Perfil para Planador Acrobático

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Perfil para Planador Acrobático

Mensagem por harpia »

Olá termiqueiros.

Depois do Fox de 1/8 de escala, estamos iniciando a construção de um FOX de 4,1m de envergadura de 2,1m de fuselagem. O modelo será feito exclusivamente para o vôo acrobático, característica principal do Fox. Nos modelos acrobáticos até 3m de envergadura é comum se usar perfis do tipo RG15 ou semi-simétrico, mas nos modelos maiores tenho observado nas pesquisas os seguintes perfis:

1. SD6060 ( ou S6060???)
2. HN951
3. HQ 1512

O fato é que a escolha do perfil é de suma importância para iniciar a construção do plug, pois um perfil errado prejudica consideravelmente o desempenho do planador.
Fica aqui aberta a discussão, gostaria da opinião de todos a respeito do assunto.

Desde já agradeço a atenção....
Edson
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Olá Edson

Tudo bem com você? Passei um bom tempo sem entrar no Fórum e faz uns dias, ao voltar, lí o post do Fox escala 1:8. Fico contente que um brasileiro tenha a iniciativa que você tem e é muito bom para nós, ter a opção de poder comprar um planador de fabricação nacional com um preço razoável.

A respeito do Fox de 410 cm você pergunta sobre o perfil mas se me permite, antes gostaria de fazer uma "reflexão-pergunta".
Acredito que se vc vai fazer um molde da fuselagem é porque tem a intenção de vender alguns modelos. Se você pretende vender no Brasil, na minha opinião, e baseando-me nos aeromodelistas que conheço aqui, no nordeste, falando em termos gerais, não querem ir até um lugar próprio para voar um modelo dessas características e o transporte de um modelo grande também não é fácil. Um modelo assim ( 410 cm de envergadura ) não vai ser barato por muito que você faça um precinho camarada e temos que pensar também que teríamos que comprar servos potentes e uma boa bateria o qual aumentaria a conta. O aeromodelista médio que eu conheço, não está acostumado com modelos deste tamanho e possívelmente precisaria de ajuda ( eu também, claro). Já para vôo térmico precisaria de um rebocador potente ou um torno elétrico.
Resumindo: não sei se um modelo deste porte é a melhor opção para o aeromodelista brasileiro (falando em geral). Já se você pensou em vender para o estrangeiro a coisa é diferente.
Edson, não me leve a mal, não quero lhe desanimar, só estou pensando em voz alta (escrevendo) e dando a minha opinião. Não quero que você tenha um prejuizo com os materiais que vai ter que empregar e o tempo que vai ter que trabalhar neste projeto.

Não seria melhor fazer um modelo na faixa de 280-300 cm de envergadura? :?: :?:
Por outro lado, voar um Fox de 410 cm de envergadura deve compensar tudo!!!!

Falando do perfil. Se quer um acrobático "puro sangue" eu colocaria um perfil com um "camber" entre 1% e 1,5%. Se você quer algo um pouco mais termiqueiro adote um perfil com camber de 2%. Pessoalmente gostei do HQ 1512. Os perfis HQ são muito conhecidos e reconhecidos. Se a maioria de aeromodelistas quando voam um Fox de 4m não sentem as pernas, como vão sentir a diferença de 0,5 % de camber? :lol: :lol:

Edson, posicione-se respeito da escala do modelo e depois poderemos aprofundar no tema do perfil. Tenho alguns artigos do modelo Fox (várias escalas) que podem servir como referência. Há um artigo à respeito de perfis para planadores acrobáticos em "Planet Soaring" dê uma olhada.

O seu projeto, até onde eu sei, é pioneiro no Brasil. Vou seguir este post com atenção e se posso ajudar em algo estou a disposição.


Até
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Olá Geraldo.

Agradeço muitíssimo suas palavras...

O Fox é um projeto que está sendo feito em parceria com um colega que já me apoiou muito em outros projetos e agora estamos iniciando mais este.
De início faremos 3 planadores, um para mim, que sou fã dos FOX e mais dois.
O preço de cada FOX será de R$ 1500,00, necessitando apenas os acessórios, freios, servos, rodas, etc.
Na faixa dos 2 a 3 metros, tenho mais dois projetos em andamento. Um LO100 e um Swift. Estes serão feitos para serem de baixo custo, no mesmo padrão do Fox 1/8 de escala.
Aguardem que em breve termos novidades...
Edson
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Olá

Edson, vejo que a escala do Fox não vai mudar, então teremos um planador acrobático de primeira, porém, ainda tendo um preço previsto bom (R$ 1500,00) será um planador para poucos. Preciso lhe dizer que gostaria muito ter um?
Achei dois artigos do Fox. O primeiro é de um francês, Alfred Bellec. O Fox dele tem uma envergadura de 280cm e um perfil HQ 2/10 e HQ 2/9 no extremo.
O segundo é de um belga, Vincent Onega. O Fox dele tem uma envergadura de 466cm e um perfil RG15. Este segundo está mais na linha do que vc quer fazer.

