Bateria Li-ion RCR-123A - Já tem 2 aviões voando c/ elas!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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Sukyake
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Bateria Li-ion RCR-123A - Já tem 2 aviões voando c/ elas!

Mensagem por Sukyake »

Eu estava tentando achar uma bateria substituta para meu avião, pois as baterias de Ni-MH já estão querendo abrir o bico.

Então fui no camelódromo procurar baterias, e achei essa Li-ion 3,6V 700mAh com recarregador por uns 20 paus.

[img:158551e5b6]http://img504.imageshack.us/img504/476/dsc05318xy1.jpg[/img:158551e5b6]
[img:158551e5b6]http://img504.imageshack.us/img504/2427/dsc05321kv7.jpg[/img:158551e5b6]

Carreguei ela e botei liga ao rotor de cauda do meu ex-piccoz da vida.

[img:158551e5b6]http://img504.imageshack.us/img504/8521/dsc05311smallsc0.jpg[/img:158551e5b6]

Com um consumo contínuo de 250mAh por 15min, ela não apresentou nem sinal de pretendia esquentar, exatamente o que eu esperava.

Por fim, instalei no meu digníssimo laranjinha... "a bomba", pois como a Li-ion era mais "gordinha" que o pack original, foi pindura do lado de fora.

Primeiro foi o teste estático.

Com o pack 3S de NiMH, eu conseguia 3min de motor com boa potencia, com uma tradicional curva de queda de potência; ao final do teste esse pack virava uma batata quente!

Com a Li-ion, reparei de cara que a rotação do motor era um pouco mais alta que o normal, fui de 4,2V até 3,4V em 5 min, não arrisquei continuar mais que isso, pois ao ligar o motor a tensão baixava demais, próximo de 3V. Entretanto foram 5min de plena potência, quase sem queda nenhuma, e a bateria ficou só morna. A descarga dada foi de cerca de 5C!

Gráfico aproximado

[img:158551e5b6]http://e-voo.com/forum/files/liion_x_nimh_369.jpg[/img:158551e5b6]

Experimentei voar com essa bateria no Barigui em um dia muito ruim... O bicho voou bem até para as condições climáticas, até melhor do que com o pack original.

Não sei até que ponto, mas acho que tem algum potêncial para pequenos aeromodelos. ^^
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Mais fotos...

Oia a gordinha! XD
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Laranjinha - Thunder Hawk
[img:a67a977498]http://img6.uploadhouse.com/fileuploads/1177/1177767ab216d3031f1267697b2b7f33c3e4e55.jpg[/img:a67a977498]
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diubadiuba
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Mensagem por diubadiuba »

Boa iniciativa
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

[quote:3836e0dc6e="diubadiuba"]Boa iniciativa[/quote:3836e0dc6e]

Valeu Diubadiuba! ^^
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

Interessante , 5C já dá para quebrar um galho em modelos menores , levando em consideração que é Litio-ion e não Litio-polimero 5C está ÓTIMO para ser uma bateria de camelô.

Realmente ME SUPREENDEU! Se eu achar no camelódromo da minha cidade esta bateria com certeza vou comprá-la!
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Mini planadores poderiam até usar essas baterias, pois normalamente o consumo deles é baixo. ^^

Não se Li-ion tem o problema das Li-po quanto a tensão baixa, por isso ainda estou em dúvida sobre quais limitações dessa bateria.

Vai mais umas fotos da *gordinha* no avião.

PACK ORIGINAL
[img:69cf81d566]http://img5.uploadhouse.com/fileuploads/1181/1181536eb25d0b450b5b3756fc6ac34cfdac59c.jpg[/img:69cf81d566]
[img:69cf81d566]http://img9.uploadhouse.com/fileuploads/1181/1181537f3d04f009ab3be84fcb7b5625b55ef6f.jpg[/img:69cf81d566]

A BOMBA DE Li-ION!
[img:69cf81d566]http://img7.uploadhouse.com/fileuploads/1181/1181538834ad5b874d225ff0c4ba0f4a6bc76f7.jpg[/img:69cf81d566]
[img:69cf81d566]http://img4.uploadhouse.com/fileuploads/1181/1181539f3310fc03be7a15cd77ece0e86f74238.jpg[/img:69cf81d566]
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

Tem as mesmas limitações de tensão mínima , e de carga. Porém como você pode ver elas são como pilhas , ou seja tem proteção maior (acho que é porque tem líquidos e não sólidos como reagentes).

E graças a isso a chance de "aparecer" o inchaço é menor , sei lá já judiei muito de um pack montado com Li-ion da 1001pilhas e ele continua com a mesma voltagem funcionando muito bem.
Pena que as Li-ion tem descarga bem menor e geralmente são mais pesadas que as Li-po.
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Mas... para substituir um pack de Ni-MH parecem ser o melhor quebra galho... XD

Se eu não me engano as Ni-Cd tem descarga maior que as Ni-MH, porém as Ni-MH parecem armazenar mais carga.

Mas se as Li-ion já apresentam melhor descarga que as Ni-MH e tem mais carga, já tá bom de mais! ^^
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FelippeRocco
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Mensagem por FelippeRocco »

Sukyake, os gringos já vêm usando as CR123 a algum tempo...cheguei a ver até relatos de 2S e 3S...só não sei o peso que dá...
Você sabe o quanto pesa a sua??
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Me parece que cometi um erro por causa de uma balaça com bateria baixa... Pelo que parece essa pilha é mais leve que o pack original!

Tirei o peso em 2 balanças: comum (5 em 5 gramas) e de 2 pratos; tudo para evitar mais erros!

Com a de 2 pratos deu algo próximo de 16-17g e na balança comum deu 20g. ^^

Ainda fiquei matutando aqui aqui possíveis configurações para packs.

5C parece ser uma faixa segura de descarga, então talvez (levando em consideração uma pilha de 3,6V 700mAh 17g) um pack 2S-3P pode vir a ser uma opção (7,2V 2100mAh 102g).

Claro que precisamos testar em condições mais críticas a Li-ion CR123.

Eu chuto que entre 10 e 7C deve ser o limite, mas não tenho nada aqui que consuma mais corrente que meu Laranjinha, e ainda não ousarei fazer esse teste sem pesquisar mais.

Espero que essas informações sejam de bom uso!

Boa sorte! ^^
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