Descarga da bateria para quadricóptero

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por John-Henrique »

Me surgiu uma duvida, normalmente escolho a bateria com descarga de 25C a 30C, dai parei pra pensar em relação ao quadricóptero, com 4 motores o consumo é 4x maior, logo, a descarga da bateria precisa ser maior?

A exemplo tenho o motor Sunnysky Angel A2212 800kv com hélice 9,47 consumindo 8.3 A e 91.3 W. Assim, 33,2A exigidos pelos 4 motores, deste modo, minha bateria precisaria ter uma descarga de apenas 20C, estou correto?

Levei em consideração o seguinte bateria opção 1 (2200mAh 20C 11.1v) e opção 2 (3300mAh 25C 11.1v) e opção 3 (5000mAh 30C 11.1v)
Opção 1: 20C x 2,2mA = 44A
Opção 2: 25C x 3,3mA = 82,5A
Opção 3: 25C x 5mA = 125A

Em relação ao tempo de voo estimado
Opção 1: 2,2 / 33,2 = 6 minutos
Opção 2: 3,3 / 33,2 = 11 minutos
Opção 3: 5 / 33,2 = 15 minutos

Olhando este calculo do tempo de voo (imaginando que estou correto), a opção 3 não tem vantagem, porque o peso da bateria é o dobro da bateria da opção 1. Qual tua opinião?
Danillo S.
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Nov 16, 2014 10:06 pm
Localização: Goiânia-GO

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por Danillo S. »

Para descobrir a descarga de corrente de uma bateria você deve multiplicar a "constante" de descarga pela corrente ("amperagem") da bateria.
Ex.: em uma bateria 2.200mah com 20c de descarga = 2.2x20 = 44A, ou seja a sua bateria teoricamente fornece 44A de descarga.
Obs.: você sempre deve deixar uma "folga" nessa descarga. Ex.: se teoricamente ela fornece 44A, considere apenas +/- 40A.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por John-Henrique »

@ DANILO
Em relação ao tempo de voo estimado, o que tu acha?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por Abib »

Este cálculo é para dar uma dimensão de quanto sua bateria aguentaria até morrer, e comparar com baterias de outras capacidades. Mas não significa que este será o seu exato tempo de vôo.
Não há um cálculo preciso sobre autonomia, pois existem muitas variáveis que influenciam o tempo de voo..

A corrente de 8,3A se refere ao Hover ou ao motor na potência máxima?
Lembre-se que você nunca "zera" uma bateria..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por John-Henrique »

Abib escreveu:[...]não significa que este será o seu exato tempo de vôo[...]

Sim, estou levando em consideração por isso disse 'tempo de voo estimado'

Abib escreveu:A corrente de 8,3A se refere ao Hover ou ao motor na potência máxima?

Não sei dizer, estes valores são da tabela que o fabricante envia com o motor, imagino que seja o consumo máximo com aquela hélice, penso que não faria sentido informar o corrente em potência média... (mas posso estar errado)
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por magnoudia »

John, você mediu esse consumo como? Wattimetro ou tabela do fabricante? Pois esse consumo deve ser o consumo máximo desses motores, em hover com o quad sem excesso de peso da menos que isso, o calculo deve considerar mais fatores. Meu drone com tudo inclusive gimbal e gopobre consome menos 20A.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por John-Henrique »

magnoudia escreveu:John, você mediu esse consumo como? Wattimetro ou tabela do fabricante?

Sim, dados da tabela do fabricante, não medi nada ainda... nem o peso =D
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por Abib »

Se seu Quad pesar 800g sem bateria, usar bateria 3S de 2100mAh de 165g totalmente carregada, ESCs de 20A, motor SunnySky A2212 de 800kv e helice GWS 9047 num dia com temperatura de 25ºC a 500m de altura em relação ao nível do mar, ele irá voar em Hover por 10.2 minutos.

Dados retirados de http://www.ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt

É possível saber, por exemplo, que uma Helice 1045 se sairá melhor neste conjunto, aumentando o tempo de vôo em Hover para 11.2 minutos.
Ou seja: Se oclocar uma helice mais ajustada para seu motor, ganhará 1 minuto de voo pairado.

É possível saber também que nesta helice, se aumentar a bateria para uma de 3700mAh, mesmo com o peso adicionado, sua autonomia em Hover subirá para 16.8minutos..

Se colocar uma de 6000mAh, seu tempo de vôo em Hover subirá para 22.1 minutos.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por magnoudia »

viewtopic.php?f=35&t=178063
Olha esse experimento que eu fiz.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Descarga da bateria para quadricóptero

Mensagem por John-Henrique »

Abib escreveu:Se seu Quad pesar 800g sem bateria, usar bateria 3S de 2100mAh de 165g totalmente carregada, ESCs de 20A, motor SunnySky A2212 de 800kv e helice GWS 9047 num dia com temperatura de 25ºC a 500m de altura em relação ao nível do mar, ele irá voar em Hover por 10.2 minutos.

Dados retirados de http://www.ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt

É possível saber, por exemplo, que uma Helice 1045 se sairá melhor neste conjunto, aumentando o tempo de vôo em Hover para 11.2 minutos.
Ou seja: Se oclocar uma helice mais ajustada para seu motor, ganhará 1 minuto de voo pairado.

É possível saber também que nesta helice, se aumentar a bateria para uma de 3700mAh, mesmo com o peso adicionado, sua autonomia em Hover subirá para 16.8minutos..

Se colocar uma de 6000mAh, seu tempo de vôo em Hover subirá para 22.1 minutos.

Muito bom este simulador, eu até que usava para aeromodelos de asas, mas nunca nem cliquei neste xCopterCalc (nem lembrei disso)

Se houvesse postado esta duvida em Dezembro teria sido mais útil, comprei o frame 'DJI F330' de 33mm, acho que não cabe hélices de 1045, não tenho nenhuma pra medir.

Fiz outras simulações e nas mesmas condições que você citou acima, (bateria 3700mAh e hélice 1045) trocando por uma Slowfly SF consegue-se 19.2 minutos e com 6000mAh só consegui calcular colocando o peso a 950 gramas e bateria com carga normal (cheia não dá) ai alcança 29.7 minutos.

Conclusão, realmente vale a pena planejar tudo antes da compra, porém, por falta de orientação acabei comprando frame e hélices que não aproveitam o desempenho máximo dos motores.

Por enquanto não irei adquirir outro frame, mas está na 'wish list'


@ MAGNOUDIA
Legal a sua aferição, não tenho ferramentas necessárias para coletar estes dados.
Responder