Dúvida - Downgrade para cauda: do torque tube para correia

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Dúvida - Downgrade para cauda: do torque tube para correia

Mensagem por Igor Souza »

Alô pessoal!

Depois da lenha do 700 fiquei pensando seriamente se fiz a coisa certa ao pegar um heli desses, percebi que o custo de manutenção dele, no caso de uma lenha, é bem maior do que o que eu posso ficar pagando.
Pensei de me desfazer dele e voltar pro 600, daí pensei melhor, voltei a pensar, pensei novamente, continuei pensando... :lol: :lol: :lol:

Enfim... decidi dar mais uma chance pro bichão e ver no que dá, mas como já senti a primeira facada (e olha que só foi um arranhão, considerando os padrões), está óbvio que não dá pra ficar arriscando nada com o 700.

Com a venda do 450pro, tô pensando em pegar um 500 ou um 600 mesmo, mas para voltar a voar sério e pegar dedo, coisa que não faço a mais de 9 meses.
Com essa atitude, as lenhas vão ser inevitáveis mas pretendia minimizar os custos das mesmas, mas aí surgem alguns problemas quanto as configurações stock dos kits do 500 e do 600, pelo menos no meu ponto de vista.

No 500ESP, o kit só vem com o combo dos servos DS510, que já notei que são uma bomba por causa das engrenagens de manteiga. Além disso, não queria ter o problema de ter que trocar o torque tube e/ou as engrenagens do mesmo.

O 600ESP tem apenas o problema do torque tube.

A minha dúvida é com relação a quais peças seriam compativeis entre o torque tube e a correia, principalmente no 600. Aparentemente, o que muda é a engrenagem frontal, que no torque tube ganha uma case interna que não existe na versão de correia:

[img:82afb4e94a]http://www.align.com.tw/shop/images/function/h60034_1.jpg[/img:82afb4e94a] [img:82afb4e94a]http://www.align.com.tw/shop/images/function/h60122_1.jpg[/img:82afb4e94a]


Outra questão é o Tail Boom Case, acho que é a mesma peça para ambas as versões mas, novamente, não tenho certeza. O suporte do nitro tem tem outro código, mas acho que não tem diferença (foto mais abaixo):

[img:82afb4e94a]http://www.align.com.tw/shop/images/function/h60035-1_1.jpg[/img:82afb4e94a]
[img:82afb4e94a]http://www.align.com.tw/shop/images/function/hn6030-1_1.jpg[/img:82afb4e94a]


O ponto mais crítico que percebi é a caixa de cauda, aqui dá para notar diferenças nos apoios dos rolamentos, mas parece ser só isso:

[img:82afb4e94a]http://www.align.com.tw/shop/images/function/h60132_1.jpg[/img:82afb4e94a] [img:82afb4e94a]http://www.align.com.tw/shop/images/function/h60133_1.jpg[/img:82afb4e94a]


Bem... a idéia era pegar um 600ESP e fazer o downgrade para correia, tirando o torque tube, as engrenagens do TT (julgando que todas são removíveis, pois dá para substituí-las) e tirar aquela case do TT que fica na frente do tail boom. Depois seria só colocar a correia e os eixos para a mesma.

Essa modificação custaria uns 27usd, se não precisar trocar a caixa de cauda. Se precisar troca-la, o preço aumenta para 75usd.
Isso diminuiria o custo para conserto do tail boom, já que provavelmente só seria necessário trocar o eixo traseiro e tail boom caso houvesse uma lenha, saindo a +-$15. Se o heli for equipado com TT, o valor pode ir a $47.

Gostaria de perguntar o que acham do que eu estou pensando, se tem alguma outra idéia ou opinião, e para aqueles que tem 600, se poderim tirar medidas da caixa de cauda (principalmente o vão interno para o eixo). Tenho as medidas da do 700 mas não sei até onde o Tail Case é parecido com do 600.

Vou tirar umas fotos com as medidas do 700, para ver se ajuda em algo.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Realmente com correia parece que fica mais barato mesmo! Mas sei lá, o heli não foi feito pra ficar batendo no chão ou lenhando, foi feito para voar!

Se você vai começar a voar forte e arriscar, começar a voar baixo e fazer manobras arrojadas, onde o risco de lenhar vai ser grande, talvez fosse uma boa opção passar para correia.

Mas se vai voar com cuidado, não arriscando demais, conhecendo os seus limites e fazer um voo sport, tranquilo e não muito baixo, consequentemente o risco de lenha diminue, ai dá pra deixar o torque tube.

Pra mim, torque tube é evolução, portanto não gosto de andar para trás, correia pode afrouxar, arrebentar, pular dentes, ficar muito apertada ou muito frouxa, pode atrapalhar no ajuste da cauda e por ai vai!

Estou evoluindo com meu 600 bem devagar, sem pressa, até porque também voo aeros e comecei no FPV, fiz uns 20 voos já sem nenhum problema, nunca bati o mesmo, mas o risco de voar 3d baixo é muito grande mesmo.

Se precisar das medidas especifique certinho que te passo, desde que não tenha que desmontar o heli!


Uma pena o teu 700 ter lenhado, mesmo sendo coisa leve. Ainda não treinei autorotação com meu 600 por não ter um local apropriado para treinar, mas estou na iminência de começar!
Avatar do usuário
Adriano.Neto
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 7:23 am
Localização: SP/Brazil

Mensagem por Adriano.Neto »

Olá Igor... vou tentar ser o mais claro possivel para evitar enormes textos... hehehe...

No caso do 600, eu sempre indico a correia para quem esta treinando e aperfeiçoando o seu 3D, já que vira e mexe pode ocorrer um toque da cauda no chao. No caso da correia, o maximo que irá acontecer é quebrar as Tail Blades, mas se vc estiver usando o TT concerteza irá ter problemas maiores (como quebra IMEDIATA das Tail Gears).

Como tudo tem pontos negativos e positivos, o TT é usado para que tenha uma menor perda de energia do motor, já que no caso das correias é fato que perdemos potencia (atrito da correia). Por isso os nitros (que trabalham mais no limite da potencia) utilizam os TT e os eletricos (sobra de potencia) utilizam as correias.

Espero ter ajudado.

Um grande abraço e bons voos!
Avatar do usuário
gabrasil
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Qui Out 18, 2007 9:56 pm
Localização: Florianópolis, Santa Catarina

Mensagem por gabrasil »

É Igor... realmente a questão do custo de manutenção dos "classe 90" tem que ser bem avaliada, mas a emoção de voar uma máquina desse tamanho "não tem preço". :D

Com relação ao TT ou correia... sou da mesma opinião do Adriano mas também sinto que com TT o heli fica mais firme. Hoje uso TT até no 450 (que já vem na versão Pro).

Agora se serve de consolo, o T-Rex 700 ainda tem uma ótima relação custo x benefício e por isso acabei de encomendar um pois cra$$$h feio mesmo é o do Vibe 90.
Guilherme de Assis Brasil [Florianópolis / SC]
[Heli: Align T-Rex 700N / 550E FBL / 450 Pro | E-flite Blade MCX] [Radio: JR X9303 2,4Ghz]
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Pois é cara, o que notei nos TT é justamente o contrário, a eficiencia deles é menor que as correias. Isso vai contra o princípio mecânico, eu sei... engrenagens possuem rendimentos maiores que correias na transmissão de potencia, desde que estejam funcionando em condições ideais, ou seja, com lubricação constante e longe de sujeira.

De qualquer forma, pretendo deixar o heli com correia mesmo, eu sinceramente não consegui notar nenhuma diferença com o TT e se for pra economizar um pouco, melhor né?

Você que voa a mais tempo e tem mais experiencia, o que realmente nota de diferença quando voa um heli com TT?

Abrcs!
yanke
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Jul 21, 2004 9:26 pm
Localização: curitiba, pr

Mensagem por yanke »

fala Igor...

então... uma coisa... o tail boom case do trex 600 e mais curto que do trex 700... lembra que comentei com você que estou estudando a possibilidade de converter meu trex 600 esp para trex 700... então geralmente o pessoal que faz esta conversão... tem que cortar o tail boom do trex 700 em 4cm para caber no tail boom case do trex 600... acredito que esta converão que você pretenda seja possivel... mas o dificil vai ser você achar correia para caber no trex 700...

de uma olhada neste topico: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=976279&highlight=trex+stretch (o cara estico o trex 600 para trex 700, usando correia... talvez este mesmo modelo de correia que ele uso de para usar no trex 700)....

outra possibilidade (ja que você cogitou e tem a eletronica do trex 700) e comprar um trex 600 (aconselho o esp) e esticar o tail boom para usar as pás do trex 700 (para esticar ele, basta: o tail boom, suporte do tail boom, vertical e horizontal fin, torque tube, as borrachinhas do torque tube e pás)....
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

opa!!! calma aí yanke! euheuheuhe
O meu 700 vai continuar sendo 700, e com TT :lol: :lol: :lol:. O que eu tô falando é em comprar um outro heli, um 600 e converter este ultimo para correia, euehueheuhe.

Guilherme, um Vibe, Logo ou X-Cell... tudo isso ainda são sonhos e metas para um futuro bem distante :lol:

Então pessoal, sei que o TT é um up legal e tal, o detalhe é que já pilotei 600 tanto com e também sem TT e não notei diferença efetiva, talvez algum mudança sutil no consumo, mas acho que principalmente porque não vôo "forte", correia ou TT não importa para mim (por enquanto).
Queria um heli bom mas que pudesse ter um custo de manutenção menor, não vou jogar o TT fora, vou guardar para depois, o que queria era saber exatamente quais peças seriam necessárias para o downgrade.

Acho que vou tirar um dia para ir na casa do William ou do Paulinho e desmontar os helis deles :lol: :lol: :lol:

Abrcs!
Rodrigo Maion
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qui Out 09, 2008 8:46 pm
Localização: Jundiaí, SP

Mensagem por Rodrigo Maion »

Igor, um 500ESP não é uma boa? Vc falou das engrenagens dos servos do combo não prestarem, mas entra na flying hobby pra ver, tem um combo se não me engano é o 3D combo, vem tudo menos gyro e servo de cauda se não me engano... se me lembro sai uns 620USD... e esses servos que vem nesse combo já são metal gear! Estou pensando seriamente em pegar um desses logo mais... antes preciso de um rádio melhor... Pretendo ir ralando o 450 até ficar bom p encarar esse outro!O bom é que em termos de custo sai bem mais em conta que um 600E tanto no "combustível" quanto nas lenhas!
Esse esquema das correias eu penso no seguinte: sair mais barato sai, mas será que vai tudo ficar tão bom quanto o TT? de repente esses maiores já não tem o TT pelas forças envolvidas, principalmente quem vai querer abusar deles! Se estiver falando mer... me corrijam, afinal sou novinho no heli, só um parpite!

Abraço!!!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Então rodrigo... o custo do 500 e do 600 em lenha é quase a mesma coisa, a diferença básica entre eles é a bateria mesmo, mas tenho as do 700, então o 600 já as herda naturalmente.

Cuidado com os DS510, lá no site da FH tá digitado errado. Não existe DS510 metal gear, idem para o DS410 que vem no 250. Os únicos MG da align são os DS410M e ous DS610.

Abrcs!
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

O TT da ALIGN é zicado mesmo, to pensando seriamente em converter o meu 500 ESP para correia também.

Mas como ele está encostado, vou deixar isso mais pra frente, agora to ralando o Copter pra pegar mais "dedo" hahaha.

Ah, fiz igual o Guildy, comprei MG dos servos MKS e converti os meus DS510, agora são MG heheheh.

Abs,
Responder