Helice tripa x bipa

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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Zoltar
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Helice tripa x bipa

Mensagem por Zoltar »

Tenho procurado no fórum informações a respeito da equivalencincia entre hélices bi- e tripa sem grande sucesso. Aparentemente para uma hélice tripa x*y a equivalente seria uma bipa x-1*y... Alguém sabe se isto esta correto? Alguém conhece alguma tabela ou formula de conversão? Me refiro ao a equivalência de esforço para o motor.

Obrigado e bons vôos
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Igor Souza
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Mensagem por Igor Souza »

Acho que estou falando besteira, mas se nao me engano, uma tripá com diametro x e passo y é igual a uma bipá de diametro x+1 e passo y-1.

Mas recomendo esperar alguem mais experiente falar.

Abrcs!
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Zoltar,
Se vc estiver com o ingles em dia, o cara certo p/ te responder isso é o Chen, da GWS.

Sempre troco uns e-mails com ele e o cara é gente finíssima, prestando um suporte típico da GWS (nota 10).

Mesmo que ele não tenha a resposta na hora, ele procura com a turma de lá e te responde assim q possível.

É bom enviar e-mails p/ ele após as 8 da noite, por causa da diferença de fuso. Aí, por volta das 23:30 daqui, ele já responde, se tiver a resposta pronta.

o e-mail dele é mgchen@gws.com.tw

Mas vc tb pode encontrar isso no site da gws:
http://www.gwsus.com/english/product/propeller/propeller.htm

Não consegui entrar justo no link das 34 pás, mas tenta aí tarde.

Boa sorte!
Fabio
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Este do diminuir uma polegada é uma generalizacão do pessoal de glow e so' serve para alguns tamanhos. Imagine uma bipá 3x2 contra uma tripá 2x2... Ou 20x14 contra 19x14

Tem um otimo artigo do Martin Hepperle em http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm

A conclusão apos algumas equacoes é que:

Para passar de bipá para tripá, multiplique o diametro por 0,904

Para passar de bipá para quadripá, multiplique o diametro por 0,84

Exemplos, uma 10x6 bipá equivale a 9,04x6 tripá ou 8,4x6 quadripá

Isto em termos de consumo, em termos de eficiencia quanto mais pás pior.
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guga84
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Mensagem por guga84 »

Excelente explicação mestre Alex.
Só pensei q as tripá seriam melhores q as bipá, tava pensando em colocar no mustang, mas depois dessa deixa quieto msm.
Abraço,
Gustavo.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Quanto mais pás mais, mais uma entra na turbulencia da anterior, ficando menos eficiente.

Nos avioes 1:1, a vantagem de aumentar o numero de pas e' conseguir mais potencia sem aumentar excessivamente o diametro (que aumenta o trem de pouso e a velocidade da ponta) e a rotacao (que aumenta a velocidade da ponta). Lembrando que nestes e' preciso tomar cuidado para a ponta da helice nao atingir a velocidade do som.

Nos nossos modelos podemos aumentar bastante a rotacao sem este risco, portanto melhor uma bipá em uma rotacao maior.
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adalberto
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Mensagem por adalberto »

Desculpa a pergunta, mas, o que acontece quando a ponta da hélice alcança a velocidade do som?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

[quote:be996b266f="adalberto"]Desculpa a pergunta, mas, o que acontece quando a ponta da hélice alcança a velocidade do som?[/quote:be996b266f]

As hélices normais, assim como as asas normais, não funcionam bem acima da velocidade do som.

As pontas das hélices sempre se deslocam no ar bem mais rápido do que o avião no qual estão instaladas, pois sua velocidade é a velocidade do avião mais a velocidade linear da ponta da hélice. Por causa disto, a máxima velocidade teórica para aviões a hélice fica em torno de Mach 0.7.

O arrasto da hélice, e portanto o torque necessário para girá-las, aumentam significativamente, assim como o ruído devido à formação de ondas de choque.

Para uma hélice funcionar bem acima da velocidade do som, é necessário que sejam bem finas, curvas (em formato de cimitarra) e de preferência contra-rotativas. Neste arranjo elas são eficientes acima da velocidade do som, chegando a ser mais eficientes do que turbofans.

Nunca ouvi, mas dizem que o russo Tu-95, o mais rápido avião a hélicie ( Mach 0.82) faz um baita barulho.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d0618026c0="adalberto"]Desculpa a pergunta, mas, o que acontece quando a ponta da hélice alcança a velocidade do som?[/quote:d0618026c0]

Acontece um efeito chamado ressonancia harmonica... já vi testes em helices feitas com camera super hiper lenta euma onda se propaga por toda helice fazendo ela oscilar cada vez mais e mais até que cada nó da oscilação se parte... ou seja é helice voando pra todo lado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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Rodrigo Morales
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Mensagem por Rodrigo Morales »

Mas no caso de modelos de velocidade, em que o motor pode chegar a uns 30 mil RPM, as pontas das hélices não atingem uma velocidade de Mach 1?
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