o avião de mais de 4.000 kmh
- andreaeromodelismo
- membro
- Mensagens: 1346
- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
- Localização: Glória RJ
- Contato:
o avião de mais de 4.000 kmh
com vocês o avião mais rápido do mundo que passa de 4.000 kmh http://www.youtube.com/watch?v=Oy-iA1HlXFA&feature=related
- andreaeromodelismo
- membro
- Mensagens: 1346
- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
- Localização: Glória RJ
- Contato:
- Renato_Pullin
- membro
- Mensagens: 787
- Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
O Blackbird SR-71 voava a uma velocidade máxima de Mach 3.2, que em kilometros por hora dá em torno de 3500 km/h. É o recordista de velocidade e altitude para a classe, atingindo 85000 mil pés de altitude.
Tive o prazer de ver pessoalmente essa máquina em uma visita ao Pima Air Museum em Tucson no Arizona.
[img:62d4d04d04]http://img525.imageshack.us/img525/2507/imagem089.jpg[/img:62d4d04d04]
[img:62d4d04d04]http://img150.imageshack.us/img150/2745/imagem268.jpg[/img:62d4d04d04]
Tive o prazer de ver pessoalmente essa máquina em uma visita ao Pima Air Museum em Tucson no Arizona.
[img:62d4d04d04]http://img525.imageshack.us/img525/2507/imagem089.jpg[/img:62d4d04d04]
[img:62d4d04d04]http://img150.imageshack.us/img150/2745/imagem268.jpg[/img:62d4d04d04]
Renato D. Pullin
- andreaeromodelismo
- membro
- Mensagens: 1346
- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
- Localização: Glória RJ
- Contato:
- Renato_Pullin
- membro
- Mensagens: 787
- Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
O meu recorde por enquanto é 47 mil pés e Mach .81, hehehe.
Mas já dá para ver a curvatura da terra nessa altitude:
[img:3f68c1ecec]http://img228.imageshack.us/img228/513/ogaaajsdqnlxtr3kk7gl2yo.jpg[/img:3f68c1ecec]
[img:3f68c1ecec]http://img228.imageshack.us/img228/8716/ogaaahj8axbn3ej53fmnrgr.jpg[/img:3f68c1ecec]
Mas já dá para ver a curvatura da terra nessa altitude:
[img:3f68c1ecec]http://img228.imageshack.us/img228/513/ogaaajsdqnlxtr3kk7gl2yo.jpg[/img:3f68c1ecec]
[img:3f68c1ecec]http://img228.imageshack.us/img228/8716/ogaaahj8axbn3ej53fmnrgr.jpg[/img:3f68c1ecec]
Renato D. Pullin
- Rubens Sayegh
- membro
- Mensagens: 942
- Registrado em: Qui Jan 12, 2006 2:49 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
O X-15 (1959 - 50 anos já!) foi desenhado para explorar os problemas de se voar a grandes velocidade e altitudes.
Era carregado por um B-52 até uma altitude de uns 12 km e aí era solto, passando a voar por meios próprios.
Possuia um Motor a reação (foguete) Thiokol XLR99-RM-2 comandável, alimentado com combustível líquido (hidrogênio líquido e amônia anidra). Empuxo de 25,855 kg. (Os prmeiros vôos foram feitos utilizando-se dois motores a reação LR11-RM-5, com 3,630 kg de empuxo cada).
Chegou a ultrapassar os 110 km de altitude, já tendo um vôo mais caracterizado como "de foguete", pois o ar é tão rarefeito a essa altitude, que as superfícies de controle tornam-se inoperantes.
Em 1967 atingiu Mach 6.72 (7.297 km/h).
As superfícies da cauda do X-15, em formato de cunha, proporcionavam estabilidade direcional em velocidades onde os formatos de asas convencionais já não tinham eficiência. Os largos estabilizadores verticais e o ângulo de ataque rebaixado das asas permitiam à aeronave uma estabilidade durante subidas a grandes altitudes. A subestrutura do X-15 é de titânio, com uma cobertura de Inconel X, uma liga de níquel capaz de suportar temperaturas de até 650 graus Celsius. Sua coloração negra auxiliava na dissipação do calor e as "falhas" na fuselagem se fechavam à medida que a temperatura aumentava, devido à dilatação do material.
