Guia de Referência Glow / Elétrico
- Carlos Weiss
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- Carlos Weiss
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Olá Caio e Ricardo,
Estou usando a bateria do carro 45A e resistores em serie para carregar 2 pack de 3S A123 em paralelo. No voo são conectados em serie para fazer 6S.
Os resistores são de 1ohm/5W. Uso dois (em paralelo) conectados em serie com cada pack, se o motor do carro estiver funcionando, pois a tensão da bateria vai para quase 14V, para manter a corrente em 5A em cada pack.
Se o motor do carro estiver desligado, (bateria com 12,4V) uso 4 resistores em paralelo para cada pack.
Em resumo, carrego dois pack em paralelo, com 5A em cada, no total 10A vindos da bateria do carro. Não se deve tirar mas de 20% da corrente da bateria do carro, pois pode danificar. Acho que já ouvi uns estalos no carro durante a carga, bateria encolhendo????
Este esquema dos resistores foi indicado pelo Marcio H aqui de Curitiba e que tb frequenta o forum. Vou tentar fazer um circuito que termine a carga quando o pack chegar em 11V. Assim não tem que ficar vigiando.
Estou usando a bateria do carro 45A e resistores em serie para carregar 2 pack de 3S A123 em paralelo. No voo são conectados em serie para fazer 6S.
Os resistores são de 1ohm/5W. Uso dois (em paralelo) conectados em serie com cada pack, se o motor do carro estiver funcionando, pois a tensão da bateria vai para quase 14V, para manter a corrente em 5A em cada pack.
Se o motor do carro estiver desligado, (bateria com 12,4V) uso 4 resistores em paralelo para cada pack.
Em resumo, carrego dois pack em paralelo, com 5A em cada, no total 10A vindos da bateria do carro. Não se deve tirar mas de 20% da corrente da bateria do carro, pois pode danificar. Acho que já ouvi uns estalos no carro durante a carga, bateria encolhendo????
Este esquema dos resistores foi indicado pelo Marcio H aqui de Curitiba e que tb frequenta o forum. Vou tentar fazer um circuito que termine a carga quando o pack chegar em 11V. Assim não tem que ficar vigiando.
Os 10A para uma bateria de 45Ah correspondem a uma descarga de 0.22C, o que está de bom tamanho!
Porém em cada carga completa no pack A123 6s 2300mAh estará retirando ~10% de carga da bateria do carro. Em duas recargas retirará 20% de carga... É bom manter o carro ligado durante as cargas ou ligá-lo por alguns minutos após cada recarga.
Agora para carregar com 4C teria que dobrar a corrente de carga para ~20A (0.44C), o que é um pouco elevado e poderá forçar a bateria do carro. Acho melhor continuar usando 2C para não ter problemas...
Porém em cada carga completa no pack A123 6s 2300mAh estará retirando ~10% de carga da bateria do carro. Em duas recargas retirará 20% de carga... É bom manter o carro ligado durante as cargas ou ligá-lo por alguns minutos após cada recarga.
Agora para carregar com 4C teria que dobrar a corrente de carga para ~20A (0.44C), o que é um pouco elevado e poderá forçar a bateria do carro. Acho melhor continuar usando 2C para não ter problemas...
Atualização do sistema de propulsão do funfly 40:
Motor: KDA 50-12s 600kv
pack: A123 6s 2300mAh
Speed: Turnigy plush 60A
Hélice: APC 12 x 8E
Esse sistema de propulsão ficou superior a um glow 46 2t e próximo a um glow 52 2t! Deve ficar muito bom nos modelos mais velozes!
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=480618
Motor: KDA 50-12s 600kv
pack: A123 6s 2300mAh
Speed: Turnigy plush 60A
Hélice: APC 12 x 8E
Esse sistema de propulsão ficou superior a um glow 46 2t e próximo a um glow 52 2t! Deve ficar muito bom nos modelos mais velozes!
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Marcio, Segundo o fabricante, o KDA 50-12S 600kv suporta no max 55A e possui max eficiência na faixa de 20-40A! Deve suportar uns 1000W ou mais! O data sheet sugere hélice 13 x 11 para LiPO 4s e 13 x 8 para LiPO 5s!
Portanto suporta tranquilamente um pack A123 7s 2300mAh, só diminuir a hélice para uma APC 11 x 7E até uma APC 12 x 8E... Vai ficar bem rápido!
Baseado nos valores que obtive, fiz uns calculos usando o Aeronuts Calc para um pack A123 7s 2300mAh:
APC 11 x 7E: 30A / 610W / 10800rpm / 115km/h / 2.1kg
APC 11 x 8,5E: 36A / 740W / 10600rpm / 138km/h / 2.3kg
APC 12 x 6E: 37A / 750W / 10600rpm / 97km/h / 3.0kg (torque)
APC 11 x 8E: 38A / 760W / 10600rpm / 130km/h / 2.5kg
APC 10 x 10E: 39A / 760W / 10500rpm / 160km/h / 2.1kg (velocidade)
APC 12 x 8E: 42A / 820W / 10100rpm / 123km/h / 2.9kg (torque/velocidade)
Ricardo, O HXT 50-55A possui 400kv o que é muito baixo, por isso você precisa colocar um pack A123 8s/10s 2300mAh para ficar bom!
Já o TR 50-55B que possui 600kv, é mais adequado para um pack A123 6s/7s 2300mAh!
Portanto suporta tranquilamente um pack A123 7s 2300mAh, só diminuir a hélice para uma APC 11 x 7E até uma APC 12 x 8E... Vai ficar bem rápido!
Baseado nos valores que obtive, fiz uns calculos usando o Aeronuts Calc para um pack A123 7s 2300mAh:
APC 11 x 7E: 30A / 610W / 10800rpm / 115km/h / 2.1kg
APC 11 x 8,5E: 36A / 740W / 10600rpm / 138km/h / 2.3kg
APC 12 x 6E: 37A / 750W / 10600rpm / 97km/h / 3.0kg (torque)
APC 11 x 8E: 38A / 760W / 10600rpm / 130km/h / 2.5kg
APC 10 x 10E: 39A / 760W / 10500rpm / 160km/h / 2.1kg (velocidade)
APC 12 x 8E: 42A / 820W / 10100rpm / 123km/h / 2.9kg (torque/velocidade)
Ricardo, O HXT 50-55A possui 400kv o que é muito baixo, por isso você precisa colocar um pack A123 8s/10s 2300mAh para ficar bom!
Já o TR 50-55B que possui 600kv, é mais adequado para um pack A123 6s/7s 2300mAh!