Aí estão as fotos do ESC de 60A queimado.
Notem no canto inferior esquerdo da foto 01 os dois MOSFET queimados. Tb no detalhe.
Alex Magalhães, dá para vc assinalar o que devo medir (e o que?) para testar o ESC antes de me aventurar a trocar os mosfet?
Obrigado
Por que um ESC de 60A queimou?
ESC
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Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
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ESC
Prá quem acompanhou o tópico, aí está o vídeo de estréia do EDGE com o motor 3714 e ESC de 60. No dia seguinte a este vôo, na mesma configuração o ESC pifou.
http://br.youtube.com/watch?v=45T3o4QVW50
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Alexandre Araripe
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Bom... antes de comprar componentes, faça o seguinte:
Tire os FETs queimados, ligue em uma bateria (sem RX nem motor) e verifique se entre os fios preto e vermelho do conector do ESC tem 5V.
Se tiver, dessolde o pino 3 dos demais FETs e faça outro teste, pode até ser com eles ainda presos à placa.
Com um multímetro ajustado para prova de continuidade, ligue a ponta de prova preta no pino 3 (o da direita na foto), a ponta de prova vermelha no pino 2 (pode ser a aba metálica em cima) e ligue o pino 1 ao pino 3. Não deve conduzir nada.
Em seguida, pegue uma bateria qualquer (pode ser uma célula LiPo) com o negativo no pino 3 e o positivo no pino 1, deve conduzir.
Os FETs que funcionarem deste jeito estão bons, ou pelo menos funcionando.
Tendo pelo menos 6 funcionando, redistribua-os na placa, de forma a ter o mesmo número de FETs em cada bloco.
Ligue um motor, uma bateria fraca (eu uso um pack 2S com células tiradas de um notebook, descarregam somente 1C, então qualquer erro não queima nada).
Se tiver um servo-tester, teste com ele, se não tiver, use um TX e um RX para ver se o ESC gira o motor.
Se girar, e estiver tudo bem, faça um teste com hélice (menor que a usual, lembre-se que só tem metade dos FETs) e uma bateria boa.
Se funcionar, troque os FETs pelos que indiquei e você terá um ESC que trabalhará frio e dificilmente queimará.
Tire os FETs queimados, ligue em uma bateria (sem RX nem motor) e verifique se entre os fios preto e vermelho do conector do ESC tem 5V.
Se tiver, dessolde o pino 3 dos demais FETs e faça outro teste, pode até ser com eles ainda presos à placa.
Com um multímetro ajustado para prova de continuidade, ligue a ponta de prova preta no pino 3 (o da direita na foto), a ponta de prova vermelha no pino 2 (pode ser a aba metálica em cima) e ligue o pino 1 ao pino 3. Não deve conduzir nada.
Em seguida, pegue uma bateria qualquer (pode ser uma célula LiPo) com o negativo no pino 3 e o positivo no pino 1, deve conduzir.
Os FETs que funcionarem deste jeito estão bons, ou pelo menos funcionando.
Tendo pelo menos 6 funcionando, redistribua-os na placa, de forma a ter o mesmo número de FETs em cada bloco.
Ligue um motor, uma bateria fraca (eu uso um pack 2S com células tiradas de um notebook, descarregam somente 1C, então qualquer erro não queima nada).
Se tiver um servo-tester, teste com ele, se não tiver, use um TX e um RX para ver se o ESC gira o motor.
Se girar, e estiver tudo bem, faça um teste com hélice (menor que a usual, lembre-se que só tem metade dos FETs) e uma bateria boa.
Se funcionar, troque os FETs pelos que indiquei e você terá um ESC que trabalhará frio e dificilmente queimará.