Dissecando um ASP FS61AR 4 tempos Chinês

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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rgmanica
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Dissecando um ASP FS61AR 4 tempos Chinês

Mensagem por rgmanica »

Olá povo.

Recentemente tive uma recaída pro glow, mas me tapei de nojo dos valores dos combustíveis. Então, vendo umas experiências por aí, decide experimentar esses motores chineses com álcool e CDI.

Hoje, vou postar as entranhas desse chinês e mostrar algumas coisas que encontrei... Até pelos tinha dentro do motor!!!! Como sou desconfiado e pior ainda, curioso, tenho o costume de desmontar tudo antes de usar. Sempre é válido. Como não da pra confiar no controle de qualidade chinês, valeu a pena!

O motor comprado é esse:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8985
Baratinho.

Existe quem diga que ASP é igual ao Magnum. Mas com esse motor tive minhas dúvidas. Já vi um Magnum e achei algumas coisas peculiares nesse ASP que não tinha visto no Magnum. Antes do motor chegar, procurei o manual, mandei trocentos e-mails mas nada... Com a informação Magnum=ASP, peguei um manual do Magnum e verifiquei algumas coisas. Mas com o ASP na mão, o manual do Magnum não confere. Então, pelo menos esse ASP não é a mesma coisa que o Magnum, ao contrário do que muitos falam.

Por falar em manual, o manual que acompanha o ASP, não presta pra nada. trata-se de uma folha tamanho carta 1-1/3 cheio de bobagens e que tenta de forma ridícula trazer informações sobre os 50 motores ASP que são produzidos! Impossível que um manual tão genérico possa ser útil. Então, novatos, fujam. O manual na verdade é mais uma cartilha de cuidados ao manipular motores do que outra coisa. O que ele trás de útil é uma tabela de dimensões dos motores ASP, e uma breve descrição das agulhas do carburador. Nada de procedimento de amaciamento, ajustes de válvulas, ou outras coisas importantes. Inclusive o manual afirma que não é necessário um processo de amaciamento muito complicado...
AH! Acompanha ainda uma folha Carta com uma vista explodida do motor. Esse é bom!

O motor ASP61AR 4 tempos não tem nada de inovador. Trata-se de um motor 4 tempos, de pistão anelado (1 anel), camisa em aço, com o came em cima do virabrequim que toca as duas hastes de comando das válvulas na frente e duas válvulas no cabeçote. Típico. O motor é simples de acabamento. Depois que o bloco e demais peças de alumínio saíram da conquilha, foi feita uma pequena usinagem nas principais partes internas e em poucas peças externas, mas nada demais. Alguns encaixes são bem grosseiros e com certeza vazarão! As peças que compõem o bloco do motor sofreram algum tipo de tratamento. Talvez anodização, mas sem pintura, só tratamento. Aparentemente.

Tem algumas coisas medonhas. Acompanhem nas fotos!


Acompanha o motor um kit arruíne você mesmo! Apenas as duas alen e mais nada. Nem vela

[URL=http://img36.imageshack.us/i/dsc02923k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img36.imageshack.us/img36/5664/dsc02923k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img708.imageshack.us/i/dsc02924.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img708.imageshack.us/img708/6411/dsc02924.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Aspectos externos do acabamento sem acabamento!

[URL=http://img692.imageshack.us/i/dsc02925v.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img692.imageshack.us/img692/3225/dsc02925v.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img708.imageshack.us/i/dsc02926q.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img708.imageshack.us/img708/8788/dsc02926q.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img692.imageshack.us/i/dsc02927j.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img692.imageshack.us/img692/2490/dsc02927j.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img708.imageshack.us/i/dsc02928.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img708.imageshack.us/img708/3852/dsc02928.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img697.imageshack.us/i/dsc02929n.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img697.imageshack.us/img697/4016/dsc02929n.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Já esses locais deveriam ser melhor usinados. Outros pontos importantes deveriam ser um pouco mais planos. Logo eles aparecem
[URL=http://img69.imageshack.us/i/dsc02931e.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img69.imageshack.us/img69/2140/dsc02931e.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img36.imageshack.us/i/dsc02930e.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img36.imageshack.us/img36/6539/dsc02930e.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Rolamento frontal selado. Sinal de que não vai fazer óleo por ali! Notar também o encaixe da arruela da base da hélice, que evita ela gire e ainda segura o eixo

