Diferença entre helice

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
flavioborges
membro
Mensagens: 260
Registrado em: Seg Set 22, 2008 2:46 pm
Localização: Lins-SP

Diferença entre helice

Mensagem por flavioborges »

ola pessoal estou voando com um scout com motor xingling, ele veio no combo com helice 9x6, e voa sem problema sem esquentar esc ou motor, estou querendo colocar uma helice gws, mas aida não entendo a medida de helices qual seria a mais ideal para a substituição, gws 9047sf ou gws 9070sf. obrigado
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

9047 é o mesmo que 9x4,7, e 9070 é o mesmo que 9x7.
Abraços !
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

O primeiro número é o diametro em polegadas, o segundo corresponde ao passo da hélice (distancia que a hélice avançaria em uma volta se não houvesse deslizamento).

Então 9x6 significa que a hélice tem 9" de diametro e 6" de passo. O mesmo serve para 90x47, só que usando 2 casas decimais: 9" de diametro e 4,7" de passo.

A sigla depois dos números corresponde ao tipo de hélice:
HD = hyperdrive;
DD = directdrive;
E = Eletric;
SF = Slow Flyer.

Antes de falar o que significa SF, você deve entender primeiro que existem 2 importantes dados sobre o desempenho das hélices, o empuxo gerado e o pitch speed.
- O empuxo se refere a força que a hélice está provocando com o deslocamento do ar, acho que ele depende do diâmetro, do passo, da rotação e da área da hélice.
- O pitch speed refere-se a velocidade que essa massa de ar está sendo empurrada, se não me engano, depende só do diâmetro e da rotação.

Então podemos ter uma hélice 10x6 dando o mesmo empuxo que uma 9x6. Só que a 9x6 tem uma área é menor, ocasionando um menor volume de ar deslocado. Então para que o empuxo seja o mesmo, a 9x6 tem que girar mais rápido para compensar esse fato.

Se colocarmos num mesmo motor uma 10x5E e uma 9x6E, o empuxo gerado será aproximadamente o mesmo, pois a carga da 9x6 no motor será menor e ele irá girar mais rápido. Entretanto o pitch speed da 9x6 será maior que da 10x5.
Ou seja, o aero vai voar mais rápido.

Então as SF são para baixas rotações, elas tem uma área maior e conseguem fornecer um empuxo grande mesmo com um RPM pequeno. Entretanto, devido a baixa rotação, o pitch speed é baixo.
As outras hélices (HD, DD, E...) são hélices comuns, aguentam uma rotação bem maior que as SF e, consequentemente, terão um pitch speed maior.

Lembre que não é o ar deslocado pela hélice que manter o avião no ar (claro que existem as exceções e não são poucas, ehehheh), e sim o ar que passa pelas asas.
Todo avião tem a sua velocidade de estol, o conjunto propulsor deve ser capaz de manter o avião sempre acima dessa velocidade.

Resumidamente, dizemos que o pitch speed deve ser 50% maior que a velocidade de estol e o empuxo deve ser, pelo menos, 2/3 do peso do avião. Não adianta ter um aero com estol a 40km/h pesando 500g, com uma motorização que dê 700g de empuxo com pitch de 30km/h.
O avião pode até voar, mas vai voar mal.

Tem umas fórmulas para se calcular essas coisas, não lembro de cabeça mas tem em algum lugar do forum.

Abrcs!
flavioborges
membro
Mensagens: 260
Registrado em: Seg Set 22, 2008 2:46 pm
Localização: Lins-SP

Mensagem por flavioborges »

Vlw pessoal, obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
th3b0y
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Sex Abr 16, 2010 5:07 pm
Localização: Jales, SP

Mensagem por th3b0y »

Muito útil, estava com dúvidas a respeito de hélices e com certeza aprendi muito aqui.

Obrigado, Bruno.
marcosccarvalho
membro
Mensagens: 228
Registrado em: Ter Ago 23, 2011 7:22 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por marcosccarvalho »

to desenterrando, mas esse topico ta otimo pra minha pergunta

pessoal ainda nao entendi como escolher helice, entendi a parte de cima que o igor explicou (aliais muito boa a explicacao) mas to cheio de duvidas ainda

a pergunta referente a helices, porque se coloco uma helice grande queima o motor ou o esc esquenta , e uma pequena demais nao tem forca para subir? como chegar no meio termo?

sou novato e sempre compro helices diferentes e vejo que tem muita diferenca entre uma helice ou outra.

