enrolamento de motores elétricos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
aelvis gusmao
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Set 18, 2014 4:25 pm
Localização: Almenara-MG

enrolamento de motores elétricos

Mensagem por aelvis gusmao »

companheiros estou começando agora neste hobbie e tenho a seguinte duvida: o que define o kv dos motores elétricos é a quantidade de voltas do fio envolta da bobina ou a grossura do fio utilizado e o que define a potencia?
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Aelvis,

Basicamente, o define o kV do motor é o número de voltas para cada fase do motor, que no caso dos nossos motores são 3, conforme os fios de saída do ESC.
Existem motores até com mais fases, mas são usados em outras aplicações.
O kV não é um valor fixo e varia com a carga aplicada ao seu eixo e a eficiência com que está operando.

Já a potência consumida é consequência da carga aplicada no eixo.
Uma parte da energia de nossas baterias é convertida em trabalho (torque, neste caso), outra parte é convertida em calor (perdas por resistência, correntes parasitas, saturação magnética, etc).
De uma maneira geral, um motor comum consegue operar com até 3Watts por grama de motor sem superaquecimento, mas esse valor pode mudar dependendo das condições de ventilação, tensão da bateria, do próprio material empregado na sua construção, etc. As variáveis são muitas.
Junior
aelvis gusmao
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Set 18, 2014 4:25 pm
Localização: Almenara-MG

Mensagem por aelvis gusmao »