Radio com fail safe

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
JMC
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:40 pm
Localização: Campos do Jordão

Radio com fail safe

Mensagem por JMC »

Ola bom dia.
Sou iniciante e gostaria de saber se um radio com chave de três posições significa que aceita a função de fail safe ?
Caso não haveria um radio com esta função de custo não muito alto ?
Grato.
Deus abençoe !!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Radio com fail safe

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado ! failsafe é uma função do receptor, em caso de perda de sinal do transmissor por qualquer motivo o receptor coloca os servos e acelerador nas posições pré determinadas por você, a solução se seu receptor não tem failsafe é a substituição do módulo do transmissor e/ou receptores por sistemas que tem a função, ou os micro failsafe que são colocados entre o receptor e os servos, diga qual o seu rádio que fica mais fácil opinar.
A chave 3 posições é muito útil para acionar flaps, RTH etc mas não tem nada a ver com failsafe, abraço.
JMC
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:40 pm
Localização: Campos do Jordão

Re: Radio com fail safe

Mensagem por JMC »

Ola, obrigado pela atenção !
Meu radio é um HK6S e a controladora Naza lite M.
E gostaria de usar a opção de fail safe para evitar algum risco, ainda mais sendo iniciante.
Grato.
Deus abençoe !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Radio com fail safe

Mensagem por LaercioLMB »

O meu rádio Futaba tem a função fail safe e essa função não é exclusiva do receptor.
Já a muito tempo rádios Futaba, JR e Hitec tem a função fail safe que no caso do meu, é a função F/S na qual eu posso configurar tanto o acelerador, se quer que tire totalmente o acelerador ou deixe com uma aceleração a meu gosto e comandos de leme ailerons e profundor para quem sabe, deixar o aeromodelo a fazer curvas em um círculo até acabar o combustível ou bateria ou eu chegar a um ponto de pegar sinal novamente.
O fail safe não é uma função que você liga e desliga a hora que quer, ele só funciona quando o receptor perde sinal do rádio.
Nos rádios FM Futaba, essa função só era ativada no modo PCM e não no PPM em receptores FM, mas quando coloquei um módulo 2.4 GHz que só funciona com o modo PPM, o receptor aceitou as configurações do fail safe que eu havia programado no rádio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Radio com fail safe

Mensagem por Hidden »

LaercioLMB escreveu:O meu rádio Futaba tem a função fail safe e essa função não é exclusiva do receptor.
Já a muito tempo rádios Futaba, JR e Hitec tem a função fail safe que no caso do meu, é a função F/S na qual eu posso configurar tanto o acelerador, se quer que tire totalmente o acelerador ou deixe com uma aceleração a meu gosto e comandos de leme ailerons e profundor para quem sabe, deixar o aeromodelo a fazer curvas em um círculo até acabar o combustível ou bateria ou eu chegar a um ponto de pegar sinal novamente.
O fail safe não é uma função que você liga e desliga a hora que quer, ele só funciona quando o receptor perde sinal do rádio.
Nos rádios FM Futaba, essa função só era ativada no modo PCM e não no PPM em receptores FM, mas quando coloquei um módulo 2.4 GHz que só funciona com o modo PPM, o receptor aceitou as configurações do fail safe que eu havia programado no rádio.



Laercio, o fail-safe é sim uma função do RX, em resumo o RX precisa ser programado para que, ao detectar perda de sinal, atribuir valores pré-definidos as portas de saída dos canais.

Antigamente esta função era, se não me engano, quase que exclusividade dos rádios FM com modulação PCM, pois começou a ser inserida somete nos RX desses rádios, era uma novidade, e em vários casos o "SET" da posição do fail-safe era feito pelo próprio transmissor, assim como você descreveu, pois a modulçao PCM podia "transportar" essa informação ao RX.

Atualmente, o fail-safe se popularizou muito, e maioria dos fabricantes simplificaram o processo, depois de bindar basta energizar o RX e colocar todos os comandos na posição desejada e clicar o botão F/S no RX, pronto! O fail-safe está setado, mas ainda assim existem receptores que não possuem esta função, como os RX originais do Turnigy 9X (e isso é que torna eles inviáveis para equipamentos com controladores de vôo, como os multirotores por exemplo) e existem ainda RX que só tem a função fail-safe no canal do acelerador.