[URL=http://img504.imageshack.us/i/dsc02932s.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img504.imageshack.us/img504/4258/dsc02932s.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Removendo a tampa dos comandos (balancins) nota-se novamente nas bordas que poderiam ter sido usinadas para melhor encaixe. Vai vazar, pois não tem vedação.
Pior que isso, notem como os comandos estão desalinhados. Pasmem. Esse é o alinhamento de fábrica! Elas deveriam estar no mesmo nível e nesse ponto não poderiam estar empurrando as válvulas. A válvula de admissão (mais de cima) está sempre aberta, o que causaria ausência de compressão! Hummm também tem uma folga lateral boa nos balancins!!! ehehehe Mas o bom é que eles mantém a altura correta. Mas até quando?

[URL=http://img692.imageshack.us/i/dsc02934b.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img692.imageshack.us/img692/708/dsc02934b.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02933f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/8061/dsc02933f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02935i.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/3617/dsc02935i.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Removendo o cabeçote, coisas bizarras acontecem! Mais uma vez, faltou usinagem pra emparelhar a face interna. Devido a isso, adicionaram algumas vedações medonhas! bem tortas e finas. Notem também que um dos parafusos é mais longo. Medi os furos e todos têm a mesma profundidade! hehehe mais um que passou pelo controle!

[URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02946k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/5867/dsc02946k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img69.imageshack.us/i/dsc02939d.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img69.imageshack.us/img69/3594/dsc02939d.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02937b.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/7135/dsc02937b.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img69.imageshack.us/i/dsc02938x.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img69.imageshack.us/img69/822/dsc02938x.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
[URL=http://img689.imageshack.us/i/dsc02940g.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img689.imageshack.us/img689/2293/dsc02940g.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02941sl.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/3573/dsc02941sl.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Mais uma vez, uma usinadinha na face do tubo de admissão não seria nada mal!

[URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02945wu.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/6835/dsc02945wu.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img21.imageshack.us/i/dsc02944qk.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img21.imageshack.us/img21/3741/dsc02944qk.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img15.imageshack.us/i/dsc02943y.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img15.imageshack.us/img15/3586/dsc02943y.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img504.imageshack.us/i/dsc02942k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img504.imageshack.us/img504/7165/dsc02942k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Removidos os tubos e os pushrods dos comandos de válvula, quando fui retirar os followers, eis que surge o primeiro pelo!

[URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02969k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/4958/dsc02969k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img707.imageshack.us/i/dsc02971.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img707.imageshack.us/img707/2286/dsc02971.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img709.imageshack.us/i/dsc02970.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img709.imageshack.us/img709/4374/dsc02970.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Carburador e tubo de admissão. Pra garantir a vedação tem essa maravilhosa junta! Na segunda foto, a regulagem da lenta. Achei bem frouxa... Na última: o que vem a ser aquilo? Ainda não desmontei o carburador....

[URL=http://img24.imageshack.us/i/dsc02947jk.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img24.imageshack.us/img24/401/dsc02947jk.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img39.imageshack.us/i/dsc02950f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img39.imageshack.us/img39/6752/dsc02950f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02949.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/8493/dsc02949.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img4.imageshack.us/i/dsc02948hx.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img4.imageshack.us/img4/5162/dsc02948hx.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02951.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/3504/dsc02951.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Suporte do carburador, tampa do "carter" e vedação e a primeira sujeira medonha... Uma partícula sólida com graxa. Ah! Na foto 1 tem um furo logo acima da tampa. A camisa fica visível. Mais a frente terá serventia. Aproveitar e notar o tipo da vedação também. Muito estranha.

[URL=http://img130.imageshack.us/i/dsc02953t.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img130.imageshack.us/img130/1330/dsc02953t.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img707.imageshack.us/i/dsc02954h.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img707.imageshack.us/img707/9083/dsc02954h.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02955.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img704.imageshack.us/img704/9966/dsc02955.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img138.imageshack.us/i/dsc02956i.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img138.imageshack.us/img138/9677/dsc02956i.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Na foto 1, sujeiras e riscos na camisa... ai-ai-ai-ai-ai, será que o anel dá conta? Foto 2, mais uma partícula "rígida". Aproveitando pra ver mais uma vez o tipo de usinagem feito no motor. Na foto 4, um pedaço de alumínio que saiu de uma rebarba do furo do parafuso da foto 5.

[URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02952l.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/6827/dsc02952l.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02957fs.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/1851/dsc02957fs.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02958f.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/7536/dsc02958f.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02961na.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/3170/dsc02961na.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02959k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/4982/dsc02959k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Removendo a camisa. A usinagem externa é péssima! Já a interna é bem menos rugosa. Mas longe de ser boa. Será que o manual estava certo ao afirmar que não é necessário amaciamento? Mesmo o pistão sendo anelado, pode-se remover a camisa sem medo. Será fácil recolocar o pistão e anel dentro da camisa.

[URL=http://img215.imageshack.us/i/dsc02963d.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img215.imageshack.us/img215/9759/dsc02963d.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02962x.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/9684/dsc02962x.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img11.imageshack.us/i/dsc02965a.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img11.imageshack.us/img11/1769/dsc02965a.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02964k.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/2006/dsc02964k.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


O furo traseiro no bloco do motor, serve para remover o pino que fixa a biela no pistão. Posicionando o pino no furo, basta puxar com uma pinça que ele sai fácil. Pra remover a biela, girar o virabrequim para o ponto morto superior.

[URL=http://img341.imageshack.us/i/dsc02967c.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img341.imageshack.us/img341/4273/dsc02967c.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img205.imageshack.us/i/dsc02966m.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img205.imageshack.us/img205/6420/dsc02966m.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img31.imageshack.us/i/dsc02968lr.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img31.imageshack.us/img31/6694/dsc02968lr.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02972g.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img190.imageshack.us/img190/60/dsc02972g.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img515.imageshack.us/i/dsc02975c.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img515.imageshack.us/img515/7800/dsc02975c.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Mais um look nas usinagens. A da biela é uma vergonha. O pistão tinha mais um pelo enroscado no anel.

[URL=http://img197.imageshack.us/i/dsc02977m.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img197.imageshack.us/img197/4508/dsc02977m.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02976n.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img121.imageshack.us/img121/8521/dsc02976n.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img22.imageshack.us/i/dsc02978iv.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img22.imageshack.us/img22/3756/dsc02978iv.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]


Came com suporte de rolamentos

[URL=http://img9.imageshack.us/i/dsc02982xw.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img9.imageshack.us/img9/9913/dsc02982xw.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img22.imageshack.us/i/dsc02981my.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img22.imageshack.us/img22/6283/dsc02981my.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02983y.jpg/][img:4d7e42dd3d]http://img121.imageshack.us/img121/3249/dsc02983y.th.jpg[/img:4d7e42dd3d][/URL]
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

O próximo passo seria retirar o eixo do motor, mas acabou a beteria da camera. Pra remover o eixo foi preciso aquecer todo o conjunto num forno por 10 minutos a 160°-200°. Só uma pancadinha e saiu o rolamento interno e virabrequim e outra pancadinha saiu o rolamento frontal. Não tirei fotos desse processo, até porque me apavorei da sugeira que saiu dos rolamentos. limpei tudo e olhem o que saiu do filtro! Várias partículas de metal:

[URL=http://img190.imageshack.us/i/dsc02986u.jpg/][img:5327dfacef]http://img190.imageshack.us/img190/9849/dsc02986u.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02987z.jpg/][img:5327dfacef]http://img121.imageshack.us/img121/5738/dsc02987z.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]

Conseguiram comparar com o tamanho da chave alen? São muito grandes! imaginem o que isso pode fazer.

