Mais um pra série Vapt Vupt! F22 Raptor! Video do 1o. voo

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
RbergeR
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Jan 09, 2008 2:08 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por RbergeR »

[quote:c0d7838b57="MadMax"]A entelagem que fez caiu muito bem no F-22 ... qual o nome deste vinil que usou e como faz para cortar sem grudar pra todo lado ... cara eu sou um desastre com coisas que grudam!!![/quote:c0d7838b57]

Não sei se a pergunta foi para mim mas segue a resposta: Eu uso vinil da colormax. A dica é, tenha paciência e muita calma! rsrrss
Ricardo - RbergeR
Esquadrilha Sem Fumaça - Curitiba/PR
Avatar do usuário
Junior1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Qui Jun 12, 2008 9:50 am
Localização: GO

Mensagem por Junior1 »

brunollo valeu pelas dicas,como vc falou realmente é um K- valo kkkkk.Estava procupedo mesmo com o peso,vou pedir na hobbycit um esc de 30a pois so tenho um de 18 é pouco.mas desde ja agradeço ao amigo e vou começar a construção depois te mando o resultado.Abraços.
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Junior, pega leve na construcao. Use materiais leves. Talvez vc tenha que ampliar um pouco a planta, cerca de 10%. Bateria maior e essencial pra nao estufar. Esse motor pede ate 30A. Speed de 30A tb pode ficar no limite. Trabalhe com um peso total de 450g max. Cara, se vc nao usar longarina tenha certeza de amarrar bem essas asas com filamentosa, pro bicho nao bater asas. Acho q com 450g ele vai precisar de longarina na asa. Entelar tambem pode ajudar na resistencia. Muita coisa pra 450g. Tente mover o motor o mais pra frente possivel, pra diminuir a dificuldade de acertar o cg. Monte o prop-adapter o mais na pontinha do eixo que der. Esse motor e bem comprido, vc consegue colocar ele bem pra frente. Isso ajuda MUITO no CG. Boa sorte!
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Amigos, estou montando meu primeiro F22 com Depron de 4mm ( todo ele), achei que ficou frágil.. com que medida de Depron vocês construiram os seus ? Grato
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

No meu eu usei Depron de 5mm. 4mm tb fica bom, vc talvez tenha que reforçar a asa com uma fibra de vidro, talvez apenas a longarina não suporte os esforços do avião. Ele vai ficar bem leve, e isso é bom! Se vc montar uma eletrônica leve e bem escolhida, o seu avião pode ficar com bem menos de 400g, e ele será um excelente voador! Aconselho vc a montar leme e ailerons lincados junto dos elevons. Abraços!
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Brunollo, obrigado pela resposta. Tenho mais umas perguntas:
No caso quando você linkar os ailerons junto com elevons estas superficies de comando funcinal ao mesmo tempo, é isso mesmo, quando em cabrar os ailerons e os profundores sobem juntos, e quando for fazer uma curva as duas superficies "viram" opostamente ( ou seja como se tivesse montado somente com elevons ?).
Minha eletronica é a seguinte: Motor Tower Pro 2408-21T + ESC 18A + Hélice de 6 x 5,5 ( esse foi o unico que encontrei na minha cidade de 6 de diâmetro + Bateria Rhino de 1550mAh + Radio Hobbyking 6ch. Será que voa ??? abraço
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Isso mesmo. Os ailerons vão "copiar" os movimentos dos elevons. O importante é que, quando em movimento de cabrar ou picar, isso é muito pouco perceptível no caso dos ailerons. E você pode ainda coordenar para que os moviemntos dos ailerons tenham menos amplitude que o dos elevons, posicionando os links em buracos diferentes dos horns.
Esse motor Towerpro, se não me engano, é o de 1700kV segundo a fábrica? Se for esse o kV real dele é de pouco menos de 1600... essa hélice tá ótima, nâo coloque nada maior pra não fritar seu motor, nenhum towerpro aguenta mais que uns 16A de pico mesmo. Eu pessoalmente não gosto dos Towerpro pra aplicações de desempenho. O motor rende pouco para o peso, tem componentes mal-dimensionados (por exemlo, rolamentos ruins pra um motor de kV alto e fios de resistência interna alta, que o fazem esquentar demais e gerar pouca energia mecânica) e é frágil. Acho que a maior vantagem dele é ser bem barato, pra fazer com que seja um bom motor treinador. O speed tá ótimo. A bateria tá um pouco grande, mas vc terá mais tempo de voo. O peso do airframe ficou em quanto?Abraços!
Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Mai 14, 2009 2:17 pm
Localização: Campins, SP

Mensagem por Sípoli »

E aí Brunão! Mostra novidades aí!!!! rsrsrs
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Pô, Sipolino, o que eu posso te dizer é que as novidades estão saindo a conta-gotas porque o tempo anda curto... mas em breve tem! Abraços!
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
Avatar do usuário
Celso Santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jun 22, 2009 6:19 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Celso Santos »

[quote:23758e3e60="brunollo"]No meu eu usei Depron de 5mm. 4mm tb fica bom, vc talvez tenha que [color=red:23758e3e60][b:23758e3e60]reforçar a asa com uma fibra de vidro[/b:23758e3e60][/color:23758e3e60], talvez apenas a longarina não suporte os esforços do avião. Ele vai ficar bem leve, e isso é bom! Se vc montar uma eletrônica leve e bem escolhida, o seu avião pode ficar com bem menos de 400g, e ele será um excelente voador! Aconselho vc a montar leme e ailerons lincados junto dos elevons. Abraços![/quote:23758e3e60]

E aí Brunollo, blz!?

Parabéns pela construção!

Seguinte, pequei a planta da primeira página, deixei com 62,5cm de envergadura e ficou com 77,5cm
de comprimento, para caber todas as peças numa placa de depron que tenho que é de [b:23758e3e60]4mm[/b:23758e3e60].

A questão é, quais as áreas de mais esforço que eu preciso reforçar? Pode ser vareta de
2mm mesmo ou tem que ser 3mm? Lembrando que vai ser todo entelado com vinil.

Na estrutura, você usa cola em todos os encaixes ou simplesmente encaixou?

Obrigado, grande abraço!
Iniciante, feio, pobre e ruim de briga!
Responder