Dissecando um ASP FS61AR 4 tempos Chinês
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- Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
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Dissecando um ASP FS61AR 4 tempos Chinês
Olá povo.
Recentemente tive uma recaída pro glow, mas me tapei de nojo dos valores dos combustíveis. Então, vendo umas experiências por aí, decide experimentar esses motores chineses com álcool e CDI.
Hoje, vou postar as entranhas desse chinês e mostrar algumas coisas que encontrei... Até pelos tinha dentro do motor!!!! Como sou desconfiado e pior ainda, curioso, tenho o costume de desmontar tudo antes de usar. Sempre é válido. Como não da pra confiar no controle de qualidade chinês, valeu a pena!
O motor comprado é esse:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8985
Baratinho.
Existe quem diga que ASP é igual ao Magnum. Mas com esse motor tive minhas dúvidas. Já vi um Magnum e achei algumas coisas peculiares nesse ASP que não tinha visto no Magnum. Antes do motor chegar, procurei o manual, mandei trocentos e-mails mas nada... Com a informação Magnum=ASP, peguei um manual do Magnum e verifiquei algumas coisas. Mas com o ASP na mão, o manual do Magnum não confere. Então, pelo menos esse ASP não é a mesma coisa que o Magnum, ao contrário do que muitos falam.
Por falar em manual, o manual que acompanha o ASP, não presta pra nada. trata-se de uma folha tamanho carta 1-1/3 cheio de bobagens e que tenta de forma ridícula trazer informações sobre os 50 motores ASP que são produzidos! Impossível que um manual tão genérico possa ser útil. Então, novatos, fujam. O manual na verdade é mais uma cartilha de cuidados ao manipular motores do que outra coisa. O que ele trás de útil é uma tabela de dimensões dos motores ASP, e uma breve descrição das agulhas do carburador. Nada de procedimento de amaciamento, ajustes de válvulas, ou outras coisas importantes. Inclusive o manual afirma que não é necessário um processo de amaciamento muito complicado...
AH! Acompanha ainda uma folha Carta com uma vista explodida do motor. Esse é bom!
O motor ASP61AR 4 tempos não tem nada de inovador. Trata-se de um motor 4 tempos, de pistão anelado (1 anel), camisa em aço, com o came em cima do virabrequim que toca as duas hastes de comando das válvulas na frente e duas válvulas no cabeçote. Típico. O motor é simples de acabamento. Depois que o bloco e demais peças de alumínio saíram da conquilha, foi feita uma pequena usinagem nas principais partes internas e em poucas peças externas, mas nada demais. Alguns encaixes são bem grosseiros e com certeza vazarão! As peças que compõem o bloco do motor sofreram algum tipo de tratamento. Talvez anodização, mas sem pintura, só tratamento. Aparentemente.
Tem algumas coisas medonhas. Acompanhem nas fotos!
Acompanha o motor um kit arruíne você mesmo! Apenas as duas alen e mais nada. Nem vela
[URL=http://img36.imageshack.us/i/dsc02923k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img36.imageshack.us/img36/5664/dsc02923k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img708.imageshack.us/i/dsc02924.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img708.imageshack.us/img708/6411/dsc02924.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Aspectos externos do acabamento sem acabamento!
[URL=http://img692.imageshack.us/i/dsc02925v.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img692.imageshack.us/img692/3225/dsc02925v.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img708.imageshack.us/i/dsc02926q.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img708.imageshack.us/img708/8788/dsc02926q.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img692.imageshack.us/i/dsc02927j.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img692.imageshack.us/img692/2490/dsc02927j.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img708.imageshack.us/i/dsc02928.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img708.imageshack.us/img708/3852/dsc02928.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img697.imageshack.us/i/dsc02929n.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img697.imageshack.us/img697/4016/dsc02929n.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Já esses locais deveriam ser melhor usinados. Outros pontos importantes deveriam ser um pouco mais planos. Logo eles aparecem
[URL=http://img69.imageshack.us/i/dsc02931e.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img69.imageshack.us/img69/2140/dsc02931e.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img36.imageshack.us/i/dsc02930e.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img36.imageshack.us/img36/6539/dsc02930e.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Rolamento frontal selado. Sinal de que não vai fazer óleo por ali! Notar também o encaixe da arruela da base da hélice, que evita ela gire e ainda segura o eixo
[URL=http://img504.imageshack.us/i/dsc02932s.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img504.imageshack.us/img504/4258/dsc02932s.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Removendo a tampa dos comandos (balancins) nota-se novamente nas bordas que poderiam ter sido usinadas para melhor encaixe. Vai vazar, pois não tem vedação.
