IRON - colineiro - agora monoleme.
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2061
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
IRON - colineiro - agora monoleme.
Estou com uma baita coceira de fazer um PSS para este inverno, ainda tenho um resto de EPP.
O meu último de EPP, e os outros PSS que fiz tiveram sempre o problema de destruir na famosa interface "ar-terra".
Eles tinham de 700 a 1300 gramas.
A zagi é o modelo mais indestrutível que conheço, pelo próprio design.
Mas eu tenho um problema pessoal contra zagis, então estou desenhando outra coisa.
Minha "Tauba" tem se provado indestrutível,
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30045
mas ela é termal. Ela já pousou de nariz nas pedras de Pirapora, e graças a um EPP no nariz, ela bate e dá um pulinho, só.
Sonho de consumo é o Shogun - foto - ele tem um design fantástico. Mas seu nariz é o problema - super vulnerável. Como ele não tem espessura de fuse, um narizinho belo desses fica perigoso.
Sei, sei, vocês irão dizer, fibra ele, mas sabem que fibra x pedra, quem sai ganhando é a pedra !
Inspirado no Shogun uma vez fiz esta "nave", sem nome, que ficou HORROROSO !!!
Mas este representa a idéia de "indestrutível" : uma plank, com corpo "chato". Agora falta acertar no design deste nariz rombo.
A idéia é 1200mm de envergadura mesmo, pois é um tamanho bem bom para o propósito.
Todo de EPP.
Se fizer maior, tem que ser mais pesado, e destrói mais rápido.
A Half-pipe tem o conceito bastante semelhante, só que o nariz é menor. Só que falta alguma coisa na halfpipe, acho que um PSS tem que ter alguma cara de avião de verdade ou futurista.
O meu último de EPP, e os outros PSS que fiz tiveram sempre o problema de destruir na famosa interface "ar-terra".
Eles tinham de 700 a 1300 gramas.
A zagi é o modelo mais indestrutível que conheço, pelo próprio design.
Mas eu tenho um problema pessoal contra zagis, então estou desenhando outra coisa.
Minha "Tauba" tem se provado indestrutível,
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30045
mas ela é termal. Ela já pousou de nariz nas pedras de Pirapora, e graças a um EPP no nariz, ela bate e dá um pulinho, só.
Sonho de consumo é o Shogun - foto - ele tem um design fantástico. Mas seu nariz é o problema - super vulnerável. Como ele não tem espessura de fuse, um narizinho belo desses fica perigoso.
Sei, sei, vocês irão dizer, fibra ele, mas sabem que fibra x pedra, quem sai ganhando é a pedra !
Inspirado no Shogun uma vez fiz esta "nave", sem nome, que ficou HORROROSO !!!
Mas este representa a idéia de "indestrutível" : uma plank, com corpo "chato". Agora falta acertar no design deste nariz rombo.
A idéia é 1200mm de envergadura mesmo, pois é um tamanho bem bom para o propósito.
Todo de EPP.
Se fizer maior, tem que ser mais pesado, e destrói mais rápido.
A Half-pipe tem o conceito bastante semelhante, só que o nariz é menor. Só que falta alguma coisa na halfpipe, acho que um PSS tem que ter alguma cara de avião de verdade ou futurista.
- Anexos
-
- A Tauba, termal indestrutível (fora combate).
- Imagem 167.JPG (25.64 KiB) Exibido 11288 vezes
-
- O Shogun - design fantástico - porém nariz frágil.
- shogun.JPG (18.32 KiB) Exibido 11288 vezes
-
- Este design ficou tosco... mas é o conceito que desejo.
- nave.JPG (35.26 KiB) Exibido 11288 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2061
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
O Murciélago tem o mesmo conceito de plank e nave que desejo, mas não sei, para colina, eu não gostei do stoll dele lá no ibirapuera :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=34427&highlight=murci%E9lago
Estou desenhando este "Iron" que foi inspirado num ferro-de-passar.
É mais-ou-menos o que estou pensando.
Perfil PW51 (é isso Erick?) que escorrega bem.
Ele tem o mesmo conceito da Half-pipe, como disse, uma plank enflexada.