Os pequenos furos junto ao nariz são controles de atitude, já que no ar rarefeito os estabilizadores convencionais não proporcionam controle aerodinâmico.
Envergadura: 6.7 m
Comprimento: 15.98 m
Peso: Aprox. 6.300 kg (vazio); 15.500 kg (abastecido "no talo")
Velocidade máxima alcançada: Mach 6.72 - 7.295 km/h
Altitude máxima alcançada: 108 km
Uma belíssima máquina de voar. Também tive a chance de vê-lo de perto (e tocá-lo) no Smithsoniam Museum, em Washington.
Era carregado por um B-52 até uma altitude de uns 12 km e aí era solto, passando a voar por meios próprios.
Possuia um Motor a reação (foguete) Thiokol XLR99-RM-2 comandável, alimentado com combustível líquido (hidrogênio líquido e amônia anidra). Empuxo de 25,855 kg. (Os prmeiros vôos foram feitos utilizando-se dois motores a reação LR11-RM-5, com 3,630 kg de empuxo cada).
Chegou a ultrapassar os 110 km de altitude, já tendo um vôo mais caracterizado como "de foguete", pois o ar é tão rarefeito a essa altitude, que as superfícies de controle tornam-se inoperantes.
Em 1967 atingiu Mach 6.72 (7.297 km/h).
As superfícies da cauda do X-15, em formato de cunha, proporcionavam estabilidade direcional em velocidades onde os formatos de asas convencionais já não tinham eficiência. Os largos estabilizadores verticais e o ângulo de ataque rebaixado das asas permitiam à aeronave uma estabilidade durante subidas a grandes altitudes. A subestrutura do X-15 é de titânio, com uma cobertura de Inconel X, uma liga de níquel capaz de suportar temperaturas de até 650 graus Celsius. Sua coloração negra auxiliava na dissipação do calor e as "falhas" na fuselagem se fechavam à medida que a temperatura aumentava, devido à dilatação do material.
Os pequenos furos junto ao nariz são controles de atitude, já que no ar rarefeito os estabilizadores convencionais não proporcionam controle aerodinâmico.
Envergadura: 6.7 m
Comprimento: 15.98 m
Peso: Aprox. 6.300 kg (vazio); 15.500 kg (abastecido "no talo")
Velocidade máxima alcançada: Mach 6.72 - 7.295 km/h
Altitude máxima alcançada: 108 km
Uma belíssima máquina de voar. Também tive a chance de vê-lo de perto (e tocá-lo) no Smithsoniam Museum, em Washington.
- Anexos
-
- X15-1.jpg (21.12 KiB) Exibido 2650 vezes
To be or not to be [Sheakespeare] --- To be is to do [Nietzsche] --- To be-do be-do... [Frank Sinatra]
[quote:f93632342d="Renato_Pullin"]O meu recorde por enquanto é 47 mil pés e Mach .81, hehehe.
Mas já dá para ver a curvatura da terra nessa altitude:
[img:f93632342d]http://img228.imageshack.us/img228/513/ogaaajsdqnlxtr3kk7gl2yo.jpg[/img:f93632342d]
[img:f93632342d]http://img228.imageshack.us/img228/8716/ogaaahj8axbn3ej53fmnrgr.jpg[/img:f93632342d][/quote:f93632342d]
sua foto virou plano de fundo do meu pc :D
Mas já dá para ver a curvatura da terra nessa altitude:
[img:f93632342d]http://img228.imageshack.us/img228/513/ogaaajsdqnlxtr3kk7gl2yo.jpg[/img:f93632342d]
[img:f93632342d]http://img228.imageshack.us/img228/8716/ogaaahj8axbn3ej53fmnrgr.jpg[/img:f93632342d][/quote:f93632342d]
sua foto virou plano de fundo do meu pc :D