Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

Bom dia pessoal! Estou tendo um problema ou dúvida relacionado ao power módule da APm 2.6.
(https://www.youtube.com/watch?v=lW9lpfcefFc o vídeo contém o que vou citar abaixo) Obs: O vídeo foi gravado inicialmente solicitando ao amigo Valter do Canal "Coisas que vooam" mas qualquer pessoa pode ajudar sim. rs :D

Até ontem eu estava fazendo as configuranções da minha APM usando apenas o USB, como ainda estou na montagem e configuração do meu TBS clone ainda não tinha conectado o power module. Ontem resolvi tentar ligar o power module e fazer um teste com os escs e motores. Seguindo dicas e fontes da internet eu removi o jumper JP1, e retirei o fio de alimentação (vermelho) da conexão dos escs na placa. (Por favor me corrija se eu estiver fazendo errado...)... desconectei o USB... e com o power module conectado a placa fui conectar a bateria.... dai quando encostei os plugs xt60 (nem cheguei a encaixar) saiu uma faísca e rapidamente eu separei eles. Fiquei preocupado pois imaginei que tivesse queimado ou minha placa ou a bateria. Para minha surpresa, apesar de um dos plugs do conectores (o negativo) ter ficado um pouco preto devido a faisca que teve... a bateria continua funcionando perfeitamente. (Testei em outro quad q tenho em casa) ... dai partir p testar a APM... liguei ela via usb, conectei no Mission Planner.. e pimba, parece que tudo está ok! Pelo menos chequei inicialmente que os sensores e o GPS continuam ok. ,,, bom agora fica a dúvida e o medo... o que eu fiz de errado??? Isso foi só um susto essa maldita faisca ou tem algo errado e não devo tentar novamente? To com muito medo de tentar novamente e queimar alguma coisa... Se puderem dar uma olhadinha no vídeo e se tiver alguma sugestão fiquem a vontade ...

OBS: Um detalhe importante que esqueci de citar é que estou usando esse peça p distribuição de energia (http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Cable.html) em vez de utilizar uma placa de distribuição... Isso pode ser algum problema?

Quero muito colocar esse TBS p voar sem nenhum prejuízo mais. kkkk....
Valew.

Abração.
Editado pela última vez por mineirodf em Qua Mai 27, 2015 11:29 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por ricardovasc »

Se teu power module for desses genéricos é bom revisar se não há nada em curto nele.
Estes PM clones estão dando muito trabalho por ai. Eu mesmo tenho problemas com o meu e não consigo ter uma leitura correta da corrente consumida, por exemplo.
Alguns relatos pela web de PM clone que mandam a voltagem toda da bateria para a APM e com isso acaba queimando.
Em um post gringo que li o cara chega a citar que só o original e o da Hobby King que são bons.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

ricardovasc escreveu:Se teu power module for desses genéricos é bom revisar se não há nada em curto nele.
Estes PM clones estão dando muito trabalho por ai. Eu mesmo tenho problemas com o meu e não consigo ter uma leitura correta da corrente consumida, por exemplo.
Alguns relatos pela web de PM clone que mandam a voltagem toda da bateria para a APM e com isso acaba queimando.
Em um post gringo que li o cara chega a citar que só o original e o da Hobby King que são bons.


E como saber se a minha é original ou não? Tem alguma maneira?
Aparentemente tudo parece estar funcionando perfeitamente via USB no Mission Planner... mas é bom ver isso sim..

Valew
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

Um detalhe importante que esqueci de citar é que estou usando esse peça p distribuição de energia (http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Cable.html) em vez de utilizar uma placa de distribuição... Isso pode ser algum problema?
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por ricardovasc »

Você sabe se o seu PM é original se comprou direto da 3DRobotics ou se foi de um distribuidor autorizado.

Um PM original custa cerca de U$ 25.00 e um clone custa cerca de U$ 10.00, dai já dá pra ter um indicador.
Compare o seu com as fotos do original no site de 3DRobotics e veja.

Pode ser este distribuidor se você fez alguma ligação errada nele. Tenta ligar apenas o PM na APM para ver o que acontece.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

ricardovasc escreveu:Você sabe se o seu PM é original se comprou direto da 3DRobotics ou se foi de um distribuidor autorizado.

Um PM original custa cerca de U$ 25.00 e um clone custa cerca de U$ 10.00, dai já dá pra ter um indicador.
Compare o seu com as fotos do original no site de 3DRobotics e veja.

Pode ser este distribuidor se você fez alguma ligação errada nele. Tenta ligar apenas o PM na APM para ver o que acontece.


Amigo, a minha APM com GPS e power module eu comprei do ALi, comprei exatamente este aqui:
http://pt.aliexpress.com/item/APM-2-6-A ... 22432.html

Quanto você disse ligar apenas a APM com o power module, vc diz desconectar os ESCs?

Abraço
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por robertb »

olá,

não tem segredo, compra um multímetro (é baratinho) se não tiver, liga o PM na bateria sem APM e mede a saída que entraria para a APM (que no teste não vai estar conectada), deve ser algo em torno de 5v.

se for assim, tem que ligar de novo e ver.

não tenho nenhuma original e tudo funciona.

Tudo isso partindo da premissa que você não inverteu nenhum fio de ESC positivo ou negativo, ou outras ligações

abs
Robert
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

robertb escreveu:olá,

não tem segredo, compra um multímetro (é baratinho) se não tiver, liga o PM na bateria sem APM e mede a saída que entraria para a APM (que no teste não vai estar conectada), deve ser algo em torno de 5v.

se for assim, tem que ligar de novo e ver.

não tenho nenhuma original e tudo funciona.

Tudo isso partindo da premissa que você não inverteu nenhum fio de ESC positivo ou negativo, ou outras ligações

abs
Robert


Olá Roberto, sua idéia parece bem simples e interessante!

Aqui no trabalho eu consigo um Multímetro emprestado (sim eu sei que preciso comprar um) , kkk... como configuro no Multímetro p fazer essa medição?
No multímetro me parece um monte de opções de medições.

Abraço
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por robertb »

varia muito de equipamento, mas colocando em corrente continua resolve, cada equipamento é de um jeito.

mede uma pilha antes, se funcionar não tem erro, e se não funcionar nada acontece.

Abs
Robert
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por ricardovasc »

Este kit que você comprou não é original da 3DRobotics. A APM foi desenvolvida em uma plataforma e modelo de negócio open source, então outros fabricantes podem pegar o projeto e executar, porém cada um deles escolhe a qualidade dos componentes como quiser e quase sempre não são de boa qualidade. O bom é quem nós acabamos tendo a APM por um preço bem mais barato.

Coloca ele pra medir voltagem em corrente contínua como amigo falou acima.
A pessoa que vai te emprestar o multímetro com certeza sabe te explicar como fazer.

Não falei que com o PM clone não funciona, mas que o pessoal relata problemas. Com o meu não consigo ter leitura de corrente nem a pau.
Inclusive já tive problemas da APM entrar em RTL por conta de um suposto nível baixo de carga da bateria, porém eu havia apenas taxiado com o modelo até o final de pista. Por sorte estava próximo do modelo e consegui salvar o mesmo que saiu com aceleração total pela pista.
Responder