Peso estimado entre 600 e 900 gramas.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=34427&highlight=murci%E9lago
Estou desenhando este "Iron" que foi inspirado num ferro-de-passar.
É mais-ou-menos o que estou pensando.
Perfil PW51 (é isso Erick?) que escorrega bem.
Ele tem o mesmo conceito da Half-pipe, como disse, uma plank enflexada.
Peso estimado entre 600 e 900 gramas.
- Anexos
-
- O Murciélago tem um design legal (modéstia...), mas não gostei do stoll dele.
- DSC03258.JPG (27.05 KiB) Exibido 11274 vezes
-
- O Iron é aproximadamente o projeto final. Só fico na dúvida da quilha única que é frágil.
- iron.JPG (18.79 KiB) Exibido 11274 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6278
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
Marcos, gostei do Iron, tem desenho moderno ... como estou preparando os perfis para corte ... para asa para o Slow Stick e para a Asa Termal ... então para fazer um outro é só fazer um outro perfil ... :-) Tenho placa de P3 suficiente para fazer os 3 ou 4 ... se der na telha de fazer o Tauba. Perfil BW050209? Por falar nisto no meu Profili não tem o perfil PW51 também ... onde obteve ?
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2061
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
[quote:0f6803164e="Eduardo Yamin"]PSS não é modelo escala ?
Nem só a asa de um P51 parece com essa plank =]
voce vai adorar o PW51[/quote:0f6803164e]
PSS = Power Scale Soaring = ou seja, planador escala de avião a motor...
Sim, a idéia é ser escala de algo, fica mais interessante.
Mas como não tem nenhum avião parecido com uma plank (fora o Choucas, bléééé) - então criamos designs imaginários de aviões, e o fazemos, oras !
É o seguinte, em casa eu tenho que guardar meus aviões num armário de 1500 x 600 x 500. Só cabe plank !!!!
[quote:0f6803164e="Akamatsu"]
Marcos, gostei do Iron, tem desenho moderno ... como estou preparando os perfis para corte ... para asa para o Slow Stick e para a Asa Termal ... então para fazer um outro é só fazer um outro perfil ... Smile Tenho placa de P3 suficiente para fazer os 3 ou 4 ... se der na telha de fazer o Tauba. Perfil BW050209? Por falar nisto no meu Profili não tem o perfil PW51 também ... onde obteve ?[/quote:0f6803164e]
Akamatsu, no B2streamlines tem :
http://www.b2streamlines.com/BW050209.pdf
O PW51 eu nunca encontrei não, só o Erick e o Yamin que sabem.
Nem só a asa de um P51 parece com essa plank =]
voce vai adorar o PW51[/quote:0f6803164e]
PSS = Power Scale Soaring = ou seja, planador escala de avião a motor...
Sim, a idéia é ser escala de algo, fica mais interessante.
Mas como não tem nenhum avião parecido com uma plank (fora o Choucas, bléééé) - então criamos designs imaginários de aviões, e o fazemos, oras !
É o seguinte, em casa eu tenho que guardar meus aviões num armário de 1500 x 600 x 500. Só cabe plank !!!!
[quote:0f6803164e="Akamatsu"]
Marcos, gostei do Iron, tem desenho moderno ... como estou preparando os perfis para corte ... para asa para o Slow Stick e para a Asa Termal ... então para fazer um outro é só fazer um outro perfil ... Smile Tenho placa de P3 suficiente para fazer os 3 ou 4 ... se der na telha de fazer o Tauba. Perfil BW050209? Por falar nisto no meu Profili não tem o perfil PW51 também ... onde obteve ?[/quote:0f6803164e]
Akamatsu, no B2streamlines tem :
http://www.b2streamlines.com/BW050209.pdf
O PW51 eu nunca encontrei não, só o Erick e o Yamin que sabem.
- Anexos
-
- Esse é o choucas, o mais recente Plank 1:1 comercial que já ouvi falar.
