Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc
Enviado: Qui Mai 04, 2017 5:03 pm
Venho compartilhar com vocês a minha primeira construção em balsa. Trata-se de um modelo Tucano EMB-312, a planta muito conhecida, desenvolvida e compartilhada pelo Sr. Saratiel Hirle.
A planta original refere-se a um modelo elétrico, com 143cm de envergadura salvo engano. A planta não dispõe de muitos detalhes e aprofundamentos, é bem simples para uma construção simples, de um modelo elétrico e preferencialmente para ser entelado, se for este o objetivo, a planta é excelente e permite uma construção o que se chama "rápido avanço", sem maiores dificuldades.
O meu objetivo desde o início era a construção de um modelo "mais escala", com uma planta que permitisse um visual bacana, sem maiores complicações nos cortes e que pudesse ser modificada para minha finalidade.
Desde então minha finalidade era um modelo de 175cm de envergadura, no tamanho "comercial" de 20cc, para um motor a gasolina e para ser chapeado e fibrado. Obtive a planta, fiz a ampliação obtendo os 175cm de envergadura e desenhei os novos reforços na estrutura para esta nova necessidade. As principais dificuldades até agora foram as seguintes:
* Compartimento do trem de pouso retrátil, o qual tive que desenvolver o "módulo" e embuti-lo na estrutura para acomodar o sistema;
* O cowl do motor, o qual necessariamente teria que ser em fibra, tendo assim que ser feito um plug "perfeito", a fôrma e então o cowl;
* A instalação do motor, um DLE30cc na nova parede de fogo, pois a definida em planta é para modelo elétrico ficando bem mais à frente, ficou com as duas furações inferiores coincidindo com as longarinas, estou verificando uma solução segura e eficaz;
* O trabalho em fibra em si já é chatinho, agrega um peso extra, aumenta a rigidez da estrutura e permite um acabamento muito bom, mas é exaustivo o tanto de lixamento que precisa ser feito para deixar toda a estrutura "perfeita";
* A instalação do trem de bequilha, como o retrátil é eletrico 90º e eu queria que aparentasse ter 100 a 110º, tive que fazer uma outra adaptação para acomodar a extensão, a retração e sua acomodação na estrutura, assim como o comando da bequilha;
* O sistema de luzes desenvolvi do zero, pois o que existe no mercado não é condizente com o modelo real, alem de os sistemas com led 3w não fazerem uso de todo o potencial dos leds e depois que eu montei tudo, descobri o porque, mas ja estou trabalhando nisso tambem;
* O aeromodelo contará com 10 canais ao todo, são eles: Aileron, Profundor, Leme, Flap, Afogador, Partida, Luzes, Ignição, Trem de Pouso e Acelerador, assim, a acomodação de tanto servo já é outra complicação, mas nada tão complicado como os outros acima;
* A pintura, rapaz, pintura nunca foi meu forte, mas adquiri um compressor pequeno, aerógrafo de qualidade, a tinta é PU e é um trabalho muito delicado.
* Precisei fazer a inversão interna de alguns servos, mas os mais trabalhosos sãos os futabas pois são montados em uma placa única. Caso precisem de mais informações, á vontade.
Então vamos as imagens, uma delas conta com uma pesagem sem os servos, tanque e minorias e sem o lixamento do excesso de massa que algumas superfícies estavam. Informando que em um video postado em um review do tucano 20cc da DNA foi realizado uma pesagem deste com tanque cheio pronto para voar o que constou 5650g.
Não vou me estender muito, até porque é muita coisa.
Sintam-se à vontade para fazerem críticas, sugestões, comentários e perguntas.
A planta original refere-se a um modelo elétrico, com 143cm de envergadura salvo engano. A planta não dispõe de muitos detalhes e aprofundamentos, é bem simples para uma construção simples, de um modelo elétrico e preferencialmente para ser entelado, se for este o objetivo, a planta é excelente e permite uma construção o que se chama "rápido avanço", sem maiores dificuldades.
O meu objetivo desde o início era a construção de um modelo "mais escala", com uma planta que permitisse um visual bacana, sem maiores complicações nos cortes e que pudesse ser modificada para minha finalidade.
Desde então minha finalidade era um modelo de 175cm de envergadura, no tamanho "comercial" de 20cc, para um motor a gasolina e para ser chapeado e fibrado. Obtive a planta, fiz a ampliação obtendo os 175cm de envergadura e desenhei os novos reforços na estrutura para esta nova necessidade. As principais dificuldades até agora foram as seguintes:
* Compartimento do trem de pouso retrátil, o qual tive que desenvolver o "módulo" e embuti-lo na estrutura para acomodar o sistema;
* O cowl do motor, o qual necessariamente teria que ser em fibra, tendo assim que ser feito um plug "perfeito", a fôrma e então o cowl;
* A instalação do motor, um DLE30cc na nova parede de fogo, pois a definida em planta é para modelo elétrico ficando bem mais à frente, ficou com as duas furações inferiores coincidindo com as longarinas, estou verificando uma solução segura e eficaz;
* O trabalho em fibra em si já é chatinho, agrega um peso extra, aumenta a rigidez da estrutura e permite um acabamento muito bom, mas é exaustivo o tanto de lixamento que precisa ser feito para deixar toda a estrutura "perfeita";
* A instalação do trem de bequilha, como o retrátil é eletrico 90º e eu queria que aparentasse ter 100 a 110º, tive que fazer uma outra adaptação para acomodar a extensão, a retração e sua acomodação na estrutura, assim como o comando da bequilha;
* O sistema de luzes desenvolvi do zero, pois o que existe no mercado não é condizente com o modelo real, alem de os sistemas com led 3w não fazerem uso de todo o potencial dos leds e depois que eu montei tudo, descobri o porque, mas ja estou trabalhando nisso tambem;
* O aeromodelo contará com 10 canais ao todo, são eles: Aileron, Profundor, Leme, Flap, Afogador, Partida, Luzes, Ignição, Trem de Pouso e Acelerador, assim, a acomodação de tanto servo já é outra complicação, mas nada tão complicado como os outros acima;
* A pintura, rapaz, pintura nunca foi meu forte, mas adquiri um compressor pequeno, aerógrafo de qualidade, a tinta é PU e é um trabalho muito delicado.
* Precisei fazer a inversão interna de alguns servos, mas os mais trabalhosos sãos os futabas pois são montados em uma placa única. Caso precisem de mais informações, á vontade.
Então vamos as imagens, uma delas conta com uma pesagem sem os servos, tanque e minorias e sem o lixamento do excesso de massa que algumas superfícies estavam. Informando que em um video postado em um review do tucano 20cc da DNA foi realizado uma pesagem deste com tanque cheio pronto para voar o que constou 5650g.
Não vou me estender muito, até porque é muita coisa.
Sintam-se à vontade para fazerem críticas, sugestões, comentários e perguntas.