Servo Gimbal para Mobius

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Sergio Peres
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Out 28, 2013 10:02 am
Localização: Japão

Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por Sergio Peres »

Eu queria instalar um gimbal no meu multirotor, mas a ideia de acrescentar o peso de um gimbal brushless não me animava pois iria reduzir muito o tempo de voo, por este motivo pesquisei vários tipos de servo gimbal na internet, até que optei por modificar um já pronto. o escolhido foi este:
Imagem
Por possuir rolamentos acho que terá um bom desempenho, tive que criar um L para mudar a posição do gimbal:
Imagem
Imagem

mas para inserir a mobius eu precisei criar um suporte para ela que tivesse o mesmo encaixe da câmera original ficou assim:
Imagem
Imagem

E por último o aspecto final, eu ainda não testei o desempenho, pois tenho que reconectar os cabos do meu OSD o qual uso em conjunto com a controladora nasa lite:
Imagem
Assim que verificar o desempenho do gimbal posto aqui espero que fique satisfatório. :roll:
Avatar do usuário
Moreira
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 1:52 pm
Localização: Pirassununga-SP

Re: Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por Moreira »

Ficou ótimo, faz um vídeo pra gente ver.
Sergio Peres
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Out 28, 2013 10:02 am
Localização: Japão

Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por Sergio Peres »

Ainda não pude realizar o vídeo, devido a chuva e baixa temperatura 3 graus. Por isso vou postar mais algumas fotos com o peso das peças prontas:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Moreira
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 1:52 pm
Localização: Pirassununga-SP

Re: Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por Moreira »

Vai precisar de um mixer de alta resolução pra evitar os solavancos do servo?
Sergio Peres
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Out 28, 2013 10:02 am
Localização: Japão

Re: Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por Sergio Peres »

Moreira escreveu:Vai precisar de um mixer de alta resolução pra evitar os solavancos do servo?

Estou colocando direto na controladora naza, não conheço nenhum mixer, pode citar alguns, seria interessante testar. Nos testes dentro de casa parece que esta bom pra um servo gimbal, mas não vi outros funcionando então não tenho como comparar, ainda dependo do tempo para poder fazer um vídeo e demonstrar o funcionamento... :|
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por alexcmag »

Este setup não precisa de mixer, mas além da mixagem estou tendo problemas com resolução do servo, espero que você não tenha problemas com isto, estou pensando em comprar servos melhores mas tentando resolver um problema de vibração antes para ver se é viável o setup que estou usando.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por LaercioLMB »

Precisão nos movimentos dos servos só é atingida com servos digitais e de qualidade, de preferência rolamentados, pois buchas geram muito atrito e isso ajuda a diminuir a precisão de movimentos do servo, principalmente se a mesa estiver apoiada no eixo do servo, aí o atrito na bucha será maior ainda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Sergio Peres
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Out 28, 2013 10:02 am
Localização: Japão

Re: Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por Sergio Peres »

LaercioLMB escreveu:Precisão nos movimentos dos servos só é atingida com servos digitais e de qualidade, de preferência rolamentados, pois buchas geram muito atrito e isso ajuda a diminuir a precisão de movimentos do servo, principalmente se a mesa estiver apoiada no eixo do servo, aí o atrito na bucha será maior ainda.

Estou testando com os únicos servos digitais que consegui, tenho outros mas não são compatíveis :|
Sergio Peres
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Out 28, 2013 10:02 am
Localização: Japão

Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por Sergio Peres »

Aqui esta um vídeo dentro de casa pois o tempo chuvoso ainda não permite uma demonstração externa :(

http://youtu.be/fZQFepDvIoA

Usei os únicos servos digitais que possuo e que foram compatíveis com o gimbal pretendo trocar assim que possível esses servos e melhorar o desempenho do gimbal.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servo Gimbal para Mobius

Mensagem por LaercioLMB »

Sergio Peres escreveu:
LaercioLMB escreveu:Precisão nos movimentos dos servos só é atingida com servos digitais e de qualidade, de preferência rolamentados, pois buchas geram muito atrito e isso ajuda a diminuir a precisão de movimentos do servo, principalmente se a mesa estiver apoiada no eixo do servo, aí o atrito na bucha será maior ainda.

Estou testando com os únicos servos digitais que consegui, tenho outros mas não são compatíveis :|



Servos HXT 900 nunca foram e nunca serão digitais, são analógicos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder