Dúvida em v-tail

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thi_cesar
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Dúvida em v-tail

Mensagem por thi_cesar »

Estou com uma dúvida num planador de encosta para ventos fracos que estou fazendo meio a olho.....se der pra voar legal na encosta que encontrei o pessoal do ABC vai adorar :-) , quero fazer cauda v-tail, nos planadores que ví com esta cauda, tem pouquíssimo diedro, e poucos usam aileron, é isso mesmo ou o voou fica sofrível???

Agradeço....

Abraços
Thiago.
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

http://www.fatlion.com/sailplanes/vtail.html

Eu uso bastante pois é mais fácil de fabricar pois tem duas peças iguais, dois horns iguais etc. Cauda em V fica (geralmente) mais longe do chão nos pousos nem sempre perfeitos.
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rafael
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Mensagem por rafael »

[quote:ecffd3b8d5="Eduardo Yamin"]http://www.fatlion.com/sailplanes/vtail.html

Eu uso bastante pois é mais fácil de fabricar pois tem duas peças iguais, dois horns iguais etc. Cauda em V fica (geralmente) mais longe dos pousos nem sempre perfeitos.[/quote:ecffd3b8d5]

Vale dizer que também o modelo fica mais leve, e normalmente apenas ajustando o pack de baterias vc consegue ajustar o CG.
Favetta
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Gauchinho
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Mensagem por Gauchinho »

Na realidade é o contrário (ou pelo menos deveria) já que o V-Tail tira bastante manobrabilidade do modelo. Para vôo de encosta, não há tanto problema, uma vez que você sempre (ou quase) está voando com todas superfícies de comando com atuação de vento...
Para vôo termal, o V ajuda no menor arrasto e e no menor peso, mas perde performance pra caramba por não ter manobrabilidade suficiente pra fechar curvas de média/alta inclinaçãoi de asa.
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thi_cesar
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Mensagem por thi_cesar »

Eduardo valeu, mais quanto ao diedro??
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

[quote:31921cdcfa="thi_cesar"]Eduardo valeu, mais quanto ao diedro??[/quote:31921cdcfa]
Nao interfere no diedro, sao coisas independentes que tem que ser dimensionadas separadamente.
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Aqui tem uma discussão sobre calda V num post do orkut, acho válido ler.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=54170&tid=2554055216563617214

Aliás.. essa é única comunidade de aero no orkut que considero válido ler com frequencia! O resto só tem "que avião vc voa" (das que conheço).

Quando fui trocar de rádio pesquisei e achei ela com um post sobre 7CAP x 7202 cabuloso.. prós e contras expostos.
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

[quote:2df5da6bc7="Gauchinho"]Na realidade é o contrário (ou pelo menos deveria) já que o V-Tail tira bastante manobrabilidade do modelo.[/quote:2df5da6bc7]
Gauchinho,

Na minha opiniao (cada um pode ter a sua, né? :) ) o que tira manobrabilidade do modelo são aquelas caudas em V pessimamente mal-dimensionadas dos moldados europeus...

Compare o tamanho da area movel de um Sharon com cauda em V e o tamanho da area movel de um cauda em cruz. Só de profundor full-flying já tem mais que o dobro de area que aquelas duas tripinhas moveis que o cauda em V tem! E isso sem nem falar no leme que tambem é enorme no cauda em cruz.

Na minha opiniao uma cauda em V bem dimensionada tem funcionamento, peso, etc identico a uma cauda em cruz.
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Ericfly
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Mensagem por Ericfly »

Olá Thiago,

Onde fica a encosta que vc encontrou?
Dá lift com que vento, sudeste ou noroeste?
Independente da cauda, para voar em colina, principalmente colinas apertadas e urbanas, talvez com turbulência, recomendo que o planador tenha ailerons.

Abs

Eric
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thi_cesar
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Mensagem por thi_cesar »

Gostou da brincadeira né Eric.....
Fica Quase na divisa de Sto André e Maua, sou péssimo com localização cardeal mas se não me engano é noroeste, moro lá perto, o pessoal conhece como baixadão do Pq. São Vicente.... semana passada passei por lá e estava com o modelo no carro...... lá se foi o cesnna morro a baixo...... deve ter de baixo a cima um desnível de 25 mts....... e venta pra caramba....resultado, sustentou até legal, mas o modelo tem muito arranto o voava pra trás..... mas achei válida a brincadeira.........., vou fazer outro modelo e tentar de novo este fim de semana......

Thiago
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