Bateria Li-ion RCR-123A - Já tem 2 aviões voando c/ elas!
Bateria Li-ion RCR-123A - Já tem 2 aviões voando c/ elas!
Eu estava tentando achar uma bateria substituta para meu avião, pois as baterias de Ni-MH já estão querendo abrir o bico.
Então fui no camelódromo procurar baterias, e achei essa Li-ion 3,6V 700mAh com recarregador por uns 20 paus.
[img:158551e5b6]http://img504.imageshack.us/img504/476/dsc05318xy1.jpg[/img:158551e5b6]
[img:158551e5b6]http://img504.imageshack.us/img504/2427/dsc05321kv7.jpg[/img:158551e5b6]
Carreguei ela e botei liga ao rotor de cauda do meu ex-piccoz da vida.
[img:158551e5b6]http://img504.imageshack.us/img504/8521/dsc05311smallsc0.jpg[/img:158551e5b6]
Com um consumo contínuo de 250mAh por 15min, ela não apresentou nem sinal de pretendia esquentar, exatamente o que eu esperava.
Por fim, instalei no meu digníssimo laranjinha... "a bomba", pois como a Li-ion era mais "gordinha" que o pack original, foi pindura do lado de fora.
Primeiro foi o teste estático.
Com o pack 3S de NiMH, eu conseguia 3min de motor com boa potencia, com uma tradicional curva de queda de potência; ao final do teste esse pack virava uma batata quente!
Com a Li-ion, reparei de cara que a rotação do motor era um pouco mais alta que o normal, fui de 4,2V até 3,4V em 5 min, não arrisquei continuar mais que isso, pois ao ligar o motor a tensão baixava demais, próximo de 3V. Entretanto foram 5min de plena potência, quase sem queda nenhuma, e a bateria ficou só morna. A descarga dada foi de cerca de 5C!
Gráfico aproximado
[img:158551e5b6]http://e-voo.com/forum/files/liion_x_nimh_369.jpg[/img:158551e5b6]
Experimentei voar com essa bateria no Barigui em um dia muito ruim... O bicho voou bem até para as condições climáticas, até melhor do que com o pack original.
Não sei até que ponto, mas acho que tem algum potêncial para pequenos aeromodelos. ^^
Então fui no camelódromo procurar baterias, e achei essa Li-ion 3,6V 700mAh com recarregador por uns 20 paus.
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Carreguei ela e botei liga ao rotor de cauda do meu ex-piccoz da vida.
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Com um consumo contínuo de 250mAh por 15min, ela não apresentou nem sinal de pretendia esquentar, exatamente o que eu esperava.
Por fim, instalei no meu digníssimo laranjinha... "a bomba", pois como a Li-ion era mais "gordinha" que o pack original, foi pindura do lado de fora.
Primeiro foi o teste estático.
Com o pack 3S de NiMH, eu conseguia 3min de motor com boa potencia, com uma tradicional curva de queda de potência; ao final do teste esse pack virava uma batata quente!
Com a Li-ion, reparei de cara que a rotação do motor era um pouco mais alta que o normal, fui de 4,2V até 3,4V em 5 min, não arrisquei continuar mais que isso, pois ao ligar o motor a tensão baixava demais, próximo de 3V. Entretanto foram 5min de plena potência, quase sem queda nenhuma, e a bateria ficou só morna. A descarga dada foi de cerca de 5C!
Gráfico aproximado
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Experimentei voar com essa bateria no Barigui em um dia muito ruim... O bicho voou bem até para as condições climáticas, até melhor do que com o pack original.
Não sei até que ponto, mas acho que tem algum potêncial para pequenos aeromodelos. ^^
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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Mais fotos...
Oia a gordinha! XD
[img:a67a977498]http://img6.uploadhouse.com/fileuploads/1177/1177761b5eacc284ec85b7d4cfeeecad0406ee4.jpg[/img:a67a977498]
[img:a67a977498]http://img7.uploadhouse.com/fileuploads/1177/1177760057931c8d68f5694a008bd6f92481164.jpg[/img:a67a977498]
Laranjinha - Thunder Hawk
[img:a67a977498]http://img6.uploadhouse.com/fileuploads/1177/1177767ab216d3031f1267697b2b7f33c3e4e55.jpg[/img:a67a977498]
Oia a gordinha! XD
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Laranjinha - Thunder Hawk
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Enquanto há vida, há esperança.