Feita a limpeza interna, conferido tudo, reaqueci o motor e reinstalei rolamentos e eixo. Sem dúvida esse esquema de aquecer é muito chato e trabalhoso. Agora tem que remontar o resto. Primeiro, besuntei tudo com óleo. Costumo usar o mesmo óleo do combustível.


Nessa hora, tem que fazer o anel passar pela boca da camisa. Em alguns motores, pra que a biela encaixe no virabrequim o conjunto biela, pistão e anel tem que estar montado, pois o jogo é pequeno pra encaixar tudo. Depois disso, outra trabalho é fazer a camisa entrar no seu espaço e o anel engatar em seu rebaixo e entrar na camisa. É chato. Tem alguns motores que precisam de uma cinta pra conseguir isso. Quando o motor é bem feito, até que isso não é tão difícil. Com alguma manha acerta-se.
Pra facilitar esse processo, nesse motor ASP, tem aquele furo no bloco, por onde saiu o eixo do pistão. O processo é um pouco diferente.


Primeiro coloca-se o virabrequim no ponto morto superior e encaixa-se a biela.

[URL=http://img257.imageshack.us/i/dsc02989g.jpg/][img:5327dfacef]http://img257.imageshack.us/img257/8185/dsc02989g.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img121.imageshack.us/i/dsc02990z.jpg/][img:5327dfacef]http://img121.imageshack.us/img121/834/dsc02990z.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]


Agora coloca-se o pistão dentro da camisa encaixando o anel facilmente dentro da camisa. O importante é a camisa não cobrir o furo do eixo do pistão!

[URL=http://img9.imageshack.us/i/dsc02991n.jpg/][img:5327dfacef]http://img9.imageshack.us/img9/1417/dsc02991n.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]


O próximo passo é colocar o camisa e pistão dentro do bloco. Girando o virabrequim para o ponto morto inferior e empurrando a camisa até que os furos fiquem concentricos.

[URL=http://img257.imageshack.us/i/dsc02992q.jpg/][img:5327dfacef]http://img257.imageshack.us/img257/4088/dsc02992q.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img193.imageshack.us/i/dsc02993m.jpg/][img:5327dfacef]http://img193.imageshack.us/img193/1327/dsc02993m.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]


Alinhar a biela e passar o eixo do pistão pelos furos. Empurrar a camisa e feito!

[URL=http://img193.imageshack.us/i/dsc02994m.jpg/][img:5327dfacef]http://img193.imageshack.us/img193/9360/dsc02994m.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img214.imageshack.us/i/dsc02995w.jpg/][img:5327dfacef]http://img214.imageshack.us/img214/3746/dsc02995w.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img690.imageshack.us/i/dsc02996j.jpg/][img:5327dfacef]http://img690.imageshack.us/img690/2333/dsc02996j.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]


Muito importante agora é alinha o came. Colocando o motor no ponto morto superior, deve-se alinhar aquele pontinho na engrenagem com a linha de centro dos pushrods. Pode ser pra cima ou pra baixo, mas tem que ficar alinhado com os pushrods. O came da uma volta pra cada duas do virabrequim.
[URL=http://img704.imageshack.us/i/dsc02997.jpg/][img:5327dfacef]http://img704.imageshack.us/img704/8607/dsc02997.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL][URL=http://img98.imageshack.us/i/dsc02998s.jpg/][img:5327dfacef]http://img98.imageshack.us/img98/9534/dsc02998s.th.jpg[/img:5327dfacef][/URL]

Agora é fechar tudo limpar bem pra depois fazer a regulagem das válvulas.

Continua...
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rgmanica
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Regulando as válvulas

Mensagem por rgmanica »

Acabou a bateria da camera! ehehehe
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Leonardo M.T.
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Mensagem por Leonardo M.T. »

Quero ver você encontrar pelos chineses para reposição. :D :D :D
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

aehuiehiuehiuehiuhee, fuja!