um exemplo meu, tenho um telemaster com emax 2822, ja usei varias helices mas as que mais gostei foram
9x6 gx essa era dura e o aero fica rapido voando em torno de 7 minutos
9x5 gws essa era mole e o aero fica docil voando em torno de 18 minutos
8x6 apc essa era meio dura e o aero fica veloz voei em torno de 9 minutos, mas o esc fica quente
e outra pergunta se voo com uma helice gws 9x5, e resolvo colocar uma sf, que tamanho de helice devo escolher, pq eu coloquei uma sf de 9x5 e o aero nao voou o mesmo tempo e o motor e o esc estava muito quente. pela minha logica teria que voar mais tempo, pois voei mais lento e rodei menos.
obrigado, e desculpe se a pergunta ja foi respondida antes, é que nao encontrei uma que explicasse isso tao a fundo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Como você desenterrou o tópico com algo útil, posso te dar dicas de como eu faço para escolher uma hélice.
Bom, como sou escalista, procuro seguir alguns detalhes da escala do aeromodelo em questão.
Vamos supor que eu vá fazer um Cessna 182, então procuro me informar qual é o diâmetro original da hélice dele e pesquisando por propeller cessna 182, encontrei que o diâmetro máximo é de 80" e o mínimo é de 78" e a envergadura dele é de 10,97m. Bom, me baseando em um equilíbrio de harmonia na construção, para evitar que o aeromodelo tenha uma hélice de bigode de Hittler ou que possa bater no chão, eu vejo a escala do aeromodelo que estou fazendo para saber qual o diâmetro da hélice será o mais indicado para o meu aeromodelo.
Vamos supor então que eu vá fazer o meu aeromodelo com 1,20m de envergadura e o original tem 10,97m, então divido os 10,97 por 1,20 e terei a escala dele a grosso modo para escolher a hélice.
10,97 / 1,20 = 9,1416, ou seja, arredondando, terei um aeromodelo a 1:9 de escala e então pego esses 9,1416 e divido pelo diâmetro da hélice do original que é de 80" e terei 80 / 9,1416 = 8,75" que no caso então, arredondo para 9" se eu for usar uma hélice bipá ou uma 8" se eu for usar uma hélice tripá.
Tendo escolhido o tamanho da hélice, parto para procurar qual será o melhor motor que aceita esse tipo de hélice e como esse aeromodelo não é de voo lento, embora seja um asa alta, nunca poderei usar nele uma hélice SF que será um erro isso, ainda mais se usar um motor com KV acima de 1000 e bateria 3S nele.
Sempre escolho primeiro a hélice proporcional ao tamanho do aeromodelo e depois o motor a ser usado, pois escolher um motor e depois ter uma hélice pequena demais ou grande demais, pode ser problema.
Outro detalhe muito importante que a maioria confunde em relação as hélices SF, é que elas são para aeromodelos de voo lento e não para deixar lento o voo do aeromodelo.
Vamos supor que um aeromodelo tenha a velocidade de estol em 15 Km/h, esse aeromodelo é de voo lento e uma hélice SF cumprirá perfeitamente bem a sua função, já que ela gera mais força do que velocidade, mas se o aeromodelo tiver uma velocidade de estol de 60Km/h, não será usando uma hélice SF que ele ficará mais lento, pois o que determina a velocidade de estol de um aeromodelo é a carga alar dele e não o tamanho da hélice.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
marcos gonçalez
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 1:11 pm
Localização: são josé do rio preto

Mensagem por marcos gonçalez »

Olá Igor souza e LaercioLMB,

muito obrigado pelas informações.

Foram muito úteis para mim.

OBRIGADO
marcosccarvalho
membro
Mensagens: 228
Registrado em: Ter Ago 23, 2011 7:22 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por marcosccarvalho »

obrigado laercio,

agora se alguem puder explicar a relação de consumo x helice acho que ficará quase completo esse topico sobre helices.

essa é outra duvida minha , porque depende do tamanho da helice o consumo, porque o esc esquenta, e porque se nao escolher a helice certa posso ate queimar meu motor?

e uma ideia, será que alguem experiente e que manje muito de helices, fazer um fixo sobre esse assunto, isso é muito importante, pois tem muita coisa no forum mas esta muito espalhado dificultando as pesquisas para iniciantes como eu
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:b7c7952548="marcosccarvalho"]obrigado laercio,

agora se alguem puder explicar a relação de consumo x helice acho que ficará quase completo esse topico sobre helices.

essa é outra duvida minha , porque depende do tamanho da helice o consumo, porque o esc esquenta, e porque se nao escolher a helice certa posso ate queimar meu motor?

e uma ideia, será que alguem experiente e que manje muito de helices, fazer um fixo sobre esse assunto, isso é muito importante, pois tem muita coisa no forum mas esta muito espalhado dificultando as pesquisas para iniciantes como eu[/quote:b7c7952548]

Veja da seguinte forma, se a hélice é ideal e o motor ou ESC está esquentando, é por que escolheste o motor errado para isso.
O consumo de um motor irá depender de diversos fatores, como por exemplo, o modo que o piloto voa, o planeio do aeromodelo, o arrasto dele, a carga alar não pode estar baixa demais e nem alta demais, pois carga alar alta demais, exige maior velocidade do aeromodelo para decolar e com isso, mais motor e se for leve demais, a energia cinética do aeromodelo será muito baixa, obrigando o aeromodelo a permanecer com motor por mais tempo, pois por ser leve demais, perde velocidade mais rapidamente e exige que se use o motor por mais tempo.
O consumo de um motor não está relacionado somente com a hélice usada, abrange uma série de fatores em que a maioria deles, tem sido completamente ignorados pela maioria, principalmente na hora de construir um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder