Página 1 de 1

Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Ter Ago 04, 2020 11:59 pm
por rafael_reali
Eu já me deparei com essa explicação, há um bom tempo em algum lugar e não consigo achar mais.

Essa característica é mais comum em aeromodelos fora de escala, que não se parecem com nenhum avião real e que fazem uso de motor a combustão.
Quando eu digo "narigudo", me refiro a distância da hélice até o CG.

Gostaria de entender o porquê de alguns projetistas desenharem seus modelos assim.

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Qua Ago 05, 2020 8:19 am
por brunobragantine
Acho que na própria pergunta há uma resposta, kkk
Geralmente se alonga o nariz em modelos "não escala" justamente para que depois de pronto o conjunto motor/tanque façam com que o CG esteja no lugar desejado.
Aeromodelos escala em muitos casos precisam de chumbo no nariz pra acertar o CG.
O avião é como uma gangorra então se por exemplo um avião tem 10cm de nariz até o CG e 30 do CG até a cauda para cada grama na cauda vai ser necessário adicionar 3 gramas no nariz, se o nariz também tiver 30cm a frente do CG vai ser uma relação 1:1, 1 grama na cauda 1 grama no nariz

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Qua Ago 05, 2020 11:06 am
por rafael_reali
Pois é. Acho que proporcionalmente a distribuição de peso é diferente entre um avião real e um modelo, na questão dos materiais usados. Acho que os aeromodelos acabam tendo mais peso de cauda. Também acho que existe uma dificuldade em posicionar o tanque de combustível no CG da asa.

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Qua Ago 05, 2020 4:43 pm
por A_Almeida
Avioes escala 1 como o pilatus sao narigudos, porque o motor turboelice eh muito mais leve que um equivalente a pistao, quer fazer um modelo escala sem acrescentar chumbo no nariz faca um pilatus ou tbm900, a equivalencia entre o peso do motor de um aeromodelo e um aviao 1:1 eh bem simular um turboelice, os a pistao pesam pra caramba, se forem os radiais mais ainda, vide o nariz curto de avioes com motores radiais que sao um tormento na hora de fazer um escala deles, da-lhe compensado na firewall e chumbo no nariz.

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Qui Ago 06, 2020 12:03 pm
por macfabiano
A_Almeida escreveu:Avioes escala 1 como o pilatus sao narigudos, porque o motor turboelice eh muito mais leve que um equivalente a pistao, quer fazer um modelo escala sem acrescentar chumbo no nariz faca um pilatus ou tbm900, a equivalencia entre o peso do motor de um aeromodelo e um aviao 1:1 eh bem simular um turboelice, os a pistao pesam pra caramba, se forem os radiais mais ainda, vide o nariz curto de avioes com motores radiais que sao um tormento na hora de fazer um escala deles, da-lhe compensado na firewall e chumbo no nariz.



Por essa razão que fiz um P-51 fora de escala, com nariz alongado. Ao invés de peso morto, usei somente o peso da bateria para encontrar o CG:

https://youtu.be/qV_JsFpP_ZI

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Qui Ago 06, 2020 12:29 pm
por rafael_reali
Você modificou a planta ou ela é assim, com o nariz mais longo?

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Qui Ago 06, 2020 12:30 pm
por rafael_reali
Vi o vídeo. Os toques na pista no momento do pouso estão rápidos. Ele ficou pesado?

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Qui Ago 06, 2020 12:40 pm
por macfabiano
rafael_reali escreveu:Vi o vídeo. Os toques na pista no momento do pouso estão rápidos. Ele ficou pesado?


O toque foi rápido porque pousei com vento de cauda no último pouso. Mas o peso ficou em 1280g (1,20m de envergadura). Ele voa bem devagar se precisar (mas com vento de proa).

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Enviado: Qui Ago 06, 2020 12:41 pm
por macfabiano
rafael_reali escreveu:Você modificou a planta ou ela é assim, com o nariz mais longo?


Modifiquei.