Pior que isso, notem como os comandos estão desalinhados. Pasmem. Esse é o alinhamento de fábrica! Elas deveriam estar no mesmo nível e nesse ponto não poderiam estar empurrando as válvulas. A válvula de admissão (mais de cima) está sempre aberta, o que causaria ausência de compressão! Hummm também tem uma folga lateral boa nos balancins!!! ehehehe Mas o bom é que eles mantém a altura correta. Mas até quando?
[URL=http://img692.imageshack.us/i/dsc02934b.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img692.imageshack.us/img692/708/dsc02934b.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02933f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/8061/dsc02933f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02935i.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/3617/dsc02935i.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Removendo o cabeçote, coisas bizarras acontecem! Mais uma vez, faltou usinagem pra emparelhar a face interna. Devido a isso, adicionaram algumas vedações medonhas! bem tortas e finas. Notem também que um dos parafusos é mais longo. Medi os furos e todos têm a mesma profundidade! hehehe mais um que passou pelo controle!
[URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02946k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/5867/dsc02946k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img69.imageshack.us/i/dsc02939d.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img69.imageshack.us/img69/3594/dsc02939d.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02937b.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/7135/dsc02937b.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img69.imageshack.us/i/dsc02938x.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img69.imageshack.us/img69/822/dsc02938x.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
[URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02940g.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/2293/dsc02940g.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02941sl.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/3573/dsc02941sl.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Mais uma vez, uma usinadinha na face do tubo de admissão não seria nada mal!
[URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02945wu.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/6835/dsc02945wu.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img21.imageshack.us/i/dsc02944qk.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img21.imageshack.us/img21/3741/dsc02944qk.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02943y.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/3586/dsc02943y.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img504.imageshack.us/i/dsc02942k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img504.imageshack.us/img504/7165/dsc02942k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Removidos os tubos e os pushrods dos comandos de válvula, quando fui retirar os followers, eis que surge o primeiro pelo!
[URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02969k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/4958/dsc02969k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img707.imageshack.us/i/dsc02971.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img707.imageshack.us/img707/2286/dsc02971.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img709.imageshack.us/i/dsc02970.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img709.imageshack.us/img709/4374/dsc02970.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Carburador e tubo de admissão. Pra garantir a vedação tem essa maravilhosa junta! Na segunda foto, a regulagem da lenta. Achei bem frouxa... Na última: o que vem a ser aquilo? Ainda não desmontei o carburador....
[URL=http://img24.imageshack.us/i/dsc02947jk.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img24.imageshack.us/img24/401/dsc02947jk.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img39.imageshack.us/i/dsc02950f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img39.imageshack.us/img39/6752/dsc02950f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02949.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/8493/dsc02949.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img4.imageshack.us/i/dsc02948hx.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img4.imageshack.us/img4/5162/dsc02948hx.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02951.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/3504/dsc02951.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Suporte do carburador, tampa do "carter" e vedação e a primeira sujeira medonha... Uma partícula sólida com graxa. Ah! Na foto 1 tem um furo logo acima da tampa. A camisa fica visível. Mais a frente terá serventia. Aproveitar e notar o tipo da vedação também. Muito estranha.
[URL=http://img130.imageshack.us/i/dsc02953t.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img130.imageshack.us/img130/1330/dsc02953t.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img707.imageshack.us/i/dsc02954h.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img707.imageshack.us/img707/9083/dsc02954h.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02955.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/9966/dsc02955.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img138.imageshack.us/i/dsc02956i.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img138.imageshack.us/img138/9677/dsc02956i.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Na foto 1, sujeiras e riscos na camisa... ai-ai-ai-ai-ai, será que o anel dá conta? Foto 2, mais uma partícula "rígida". Aproveitando pra ver mais uma vez o tipo de usinagem feito no motor. Na foto 4, um pedaço de alumínio que saiu de uma rebarba do furo do parafuso da foto 5.
[URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02952l.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/6827/dsc02952l.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02957fs.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/1851/dsc02957fs.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02958f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/7536/dsc02958f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02961na.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/3170/dsc02961na.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02959k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/4982/dsc02959k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Removendo a camisa. A usinagem externa é péssima! Já a interna é bem menos rugosa. Mas longe de ser boa. Será que o manual estava certo ao afirmar que não é necessário amaciamento? Mesmo o pistão sendo anelado, pode-se remover a camisa sem medo. Será fácil recolocar o pistão e anel dentro da camisa.
[URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02963d.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/9759/dsc02963d.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02962x.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/9684/dsc02962x.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img11.imageshack.us/i/dsc02965a.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img11.imageshack.us/img11/1769/dsc02965a.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02964k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/2006/dsc02964k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
O furo traseiro no bloco do motor, serve para remover o pino que fixa a biela no pistão. Posicionando o pino no furo, basta puxar com uma pinça que ele sai fácil. Pra remover a biela, girar o virabrequim para o ponto morto superior.
[URL=http://img341.imageshack.us/i/dsc02967c.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img341.imageshack.us/img341/4273/dsc02967c.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img205.imageshack.us/i/dsc02966m.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img205.imageshack.us/img205/6420/dsc02966m.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02968lr.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/6694/dsc02968lr.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02972g.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/60/dsc02972g.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img515.imageshack.us/i/dsc02975c.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img515.imageshack.us/img515/7800/dsc02975c.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Mais um look nas usinagens. A da biela é uma vergonha. O pistão tinha mais um pelo enroscado no anel.
[URL=http://img197.imageshack.us/i/dsc02977m.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img197.imageshack.us/img197/4508/dsc02977m.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02976n.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img121.imageshack.us/img121/8521/dsc02976n.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img22.imageshack.us/i/dsc02978iv.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img22.imageshack.us/img22/3756/dsc02978iv.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Came com suporte de rolamentos
[URL=http://img9.imageshack.us/i/dsc02982xw.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img9.imageshack.us/img9/9913/dsc02982xw.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img22.imageshack.us/i/dsc02981my.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img22.imageshack.us/img22/6283/dsc02981my.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02983y.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img121.imageshack.us/img121/3249/dsc02983y.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Recentemente tive uma recaída pro glow, mas me tapei de nojo dos valores dos combustíveis. Então, vendo umas experiências por aí, decide experimentar esses motores chineses com álcool e CDI.
Hoje, vou postar as entranhas desse chinês e mostrar algumas coisas que encontrei... Até pelos tinha dentro do motor!!!! Como sou desconfiado e pior ainda, curioso, tenho o costume de desmontar tudo antes de usar. Sempre é válido. Como não da pra confiar no controle de qualidade chinês, valeu a pena!
O motor comprado é esse:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8985
Baratinho.
Existe quem diga que ASP é igual ao Magnum. Mas com esse motor tive minhas dúvidas. Já vi um Magnum e achei algumas coisas peculiares nesse ASP que não tinha visto no Magnum. Antes do motor chegar, procurei o manual, mandei trocentos e-mails mas nada... Com a informação Magnum=ASP, peguei um manual do Magnum e verifiquei algumas coisas. Mas com o ASP na mão, o manual do Magnum não confere. Então, pelo menos esse ASP não é a mesma coisa que o Magnum, ao contrário do que muitos falam.
Por falar em manual, o manual que acompanha o ASP, não presta pra nada. trata-se de uma folha tamanho carta 1-1/3 cheio de bobagens e que tenta de forma ridícula trazer informações sobre os 50 motores ASP que são produzidos! Impossível que um manual tão genérico possa ser útil. Então, novatos, fujam. O manual na verdade é mais uma cartilha de cuidados ao manipular motores do que outra coisa. O que ele trás de útil é uma tabela de dimensões dos motores ASP, e uma breve descrição das agulhas do carburador. Nada de procedimento de amaciamento, ajustes de válvulas, ou outras coisas importantes. Inclusive o manual afirma que não é necessário um processo de amaciamento muito complicado...
AH! Acompanha ainda uma folha Carta com uma vista explodida do motor. Esse é bom!
O motor ASP61AR 4 tempos não tem nada de inovador. Trata-se de um motor 4 tempos, de pistão anelado (1 anel), camisa em aço, com o came em cima do virabrequim que toca as duas hastes de comando das válvulas na frente e duas válvulas no cabeçote. Típico. O motor é simples de acabamento. Depois que o bloco e demais peças de alumínio saíram da conquilha, foi feita uma pequena usinagem nas principais partes internas e em poucas peças externas, mas nada demais. Alguns encaixes são bem grosseiros e com certeza vazarão! As peças que compõem o bloco do motor sofreram algum tipo de tratamento. Talvez anodização, mas sem pintura, só tratamento. Aparentemente.
