Travei as roscas com trava rosca! E agora, como soltar? (OK)

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Pacobello
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jul 18, 2007 5:35 pm
Localização: Campinas, SP

Travei as roscas com trava rosca! E agora, como soltar? (OK)

Mensagem por Pacobello »

Boa tarde galera!

Então... Eu tenho um copter-x e usei o trava rosca que vem com ele para travar alguns parafusos do rotor (como manda o manual) e o fato é q agora preciso de soltar os bentitos parafusos e não solta nem com mandinga... :oops: huahuahua... :lol:
Gostaria de saber se alguém, assim como eu, já usou trava rosca e teve o mesmo problema...
Como posso resolver esse problema?
Alguém tem uma idéia?

Abraços,

Paco
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

aquele trava-rosca que vem no kit do copter-x é um trava rosca de alto torque, ao que parece, pela coloração vermelha. Ou seja vai ser bem dificil destravar os parafusos usando apenas chaves.

O pessoal aconselha usar acetona, pinga umas gotas no parafuso e deixa alguns minutos para dissolver, se não conseguir pinga mais umas gotas e tenta torcer o parafuso.
Avatar do usuário
Fernando RCFL
membro
Mensagens: 1074
Registrado em: Qui Jul 02, 2009 1:45 pm
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por Fernando RCFL »

Isso é uma m***a mesmo!
Estou com o mesmo problema, porêm não é no rotor e sim no Frame Todo!
Não faço a mínima idéia de como remover, vou tentar com a acetona, mas não sei se vai dar..
Não posso lenhar de jeito nenhum!
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

é só aquecer o parafuso com um soprador termico que o trava rosca fica mole novamente
Avatar do usuário
Fernando RCFL
membro
Mensagens: 1074
Registrado em: Qui Jul 02, 2009 1:45 pm
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por Fernando RCFL »

[quote:5a47b83907="leandrop"]é só aquecer o parafuso com um soprador termico que o trava rosca fica mole novamente[/quote:5a47b83907]

Isso não funciona direito.. Já tentei com o soldador e nada!
:cry: :cry: :cry: :cry:
Fly hard or don't fly!
Snaydher
membro
Mensagens: 164
Registrado em: Dom Fev 01, 2009 2:17 pm
Localização: Goiânia - GO

Mensagem por Snaydher »

A última vez que passei por isso coloquei uma água pra ferver, joguei a peça inteira (rotor) dentro da água fervente, esperei um pouco, peguei a peça com um alicate e um pano de prato grosso... pronto, destravei a rosca fácil, fácil...
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

Tem que esquentar a peça para soltar.
Aeromodelismo é muito bom, mas aeromodelismo com responsabilidade é uma maravilha...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

todos os métodos de aquecimento das peças podem funcionar mas terão que ter em mente que o trava roscas vermelho é de alto torque e onde normalmente é utilizado quebra até parafusos de 1/2" fácil fácil pois ele foi projetado para não soltar mais.
Se colocou o trava roscas somente no topo da rosca, isto é, bem junto da cabeça do parafuso, terá grandes chances de poder soltar ele mas se usou o trava roscas em toda a extenção do parafuso será muito difícil, quase impossível remover o parafuso sem danificar o parafuso ou a peça que ele está fixado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Mensagem por podecha »

Aquece o lugar do parafuso usando a chama de um isqueiro.

O trava rosca (cola) queima e perde suas propriedades ai o parafuso sai numa boa !!!
Forte abraço !!!

ToTó
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

Mesmo sendo de alto torque, se aquecer ele solta sim.

Agora se antes de colocar "lambuzou" o parafuso tod complica, mas com jeito solta.

O correto é aplicar em 1.5mm / 2mm da rosca no máximo, mais do que isso vai dá problemas para soltar se for alto torque.

Abs,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Responder