Contras sobre o Evo 10cc?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por rafael_reali »

Saudações turma.
A situação é a seguinte: Estou 6 meses sem voar desde que meu OS BE que tanto me deu alegria (bastante mesmo) não da mais regulagem. Pelo meu estilo de voar, quantidade de voos, meu aeromodelo e a pista que frequento suponho um 46LA me atenderia bem, mas R$130,00 conto no galão de combustível me fez repensar a ideia. (Tem gente que gasta isso em um fim de semana.)
Estou pensando em antecipar minha ida para o motor a gasolina porem R$1500,00 não é pouca grana. Como diz o ditado "economizar é comprar bem", então estou acompanhando os tópicos em evidencia ai sobre o motor EVO e por enquanto são só elogios mas e as críticas? Alguém tem algum problema com ele ou sabe de colegas que tem ou teve problemas? A marca tem tradição como a OS?

Gostaria da ajuda dos colegas daqui pra me esclarecer sobre o assunto.
(PS: Os demais tópicos não me ajudaram)

Muito grato a todos.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por magnoudia »

Amigo, pra principio de conversa, motor não tem vontade própria, tem que resolver esse BE, não existe "não dá regulahem", é achar o prblema e pronto, se achar que o motor ja era manda p mim que eu quero. Quanto ao Evo a galera tem se dado bem com ele, acho que meu próximo treinador vai ganhar um. Quanto ao 46la eu não recomendo, se for de glow vai de AX, rolamento é melhor e permite a troca ao contrário das buchas do LA. Mas te digo novamente, veja seu BE, se tiver compressão, sem carbonização, com carburador limpo e vela nova não tem porque não funcionar redondo, o caso é achar o problema e resolver e repito também que caso ainda tenha o motor e ache que ele está morto vamos negocia-lo.
Abraço.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por zocra »

Vou dar a minha opinião mais deixo claro que sou suspeito pois tenho 2 motores e foram só alegrias.

É um excelente motor, amacia ele bem direitinho como manda o manual e não vai ter problemas, tenho eles a mais de um ano.

Sempre quando ligar deixa ele esquentar um pouco assim ele afina muito melhor reparei q ele estando quente o desempenho muda muito.

Não usar em aero menores tipo 1.40 de asa tive em um escapade era muito bom com uma 11x7 porém fico bem pesado o aero o pouso era algo muito gostoso de fazer vinha bem rápido e só encostava as rodas da frente depois de correr bem q a bequinha encostava no chão, mais eu gosto mais não recomendo.

Em aero maiores 1.60 por exemplo fica sensacional, ja coloquei me um calmato 40 só alegria atualmente estou usando em um avistar, e buscando um projeto para o outro motor.

Surdina que tende a soltar pela vibração mais há bastantes alternativas debatidas aqui no fórum mesmo.

Precisar de mais alguma ajuda ou informação só chamar
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por renatomoc »

O segredo é amaciar bem.. seguir a troca de helices no amaciamento. Já verifica se o niples do carburador nao esta soltando, a mufla irá vazar e rodar, já desmonta e coloque trava rosca alta temperatura. Se falhar demais pode verificar que o cachimbo esta com folga. Essas foram os problemas que encontrei no meu evo 10. Sanei todos e hoje voa 100% otimo motor.
Calmato Sport 40 Evo 10
Tractor 120 DLE 20
Extra 300 DLE 30
Slick DLE 55
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por rafael_reali »

magnoudia escreveu:Amigo, pra principio de conversa, motor não tem vontade própria, tem que resolver esse BE, não existe "não dá regulahem", é achar o prblema e pronto....


Mas então, o motor tem vela novinha e combustível original mas apaga em voo. O que todos sempre reclamaram do BE só agora está acontecendo comigo. Por mais que o motor funcione no chão ou na bancada apaga em voo. Tenho 4 galões de combustível original e 3 ainda estão lacrados. Faz meses que tento de tudo e ele insiste em apagar voando, se deixar a mistura rica não puxa o aero. O meio termo pra ele não existe. Sem querer tirar o foco da pergunta meu ultimo teste a procura de algum problema foi encher o motor completamente de álcool e depois com uma seringa de 60ml pressurizei o motor pela saída de pressurização do escape, com o pistão abaixado. Fiz isso para procurar vazamentos e não vazou uma gota (com todos os outros orifícios tapados).

Minha opção pelo motor "LA" nem era tanto pelo preço do motor, mas pela economia de combustível e pelo voo mais escala, mas foi ai que me atualizei sobre os preços dos combustíveis glow e surgiu a ideia de partir então para a gasolina.

Portanto eu quero saber se os que estão se dando bem com o EVO 10cc estão por acaso ou o motor é bom mesmo.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por LaercioLMB »

Ao regular o motor você levanta o nariz do aeromodelo para cima a 90° em relação ao solo?
Sempre que se regula um motor no plano, para ter certeza de que a regulagem está ótima, aceleramos tudo e levantamos o nariz do aeromodelo e se faz isso justamente para que ele não apague em voo.
Muitos não fazem isso e sequer sabem que precisa fazer isso e não importa que combustível seja, tem que levantar o nariz do aeromodelo para ter certeza de que o motor não está afinado demais.
Se ao levantar o nariz do aeromodelo o motor apagar, abra uns 2 ou 3 clicks na agulha da alta.
Motor afinado demais sempre vai apagar em voo, por mais que pareça estar ótimo seja na bancada ou no plano no aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por rafael_reali »

Sim Laércio. Para cima sempre pra saber se a mistura não está pobre. Motor responde normal em todos os testes. Todos que tem problema com esse motor reclama do mesmo jeito. Motor apaga em voo ou perder a regulagem em voo também. Acho que ele não deu certo em alguma coisa.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por Norba-RJ »

Tenho um avistar elite com evo 10cc.
Dos problemas que citaram acima tive apenas dois , o problema da mufla que solta e vasa , faz perder pressão e apaga , consegui resolver usando duas arruelas de pressão . Não soltou mais nem perdeu mais pressão mas ainda suja pela lateral, mas parou de rodar.
So ficou legal depois de bem amaciado e no inicio sujava muito, o oleo saia preto , mas não amaciei com oleo mineral , sempre usei oleo sintético e dizem que demora mais a ajustar.
Depois de amaciado ( mais ou menos 6 tanques) ficou redondo, economico tanto avião como motor parecem feitos um para o outro. Esquentar ele um pouco antes de voar é fundamental.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por rafael_reali »

Estou curioso pra saber se pelo fato dele ter ignição por faisca faz dele também mais confiável. Estou realmente considerando adquirir um.
Colega Norba, fora esse incidente da mufla, alguma vez ele apagou?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Contras sobre o Evo 10cc?

Mensagem por Norba-RJ »

Não realmente apagava por causa da pressão que perdia no tanque
Semana passada abri o escapamento e vedei com cilicone de alta temperatura e voltei com as arruelas de pressao
Ficou 100%
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Responder