Tem algumas coisas medonhas. Acompanhem nas fotos!
Acompanha o motor um kit arruíne você mesmo! Apenas as duas alen e mais nada. Nem vela
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Aspectos externos do acabamento sem acabamento!
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Rolamento frontal selado. Sinal de que não vai fazer óleo por ali! Notar também o encaixe da arruela da base da hélice, que evita ela gire e ainda segura o eixo
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Removendo a tampa dos comandos (balancins) nota-se novamente nas bordas que poderiam ter sido usinadas para melhor encaixe. Vai vazar, pois não tem vedação.
Pior que isso, notem como os comandos estão desalinhados. Pasmem. Esse é o alinhamento de fábrica! Elas deveriam estar no mesmo nível e nesse ponto não poderiam estar empurrando as válvulas. A válvula de admissão (mais de cima) está sempre aberta, o que causaria ausência de compressão! Hummm também tem uma folga lateral boa nos balancins!!! ehehehe Mas o bom é que eles mantém a altura correta. Mas até quando?
[URL=http://img692.imageshack.us/i/dsc02934b.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img692.imageshack.us/img692/708/dsc02934b.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02933f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/8061/dsc02933f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02935i.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/3617/dsc02935i.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Removendo o cabeçote, coisas bizarras acontecem! Mais uma vez, faltou usinagem pra emparelhar a face interna. Devido a isso, adicionaram algumas vedações medonhas! bem tortas e finas. Notem também que um dos parafusos é mais longo. Medi os furos e todos têm a mesma profundidade! hehehe mais um que passou pelo controle!
[URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02946k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/5867/dsc02946k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img69.imageshack.us/i/dsc02939d.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img69.imageshack.us/img69/3594/dsc02939d.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02937b.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/7135/dsc02937b.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img69.imageshack.us/i/dsc02938x.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img69.imageshack.us/img69/822/dsc02938x.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
[URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02940g.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/2293/dsc02940g.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02941sl.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/3573/dsc02941sl.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Mais uma vez, uma usinadinha na face do tubo de admissão não seria nada mal!
[URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02945wu.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/6835/dsc02945wu.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img21.imageshack.us/i/dsc02944qk.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img21.imageshack.us/img21/3741/dsc02944qk.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02943y.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/3586/dsc02943y.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img504.imageshack.us/i/dsc02942k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img504.imageshack.us/img504/7165/dsc02942k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Removidos os tubos e os pushrods dos comandos de válvula, quando fui retirar os followers, eis que surge o primeiro pelo!
[URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02969k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/4958/dsc02969k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img707.imageshack.us/i/dsc02971.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img707.imageshack.us/img707/2286/dsc02971.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img709.imageshack.us/i/dsc02970.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img709.imageshack.us/img709/4374/dsc02970.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Carburador e tubo de admissão. Pra garantir a vedação tem essa maravilhosa junta! Na segunda foto, a regulagem da lenta. Achei bem frouxa... Na última: o que vem a ser aquilo? Ainda não desmontei o carburador....
[URL=http://img24.imageshack.us/i/dsc02947jk.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img24.imageshack.us/img24/401/dsc02947jk.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img39.imageshack.us/i/dsc02950f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img39.imageshack.us/img39/6752/dsc02950f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02949.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/8493/dsc02949.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img4.imageshack.us/i/dsc02948hx.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img4.imageshack.us/img4/5162/dsc02948hx.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02951.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/3504/dsc02951.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Suporte do carburador, tampa do "carter" e vedação e a primeira sujeira medonha... Uma partícula sólida com graxa. Ah! Na foto 1 tem um furo logo acima da tampa. A camisa fica visível. Mais a frente terá serventia. Aproveitar e notar o tipo da vedação também. Muito estranha.
[URL=http://img130.imageshack.us/i/dsc02953t.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img130.imageshack.us/img130/1330/dsc02953t.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img707.imageshack.us/i/dsc02954h.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img707.imageshack.us/img707/9083/dsc02954h.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02955.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/9966/dsc02955.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img138.imageshack.us/i/dsc02956i.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img138.imageshack.us/img138/9677/dsc02956i.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Na foto 1, sujeiras e riscos na camisa... ai-ai-ai-ai-ai, será que o anel dá conta? Foto 2, mais uma partícula "rígida". Aproveitando pra ver mais uma vez o tipo de usinagem feito no motor. Na foto 4, um pedaço de alumínio que saiu de uma rebarba do furo do parafuso da foto 5.
[URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02952l.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/6827/dsc02952l.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02957fs.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/1851/dsc02957fs.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02958f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/7536/dsc02958f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02961na.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/3170/dsc02961na.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02959k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/4982/dsc02959k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Removendo a camisa. A usinagem externa é péssima! Já a interna é bem menos rugosa. Mas longe de ser boa. Será que o manual estava certo ao afirmar que não é necessário amaciamento? Mesmo o pistão sendo anelado, pode-se remover a camisa sem medo. Será fácil recolocar o pistão e anel dentro da camisa.
[URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02963d.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/9759/dsc02963d.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02962x.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/9684/dsc02962x.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img11.imageshack.us/i/dsc02965a.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img11.imageshack.us/img11/1769/dsc02965a.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02964k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/2006/dsc02964k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
O furo traseiro no bloco do motor, serve para remover o pino que fixa a biela no pistão. Posicionando o pino no furo, basta puxar com uma pinça que ele sai fácil. Pra remover a biela, girar o virabrequim para o ponto morto superior.
[URL=http://img341.imageshack.us/i/dsc02967c.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img341.imageshack.us/img341/4273/dsc02967c.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img205.imageshack.us/i/dsc02966m.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img205.imageshack.us/img205/6420/dsc02966m.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02968lr.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/6694/dsc02968lr.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02972g.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/60/dsc02972g.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img515.imageshack.us/i/dsc02975c.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img515.imageshack.us/img515/7800/dsc02975c.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Mais um look nas usinagens. A da biela é uma vergonha. O pistão tinha mais um pelo enroscado no anel.
[URL=http://img197.imageshack.us/i/dsc02977m.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img197.imageshack.us/img197/4508/dsc02977m.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02976n.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img121.imageshack.us/img121/8521/dsc02976n.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img22.imageshack.us/i/dsc02978iv.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img22.imageshack.us/img22/3756/dsc02978iv.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
Came com suporte de rolamentos
[URL=http://img9.imageshack.us/i/dsc02982xw.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img9.imageshack.us/img9/9913/dsc02982xw.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img22.imageshack.us/i/dsc02981my.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img22.imageshack.us/img22/6283/dsc02981my.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02983y.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img121.imageshack.us/img121/3249/dsc02983y.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
- rgmanica
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O próximo passo seria retirar o eixo do motor, mas acabou a beteria da camera. Pra remover o eixo foi preciso aquecer todo o conjunto num forno por 10 minutos a 160°-200°. Só uma pancadinha e saiu o rolamento interno e virabrequim e outra pancadinha saiu o rolamento frontal. Não tirei fotos desse processo, até porque me apavorei da sugeira que saiu dos rolamentos. limpei tudo e olhem o que saiu do filtro! Várias partículas de metal:
[URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02986u.jpg/][img:5327dfacef]http://img190.imageshack.us/img190/9849/dsc02986u.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02987z.jpg/][img:5327dfacef]http://img121.imageshack.us/img121/5738/dsc02987z.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Conseguiram comparar com o tamanho da chave alen? São muito grandes! imaginem o que isso pode fazer.
Feita a limpeza interna, conferido tudo, reaqueci o motor e reinstalei rolamentos e eixo. Sem dúvida esse esquema de aquecer é muito chato e trabalhoso. Agora tem que remontar o resto. Primeiro, besuntei tudo com óleo. Costumo usar o mesmo óleo do combustível.
Nessa hora, tem que fazer o anel passar pela boca da camisa. Em alguns motores, pra que a biela encaixe no virabrequim o conjunto biela, pistão e anel tem que estar montado, pois o jogo é pequeno pra encaixar tudo. Depois disso, outra trabalho é fazer a camisa entrar no seu espaço e o anel engatar em seu rebaixo e entrar na camisa. É chato. Tem alguns motores que precisam de uma cinta pra conseguir isso. Quando o motor é bem feito, até que isso não é tão difícil. Com alguma manha acerta-se.
Pra facilitar esse processo, nesse motor ASP, tem aquele furo no bloco, por onde saiu o eixo do pistão. O processo é um pouco diferente.
Primeiro coloca-se o virabrequim no ponto morto superior e encaixa-se a biela.
