Ressuscitar LiPo com um "choque" 12V e faz sentido
Ressuscitar LiPo com um "choque" 12V e faz sentido
Galera,
Neste final de semana passado, no clube onde voo, chegou um cara que voa glow com abateria LiPo do tx MORTA! no medidor de voltagem nem acendia; colocava no carregador e dava erro.
Ele disse que ligando a bateria direto no 12V por 10 segundos poderia ressuscitar. Fez isto e lá pela terceira vez que ele deu este choque de 10s direto no 12V ela deu sinal de vida no medidor de voltagem mas o carregador continuou dando erro.
Ele ligou para um amigo e o cara mandou ligar outra bateria parecida, 3S, por também uns 10 segundos. Fez isso e a bateria voltou.
Demos uma carga no meu IMAX B6, uma das células não pegou muita carga...mas foi...e ele conseguiu voar.
Isto faz sentido?
Foi sorte?
Os mais entendidos podem explicar?
Forte abraço a todos
Neste final de semana passado, no clube onde voo, chegou um cara que voa glow com abateria LiPo do tx MORTA! no medidor de voltagem nem acendia; colocava no carregador e dava erro.
Ele disse que ligando a bateria direto no 12V por 10 segundos poderia ressuscitar. Fez isto e lá pela terceira vez que ele deu este choque de 10s direto no 12V ela deu sinal de vida no medidor de voltagem mas o carregador continuou dando erro.
Ele ligou para um amigo e o cara mandou ligar outra bateria parecida, 3S, por também uns 10 segundos. Fez isso e a bateria voltou.
Demos uma carga no meu IMAX B6, uma das células não pegou muita carga...mas foi...e ele conseguiu voar.
Isto faz sentido?
Foi sorte?
Os mais entendidos podem explicar?
Forte abraço a todos
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
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Não faça isto, só piora as coisas.
Dá para fazer uma LiPo voltar a ser carregada pelo carregador inteligente se fizer uma carga lenta na célula ou células que estiverem ruins, até que cheguem a 3V. Geralmente consegue-se fazer isto no modo NiMh.
Isto tem que ser feito com muito cuidado porque se deixar direto, explode.
Após a célula atingir 3V um carregador normal para LiPo consegue carregá-la, mas recomendo vários ciclos de carga/descarga a 0,5C em cada célula até ter certeza de que todas têm capacidade semelhante.
Dá para fazer uma LiPo voltar a ser carregada pelo carregador inteligente se fizer uma carga lenta na célula ou células que estiverem ruins, até que cheguem a 3V. Geralmente consegue-se fazer isto no modo NiMh.
Isto tem que ser feito com muito cuidado porque se deixar direto, explode.
Após a célula atingir 3V um carregador normal para LiPo consegue carregá-la, mas recomendo vários ciclos de carga/descarga a 0,5C em cada célula até ter certeza de que todas têm capacidade semelhante.
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
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[quote:38ea923dd6="ribeiro21"]daqui a pouco vai ter desfibrilador para lipo......hehehe !!!![/quote:38ea923dd6]
Do jeito que estão inventando coisas para tentar reviver as lipos não duvido nada.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Do jeito que estão inventando coisas para tentar reviver as lipos não duvido nada.
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Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
na minha opiniao é melhor comprar outra bateria,falo isso pois como sou corretor de seguros ,por muitas vezes a pessoa faz uma economia que se transforma em um grande prejuizo, so um exemplo a grande maioria da população não troca periodicamente conforme indicado pelo fabricante a mangueira do bujão de gaz...adivinha a maioria dos incêndios residenciais motivo( mangueira velhas ressecadas ) uma mangueira dessas de otima qualidade custa no maximo 20 reais, e um prejuizo de uma casa por incendio pode ser o patrimonio de uma vida inteira de trabalho, então por isso aconselho se tem risco mesmo que 1 por cento, compre outra e evite prejuizos maiores nos danos materiais e corporais...
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
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[quote:c64a242147="Berardis"]na minha opiniao é melhor comprar outra bateria,falo isso pois como sou corretor de seguros ,por muitas vezes a pessoa faz uma economia que se transforma em um grande prejuizo, so um exemplo a grande maioria da população não troca periodicamente conforme indicado pelo fabricante a mangueira do bujão de gaz...adivinha a maioria dos incêndios residenciais motivo( mangueira velhas ressecadas ) uma mangueira dessas de otima qualidade custa no maximo 20 reais, e um prejuizo de uma casa por incendio pode ser o patrimonia de uma vida inteira de trabalho, então por isso aconselho se tem risco mesmo que 1 por cento, compre outra e evite prejuizos maiores nos danos materiais e corporais...[/quote:c64a242147]
Até que em fim tem gente que tem o bom censo em usar a massa cinzenta que tem entre as orelhas.
A mania de tentar ver se dá um jeito para não gastar mais acaba sempre mas sempre mesmo com prejuízos.
Até que em fim tem gente que tem o bom censo em usar a massa cinzenta que tem entre as orelhas.
A mania de tentar ver se dá um jeito para não gastar mais acaba sempre mas sempre mesmo com prejuízos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Putz nem de longe eu faço isso, eu uso lipo no tranmissor e uma celula certa vez simplesmente "morreu", o radio começou a apitar, eu estava no oitavo giant em Itu voando um extra 27%, sorte que o aero estava perto, pousei imediatamente, ninguem acreditou quando removemos o involucro da bateria e nenhum fio estava partido, antes do voo a bateria havia sido carregada num carregador para lipo.
Nem eu acredito nisso mas...
