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Stik de isopor 1 metro de asa ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Enviado: Sáb Mar 26, 2022 5:48 pm
por Mauri
Olá amigos! Como novos tópicos de construção andam cada vez mais raros por aqui e isso já faz um bom tempo, eu resolvi que, sempre que tiver um tempo, tudo que "cair" na minha bancada e se encaixar como uma construção/montagem, reforma, projeto, adaptação, etc... Eu irei abrir um tópico do mesmo por aqui, quem sabe assim venha a incentivar os usuários a também criarem tópicos nesta seção de "Construções" que ao meu ver é a melhor do E-voo, Espero assim poder de alguma maneira contribuir com o reengajamento no site, então vamos lá!

Estava esses dias na pista fazendo uns voos e batendo papo com os amigos, e entre uma mentira e outra alguém deu a ideia de fazermos uma revoada de algo diferente dos aeros que normalmente voamos, então alguém veio com ideia de voarmos todos com zagis, outro de Tucanos, outro de Telemasters, etc.. Foi quando sugeri, porque não vamos todos de Stiks, a principio o pessoal não curtiu muito não... Porem, depois eu disse que, para dar uma graça a mais na coisa poderíamos usar motores de alto kv neles e então mostrei um vídeo antigo de eu tentando desintegrar um em pleno voo, após isso o pessoal ficou mais empolgado e então resolvermos encarar.

Segue abaixo o link do vídeo em questão feito á época, até que o danado suportou bem durante a filmagem porem, no voo posterior, o finado não teve a mesma sorte... :twisted: Foi lindo... :D Pena não ter filmado pois tinha acabado a bateria do celular.

https://www.youtube.com/watch?v=SAOz426AZrY

Re: Adaptação de um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Sáb Mar 26, 2022 9:51 pm
por Mauri
A ideia então é pegar um kit do Stik comum de 1 metro de envergadura que normalmente foi feito e indicado para iniciantes e fazer algumas modificações nele que são:

Reduzir a envergadura da asa de 1 metro para 95 cm.
Reduzir proporcionalmente os conjuntos de cauda.
Trocar o perfil assímetro por um simétrico NACA 12.
Adaptar um pino e um parafuso para fixar a asa que antes era presa por elásticos.
Substituir o depron de 4 para 5 mm nos estabilizadores para melhor reforço e também para facilitar no ajuste do CG.
Reforçar a asa colocando mais varetas de fibra de vidro.
Tirar ou diminuir o trem de pouso e rodas para um menor arrasto.

Eletrônica utilizada nesse aero.

Motor 2836 2350 kv
Hélice 6x4
Esc 60A
Bateria 3s 2200 mAh
4- Servos de 9 grs metal gear

Vídeo de estréia:

https://youtu.be/g1SeqMegW3I

Aero pronto.

WhatsApp (11) 966604012 Mauri
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Site: www.proaero.com.br



Segue então a montagem do kit já modificado iniciando pela asa:

Comecei por colar as duas partes com cola de ou para isopor.





Depois colei asa varetas superior e inferior de reforço da asa com cola PVA (tipo Cascorez).



Fiz o corte de encaixe na fuselagem de 34 mm para cada lado.





Encaixei o pino no centro da asa e do perfil colando-o na sequencia com cola Epóxi.




Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Sáb Mar 26, 2022 10:58 pm
por Mauri
Separei e colei com cola CA tipo (Super Bonder) na sequencia abaixo as novas partes que compõem o kit.








Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Sáb Mar 26, 2022 11:45 pm
por Mauri
Colei as duas laterais do lado esquerdo da fuselagem com cola de isopor.





Colei a vareta de reforço com cola PVA.



Colei as duas cavernas de Depron e seus lugares.





Fiz o mesmo procedimento com a parte direita da fuselagem.



Fiz a marcação de onde fazer os furos para a passagem dos conduítes.



Furação feita no lado direito.



Lado esquerdo.



Fiz um corte no canudo e encaixei um ao outro, depois fixei com durex, fiz o mesmo no outro par.