[URL=http://img257.imageshack.us/i/dsc02989g.jpg/][img:5327dfacef]http://img257.imageshack.us/img257/8185/dsc02989g.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02990z.jpg/][img:5327dfacef]http://img121.imageshack.us/img121/834/dsc02990z.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Agora coloca-se o pistão dentro da camisa encaixando o anel facilmente dentro da camisa. O importante é a camisa não cobrir o furo do eixo do pistão!
[URL=http://img9.imageshack.us/i/dsc02991n.jpg/][img:5327dfacef]http://img9.imageshack.us/img9/1417/dsc02991n.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
O próximo passo é colocar o camisa e pistão dentro do bloco. Girando o virabrequim para o ponto morto inferior e empurrando a camisa até que os furos fiquem concentricos.
[URL=http://img257.imageshack.us/i/dsc02992q.jpg/][img:5327dfacef]http://img257.imageshack.us/img257/4088/dsc02992q.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img193.imageshack.us/i/dsc02993m.jpg/][img:5327dfacef]http://img193.imageshack.us/img193/1327/dsc02993m.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Alinhar a biela e passar o eixo do pistão pelos furos. Empurrar a camisa e feito!
[URL=http://img193.imageshack.us/i/dsc02994m.jpg/][img:5327dfacef]http://img193.imageshack.us/img193/9360/dsc02994m.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img214.imageshack.us/i/dsc02995w.jpg/][img:5327dfacef]http://img214.imageshack.us/img214/3746/dsc02995w.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img690.imageshack.us/i/dsc02996j.jpg/][img:5327dfacef]http://img690.imageshack.us/img690/2333/dsc02996j.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Muito importante agora é alinha o came. Colocando o motor no ponto morto superior, deve-se alinhar aquele pontinho na engrenagem com a linha de centro dos pushrods. Pode ser pra cima ou pra baixo, mas tem que ficar alinhado com os pushrods. O came da uma volta pra cada duas do virabrequim.
[URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02997.jpg/][img:5327dfacef]http://img704.imageshack.us/img704/8607/dsc02997.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img98.imageshack.us/i/dsc02998s.jpg/][img:5327dfacef]http://img98.imageshack.us/img98/9534/dsc02998s.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Agora é fechar tudo limpar bem pra depois fazer a regulagem das válvulas.
Continua...
[URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02986u.jpg/][img:5327dfacef]http://img190.imageshack.us/img190/9849/dsc02986u.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02987z.jpg/][img:5327dfacef]http://img121.imageshack.us/img121/5738/dsc02987z.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Conseguiram comparar com o tamanho da chave alen? São muito grandes! imaginem o que isso pode fazer.
Feita a limpeza interna, conferido tudo, reaqueci o motor e reinstalei rolamentos e eixo. Sem dúvida esse esquema de aquecer é muito chato e trabalhoso. Agora tem que remontar o resto. Primeiro, besuntei tudo com óleo. Costumo usar o mesmo óleo do combustível.
Nessa hora, tem que fazer o anel passar pela boca da camisa. Em alguns motores, pra que a biela encaixe no virabrequim o conjunto biela, pistão e anel tem que estar montado, pois o jogo é pequeno pra encaixar tudo. Depois disso, outra trabalho é fazer a camisa entrar no seu espaço e o anel engatar em seu rebaixo e entrar na camisa. É chato. Tem alguns motores que precisam de uma cinta pra conseguir isso. Quando o motor é bem feito, até que isso não é tão difícil. Com alguma manha acerta-se.
Pra facilitar esse processo, nesse motor ASP, tem aquele furo no bloco, por onde saiu o eixo do pistão. O processo é um pouco diferente.
Primeiro coloca-se o virabrequim no ponto morto superior e encaixa-se a biela.
[URL=http://img257.imageshack.us/i/dsc02989g.jpg/][img:5327dfacef]http://img257.imageshack.us/img257/8185/dsc02989g.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02990z.jpg/][img:5327dfacef]http://img121.imageshack.us/img121/834/dsc02990z.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Agora coloca-se o pistão dentro da camisa encaixando o anel facilmente dentro da camisa. O importante é a camisa não cobrir o furo do eixo do pistão!
[URL=http://img9.imageshack.us/i/dsc02991n.jpg/][img:5327dfacef]http://img9.imageshack.us/img9/1417/dsc02991n.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
O próximo passo é colocar o camisa e pistão dentro do bloco. Girando o virabrequim para o ponto morto inferior e empurrando a camisa até que os furos fiquem concentricos.
