4#3b motor dura pouquíssimo

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

4#3b motor dura pouquíssimo

Mensagem por Guga12345 »

Olá amigos,

É o meu primeiro heli mas vôo com ele com tranquilidade. Acontece que depois de uma semana voando mais ou menos uma hora por dia o motor vai ficando fraco até q não sobe mais.

Aconteceu com o motor original e com um segundo que comprei. Agora não sei se vou ter q ficar comprando motor atrás de motor.

Isso é normal ou eu estou usando errado?

Costumo voar c duas baterias e faço um vôo atrás do outro, só deixo esfriar um pouco o motor.

Se alguém tiver conhecimento de algum combo brushless e tenha dicas de instalação pq eu não tenho a menor idéia, só tinha voado aero combustão até então.

Procuro uma solução para não acabar deixando de lado este mini heli, que fora isso é show de bola..

Agradeço qualquer ajuda!
Gustavo
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

os motores brushed tem uma vida curta, se não me engano o IPS tem uma vida útil de 15h.

Mas sei lá viu :D.

Abrcs!
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Obrigado! Então deve ser normal... Vou tentar uma conversão mesmo, resta saber como.... rs

Abço!
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Estava fuçando num dos motores inutilizados e por acaso descobri que tem como recondicioná-lo facilmente. Basta limpar o contato na parte interna que fica tipo carbonizado.

Logo postarei o procedimento aqui.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:c00ceb38b4="Guga12345"]Estava fuçando num dos motores inutilizados e por acaso descobri que tem como recondicioná-lo facilmente. Basta limpar o contato na parte interna que fica tipo carbonizado.

Logo postarei o procedimento aqui.[/quote:c00ceb38b4]

Provavelmente a causa disso é faiscamento, vai ter que colocar capacitores de 100n entre os polos para diminuir esse efeito, melhor ainda se colocar um filtro Snubber http://en.wikipedia.org/wiki/Snubber http://www.maxim-ic.com/appnotes.cfm/appnote_number/848/ Fiz no meu e ele já tem 6 meses :P
Podem ser feitos testes com diodo transorb também
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Você amaciou o motor?
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Olá amigo,

Parece bem eficazes suas dicas, entretanto vão além da capacidade de um leigo no assunto. Com meus parcos conhecimentos que não vão além da experiência em desmontar carrinhos a pilha vou ter que ficar abrindo e limpando mesmo....

Se por acaso tiveres um tutorial simplificado eu possa tentar...

Obrigado! Abço!



[quote:197e23eb6e="Marco Antonio"][quote:197e23eb6e="Guga12345"]Estava fuçando num dos motores inutilizados e por acaso descobri que tem como recondicioná-lo facilmente. Basta limpar o contato na parte interna que fica tipo carbonizado.

Logo postarei o procedimento aqui.[/quote:197e23eb6e]

Provavelmente a causa disso é faiscamento, vai ter que colocar capacitores de 100n entre os polos para diminuir esse efeito, melhor ainda se colocar um filtro Snubber http://en.wikipedia.org/wiki/Snubber http://www.maxim-ic.com/appnotes.cfm/appnote_number/848/ Fiz no meu e ele já tem 6 meses :P
Podem ser feitos testes com diodo transorb também[/quote:197e23eb6e]
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Olá amigo,

Não tinha conhecimento da necessidade de se amaciar motores elétricos e não tenho de como fazê-lo. Se puder falar mais a respeito...

Obrigado! Abço!



[quote:d15decbb68="Ericfly"]Você amaciou o motor?[/quote:d15decbb68]
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

Oi pessoal,
Tenho um 4#3 e já tive problemas com perda de potência... achei que fossem os rolamentos... engrenagem... resolvi abrir o motor pra saber... bingo!!!
Na verdade esse motor não possui carvão no distribuidor (um pecado pra um motor desses), apenas uma lâmina de cobre que com pouco tempo se desgasta com o atrito e se rompe. Quando está prestes a romper é quando ele perde a potência pois não chega energina nas bobinas.
Quanto ao amaciamento, só é necessário em motores que usam carvão no distribuidor, pois o mesmo, antes de rodar, ainda não tem o formato do coletor e portanto não se ajusta perfeitamente envitando que a energia chegue de forma ideal às bobinas.
Santo homem que adaptou os motores brushless para aeromodelos.
Abraços
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:033bf73d60="Guga12345"]Olá amigo,

Não tinha conhecimento da necessidade de se amaciar motores elétricos e não tenho de como fazê-lo. Se puder falar mais a respeito...

Obrigado! Abço!

[quote:033bf73d60="Ericfly"]Você amaciou o motor?[/quote:033bf73d60][/quote:033bf73d60]
Olá Guga,

Conforme o Rafael falou, é necessário amaciar motores que usam carvões. No seu caso, não adianta amaciar, é uma lâmina (engraçado, eu não imaginava que usasse motor com lâmina: geralmente se usa este tipo de contato em motores de baixa potência, não algo que levanta um modelo...).
Quando você usar um motor com escovas de carvão, tem de fazer o seguinte procedimento para amaciar:

Ligue o motor, livre (sem carga) e com uma bateria com cerca de metade da tensão, e deixe girar até descarregar a bateria. Exemplo: se seu motor vai trabalhar com 7,4v, ligue com uma bateria de 3 células de nim (3,6v) de uns 600mah, e deixe descarregar até 3v (que é o limite recomendado para as células).
Uma maneira de acelerar o processo é deixar ele rodar, com esta tensão mesmo, por uns 5 minutos dentro de água. É necessário, após isto, secar bem o motor, e lubrificá-lo.

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Responder