Peças reservas T-Rex 450 Plus RTF e cuidados iniciais

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Peças reservas T-Rex 450 Plus RTF e cuidados iniciais

Mensagem por Aledomper »

Olá a todos!

Bom, como muitos por aqui eu sou iniciante e tenho 1.000.000 de dúvidas. Já li muita coisa aqui no fórum e muita coisa eu já aprendi, mas tem coisas que só perguntando mesmo. Pesquisando muito decidi que o modelo escolhido é o ideal!

Antes de mais nada obrigado a todos que contribuem para o fórum e que ajudam os iniciantes como eu.

Vamos lá.

Gostaria de saber quais são as peças essenciais que eu preciso ter de reserva, para no caso de uma lenha leve~moderada, eu não tenha que ficar esperando vários dias ou meses para voltar a voar. Digo lenha leve~moderada pois nesse inicio não prentendo fazer nada diferente do que já tenho feito no simulador e no simulador eu não lenho mais o heli, claro, fazendo coisas bem iniciais mesmo. O meu heli vai chegar no dia 25/09.

Com relação aos cuidados iniciais eu tb já lí muita coisa, mas gostaria de saber por exemplo, se devo realmente desmontar todo o heli e remontar para aprender e deixar ele com os parafusos colados e tudo mais, ou se eu devo desmontar apenas algumas partes. Sendo apenas algumas partes, quais seriam?

Quanto ao voo em si, no simulador eu não consigo houverar 100% no mesmo local, o heli sempre vai um pouquinho para os lados, para frente e para trás, mas bem pouco mesmo. Como se eu deixasse ele num espaço de +- 40cm x 40cm. isso é normal ou devo tentar diminuir esse balanço? Tenho o simulador Real Fligth Basic.

Por enquanto é isso, quando ele chegar com certeza vou entrar aqui e perguntar mais coisas! kkk

Muito obrigado a todos!

Abs
Hangar vazio
Overide
membro
Mensagens: 236
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 7:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Overide »

Olá amigo, tb sou iniciante na classe 450, e as peças principais para se ter em casa são a main gear, e as pas do rotor principal (madeira). As pas do rotor traseiro tb é uma boa opção. E a partir dai vai......
Mas os mais experientes podem dar uma ajuda melhor.
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Obrigado Overide!

Vou comprar essas e aguardar mais infos.

Abs
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Primeiramente.... Não pense em subir seu heli sem antes dominar o voo totalmente no simulador... caso contrario terá um prejuízo grande... material e possivelmente físico...

Quando eu comprei meu primeiro Heli... um 450 6ch, eu fiquei um mês direto no simulador e o heli nem ligar eu ligava... só fui ligar para subir e descer depois de um mês de muito treino no simulador...

Boa sorte.

Abs
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Com certeza Flavio!

Estou treinando bastante no simulador. cheguei a ficar 5 horas seguidas... no inicio não conseguia nada, agora já consigo houverar tail, canopi para esquerda e direita. Consigo movimento lateral e para frente e trás, mas ainda não os faço com precisão.

Todos os meus houver o heli não fica 100% no mesmo lugar. É normal isso???

Pretendo voar com ele depois de fazer uma revisão no heli, como já li em alguns tópicos. Mas continuo na dúvida se devo desmontar todo ele....
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1703
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

O negócio é dizer quase tudo ...hehehe
Sim, precisa desmontar e remontar tudo, a não ser que voce confie no cara que montou lá naquela fábrica da Ásia. Pesquise por "trava-rosca" aqui no fórum. Pesquise sobre o seu heli, sobre curvas de passo e aceleração, sobre o sistema de gyro que voce vai usar, sobre o seu rádio, enfim, conheça o seu modelo perfeitamente.

Tenha eixos extras, todos. Pás, engrenagens , todas. Um bom jogo de ferramentas e o manual do modelo do seu heli. Leia bastante sobre o assunto, assista tutoriais no Youtube. Não tem jeito de se dedicar ao helimodelismo sem fazer esse curso autodidata de mecânica.

Use o simulador, não precisa ser 5 horas por dia. Depois de treinar no simulador, treine também mentalmente, relembrando as manobras que fez. Isso é o melhor jeito de acostumar seu cérebro .

Quando for decolar seu heli, fique pelos menos a cinco metros de distância dele e no mínimo 30 metros de distância de outras pessoas. Quando voce o ligar pela primeira vez, vai entender na hora porque todo mundo diz que é perigoso ;-) A ponta das pás do seu pequeno helimodelo, passam a mais de 300km/h, lembre-se disso.
Use um X de treino, coisa barata e faz um bem danado pra suas pás e eixos enquanto voce aprende.

