Posso montar uma lipo dessa forma?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
MS-Quad
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Set 30, 2014 8:51 pm
Localização: Castro, PR

Posso montar uma lipo dessa forma?

Mensagem por MS-Quad »

Achei células 2200mha lipo com uma boa densidade e uma taxa de descarga suficiente para meu uso. Porem preciso de 6600mha.
Então pensei nesse esquema:


Minha duvida é se o balance plug seria necessário nas ligações em paralelo também.
Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

Desconhecido
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Posso montar uma lipo dessa forma?

Mensagem por Hidden »

Sim funciona.

Só está errado a linha em azul no esquema que estaria colocando tudo em curto, mas creio que você saiba disso.

Quanto ao plug de balanceamento, tem que colocar sim, mas cada pacote de 3 células ligadas em paralelo vai se comportar como uma única célula equivalente, então o plug de balanceamento vai ser como em qualquer bateria 4S.

Um detalhe: Compensa? Na maioria das vezes não, palavra de quem já fez muito arranjo de bateria por aí, além do risco de se fazer as soldas nesse tipo de componente (baterias de LIPO são verdadeiras usinas de força, um curto momentâneo e o estrago pode ser grande) na maioria das vezes vai ficar um pack de bateria maior, mais desajeitado, mais feio e mais pesado do que se comprasse a bateria na capacidade que você necessita, pense nisso.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
MS-Quad
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Set 30, 2014 8:51 pm
Localização: Castro, PR

Re: Posso montar uma lipo dessa forma?

Mensagem por MS-Quad »

Agr que fui ver que coloquei errado, compensa as baterias custam vem em um pack 3s custando $13, e pesam em torno de 110g, eu já tenho uma e vi que a capacidade é verdadeira, resta saber se os 8c que o fabricante fala é verdade.
Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

Desconhecido
MS-Quad
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Set 30, 2014 8:51 pm
Localização: Castro, PR

Re: Posso montar uma lipo dessa forma?

Mensagem por MS-Quad »

Assim creio que esteja certo.
Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

Desconhecido
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Posso montar uma lipo dessa forma?

Mensagem por LaercioLMB »

Assim está certo, mas preste muita atenção no que o Hidden falou, pois ele não está brincando e tão pouco exagerando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Posso montar uma lipo dessa forma?

Mensagem por John-Henrique »

Onde tu conseguiu estas celulas? Tenho 3 baterias com uma celula danificada (cada bateria) fica perdendo carga sozinha. Um cara que trabalha com eletrônica falou que já fez substituição e faria pra mim se eu conseguir as células.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 960
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Posso montar uma lipo dessa forma?

Mensagem por Wesley_Sniper »

Alguns amigos de pista já fizeram essa troca, dizem que funciona mas não fica a mesma coisa.
:D
Responder