EPP???

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2345
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

EPP???

Mensagem por Ricardo_BH »

Afinal o que é o tal EPP tao falado la fora?
É um material diferente do isopor??
Por que nao encontramos no Brasil??

Grato

Rick
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Ricardo, até onde meus parcos conhecimentos vão, EPP (Polipropileno expendido) é o material do qual é feito o X-Twin.

Talvez em um grade ("receita") diferente, mas aqueles macarrões de piscina tb são de EPP.

Abs.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Conforme o Fábio disse, EPP é o material do X-Twin. Ele parece um isopor comum, mas é mais brilhante (quando injetado), e é meio borrachento. Ao contrário do isopor, quando amassado, volta quase 100% à posição original. É bem mais caro, e difícil de encontrar no Brasil, que o EPS (isopor ou poliestireno expandido).
O macarrão de piscina não é EPP, mas sim Polietileno expandido.
O depron é o mesmo material do isopor, mas extrudado (ou seja, poliestireno extrudado).
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Como disseram EPP é outro material , quase "inquebrável" , que sofre pouco quando exposto a pressões e torções.

Pena que no Brasil seja tão difícil conseguir esse material .....

Para fazer Asas voadoras (principalmente de combate) é o material quase perfeito.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2345
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

\pois é..eu tenho o x twin..bacana..
è uma pena..

não acha mesmo no brasil?
não da pra importar ou não vale a pena??sera que acharia de 5cm de grossura?

Pq eu queria fazer asinhas pra iniciantes que ficassem quase indestrutiveis,para a pessoa realmente aproveitar e divertir muito.è muito chato estragar o brinquedo em pouco tempo.
Avatar do usuário
Andressa Gasparelli
membro
Mensagens: 164
Registrado em: Dom Set 14, 2008 1:31 pm

Re: EPP???

Mensagem por Andressa Gasparelli »

[quote:de6da8f2be="Ricardo_BH"]Afinal o que é o tal EPP tao falado la fora?
É um material diferente do isopor??
Por que nao encontramos no Brasil??

Grato

Rick[/quote:de6da8f2be]

Ricardo,

Pesquisando, descobri que [b:de6da8f2be]EPP[/b:de6da8f2be], é [color=red:de6da8f2be]PoliPropileno, ([b:de6da8f2be]PP[/b:de6da8f2be])[/color:de6da8f2be], [color=red:de6da8f2be]Expandido, ([b:de6da8f2be]E[/b:de6da8f2be]),[/color:de6da8f2be] e, pelo que vi, tem algumas empresas no Brasil que produzem e entregam o produto:

[quote:de6da8f2be]Novos materiais - Mas a principal evolução talvez esteja no tipo de material com que estes equipamentos são fabricados, o EPP (Polipropileno Expandido) e o EPS (Poliestireno Expandido). Esses materiais são bem mais resistentes aos impactos, impermeáveis, resistentes à umidade, e, o que é melhor, recicláveis de várias formas. O EPS já é utilizado há vários anos nos capacetes importados como BELL e Giro. A Caloi passou a utilizar recentemente o EPP na fabricação da sua linha de capacetes.[/quote:de6da8f2be]

[quote:de6da8f2be]O primo bom do isopor
A aparência é a mesma, mas o polipropileno expandido é ecologicamente correto e já atrai designers e fabricantes

Marcelo lima, marcelo.lima.antena@estadao.com.br

Por fora, a aparência granulada e a resistência à compressão do material - perceptível ao toque - remetem ao isopor, marca registrada do poliestireno expandido, uma resina empregada por décadas na confecção de embalagens. Mas as semelhanças param por aí. Inodoro, antialérgico e 100% reciclável, pouco no desempenho e na constituição química desse tipo de polipropileno remete ao primo mais próximo, principalmente em se tratando de seu impacto ambiental. Uma condição mais do que bem-vinda e que já começa a atrair a atenção de designers e fabricantes.

Utilizado sobretudo na indústria automotiva, o polipropileno expandido é uma espuma também obtida por moldagem a calor e alta pressão, a partir de grânulos de até 6 mm de diâmetro. Formado por uma intrincada cadeia de cápsulas de ar, o material surpreende pela alta resistência em comparação ao reduzido peso, além de possuir uma densidade variável, que varia do compacto da madeira à maciez da esponja - que, depois de comprimida, retoma o formato original.

