![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
Sim, os planadores de colina realmente têm o poder de injetar adrenalina em qualquer piloto que se preze, fazendo cair o queixo dos mais céticos, como eu.
Pois bem, embalado por esta perspectiva acolhedora eis que me encontro dando meu segundo passo na direção do planadorismo, desta vez inspirado na qualidade das fotos aéreas que alguns companheiros de hobby têm conseguido usando motoplanadores como plataforma de võo.
O modelo que escolhi para cumprir este objetivo foi o Windex 1200C, cuja planta saiu na revista Model Airplane News de agosto de 2001. Trata-se, apesar da apresentação um pouco extravagante, de uma escala reduzida de um motoplanador real, na verdade, o motoplanador mais rápido do mundo, segundo o articulista da revista.
A planta, disponibilizada neste tópico, apresenta os detalhes para a construção de um modelo de balsa com 180 centímetros de envergadura. A fim de ajustá-lo às minhas necessidades fiz algumas adaptações práticas bastante profundas, como construí-lo em isopor e acrescentar poliedro à asa. Basicamente só utilizei as proporções e o contorno da planta, embora tenha-o feito ~15% menor do que o indicado na planta.
A fuselagem e a empenagem do modelo abaixo foram feitas em depron (folha Pluma) e as asas em isopor P3 reforçadas com fibras de vidro e de carbono. O motor é um brushless retirado de um CD ROM e reenrolado para ter a performance próxima à de speed400 e é sustentado por um tubo de fenolite.
Eis as dimensões básicas:
Envergadura: 150 cm
Comprimento: 75 cm
Peso total: 295 gramas (375 gramas com a câmera instalada)
Carga Alar: ~21 gramas por decímetro quadrado (passou muito perto, hein Gustavo
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
Motor: CD ROM enrolado com 21 voltas de fio 26, fechamento em delta, imã original
Hélice: 6 x 3 GWS
Bateria: Lipoly 1200mA/h Etec
Rádio: 4 canais (acelerador, leme, profundor e disparador da câmera)