Cabo para jogar o Realflight/Aerofly com Radio Walkera

Vamos falar de simuladores e jogos ORIGINAIS, interfaces e cabos trainer, lembrando que aqui não se fala de jogos e simuladores PIRATAS.
Fabio_Jerena
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:48 pm
Localização: São Paulo

Cabo para jogar o Realflight/Aerofly com Radio Walkera

Mensagem por Fabio_Jerena »

Bom pessoal, sou novo no fórum e não tenho nenhuma experiência com aeromodelismo (aliás, montei aviões de madeira entelados com propulsão por elástico, kits). Encomendei um Walkera HM 60# mas ainda não peguei o mesmo, quero fazer o cabo treino para ter uma noção dos comandos já que nunca cheguei perto de um helicóptero e muitos dizem que para este primeiro contato o simulador é fundamental.
Porem após pesquisar bastante pela internet não consegui encontrar um tutorial para criar um cabo para este tipo de rádio (WK-0701), as referencias geralmente são FUTABA e acho que não são compatíveis.
Aliás, o tutorial aqui do fórum é para aquele tipo de conector de teclado antigo, o Radio Walkera é aquele conector menor (tipo mouse mais recente, acho que se chama MINI-DIM ), alguém já fez um cabo para este rádio, sabe se aquele circuitinho do cabo que liga na porta paralela funciona para esse rádio?
Andei vendo que têm muita gente que vende um cabo que se liga na placa de som, alguém têm o esquema dele (esse me parece que não existe circuito, é ligado diretamente Radio e PC/placa de som), alguém têm o software que traduz a modulação PCM para comandos de joystick?
Muito obrigado!!!

OBS: Alguem sabe se é possível encontrar ou conseguir o esquema do circuito desses rádios, formas de onda e etc??
Fly away...
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Seguinte, tenho um DF#60, igual ao seu e "apanhei" muito até ter um cabo que funcionasse e informações corretas, mas finalmente o cabo que tenho está funcionando no simulador.

Tenho um cabo que é ligado na placa de som. Segundo apurei, o cabo que liga na porta paralela e o que liga na porta serial não são compatíveis com o rádio PCM, eles funcionam nos rádios anteriores da Walkera, os rádios PPM (FM).

Vc irá precisar de dois aplicativos, fora o simulador, claro. São eles: o SmartProp Plus e o PPJoy.

O PPjoy pode ser baixado aqui: http://www.radio-controlled-toys.com/jabo_fms.htm

Não estou com o link do SmartPropPlus agora, mas não deve ser difícil achar na Internet.

Existe um esquema para montar o cabo adequado, só não me lembro exatamente onde, mas posso postar aqui se vc não encontrar. Mas é simples, vc irá precisar de um conector de vídeo do tipo mimi-dim de quatro pinos (compatível com o rádio), um plug P2 mono e cabo (uns 02 metros) de áudio (cabo com dois fios internos e malha de aterramento/proteção).

Olhando o mini-dim pela parte de trás, o pino inferior esquerdo será o pino dois e deverá ser ligado ao positivo do P2, o pino superior direito será o pino 3 e deverá ser ligado no negativo do P2. A malha do aterramento não é ligada, ela serve para isolamento e evitar interferências.

Depois tem que seguir um breve tutorial e algumas dicas de configuração e pronto !!! O simulador funcionando com o rádio Walkera PCM-0701.
Avatar do usuário
lfbg72
membro
Mensagens: 915
Registrado em: Sex Dez 15, 2006 11:00 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por lfbg72 »

Da uma olhada nesse site...
[url]http://www.heliguy.com/nexus/fmsinterface.html[/url]
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por leosusse »

desculpa entrometer no topico.. mas eu tenho um tx walkera que veio com o dragon fly de 4 ch..veio tambem o cabo.. ele eh simples, nao parece ter nenhum componente nem nada apenas uma saida COM1 e o mini din..

tentei seguir o tutorial que o lfbg72 passou mas nao conegui fazer funcionar...

alguem tem alguma dica?

muito obrigado
Avatar do usuário
giovanitonel
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 4:43 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por giovanitonel »

Encontrei umas fotos desse cabo em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52268674-cabo-pradio-walkera-todos-dvd-simuladores-frete-gratis-_JM estou pensando em fazer um também depois das dicas do riven!!

Abraços
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Seguinte, para os rádios walkera ppm (fm), o cabo com porta serial e paralela irão funcionar, segundo informações que recebi, não testei isso. No rádio walkera pcm (WK-0701) os cabos com porta serial e paralela não funcionam, isso eu testei. Nesse rádio, somente funcionou o cabo com interface P2 para ligar na placa de som.

É necessário dois programas, o SmartPropPlus e o PPJoy, o SmartProp tem que estar ativo durante o uso do simulador com a opção de ativar o PPJoy ativada.

No PPjoy, tem que configurar o Transmissor como Virtual Joystick, mapear 04 ou 06 canais, sendo que o canal 1 tem que mudar a configuração para canal 0 analógico.

Para testar, ir no controladores de jogo do windows e efetuar uma calibração, depois é só configurar no simulador, alguns comandos terão de ser configurados como invertidos para funcionarem de forma correta.

Eu comprei o cabo com saída serial que o giovanitonel postou, e ele não funcionou no WK-0701, mas o Radocz (vendedor) me passou algumas dicas para instalar o cabo que eu já tinha feito, o com saída P2, agora tá funcionando no Realflight G3.
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Aqui no e-voo tem um tutorial sobre o PPJoy (http://www.e-voo.com/tutoriais/interface/).

Quem tem rádio Walkera, favor não seguir o tutorial para fazer o cabo, não funciona, eu fiz e não deu nada, $$$ fora. Sigam apenas as instruções sobre a Instalação do PPJOY.
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Achei o site do SmartPropPlus, lá tem o esquema do cabo da Walkera (WK-0701) na seção "cables": http://www.geocities.com/shaul_ei/SmartPropoPlus.html

Outra coisa, no rádio, tem que tirar o cristal, segundo me informaram é para baixar o consumo do rádio e evitar danos no mesmo, pois a antena em uso com o simulador normalmente está baixada e tem que por a chave do canal 08 na parte de trás do rádio na posição desligado, convertendo o rádio para ppm (FM).
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Mensagem por araripe »

Eu comprei um cabo para este Walkera, com conexão para a serial, no mesmo vendedor do ML do link que o Giovanitonel postou acima. Parece que ele não tem mais o cabo serial mas vale a pena consultar. O cabo é legal, funciona bem no meu radio, e uso o FMS, Aerofly e Realflight G3 numa boa.

Entretanto, comprei no e-bay por US$20.00 um "radio joystick" USB que é muito melhor do que usar o rádio Walkera pq não precisa de alimentação. É só plugar na USB e o XP reconhece numa boa. Só não consegui ainda fazer o Realflight G3 aceitar ele. Alguém sabe como fazer o G3 aceitar um joy reconhecido pelo próprio XP?

O link onde comprei o kit do sim é o seguinte: (parece que não tem mais a oferta por US$20,00)

http://stores.ebay.com/RCTOYHOUSE

Sds
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por leosusse »

Poxa.. ainda nao conegui confugurar..
no passo 4 de" instalaçao do ppjoy, apos a "nota" do tutorial (http://www.e-voo.com/tutoriais/interface/) nao aparece nada que possa ser alterado.. apenas se for "controller1,2.."

alguem por favor, me de uma luz
Responder