Característica que chamou a atenção da Rowenta, tradicional fabricante de aspiradores francesa e que acaba de colocar no mercado o aspirador de pó Shock Absorber, o primeiro com carcaça produzida inteiramente desse material, com inéditos 3,2 kg (cerca da metade do peso de um modelo de plástico), além de um atrativo exclusivo: a resistência ao choque cinco vezes superior à tradicional, garantindo a circulação segura pelos interiores domésticos. Robert Meyrignac, gerente de produto da Rowenta, detalha outros desafios solucionados pelos projetistas: “Para preservar o mesmo nível de rendimento do motor, o sistema de filtração teve de ser redesenhado. E para eliminar qualquer risco de contato, todos os componentes elétricos receberam isolamento suplementar”.

Tão inusitado quanto seu peso, o equipamento surpreende também pela textura externa: ligeiramente granulosa, com uma sensação de toque próxima à do tecido em estado bruto, e que em nada remete ao acabamento polido das superfícies plásticas convencionais. Não por acaso, o jeans é a imagem imediatamente associada ao visual do aparelho, que pode ser encontrado em duas tonalidades, azul-claro e índigo, reforçando a imagem jovem do produto, e, por que não, da própria matéria-prima em sua versão expandida.

“O material cai como uma luva dentro de um estilo de vida cada vez mais nômade, sujeito a espaços reduzidos e mudanças constantes, dentro e fora da casa”, afirma Peter Marigold, designer londrino da nova geração, que integra a equipe de criação da inglesa Movisi - empresa que tem como alvo os jovens, em especial os profissionais urbanos, e que acaba de lançar uma linha completa de móveis e acessórios de polipropileno.

Entre as opções à venda, o Q Couch, do holandês Frederik Van Heereveld, tem assento modulável que pode originar de poltrona a sofá (a depender da quantidade de componentes dispostos) e que dispensa adesivos e peças para fixação. E ainda a Play, estante ou divisória de ambientes, desenhada por A. Phelouzat, de inúmeras possibilidades de montagem, a partir de três componentes básicos, montados também por encaixe.

“A relação peso e resistência oferecida pelo polipropileno é insuperável”, argumenta Marigold, que encontrou nesse material condições ideais de desenvolvimento para um dos seus mais ousados projetos: a Make Shift, estante regulável que faz bom uso dessa propriedade, ajustando-se, por pressão, a diversos tamanhos de vãos, graças a um sistema de encaixe que mantém a estante firmemente posicionada, mesmo quando suspensa. E tudo isso dispensando acabamentos. “O que não é pouca coisa”, pontua o designer.

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo [url]http://txt.estado.com.br/suplementos/casa/2007/11/18/casa-1.93.21.20071118.6.1.xml[/url] [/quote:de6da8f2be]

Vou continuar buscando e posto aqui qqr informação sobre estas empresas aqui do Brasil se eu encontrar. :wink:

Nada que uma 'boa' pesquisada naum resolva... Além é claro de, paciência e 'boa vontade'...rs :D

[quote:de6da8f2be][url]http://www.tecnopecas.com.br/produtos.asp[/url]

Matriz: Rua do Oratorio 242/ 248
Mooca - São Paulo - SP - Cep: 03116.000
Tel: (11) 2606.0583
Fax: (11) 2606.4474

Filial 1: Rua Teresina, 121
Vl. Bertioga - São Paulo
Cep: 03185.010
Tel: (11) 3624.7720 [/quote:de6da8f2be]

[i:de6da8f2be]É o 'penútimo' produto da listagem, sob número 221. Sua Expessura e Tamanho, são Sob Consulta diretamente com esta empresa.[/i:de6da8f2be]

[quote:de6da8f2be][url]http://www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=polipropileno+expandido[/url][/quote:de6da8f2be]
Acho que sou a primeira 'travesti' Aeromodelista do Rio de Janeiro, ou até, do Brasil! :) Abusaaaada!
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2345
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Bacana..

so falta achar quem venderia essas placas.tambem estou pesquisando, e vou postar o que encontrar.

Rick
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

O EPP é a resposta para a produção de treinadores quase indestrutíveis! Muito legal! Também vou procurar quem fabrique em blocos !ou lâminas! Será que isso é cortável como o isopor, com fio quente?
Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1606
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 1:14 pm
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Mensagem por Doca-SP »

sim... é cortavel igual a isopor...
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2345
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

ta dificil achar isso..vamos fazer um mutirão e tentar achar placas de epp.
eu arrumei uns pedaços de EPS que vieram com um micro ondas.vou usa-los pelo menos no borod de ataque da zagui.ele é meio mole nao daria pra fazer uma zagi.mas ja amortece a pancada.
Responder