Sport Stick 45
Enviado: Dom Jun 11, 2023 10:47 pm
O Ugly Stick tem diversos derivados: Mad Stick, Ultra Stick, Storm Stick, Slow Stick... mas a variante mais comum é a versão asa baixa. Uma alteração relativamente simples, normalmente os construtores ou fabricantes de kits apenas invertem a fuselagem e a empenagem. Esses aviões são bons voadores, realmente. Porém, algo me incomoda... não são aviões exatamente bonitos.
Conheço dois kits com essa configuração, porém com materiais e preços diferentes. A opção econômica é o kit da Gicólor Modelismo, feito totalmente em compensado 4mm. Um kit mais pesado, porém mais barato (R$ 149,00!!!); e se o piloto gostar de um voo mais "corrido", com mais inércia... pode ser uma boa. E também temos o kit da WGS Aeromodelos, este com uma construção mais tradicional, em compensado de 2,5mm e balsa; mais caro(R$ 423,69), porém mais leve.
Stick Asa Baixa Gicólor Modelismo - R$ 149,00
Stick Asa Baixa WGS - R$ 423,69
Existe um outro kit de Stick asa baixa, com diversas alterações estéticas que deixam o modelo com um visual muito mais agradável, o famoso Sport Stick da Flying Circus, disponível para diversas motorizações (.25, .45, .60/.90, 120 e 50cc).
Sport Stick Flying Circus - R$ 441,75
Um kit um pouco mais caro que o WGS, porém acredito que vale a diferença. Há algum tempo venho namorando o Sport Stick, sem pensar em um tamanho em específico. Porém, recentemente, consegui um ASP .52, perfeito para o 45. Além do motor, tenho mais 5 servos tamanho standard (1 futaba e 4 hitec), além de bateria, tanque, material para linkagem... Falta receptor e chave para finalizar a eletrônica, tá fácil montar um avião a partir disso.
Na semana passada encontrei uma raridade, um Slow Stick GWS lacrado na embalagem, nunca aberto, nunca montado, uma relíquia. Porém, peguei o avião já pensando em me desfazer para poder adquirir um kit do Sport Stick. E nos rolos do hobby acabei conseguindo essa troca, o Slow pelo kit do Sport.
A relíquia:
https://youtu.be/TTjWOnXiKvg
Alguns dados do avião (informações do fabricante):
Envergadura: 148 cm
Comprimento 129 cm
Área de asa: 43,5 dm2
Peso: 2650g com motor glow 52.
Pelos que vi voando, e pelo que conversei com proprietários, é um avião esporte asa baixa tradicional, voa como se espera de um avião desse tipo. Porém, bem competente em cumprir com o que promete: dócil, porém aceita bem as manobras básicas e algumas avançadas.
Os servos que tenho são:
1x Futaba S3003 (Analog Nylon 6.0V 4.10kg.cm)
4x Hitec HS-325HB (Analog Nylon 6.0V 3.67 kg.cm)
Provavelmente utilizarei o Futaba no leme + bequilha (por ter mais torque), s os Hitec em profundor, ailerons e acelerador.
São todos servos de 6.0V. A bateria que tenho é uma LiPo 2s, precisarei de um bec para regular essa tensão. A opção que tenho em mente é o bec de 10A da HobbyWing; além da qualidade e da capacidade, ele elimina a necessidade de comprar uma chave on/off, pois a mesma já vem integrada no equipamento.
O motor é um ASP .52 que está em bom estado, precisa somente de uma boa limpeza. O tanque é um Du-Bro usado, muito provavelmente deixarei este tanque guardado para testes de bancada, no avião devo utilizar um tanque transparente novo. Além disso, tenho outros acessórios, como montante, extensões, material de linkagem... não deve ser problema.
Para esse avião vou precisar de um receptor de pelo menos 6 canais. Mais que isso passa a ser exagero.
Canais:
1- Aileron D
2- Leme
3- Acelerador
4- Profundor
5- Aileron E
6- Power in
Decidi pelo TD R6. Um simpático receptor dualband de 6 canais.
O manual de referência para o ASP 52 é do Magnum XLS .52, que é essencialmente o mesmo motor. Quanto à hélice, o manual traz um bom range de opções de 9 a 12 polegadas. Minha ideia é comprar 3 opções e testar: 10x6 11x6 e 12x6.