Posicionei os canudos em suas respectivas posições.



Colei com cola Epóxi os canudos para não correr o risco saírem de suas posições.







Fechei a fuselagem colando com cola de isopor e travando com fita crepe até a secagem total, especial atenção ao fechar para colocar o conduíte do lado direito para fora e logo depois de fechada verificar pela parte inferior da fuselagem o risco central e alinhar visualmente para que a mesma não fique torta.


Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Dom Mar 27, 2022 12:13 am
por Mauri
Cortei os excessos dos conduítes.





Fixei a parte de compensado a fuselagem usando cola de isopor.





Fixei com fita crepe as laterais até a secagem por completo.





Montei o conjunto que irá fixar a asa a fuselagem conforme sequencia abaixo.









Depois colei o conjunto na fuselagem com cola Epóxi.



Colei com cola Epóxi a parede de fogo no front da fuselagem.





Coloquei a asa em seu lugar, posicionei a trava de cima da asa no centro e furei com um arame quente e logo após coloquei o parafuso que prende todo o conjunto.



Stik pré montado.



Continua...

Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Qua Mar 30, 2022 12:03 am
por Mauri
Continuando...



Preparei a fuselagem para poder fazer a posterior entelagem.



Depois de pronta para entelar eu resolvi que iria colocar trem de pouso no aero, então instalei o suporte para posterior fixação do trem.





Suporte colado com cola Epóxi.





Iniciando a entelagem com vinil branco.











Fuselagem entelada.



Aqui fiz o reforço da asa para poder suportar uma maior velocidade acrescentando mais 4 varetas de fibra.

Parte superior.



Inferior.


Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Qua Mar 30, 2022 5:27 pm
por Paulinho
Show Mauri! Só me tira uma duvida, os comando de cauda e de asa são do tamanho normal? No Pylon os comandos são menores para não gerar Flutter, ainda mais sendo mais flexíveis por serem de depron.

Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Qui Mar 31, 2022 10:31 am
por Mauri
Paulinho escreveu:Show Mauri! Só me tira uma duvida, os comando de cauda e de asa são do tamanho normal? No Pylon os comandos são menores para não gerar Flutter, ainda mais sendo mais flexíveis por serem de depron.


Fala Paulinho, Bem observado cara, Eu realmente não me atentei a isso na hora de refazer o arquivo de corte do perfil da asa e diminuir a largura do aileron :?

Ja nos comandos de cauda eu lembrei e fiz a redução proporcional nos seus tamanhos, inclusive esqueci de mencionar na lista de mudanças que citei no post lá em cima, vou editar...

Outra mudança que fiz também foi reduzir o tamanho da asa de 1 metro para 95 cm.

Se bem que, eu lembro bem e da para ver no vídeo, o que o tremia e MUITO mesmo era apenas o estabilizador horizontal, dava até para ver e ouvir, até pensei que seria ele que iria ceder em voo, mas foi mesmo a asa que fechou e se descolou da fuselagem por falta obvia de mais reforços.

Foram cortados ao todo 8 kits e distribuídos para a galera da pista, e eles estão montando...

Bom, vamos testar na pratica e ver no que vai dar, com certeza irei postar videos aqui para conferirmos os resultados ok!

Grande Abraço!

Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Qui Mar 31, 2022 11:13 pm
por Mauri
Continuando...

Asa pronta para a entelagem.



Entelando as faixas brancas na parte superior da asa.





Optei por fazer o grafismo padrão do Stik com suas tradicionais cruzes de malta.



Adesivos colocados.



Entelando a parte inferior da asa.



Parte superior entelada.



Resultado parcial.


Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Enviado: Sex Abr 01, 2022 11:54 pm
por Mauri
Continuando...

Trabalhei as bordas dos estabilizadores H e V para diminuir o arrasto







Corte de 45° nas partes móveis.







Dei uma especial atenção no estabilizador horizontal colocando varetas de para um melhor reforço estrutural e também ajudar no ajuste do CG.





Estabilizadores entelados.



Resultado parcial.