Vela para Glow é a mesma que usa em carro ou moto?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
pirulegal
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Jun 10, 2008 11:41 pm

Vela para Glow é a mesma que usa em carro ou moto?

Mensagem por pirulegal »

???? 8)
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

Não. As velas glow são velas que estão sempre quentes, incandescentes, prontas pra detonar o combustivel assim que o pistão chega no ponto morto superior. As de motores para aeromodelo a gasolina é que são por faisca, gerada por por alta tensão, essas são as que se assemelham mais as velas de carros e motos.

Um abraço
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

as velas de glow não estão sempre acesas.
só acendemos na hora de dar a partida.
Avatar do usuário
gabiroba18
membro
Mensagens: 213
Registrado em: Qui Nov 09, 2006 7:09 pm
Localização: Santo andré sp
Contato:

Mensagem por gabiroba18 »

o calor de cada explosao do glow mantém a vela quente para a proxima explosao..
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Como alguns amigos acima já disseram, realmente fica sempre acesa, ela possui um filamento que é feito de um composto de alguns metais nobres, para se dar a partida no motor é conectada a bateria que deixa o filamento incandescente, após o motor entrar em funcionamento e retirar-se a bateria, o calor gerado pela própria combustão do motor mantém o filamento incandescente.

É comum, quando a mistura está muito fina e o motor muito quente, o filamento se romper com o motor em funcionamento e o motor continua funcionando normalmente, mas ao se desligá-lo o mesmo não liga novamente, pois o filamento está aberto e a bateria não pode mais acendê-lo.

Abraços.
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

Aproveitando o topico, pra nao ter que criar outro. Qual a tensão desses "acendedores" de vela ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Os "acendedores" de vela são chamados de Ni-Starter, e são células únicas de NiCd, com tensão nominal de 1,2V. Pilhas alcalinas também podem ser usadas, com tensão nominal de 1,5V, mas não é recomendável ir além disso... A corrente consumida fica na casa dos 3 ou 4 A.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:86ec817556="Hidden"]Como alguns amigos acima já disseram, realmente fica sempre acesa, ela possui um filamento que é feito de um composto de alguns metais nobres, para se dar a partida no motor é conectada a bateria que deixa o filamento incandescente, após o motor entrar em funcionamento e retirar-se a bateria, o calor gerado pela própria combustão do motor mantém o filamento incandescente.

É comum, quando a mistura está muito fina e o motor muito quente, o filamento se romper com o motor em funcionamento e o motor continua funcionando normalmente, mas ao se desligá-lo o mesmo não liga novamente, pois o filamento está aberto e a bateria não pode mais acendê-lo.

Abraços.[/quote:86ec817556]

Não é só o calor não... na realidade a "vela" faz parte da combustão por servir como catalizador, com o uso(muito uso) ela perde algumas de suas propriedades e o motor mal consegue "pegar". Ficar sem usar muito templo tb causa isso por oxidação (lenta mas presente) na "vela"
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A ação catalítica da vela se dá principalmente por conta do revestimento de platina do filamento. A platina é usada como catalisador em muitas reações químicas.
Conforme diss o Marco, com o tempo o revestimento de platina se esgota (o filamento aquecido libera moléculas de platina, que desencadeiam e aceleram a reação do combustão), e mesmo que a vela "acenda" normalmente, não consegue mais manter a reação.
(existe um outro metal usado no revestimento, mas eu não lembro nem onde deixei o Gardenal... não vou lembrar qual o metal, claro... acho que é o Ródio.... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: )
Fernando Morgado
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Dom Set 30, 2007 3:25 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Fernando Morgado »

Claudio,
Sua memória está ótima, hoje o metal mais usado é o Ródio.
Responder