[URL=http://img257.imageshack.us/i/dsc02992q.jpg/][img:5327dfacef]http://img257.imageshack.us/img257/4088/dsc02992q.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img193.imageshack.us/i/dsc02993m.jpg/][img:5327dfacef]http://img193.imageshack.us/img193/1327/dsc02993m.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Alinhar a biela e passar o eixo do pistão pelos furos. Empurrar a camisa e feito!
[URL=http://img193.imageshack.us/i/dsc02994m.jpg/][img:5327dfacef]http://img193.imageshack.us/img193/9360/dsc02994m.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img214.imageshack.us/i/dsc02995w.jpg/][img:5327dfacef]http://img214.imageshack.us/img214/3746/dsc02995w.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img690.imageshack.us/i/dsc02996j.jpg/][img:5327dfacef]http://img690.imageshack.us/img690/2333/dsc02996j.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Muito importante agora é alinha o came. Colocando o motor no ponto morto superior, deve-se alinhar aquele pontinho na engrenagem com a linha de centro dos pushrods. Pode ser pra cima ou pra baixo, mas tem que ficar alinhado com os pushrods. O came da uma volta pra cada duas do virabrequim.
[URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02997.jpg/][img:5327dfacef]http://img704.imageshack.us/img704/8607/dsc02997.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img98.imageshack.us/i/dsc02998s.jpg/][img:5327dfacef]http://img98.imageshack.us/img98/9534/dsc02998s.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]
Agora é fechar tudo limpar bem pra depois fazer a regulagem das válvulas.
Continua...
- rgmanica
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Regulando as válvulas
Acabou a bateria da camera! ehehehe
- Leonardo M.T.
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- vitorette
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Estou acompanhando. Já está com a ignição na mão? Fiquei assustado com tanta sujeira dentro do motor, péssimo controle de qualidade. É o preço que pagamos por comprar produtos baratos. Quero ver os resultados pois pretendo comprar um ASP 4t, talvez o 91. Belo trabalho esse seu. Ah, eu acho os ASP muito parecidos com os OS.
______________________
"mais não é sempre melhor."
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- rgmanica
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Cara. A ignição entrou em estoque esses dias. Já tá comprada. Agora é esperar.
Estou acabando de fotografar o processo de regulagem das válvulas. O que me apavorou no motor é que ele tem o movimento bem "áspero". Mesmo cheio de óleo. Os rolamentos, o atrito camisa/pistão/anel, o came... todos tem a movimentação "áspera".
Sim. Sem dúvida eles são parecidos com OS, assim como os Magnum são parecidos com os OS. Mas o ASP, pelo menos esse, não é o mesmo da Magnum.
Sugiro limpar antes de usar!!!!
Você fez a conversão também, né Vitorette? Estou em dúvida quanto as velas ainda. Não sei se arrombo o furo ou compro um menor. Outra coisa que achei pouca informação é quanto a dissipação de calor pela vela. Ela tá direto "no fogo"... Veremos o que segue...
Estou acabando de fotografar o processo de regulagem das válvulas. O que me apavorou no motor é que ele tem o movimento bem "áspero". Mesmo cheio de óleo. Os rolamentos, o atrito camisa/pistão/anel, o came... todos tem a movimentação "áspera".
Sim. Sem dúvida eles são parecidos com OS, assim como os Magnum são parecidos com os OS. Mas o ASP, pelo menos esse, não é o mesmo da Magnum.
Sugiro limpar antes de usar!!!!
Você fez a conversão também, né Vitorette? Estou em dúvida quanto as velas ainda. Não sei se arrombo o furo ou compro um menor. Outra coisa que achei pouca informação é quanto a dissipação de calor pela vela. Ela tá direto "no fogo"... Veremos o que segue...
- vitorette
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Quanto à vela, sugiro pegar a menor mesmo sem precisar refazer a furação do cabeçote. Isso evita um monte de trabalho e você não corre o risco de perder o cabeçote caso o serviço não seja bem executado. Quanto ao calor, não esquenta hahahaha. Como a queima e melhor, o óleo refrigera e lubrifica o motor com sobras. Por isso você pode usar uma lubrificação com 10%, ou menos, de óleo.