A respeito do Fox queria lhe fazer uma pergunta: vc fala que os freios não estarão incluídos. Tem alguma loja no Brasil onde comprar estes freios ou teriam que ser comprados no estrangeiro?

Você falou de mais dois projetos, um LO-100 e um Swift. Sei que teremos que aguardar para ter mais informação, mas poderia postar aquí as características de cada um? (envergadura, perfil, etc)

A respeito do LO-100 já tem um cara em Recife que vende este modelo e se não me engano em duas escalas diferentes. Ví faz algum tempo no aeroclube do Pina estas duas fuselagems porem não me lembro das escalas nem do preço, mas posso lhe dizer que o aspecto era super profissional. Acho que a pessoa que tinha comprado os kits se chama Mário. Se vc estiver interessado posso tentar perguntar e lhe dar mais dados a respeito.

Até
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Harpia, nao vou comentar muito nao, simplesmente excelentes os modelos, ou modeloes?

Tava fuçando na minhas pastas aqui e achei dois videos do fox, esse que vou postar nao sei as medidas, pois nao aparece no video...
O outro vou youtubar e posto depois...
http://www.youtube.com/watch?v=jIhGfwdU37A
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:acd18608af="Geraldo"]Olá

Edson, vejo que a escala do Fox não vai mudar, então teremos um planador acrobático de primeira, porém, ainda tendo um preço previsto bom (R$ 1500,00) será um planador para poucos. Preciso lhe dizer que gostaria muito ter um?
Achei dois artigos do Fox. O primeiro é de um francês, Alfred Bellec. O Fox dele tem uma envergadura de 280cm e um perfil HQ 2/10 e HQ 2/9 no extremo.
O segundo é de um belga, Vincent Onega. O Fox dele tem uma envergadura de 466cm e um perfil RG15. Este segundo está mais na linha do que vc quer fazer.

A respeito do Fox queria lhe fazer uma pergunta: vc fala que os freios não estarão incluídos. Tem alguma loja no Brasil onde comprar estes freios ou teriam que ser comprados no estrangeiro?

Você falou de mais dois projetos, um LO-100 e um Swift. Sei que teremos que aguardar para ter mais informação, mas poderia postar aquí as características de cada um? (envergadura, perfil, etc)

A respeito do LO-100 já tem um cara em Recife que vende este modelo e se não me engano em duas escalas diferentes. Ví faz algum tempo no aeroclube do Pina estas duas fuselagems porem não me lembro das escalas nem do preço, mas posso lhe dizer que o aspecto era super profissional. Acho que a pessoa que tinha comprado os kits se chama Mário. Se vc estiver interessado posso tentar perguntar e lhe dar mais dados a respeito.

Até
Geraldo[/quote:acd18608af]

O tamanho do Fox foi acordado entre os interessados pois a idéia é exatamente ter um plandor totalmente acrobático. Se fosse um Fox menor, com uma massa em torno dos 3 ou 4 kg não teria um desempenho satisfatório, então a proposta é fazer um planador com massa em torno dos 8kg.

Os freios nós compraremos na Icare www.icare-rc.com , lá tem muitos acessórios para planadores escala.

Sobre o LO100, não conheço a pessoa que vende, se você puder me dar mais detalhes seria interessante. O meu projeto será de 2 metros de envergadura.
O Swift terá 2,5m de envergadura, mas ainda tenho que finalizar os desenhos para definir custo e assim ter uma decisão mais apropriada para cada modelo, pois a idéia é não aumentar muito o custo para que os preços fiquem dentro das nossa realidade.
Edson
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Saca só a velô e como sobe o Fox.... para dar uma animada...
http://www.youtube.com/watch?v=jyC7bkPvF_k
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:51c90d4924="carlos renato"]Saca só a velô e como sobe o Fox.... para dar uma animada...
http://www.youtube.com/watch?v=jyC7bkPvF_k[/quote:51c90d4924]


Carlos,

Eu fico pensando: Como esse modelo consegue ganhar e manter a velocidade? Parece que o modelo tem motor, :D
É um vôo acrobático extremamente satisfatório. Isto é que me chama atenção no Fox.
Edson
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Putz Harpia,
Nada a declarar.
Só conheço o RG15 mesmo. Deve haver algo mais novo mesmo.
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Ritz

Mensagem por a1a_terabyte »

Lembro do Ritz 2-30-12 que é usado no alpina 2001, que é um excelente planador, já que o Ritz 1-30-10 é melhor adaptado aos acrobáticos com env. inf de 2,5 m, lembro tb do Eppler 203, do qual gosto bastante, e da sua lista fico com o HQ 12-15, penso que vc pode testar, como vc tem os dados do modelo, corda, env., peso, velocidade média esperada vc pode usar o XFLR5 que é um programa que vai simular todos os perfis citados ou posso te passar um programinha na base Exel que reuni tudo isso....


Tera
Anexos
Ritz 2 30 12.jpg
Ritz 2 30 12.jpg (7.16 KiB) Exibido 6751 vezes
Responder