- choucas.JPG (25.02 KiB) Exibido 11217 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6278
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
O do filme ainda tinha profundor e leme, mesmo tendo sido canibalizado de um C-119 Flyng Boxcar ... aliás um belo de um avião ... este também um outro projeto que está na gaveta.:-). Este Choucas é interessante, ainda vou dar uma olhada nos reviews dele. :-). Além disto no meio 1:1 esta configuração já está um bom tempo conosco:
[url=http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.nurflugel.com/Nurflugel/Fauvel/plansimplex.gif&imgrefurl=http://www.nurflugel.com/Nurflugel/Fauvel/e_arnoux.htm&h=191&w=416&sz=7&hl=pt-BR&start=17&um=1&tbnid=86N96oZr_qv3iM:&tbnh=57&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3DAirplane%2BChoucas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DG]Primeiras tentativas de aviões do tipo plank.[/url]
Olha um dos review deste motoplanador (!):
[url=http://alpaero.free.fr/choucas/english/index.htm]Choucas[/url]
[url=http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.nurflugel.com/Nurflugel/Fauvel/plansimplex.gif&imgrefurl=http://www.nurflugel.com/Nurflugel/Fauvel/e_arnoux.htm&h=191&w=416&sz=7&hl=pt-BR&start=17&um=1&tbnid=86N96oZr_qv3iM:&tbnh=57&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3DAirplane%2BChoucas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DG]Primeiras tentativas de aviões do tipo plank.[/url]
Olha um dos review deste motoplanador (!):
[url=http://alpaero.free.fr/choucas/english/index.htm]Choucas[/url]
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2061
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
Caramba Akamatsu - que compilação, uma história da plank !!!
Imaginar que em 1908 já tinha avião plank !
Eu já conhecia o Choucas - mas não tinha lido o report de vôo dele - é tudo de bom - o legal é que as planks repetem sempre o mesmo comportamento estável e dócil.
Acho o Choucas um super projeto para voar indoor no Ibirapuera - já tá na listinha.
Imaginar que em 1908 já tinha avião plank !
Eu já conhecia o Choucas - mas não tinha lido o report de vôo dele - é tudo de bom - o legal é que as planks repetem sempre o mesmo comportamento estável e dócil.
Acho o Choucas um super projeto para voar indoor no Ibirapuera - já tá na listinha.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
-
- membro
- Mensagens: 200
- Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
- Localização: Rio das Ostras
Apesar do choucas parecer um teco-teco sem rabo...ele tem uma boa performace no planeio...26:1, muito melhor que planadores antigos tipo o T31b que era de 18:1...e já vi um video dele pegando lift na encosta de uns 60m!
Marcos uma ideia...por que vc não faz o corpo feito de um perfil maior tipo 40cm e depois as asas usa o mesmo perfil(ou outro) só que com corda de uns 20cm...vai ficar muito eficiente aerodinamicamente.
Marcos uma ideia...por que vc não faz o corpo feito de um perfil maior tipo 40cm e depois as asas usa o mesmo perfil(ou outro) só que com corda de uns 20cm...vai ficar muito eficiente aerodinamicamente.
Esta é a idéia de hoje em dia:
[img:d0256a0fa0]http://www.aircrash.org/burnelli/images/cmp_lift.jpg[/img:d0256a0fa0]
Que são baseados no desenho de [url=http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mysteriesofcanada.com/images/Burnelli_fighter.JPG&imgrefurl=http://www.mysteriesofcanada.com/Canada/Canada_Car/burnelli_designs.htm&h=600&w=420&sz=25&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=iN3hmxuQ8KqDfM:&tbnh=135&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3Dburnelli%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DG]Burnelli[/url]
Como este:
[img:d0256a0fa0]http://www.teuton.org/dbarnett/Burnelli_B-1000.jpg[/img:d0256a0fa0]
[img:d0256a0fa0]http://www.aircrash.org/burnelli/images/cmp_lift.jpg[/img:d0256a0fa0]
Que são baseados no desenho de [url=http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mysteriesofcanada.com/images/Burnelli_fighter.JPG&imgrefurl=http://www.mysteriesofcanada.com/Canada/Canada_Car/burnelli_designs.htm&h=600&w=420&sz=25&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=iN3hmxuQ8KqDfM:&tbnh=135&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3Dburnelli%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DG]Burnelli[/url]
Como este:
[img:d0256a0fa0]http://www.teuton.org/dbarnett/Burnelli_B-1000.jpg[/img:d0256a0fa0]