O manual recomenda (para motores já amaciados) um combustível de no máximo 15% de nitro e no mínimo 16% de óleo. O Eagle 10/16 deve atender muito bem.
Esse foi o lero lero inicial. Nos próximos dias começo a postar fotos da montagem.
Conheço dois kits com essa configuração, porém com materiais e preços diferentes. A opção econômica é o kit da Gicólor Modelismo, feito totalmente em compensado 4mm. Um kit mais pesado, porém mais barato (R$ 149,00!!!); e se o piloto gostar de um voo mais "corrido", com mais inércia... pode ser uma boa. E também temos o kit da WGS Aeromodelos, este com uma construção mais tradicional, em compensado de 2,5mm e balsa; mais caro(R$ 423,69), porém mais leve.
Stick Asa Baixa Gicólor Modelismo - R$ 149,00
Stick Asa Baixa WGS - R$ 423,69
Existe um outro kit de Stick asa baixa, com diversas alterações estéticas que deixam o modelo com um visual muito mais agradável, o famoso Sport Stick da Flying Circus, disponível para diversas motorizações (.25, .45, .60/.90, 120 e 50cc).
Sport Stick Flying Circus - R$ 441,75
Um kit um pouco mais caro que o WGS, porém acredito que vale a diferença. Há algum tempo venho namorando o Sport Stick, sem pensar em um tamanho em específico. Porém, recentemente, consegui um ASP .52, perfeito para o 45. Além do motor, tenho mais 5 servos tamanho standard (1 futaba e 4 hitec), além de bateria, tanque, material para linkagem... Falta receptor e chave para finalizar a eletrônica, tá fácil montar um avião a partir disso.
Na semana passada encontrei uma raridade, um Slow Stick GWS lacrado na embalagem, nunca aberto, nunca montado, uma relíquia. Porém, peguei o avião já pensando em me desfazer para poder adquirir um kit do Sport Stick. E nos rolos do hobby acabei conseguindo essa troca, o Slow pelo kit do Sport.
A relíquia:
https://youtu.be/TTjWOnXiKvg
Alguns dados do avião (informações do fabricante):
Envergadura: 148 cm
Comprimento 129 cm
Área de asa: 43,5 dm2
Peso: 2650g com motor glow 52.
Pelos que vi voando, e pelo que conversei com proprietários, é um avião esporte asa baixa tradicional, voa como se espera de um avião desse tipo. Porém, bem competente em cumprir com o que promete: dócil, porém aceita bem as manobras básicas e algumas avançadas.
Os servos que tenho são:
1x Futaba S3003 (Analog Nylon 6.0V 4.10kg.cm)
4x Hitec HS-325HB (Analog Nylon 6.0V 3.67 kg.cm)
Provavelmente utilizarei o Futaba no leme + bequilha (por ter mais torque), s os Hitec em profundor, ailerons e acelerador.
São todos servos de 6.0V. A bateria que tenho é uma LiPo 2s, precisarei de um bec para regular essa tensão. A opção que tenho em mente é o bec de 10A da HobbyWing; além da qualidade e da capacidade, ele elimina a necessidade de comprar uma chave on/off, pois a mesma já vem integrada no equipamento.
O motor é um ASP .52 que está em bom estado, precisa somente de uma boa limpeza. O tanque é um Du-Bro usado, muito provavelmente deixarei este tanque guardado para testes de bancada, no avião devo utilizar um tanque transparente novo. Além disso, tenho outros acessórios, como montante, extensões, material de linkagem... não deve ser problema.
Para esse avião vou precisar de um receptor de pelo menos 6 canais. Mais que isso passa a ser exagero.
Canais:
1- Aileron D
2- Leme
3- Acelerador
4- Profundor
5- Aileron E
6- Power in
Decidi pelo TD R6. Um simpático receptor dualband de 6 canais.
O manual de referência para o ASP 52 é do Magnum XLS .52, que é essencialmente o mesmo motor. Quanto à hélice, o manual traz um bom range de opções de 9 a 12 polegadas. Minha ideia é comprar 3 opções e testar: 10x6 11x6 e 12x6.
O manual recomenda (para motores já amaciados) um combustível de no máximo 15% de nitro e no mínimo 16% de óleo. O Eagle 10/16 deve atender muito bem.
Esse foi o lero lero inicial. Nos próximos dias começo a postar fotos da montagem.