Flyaway - o que é e como evitar
Enviado: Ter Dez 02, 2014 10:31 am
Pessoal
estou abrindo esse topico para podermos colocar infos sobre flyaway, quem puder colaborar..
segue a minha
Flyaway é caracterizado como perda de controle do operador sobre o multirotor e não é exclusivo de uma ou outra plataforma/fabricante, o que ocorre é que devido a popularização de phantoms 1 2 vision Naza de fabricação da DJI este "fenômeno" ocorre em maior número entre essa plataforma. Mas também ocorre em APM, KK e
outros fabricantes
Para entender a principal causa de flyaway deve-se antes entender como a controladora atua para que seja possível o voo do multirotor. No começo das placas controladoras, usava-se 3 giroscópios para auxiliar o controle e estabilizar o voo que do contrário seria muito difícil em multicopteros. Com a rápida aceitação dessas placas começou a corrida para o desenvolvimento de uma controladora capaz de realizar auto nivelamento que foi possível acrescentando acelerômetros. Logo em seguida vieram barômetro para manter a altitude estável, magnetometro e gps para travamento de posição. Hoje temos controladoras que podem realizar voos autônomos
e ainda veremos muita coisa ainda.
Como podemos verificar a controladora em voo além de receber os inputs do operador para a realização do voo também precisa manter em seu loop de processamento os dados advindos de toda essa série de sensores centenas de vez por segundo. Se um ou mais desses sensores começa a fornecer informações desencontradas para a controladora temos um risco maior dessa tomar a atitude errada levando a algum tipo de comportamento errático pois em última instância quem realmente realiza o voo é a controladora.
A maioria de equipamentos que eu pude analisar que tiveram “flyaway” ocorreu devido à falta de calibração, interferência e má configuração relacionados ao compass. Para isso sempre recomendo elevar o compass o máximo possível da linha de interferência
de escs/motores ou qualquer outra fonte de interferência. Evitar voar em locais com muito material ferroso, como viadutos, construções, galpões etc.
Também há os casos de perda de controle por quem insiste em usar rádios controles baratos que não tem como configurar a condições de Failsafe no receptor em caso de perda de sinal ou mesmo rádios tops que simplesmente quem instala/configura não utiliza a função de Failsafe corretamente. Resultado, o operador sobe o multirotor, geralmente em atitude de subida e para frente o receptor perde o sinal do transmissor e vai embora nessa condição, para frente e subindo.
O que sempre oriento a meus clientes que nunca usaram equipamentos RC é, leia, leia, leia e releia muito, seja manual, fóruns para entender o funcionamento do equipamento, o que fazer em caso de pane, comportamento do equipamento em caso de failsafe etc..
Definicao Fail-Safe
Failsafe a grosso modo é a condição que o equipamento deve assumir para que ele possa ser salvo (ficou ruim..rsrs) . Varios receptores tem a possibilidade de programar em que posicao deve ficar os canais em caso de perda de sinal do TX. Porem essa posicao deve ser pre-programada quando da configuracao do equipamento, muitos ignoram essa parte da configuracao achando que basta setar uma chave no transmissor para que a controladora assuma essa condicao esquecendo que perda de sinal podem e ocorrem devido a inumeros fatores, como sombra do sinal, interferencia no espectro de frequencia que em 2,4ghz é muito poluido ou simplesmente um posicionamento incorreto das antenas no multirotor. Conhecer o equipamento, os procedimentos de pre-voo, o ambiente em que esta, a reacao do equipamento em caso de pane sao condicoes fundamentais para iniciar o voo ou nao. Pois uma das maneiras de evitar o flyaway é se precavendo e simplesmente recusar em voar seja por lazer ou profissionalmente. Muitas vezes ja cheguei no local e fui embora por nao ter condicoes de voo devido a proximidade de torres de transmissao energia. falta de visada usando 2,4ghz etc...
estou abrindo esse topico para podermos colocar infos sobre flyaway, quem puder colaborar..
segue a minha
Flyaway é caracterizado como perda de controle do operador sobre o multirotor e não é exclusivo de uma ou outra plataforma/fabricante, o que ocorre é que devido a popularização de phantoms 1 2 vision Naza de fabricação da DJI este "fenômeno" ocorre em maior número entre essa plataforma. Mas também ocorre em APM, KK e
outros fabricantes
Para entender a principal causa de flyaway deve-se antes entender como a controladora atua para que seja possível o voo do multirotor. No começo das placas controladoras, usava-se 3 giroscópios para auxiliar o controle e estabilizar o voo que do contrário seria muito difícil em multicopteros. Com a rápida aceitação dessas placas começou a corrida para o desenvolvimento de uma controladora capaz de realizar auto nivelamento que foi possível acrescentando acelerômetros. Logo em seguida vieram barômetro para manter a altitude estável, magnetometro e gps para travamento de posição. Hoje temos controladoras que podem realizar voos autônomos
e ainda veremos muita coisa ainda.
Como podemos verificar a controladora em voo além de receber os inputs do operador para a realização do voo também precisa manter em seu loop de processamento os dados advindos de toda essa série de sensores centenas de vez por segundo. Se um ou mais desses sensores começa a fornecer informações desencontradas para a controladora temos um risco maior dessa tomar a atitude errada levando a algum tipo de comportamento errático pois em última instância quem realmente realiza o voo é a controladora.
A maioria de equipamentos que eu pude analisar que tiveram “flyaway” ocorreu devido à falta de calibração, interferência e má configuração relacionados ao compass. Para isso sempre recomendo elevar o compass o máximo possível da linha de interferência
de escs/motores ou qualquer outra fonte de interferência. Evitar voar em locais com muito material ferroso, como viadutos, construções, galpões etc.
Também há os casos de perda de controle por quem insiste em usar rádios controles baratos que não tem como configurar a condições de Failsafe no receptor em caso de perda de sinal ou mesmo rádios tops que simplesmente quem instala/configura não utiliza a função de Failsafe corretamente. Resultado, o operador sobe o multirotor, geralmente em atitude de subida e para frente o receptor perde o sinal do transmissor e vai embora nessa condição, para frente e subindo.
O que sempre oriento a meus clientes que nunca usaram equipamentos RC é, leia, leia, leia e releia muito, seja manual, fóruns para entender o funcionamento do equipamento, o que fazer em caso de pane, comportamento do equipamento em caso de failsafe etc..
Definicao Fail-Safe
Failsafe a grosso modo é a condição que o equipamento deve assumir para que ele possa ser salvo (ficou ruim..rsrs) . Varios receptores tem a possibilidade de programar em que posicao deve ficar os canais em caso de perda de sinal do TX. Porem essa posicao deve ser pre-programada quando da configuracao do equipamento, muitos ignoram essa parte da configuracao achando que basta setar uma chave no transmissor para que a controladora assuma essa condicao esquecendo que perda de sinal podem e ocorrem devido a inumeros fatores, como sombra do sinal, interferencia no espectro de frequencia que em 2,4ghz é muito poluido ou simplesmente um posicionamento incorreto das antenas no multirotor. Conhecer o equipamento, os procedimentos de pre-voo, o ambiente em que esta, a reacao do equipamento em caso de pane sao condicoes fundamentais para iniciar o voo ou nao. Pois uma das maneiras de evitar o flyaway é se precavendo e simplesmente recusar em voar seja por lazer ou profissionalmente. Muitas vezes ja cheguei no local e fui embora por nao ter condicoes de voo devido a proximidade de torres de transmissao energia. falta de visada usando 2,4ghz etc...