A saber. Se for usar alcool, tem que aquecer o motor antes de querer fazer qualquer coisa, é igual carro com esse combustivel. Se acelerar antes de aquecer, o motor apaga. Cuidado com a regulagem, pois com esse sistema o motor tende a trabalhar frio. Sim, o motor vai trabalhar sempre frio, por isso tem que cuidar bastante da regulagem, já que motor frio é tão nocivo quanto ele muito quente. Cuide da qualidade do alcool adiquirido, o motor é muito sensível à variação do combustível, compre sempre no mesmo posto e dê preferência para um idôneo, que não seja adulterado. Eu vou, infelizmente, voltar a usar metanol + óleo, alcool bom aqui na minha cidade é difícil. Tente, se possível, ter à mão medidor de temperatura e odômetro, isso ajuda na regulagem. E nas primeiras partidas, até você acertar o ponto, vai ser nescessário um Starter elétrico, já que esse motor tende a ser tinhoso para funcionar. Tem um vídeo no Youtube que o cara bate na hélice por quase dois minutos e nada.
Quando desmontei o meu motor, notei algumas particulas dentro. Estava tão empolgado para instalar a ignição que nem me preocupei com isso. A qualidade dos ASP é sofrível, tem que desmontar e limpar o motor, com certeza.
Você vai instalar o sensor com parafusos ou vai fazer um anel de fixação?
A saber. Se for usar alcool, tem que aquecer o motor antes de querer fazer qualquer coisa, é igual carro com esse combustivel. Se acelerar antes de aquecer, o motor apaga. Cuidado com a regulagem, pois com esse sistema o motor tende a trabalhar frio. Sim, o motor vai trabalhar sempre frio, por isso tem que cuidar bastante da regulagem, já que motor frio é tão nocivo quanto ele muito quente. Cuide da qualidade do alcool adiquirido, o motor é muito sensível à variação do combustível, compre sempre no mesmo posto e dê preferência para um idôneo, que não seja adulterado. Eu vou, infelizmente, voltar a usar metanol + óleo, alcool bom aqui na minha cidade é difícil. Tente, se possível, ter à mão medidor de temperatura e odômetro, isso ajuda na regulagem. E nas primeiras partidas, até você acertar o ponto, vai ser nescessário um Starter elétrico, já que esse motor tende a ser tinhoso para funcionar. Tem um vídeo no Youtube que o cara bate na hélice por quase dois minutos e nada.
Quando desmontei o meu motor, notei algumas particulas dentro. Estava tão empolgado para instalar a ignição que nem me preocupei com isso. A qualidade dos ASP é sofrível, tem que desmontar e limpar o motor, com certeza.
Você vai instalar o sensor com parafusos ou vai fazer um anel de fixação?
- rgmanica
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O óleo não refrigera a vela hehehe. Usando uma vela dessas, alguns parâmetros mudam. Mas é bobagem. Só achar uma que sirva na rosca e deu!!! HEaiuehiaueh
O motor é anelado, portanto não tem o cone entre camisa e pistão comuns dos glows do tipo "ABC". Então, com o motor frio, não corre-se o risco de "limar" o conjunto perdendo compressão.
O combustível não vai ser o de posto, mas pretendo testar com ele também.
Não vejo como usar um Odômetro no processo!! eahuehaiheaiuehiaue
Abraços
O motor é anelado, portanto não tem o cone entre camisa e pistão comuns dos glows do tipo "ABC". Então, com o motor frio, não corre-se o risco de "limar" o conjunto perdendo compressão.
O combustível não vai ser o de posto, mas pretendo testar com ele também.
Não vejo como usar um Odômetro no processo!! eahuehaiheaiuehiaue
Abraços
- vitorette
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[quote:49a05e5ed8="rgmanica"]Não vejo como usar um Odômetro no processo!! eahuehaiheaiuehiaue[/quote:49a05e5ed8]
kakakakaka Tacômetro. kakakakakakakakaakakakaka
Você está indo pelo caminho certo, quero ver o motor funcionando e todas as suas impressões para poder fazer o investimento. Aguardamos, mais fotos.
A vela pode ser encontrada nas lojas que postamos no tópico sobre o motor ASP 61.
kakakakaka Tacômetro. kakakakakakakakaakakakaka
Você está indo pelo caminho certo, quero ver o motor funcionando e todas as suas impressões para poder fazer o investimento. Aguardamos, mais fotos.
A vela pode ser encontrada nas lojas que postamos no tópico sobre o motor ASP 61.
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"mais não é sempre melhor."
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