[url=https://flic.kr/p/pkZhG6][img:7f200d4555]https://farm4.staticflickr.com/3921/15322396621_1ed728d518.jpg[/img:7f200d4555][/url]

Sim, é normal o heli não ficar parado exatamente no mesmo lugar no hover.
Pesquise, estude, assista vídeos. Aqui no fórum tem quase tudo ou mesmo tudo o que voce precisa saber antes de decolar.
Boa sorte e bons voos.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Mensagem por Japaparadoxx »

[quote:9742bdb3b6]Gostaria de saber quais são as peças essenciais que eu preciso ter de reserva, para no caso de uma lenha leve~moderada[/quote:9742bdb3b6]
Pás, main gear, main shaft, feathering shaft, flybar rod. Esses raramente se salvam.
Tail boom, landing skid, pás do rotor traseiro, tail rotor shaft: Quebram ocasionalmente mas lógico que dependendo da queda pode quebrar/empenar outras peças.

[quote:9742bdb3b6]Com relação aos cuidados iniciais eu tb já lí muita coisa, mas gostaria de saber por exemplo, se devo realmente desmontar todo o heli e remontar para aprender e deixar ele com os parafusos colados e tudo mais, ou se eu devo desmontar apenas algumas partes. Sendo apenas algumas partes, quais seriam? [/quote:9742bdb3b6]
Eu particularmente desmontaria pelo menos toda ponta do tail boom e todo rotor principal. Não posso opinar sobre a montagem desse modelo porque nunca tive um.
É recomendável desmontar tudo, além de ja poder verificar se todos parafusos estão com trava rosca, você vai se familiarizar com a montagem e desmontagem do heli.

[quote:9742bdb3b6]Quanto ao voo em si, no simulador eu não consigo houverar 100% no mesmo local, o heli sempre vai um pouquinho para os lados, para frente e para trás, mas bem pouco mesmo. Como se eu deixasse ele num espaço de +- 40cm x 40cm. isso é normal ou devo tentar diminuir esse balanço? Tenho o simulador Real Fligth Basic. [/quote:9742bdb3b6]
É normal, qualquer mudança de corrente de ar já vai tirar seu heli do lugar e vc vai ter que corrigir se quiser ficar no mesmo lugar. É bom sempre treinar no simulador com vento. Mas nao fique muito preso no simulador, ele te ajuda a treinar seu cérebro para os comando no controle e reação do heli, mas na prática o comportamento do heli não vai ser exatamente igual a do simulador. Assim que tudo configurado e você estiver confiante no simulador. Usando o X de treino e um local seguro, tente um hover, não importa quantas baterias gaste para tirar o heli do chão. Verá que não é tão difícil assim. Depois volte ao simulador e vai treinando mais.
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Boas galera!!!!

Chegou meu Heli!!!!

As primeiras impressões que tive do conjunto foram excelentes, gostei de quase tudo, digo quase pois a Lipo me parece um pouco estufada, não sei se é normal (acredito não ser) mas como até hoje só tive Lipo hardcase, pode ser que seja normal, sei lá!

Seguindo a recomendação dos usuários, resolvi desmontar o heli, retirei uma lateral do frame para ter acesso ao interior o mesmo e ainda bem que desmontei.

A fiação não estava 100%, os fios de um dos servos e o que sai do BEC estavam pegando na correia do rotor traseiro e de um outro servo estava perigosamente perto do main gear. Vou ter que trocar a posição deles. Vou ter que trocar a posição do BEC pois originalmente fica impossível colocar a lipo. Fora isso, até onde mexi, tudo me pareceu bem correto, com trava-rosca nos parafusos que vão em metal, os demais (plástico) com aperto justo e bom.

Dúvidas para remontar. Eu tenho o trava-rosca PT-42 ZAP, posso usar esse de boa? Uso ele nos automodelos, que tem parafusos maiores, bem maiores que do heli. Quanto a fiação, tem problema eu passar por fora do frame? Eu tenho também aqueles termo retrátil, também usava na fiação do automodelo para ¨proteger¨ os fios. Posso usar também? Creio que não vá acrescentar peso n heli, pois é muito leve. Um metro pesa menos de 10g e eu nem vou usar tudo isso...

Obrigado a todos!!!!!
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Segue algumas fotos.[/img]
Anexos
Fiação na correia
Fiação na correia
Fiação pegando na correia.jpeg (36.81 KiB) Exibido 4393 vezes
Posição BEC
Posição BEC
Posição BEC.jpg (15.9 KiB) Exibido 4393 vezes
Fiação perto do main gear
Fiação perto do main gear
Fiação perto do main gear.jpeg (36.38 KiB) Exibido 4393 vezes
Hangar vazio
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Alguém para dar um help???

Preciso montar ele hoje!!!

Obrigado!
Responder