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- diubadiuba
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- Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
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- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Mini planadores poderiam até usar essas baterias, pois normalamente o consumo deles é baixo. ^^
Não se Li-ion tem o problema das Li-po quanto a tensão baixa, por isso ainda estou em dúvida sobre quais limitações dessa bateria.
Vai mais umas fotos da *gordinha* no avião.
PACK ORIGINAL
[img:69cf81d566]http://img5.uploadhouse.com/fileuploads/1181/1181536eb25d0b450b5b3756fc6ac34cfdac59c.jpg[/img:69cf81d566]
[img:69cf81d566]http://img9.uploadhouse.com/fileuploads/1181/1181537f3d04f009ab3be84fcb7b5625b55ef6f.jpg[/img:69cf81d566]
A BOMBA DE Li-ION!
[img:69cf81d566]http://img7.uploadhouse.com/fileuploads/1181/1181538834ad5b874d225ff0c4ba0f4a6bc76f7.jpg[/img:69cf81d566]
[img:69cf81d566]http://img4.uploadhouse.com/fileuploads/1181/1181539f3310fc03be7a15cd77ece0e86f74238.jpg[/img:69cf81d566]
Não se Li-ion tem o problema das Li-po quanto a tensão baixa, por isso ainda estou em dúvida sobre quais limitações dessa bateria.
Vai mais umas fotos da *gordinha* no avião.
PACK ORIGINAL
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A BOMBA DE Li-ION!
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- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Tem as mesmas limitações de tensão mínima , e de carga. Porém como você pode ver elas são como pilhas , ou seja tem proteção maior (acho que é porque tem líquidos e não sólidos como reagentes).
E graças a isso a chance de "aparecer" o inchaço é menor , sei lá já judiei muito de um pack montado com Li-ion da 1001pilhas e ele continua com a mesma voltagem funcionando muito bem.
Pena que as Li-ion tem descarga bem menor e geralmente são mais pesadas que as Li-po.
E graças a isso a chance de "aparecer" o inchaço é menor , sei lá já judiei muito de um pack montado com Li-ion da 1001pilhas e ele continua com a mesma voltagem funcionando muito bem.
Pena que as Li-ion tem descarga bem menor e geralmente são mais pesadas que as Li-po.
- FelippeRocco
- membro
- Mensagens: 198
- Registrado em: Dom Jul 23, 2006 1:33 am
- Localização: São Carlos, SP
Me parece que cometi um erro por causa de uma balaça com bateria baixa... Pelo que parece essa pilha é mais leve que o pack original!
Tirei o peso em 2 balanças: comum (5 em 5 gramas) e de 2 pratos; tudo para evitar mais erros!
Com a de 2 pratos deu algo próximo de 16-17g e na balança comum deu 20g. ^^
Ainda fiquei matutando aqui aqui possíveis configurações para packs.
5C parece ser uma faixa segura de descarga, então talvez (levando em consideração uma pilha de 3,6V 700mAh 17g) um pack 2S-3P pode vir a ser uma opção (7,2V 2100mAh 102g).
Claro que precisamos testar em condições mais críticas a Li-ion CR123.
Eu chuto que entre 10 e 7C deve ser o limite, mas não tenho nada aqui que consuma mais corrente que meu Laranjinha, e ainda não ousarei fazer esse teste sem pesquisar mais.
Espero que essas informações sejam de bom uso!
Boa sorte! ^^
Tirei o peso em 2 balanças: comum (5 em 5 gramas) e de 2 pratos; tudo para evitar mais erros!
Com a de 2 pratos deu algo próximo de 16-17g e na balança comum deu 20g. ^^
Ainda fiquei matutando aqui aqui possíveis configurações para packs.
5C parece ser uma faixa segura de descarga, então talvez (levando em consideração uma pilha de 3,6V 700mAh 17g) um pack 2S-3P pode vir a ser uma opção (7,2V 2100mAh 102g).
Claro que precisamos testar em condições mais críticas a Li-ion CR123.
Eu chuto que entre 10 e 7C deve ser o limite, mas não tenho nada aqui que consuma mais corrente que meu Laranjinha, e ainda não ousarei fazer esse teste sem pesquisar mais.
Espero que essas informações sejam de bom uso!
Boa sorte! ^^