Existem receptores que permitem escolher como irão agir em caso de perda de sinal:

-Desligar o sinal PWM das saídas: Todos os servos e/ou ESC's ficarão desativados, como se estivessem sem alimentação;
-Segurar a última posição: Todos os servos e/ou ESC's manterão exatamente a mesma posição ou aceleração do momento da perda de sinal (perigoso se não for utilizado corretamente, tem poucas aplicações práticas);
-Assumir posições pré-definidas nos canais: A mais prática e segura opção, mesmo assim tem que ser ajustado corretamente, já vi colegas setarem erroneamente o fail-safe e ao desligar o TX antes do RX (sequencia errada, mas acontece) o motor do modelo disparar podendo causar graves acidentes.

Em resumo: Quando o assunto é fail-safe, o modelista tem que dominar o equipamento que tem em mãos e realizar os devidos testes na bancada em condições seguras para se assegurar que a função fará o que se espera dela, caso contrário o risco de acidentes ou de perder um modelo se torna grande.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Radio com fail safe

Mensagem por Hidden »

Amigo JMC, sinto lhe informar que mesmo que o receptor do seu rádio possua função fail-safe, você não conseguirá usar esse rádio com a controladora NAZA.

Para configurar corretamente esta controladora, você necessitará de um rádio computadorizado, que possa ajustar funções como "subtrim" e "travel" ou "fim de curso" dos servos.

Isso será essencial principalmente no ajuste do canal que alimentará a porta "U" da controladora, que é a porta que seleciona o modo de vôo e ativa o RTH da NAZA em caso de perda de sinal (desde que o fail-safe do RX esteja ajustado corretamente).

Em resumo, esse rádio não dá, é muito simples para se usar em uma naza, precisa procurar outras opções.

Eu deixo como sugestão, adquirir um Turnigy 9XR PRO com módulo FrSky, você terá um rádio que poderá utilizar em qualquer modelo que venha a ter futuramente, seja um micro-heli, um multirotor ou um jato à combustão.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
JMC
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:40 pm
Localização: Campos do Jordão

Re: Radio com fail safe

Mensagem por JMC »

Ola boa noite.
Obrigado a todos pelas dicas, alguns termos nem entendi rs.
Na porta U da naza deixei no canal 6 do rx do controle, pois ai consegui mudar com potenciometro do radio para a funçao ATTi, imagino ser arriscado pois o pot se eu relar sem querer havera anomalia pela mudança.
Vo pesquisar sobre o radio da turnigy pro.
Grato!
Deus abençoe !!!
JMC
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:40 pm
Localização: Campos do Jordão

Re: Radio com fail safe

Mensagem por JMC »

Ola.
Acabei de receber esse link sobre o radio FL Sky T6

https://www.youtube.com/watch?v=NK7OPR0u0k8
Deus abençoe !!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Radio com fail safe

Mensagem por Hidden »

JMC escreveu:Ola.
Acabei de receber esse link sobre o radio FL Sky T6

https://www.youtube.com/watch?v=NK7OPR0u0k8



Sim, note que o Fly Sky FS-T6 é um rádio computadorizado com as opções de ajuste necessárias para a NAZA, já no caso do seu rádio que é um HK6S não existem essas opções.

Com relação a você utilizar o canal 6 do seu rádio, que é acionado pelo potenciômetro, como você mesmo disse, não fica prático para alternar entre os modos de vôo, lembrando que o fail-safe da NAZA se ativa justamente entre as posições dos modos de vôo, ou seja, se você tirar o potenciômetro da posição, a NAZA entrará em fail-safe.

Olha, eu mesmo sou defensor dos rádios mais acessíveis, desde que atendam a necessidade do modelista, neste hobby não adianta querer economizar demais no rádio, muito pelo contrário, economize um pouco mais no modelo (modelos você terá vários ao longo da prática do hobby) mas invista em um rádio um pouco melhor que lhe acompanhará no hobby durante anos.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: Radio com fail safe

Mensagem por henriquefunari »

Failsafe Turnigy TGY-i10 https://youtu.be/028AkrU0D2I
Responder