Agora nem no TX uso LIPO xing-ling, quanto mas ressuscitar ela hehehe
Abraços.
Nem eu acredito nisso mas...
Agora nem no TX uso LIPO xing-ling, quanto mas ressuscitar ela hehehe
Abraços.
- Buts
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- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
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Aqui no forum mesmo tem um exemplo, vou procurar o tópico. O amigo ligou a bateria em uma fonte para ressucitar ela, o tempo que ele olhou para a filha a bateria explodiu e pegou fogo. Ele postou inclusive as fotos, o estrago só não foi maior porque ele estava carregando a bateria dentro de um recipiente eu acho, mas queimou parede, etc.. Fora o susto...
- Gustavo Murad
- membro
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
[quote:528e4a493e="NEWRJ"]Foi justamente o que falei na hora...huahuahua..."tá parecendo desfibrilador de lipo!!!!!!"....
... e ligar uma lipo na outra.... faz algum sentido....depois q fez isto...reviveu....conseguiu carregar....e voar....[/quote:528e4a493e]
NEWRJ, como os amigos já falaram e eu nem to a fim de repetir é totalmente errado fazer isso.
Mas, à parte de tudo isso, vou tentar explicar:
- Seu carregador é inteligente(ou nem tanto), quando você diz pra ele que é Lipo e ligo uma bateria com menos de 2,8v por célula nele ele rejeita porque acha que aquilo não é Lipo.
- As Lipos devem ser carregadas até no máximo 1C (as Lipos normais) mais do que isso pode causar danos a bateria, então se você coloca ela numa bateria 12V sem controle da corrente que ela vai fornecer ela pode jogar 10C em cima da sua Lipozinha, e esse é o jeito mais fácil de fazê-la explodir e/ou perder capacidade/vida útil.
-As baterias, quando ligadas a uma fonte de energia tendem a igualar a tensão, sua lipo tem carga nominal de 12,6v e a bateria do carro 12v (supondo), então quando você liga uma na outra, ou uma Lipo carregada numa "vazia" a bateria carregada joga energia na "vazia".
-O carregador "joga energia" na Lipo, mas de uma forma diferente da "ligação direta" por isso ele é seguro, controla voltagem, controla corrente, alguns controlam temperatura e por ai vai dependendo do seu carregador.
-Ligar num carregador no modo Nimh, com carga lenta, célula a célua, controlando com muito cuidado a voltagem e a carga, com a Lipo protegida num local onde não cause nenhum tipo de dano a nada nem ninguém, até atingir 3v, é o jeito menos BURRO (se é que existe uma forma menos BURRA) de encher um pouco de carga para o carregador INTELIGENTE reconhecer novamente a bateria.
-Como sugeriu o Alexmag, fez a "cagada"? Funcionou? Agora não seja BURRO novamente e balanceie as células, cicle, e espere ver se ela está "normal" antes de socar ela numa aeromodelo novamente.
Eu perfiro fazer tópicos explicativos, e mostrar os erros e ir "ferrando aos poucos" do que simplesmente falar "Não faz que é perigo de morte".
É perigoso, é burrice, não se deve fazer, não se deve deixar um colega fazer, mas deve-se saber fazer sim, informação não mata o que mata é o que você faz com ela.
... e ligar uma lipo na outra.... faz algum sentido....depois q fez isto...reviveu....conseguiu carregar....e voar....[/quote:528e4a493e]
NEWRJ, como os amigos já falaram e eu nem to a fim de repetir é totalmente errado fazer isso.
Mas, à parte de tudo isso, vou tentar explicar:
- Seu carregador é inteligente(ou nem tanto), quando você diz pra ele que é Lipo e ligo uma bateria com menos de 2,8v por célula nele ele rejeita porque acha que aquilo não é Lipo.
- As Lipos devem ser carregadas até no máximo 1C (as Lipos normais) mais do que isso pode causar danos a bateria, então se você coloca ela numa bateria 12V sem controle da corrente que ela vai fornecer ela pode jogar 10C em cima da sua Lipozinha, e esse é o jeito mais fácil de fazê-la explodir e/ou perder capacidade/vida útil.
-As baterias, quando ligadas a uma fonte de energia tendem a igualar a tensão, sua lipo tem carga nominal de 12,6v e a bateria do carro 12v (supondo), então quando você liga uma na outra, ou uma Lipo carregada numa "vazia" a bateria carregada joga energia na "vazia".
-O carregador "joga energia" na Lipo, mas de uma forma diferente da "ligação direta" por isso ele é seguro, controla voltagem, controla corrente, alguns controlam temperatura e por ai vai dependendo do seu carregador.
-Ligar num carregador no modo Nimh, com carga lenta, célula a célua, controlando com muito cuidado a voltagem e a carga, com a Lipo protegida num local onde não cause nenhum tipo de dano a nada nem ninguém, até atingir 3v, é o jeito menos BURRO (se é que existe uma forma menos BURRA) de encher um pouco de carga para o carregador INTELIGENTE reconhecer novamente a bateria.
-Como sugeriu o Alexmag, fez a "cagada"? Funcionou? Agora não seja BURRO novamente e balanceie as células, cicle, e espere ver se ela está "normal" antes de socar ela numa aeromodelo novamente.
Eu perfiro fazer tópicos explicativos, e mostrar os erros e ir "ferrando aos poucos" do que simplesmente falar "Não faz que é perigo de morte".
É perigoso, é burrice, não se deve fazer, não se deve deixar um colega fazer, mas deve-se saber fazer sim, informação não mata o que mata é o que você faz com ela.