motores elétricos

Mensagem por aelvis gusmao »

companheiros estou começando agora neste hobbie e tenho a seguinte duvida: o que define o kv dos motores elétricos é a quantidade de voltas do fio envolta da bobina ou a grossura do fio utilizado e o que define a potencia?
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Aelvis,

Basicamente, o define o kV do motor é o número de voltas para cada fase do motor, que no caso dos nossos motores são 3, conforme os fios de saída do ESC.
Existem motores até com mais fases, mas são usados em outras aplicações.
O kV não é um valor fixo e varia com a carga aplicada ao seu eixo e a eficiência com que está operando.

Já a potência consumida é consequência da carga aplicada no eixo.
Uma parte da energia de nossas baterias é convertida em trabalho (torque, neste caso), outra parte é convertida em calor (perdas por resistência, correntes parasitas, saturação magnética, etc).
De uma maneira geral, um motor comum consegue operar com até 3Watts por grama de motor sem superaquecimento, mas esse valor pode mudar dependendo das condições de ventilação, tensão da bateria, do próprio material empregado na sua construção, etc. As variáveis são muitas.
Junior
aelvis gusmao
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Set 18, 2014 4:25 pm
Localização: Almenara-MG

Mensagem por aelvis gusmao »

muito agradecido companheiro, foi de grande valia a sua explicação. Estou com um motor air tech de 890 kv e + ou - 1 kg de empuxo e gostaria de aumentar o kv e o empuxo para poder utiliza-lo em um extra de aproximadamente 1,1 kg e medido 1.20 de envergadura, o que vc me sugere para modificar este motor, alum esquema de enrolamento, fineza me mandar.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:501d32dd62="aelvis gusmao"]muito agradecido companheiro, foi de grande valia a sua explicação. Estou com um motor air tech de 890 kv e + ou - 1 kg de empuxo e gostaria de aumentar o kv e o empuxo para poder utiliza-lo em um extra de aproximadamente 1,1 kg e medido 1.20 de envergadura, o que vc me sugere para modificar este motor, alum esquema de enrolamento, fineza me mandar.[/quote:501d32dd62]

Vale mais a pena comprar um motor novo, ou construir outro aero(se não construiu ainda). Modificando o motor assim, ele passa a consumir mais, exigindo um esc maior e uma bateria que forneça o que o motor consome. Pense bem antes de arrancar o enrolamento do seu motor.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:e9ebb08e22="aelvis gusmao"]muito agradecido companheiro, foi de grande valia a sua explicação. Estou com um motor air tech de 890 kv e + ou - 1 kg de empuxo e gostaria de aumentar o kv e o empuxo para poder utiliza-lo em um extra de aproximadamente 1,1 kg e medido 1.20 de envergadura, o que vc me sugere para modificar este motor, alum esquema de enrolamento, fineza me mandar.[/quote:e9ebb08e22]

Aelvis, procurei os dados deste motor na web, mas só encontrei um tal de Airtek, e mesmo assim, não tinha neste kV indicado.
Seria bom se informasse um link da página com os dados do motor para ver o que é possível fazer.

Pelo que entendi, você quer mais empuxo para "pendurar" um modelo 3D.
Em um modelo de 1,1Kg, você vai precisar de no mínimo 25% a mais de empuxo para pendurar o modelo.
1,1Kg x 1.25 = 1, 375Kg de empuxo.

Uma saída seria [b:e9ebb08e22]tentar usar uma hélice de boa qualidade com diâmetro maior e passo menor.[/b:e9ebb08e22]
Dessa forma você pode conseguir [b:e9ebb08e22]mais empuxo com o mesmo consumo de corrente, ainda que sacrifique um pouco a velocidade do modelo.[/b:e9ebb08e22]
Uma hélice de qualidade pode fazer muita diferença na performance do modelo.

Como eu disse, sem os dados do motor, só é possível fazer suposições.
Pode ser que este motor esteja com "folga de potencia" para uma helice maior, ou pode ser que já tenha atingido seu limite.

Reenrolar o motor com fio mais grosso com menor número de voltas (para aumentar o kV) seria minha última opção.
Isto nem sempre é uma tarefa fácil.
Vamos ver se o pessoal mais experiente em 3D aparece por aqui com alguma dica.
Junior
aelvis gusmao
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Set 18, 2014 4:25 pm
Localização: Almenara-MG

Mensagem por aelvis gusmao »

valeu nobre, vou seguir seu conselho e comprar outro motor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Leia tudo o que está nesse link, mas leia tudo mesmo que você aprenderá a reenrolar motores e por que.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24707

Eu li e aprendi.
Responder