Cara. Um pelo entre o anel e o pistão é impossível de se imaginar! O cara da linha de produção deveria ser o Toni Ramos!
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

Estou acompanhando. Já está com a ignição na mão? Fiquei assustado com tanta sujeira dentro do motor, péssimo controle de qualidade. É o preço que pagamos por comprar produtos baratos. Quero ver os resultados pois pretendo comprar um ASP 4t, talvez o 91. Belo trabalho esse seu. Ah, eu acho os ASP muito parecidos com os OS.
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

Cara. A ignição entrou em estoque esses dias. Já tá comprada. Agora é esperar.
Estou acabando de fotografar o processo de regulagem das válvulas. O que me apavorou no motor é que ele tem o movimento bem "áspero". Mesmo cheio de óleo. Os rolamentos, o atrito camisa/pistão/anel, o came... todos tem a movimentação "áspera".

Sim. Sem dúvida eles são parecidos com OS, assim como os Magnum são parecidos com os OS. Mas o ASP, pelo menos esse, não é o mesmo da Magnum.

Sugiro limpar antes de usar!!!!

Você fez a conversão também, né Vitorette? Estou em dúvida quanto as velas ainda. Não sei se arrombo o furo ou compro um menor. Outra coisa que achei pouca informação é quanto a dissipação de calor pela vela. Ela tá direto "no fogo"... Veremos o que segue...
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

Quanto à vela, sugiro pegar a menor mesmo sem precisar refazer a furação do cabeçote. Isso evita um monte de trabalho e você não corre o risco de perder o cabeçote caso o serviço não seja bem executado. Quanto ao calor, não esquenta hahahaha. Como a queima e melhor, o óleo refrigera e lubrifica o motor com sobras. Por isso você pode usar uma lubrificação com 10%, ou menos, de óleo.
A saber. Se for usar alcool, tem que aquecer o motor antes de querer fazer qualquer coisa, é igual carro com esse combustivel. Se acelerar antes de aquecer, o motor apaga. Cuidado com a regulagem, pois com esse sistema o motor tende a trabalhar frio. Sim, o motor vai trabalhar sempre frio, por isso tem que cuidar bastante da regulagem, já que motor frio é tão nocivo quanto ele muito quente. Cuide da qualidade do alcool adiquirido, o motor é muito sensível à variação do combustível, compre sempre no mesmo posto e dê preferência para um idôneo, que não seja adulterado. Eu vou, infelizmente, voltar a usar metanol + óleo, alcool bom aqui na minha cidade é difícil. Tente, se possível, ter à mão medidor de temperatura e odômetro, isso ajuda na regulagem. E nas primeiras partidas, até você acertar o ponto, vai ser nescessário um Starter elétrico, já que esse motor tende a ser tinhoso para funcionar. Tem um vídeo no Youtube que o cara bate na hélice por quase dois minutos e nada.
Quando desmontei o meu motor, notei algumas particulas dentro. Estava tão empolgado para instalar a ignição que nem me preocupei com isso. A qualidade dos ASP é sofrível, tem que desmontar e limpar o motor, com certeza.
Você vai instalar o sensor com parafusos ou vai fazer um anel de fixação?
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

O óleo não refrigera a vela hehehe. Usando uma vela dessas, alguns parâmetros mudam. Mas é bobagem. Só achar uma que sirva na rosca e deu!!! HEaiuehiaueh

O motor é anelado, portanto não tem o cone entre camisa e pistão comuns dos glows do tipo "ABC". Então, com o motor frio, não corre-se o risco de "limar" o conjunto perdendo compressão.

O combustível não vai ser o de posto, mas pretendo testar com ele também.
Não vejo como usar um Odômetro no processo!! eahuehaiheaiuehiaue

Abraços
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

[quote:49a05e5ed8="rgmanica"]Não vejo como usar um Odômetro no processo!! eahuehaiheaiuehiaue[/quote:49a05e5ed8]
kakakakaka Tacômetro. kakakakakakakakaakakakaka
Você está indo pelo caminho certo, quero ver o motor funcionando e todas as suas impressões para poder fazer o investimento. Aguardamos, mais fotos.
A vela pode ser encontrada nas lojas que postamos no tópico sobre o motor ASP 61.
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