Como aprender a analisar um motor?
- biribico
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Como aprender a analisar um motor?
Gostaria de aprender a ler e entender as especificacoes dos motores, pois quero comprar um motor e quero saber qual se encaixara melhor e tera um custo beneficio mais baixo, nao entendo nada, kv, rpm, corrente max. Queria aprender a analisar como todos os dados juntos irao se comportar quando o motor estiver funcionando. Nunca nada no forum falando a respeito. Dispenso comentarios idiotas.
ps: teclado com defeito nos acentos.
Grato!
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- LaercioLMB
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bom, quanto as especificações dos motores, as referências tipo 2822 cada fábrica usa um padrão diferente para isso mas referente ao Kv do motor, isso significa que se um motor tem por exemplo 980Kv é 980 RPM por volt usado no motor, ou seja, se usar uma bateria de 11,1V você tem 980X11,1=10878 dando então 10878RPM final no motor, já a corrente e corrente máxima é a amperagem que ele consome, se um motor tem especificado nele 20A é que a corrente dele é de 20Ah e consome 20A hora e isso te ajuda a calcular quanto dura a carga da bateria em voo e a corrente máxima por exemplo se o motor tem uma corrente de 20A e a corrente máxima de 26A significa que em pico máximo de força que ele faz ele chega a consumir 26Ah mas isso é o limite dele e se funcionar por um tempo a mais do recomendado ele poderá queimar por aqueçer muito pois estará transformando energia em calor e quanto mais energia ele consome mais calor ele gera.
Tem vários tópicos aqui sim falando sobre isso, lógico que assuntos em lugares diferentes mas tem e esse é o maior problema que temos em encontrar o que buscamos, geralmente se busca por algo específico e isso dificilmente encontraremos em qualquer lugar, quando buscamos por um assunto temos que ler tudo relacionado a isso e não apenas a nossa pergunta formulada pois para cada pergunta tem uma maneira diferente de ser respondida mas com o mesmo conteúdo.
Já falamos aqui diversas vezes sobre Kv, RPM, corrente, empuxo e tudo mais, é difícil sim encontrar tudo isso em um só lugar mas temos tudo isso sim aqui no fórum.
começei no mundo dos elétricos a pouco tempo e o que estou te passando é de ler atentamente todos os tópicos criados aqui no e-voo, ler todas as perguntas que todos fazem e ler todas as respostas que são dadas, inclusive as avacalhações pois muitas vezes nas avacalhações tem respostas que se bem interpretadas são perfeitamente corretas e informativas.
Tem vários tópicos aqui sim falando sobre isso, lógico que assuntos em lugares diferentes mas tem e esse é o maior problema que temos em encontrar o que buscamos, geralmente se busca por algo específico e isso dificilmente encontraremos em qualquer lugar, quando buscamos por um assunto temos que ler tudo relacionado a isso e não apenas a nossa pergunta formulada pois para cada pergunta tem uma maneira diferente de ser respondida mas com o mesmo conteúdo.
Já falamos aqui diversas vezes sobre Kv, RPM, corrente, empuxo e tudo mais, é difícil sim encontrar tudo isso em um só lugar mas temos tudo isso sim aqui no fórum.
começei no mundo dos elétricos a pouco tempo e o que estou te passando é de ler atentamente todos os tópicos criados aqui no e-voo, ler todas as perguntas que todos fazem e ler todas as respostas que são dadas, inclusive as avacalhações pois muitas vezes nas avacalhações tem respostas que se bem interpretadas são perfeitamente corretas e informativas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- fabiofleal
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Lembrando q isso é medido sem carga. Na hora q vc instala uma helice na ponta do eixo, cai bastante. Ai, qto melhor e maior o motor p/ um mesmo kv, menor essa queda.
Só retificando, o motor só vai consumir 20Ah se rodar por 1h a 20A. Isso equivale a dizer q um carro consumiu x litros de combustivel. Consumo é em km/l e nao em l, da mesma forma que o consumo elétrico é em A e nao em Ah.
Abs.
Só retificando, o motor só vai consumir 20Ah se rodar por 1h a 20A. Isso equivale a dizer q um carro consumiu x litros de combustivel. Consumo é em km/l e nao em l, da mesma forma que o consumo elétrico é em A e nao em Ah.
Abs.
- biribico
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Isso ja soluciona varias duvidas, acho q deveria ser feito um topico juntando tudo. Como por exemplo, como vou saber se o motor e um motor de tracao ou um motor de EDF. Sei que nesse caso o que exeplica e o RPM. Mas queria poder ainda ver qual motor seria melhor para determinada helice e para determinado aeromodelo. Era uma resposta como a de voces que eu estava procurando. Mas queria poder ir mais afundo para fazer uma boa compra.
Obrigado amigos!!
Obrigado amigos!!
- LaercioLMB
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- fabiofleal
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OLha só
[quote:24c25a9a11="biribico"]Isso ja soluciona varias duvidas, acho q deveria ser feito um topico juntando tudo. Como por exemplo, como vou saber se o motor e um motor de tracao ou um motor de EDF. Sei que nesse caso o que exeplica e o RPM. Mas queria poder ainda ver qual motor seria melhor para determinada helice e para determinado aeromodelo. Era uma resposta como a de voces que eu estava procurando. Mas queria poder ir mais afundo para fazer uma boa compra.
Obrigado amigos!![/quote:24c25a9a11]
Por conta da falta de padronizacao entre os fabricantes, nao há uma regra fixa e o resultado tb depende muito do aviao, por causa do arrasto.
O melhor é vc comprar de lojas que mostram depoimentos de quem ja comprou o motor. Mas boa parte da performance tb depende da bateria: Tive uma queda este fds porque a bateria nao aguentou as 2 EDFs do meu Embraer Phenom 100. Ja meu amigo Allan tem um aviao identico com a mesma eletronica e usa uma bateria adequada. Voa sem problemas desde outubro.
Obrigado amigos!![/quote:24c25a9a11]
Por conta da falta de padronizacao entre os fabricantes, nao há uma regra fixa e o resultado tb depende muito do aviao, por causa do arrasto.
O melhor é vc comprar de lojas que mostram depoimentos de quem ja comprou o motor. Mas boa parte da performance tb depende da bateria: Tive uma queda este fds porque a bateria nao aguentou as 2 EDFs do meu Embraer Phenom 100. Ja meu amigo Allan tem um aviao identico com a mesma eletronica e usa uma bateria adequada. Voa sem problemas desde outubro.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- biribico
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Desenterrando meu proprio tópico...
O tempo passou mas ainda não consegui achar uma forma eficaz e exata de encontrar um motor nas especificacões desejadas. Durante esse tempo consegui juntar um bom conhecimento sobre o assunto. Consegui aprender algumas coisas sobre as caracteristicas de voo de cada tipo de modelo e usar uma propulsão correta. Entretanto, quando vou as compras, tenho muita dificuldade de decifrar e enteder as especificacoes de cada motor(principalmente na HK), visto que alguns motores não possuem uma tabela de empuxo, consumo e potencia.
Com o KV se ve a RPM com cada bateria, mas... e daí? Usando ele tem como achar um valor exato para cada configuracao?
Minha duvida está em como descobrir se um determinado motor satisfara as necessidades do meu projeto sem ter que perguntar a terceiros.
Abras!
O tempo passou mas ainda não consegui achar uma forma eficaz e exata de encontrar um motor nas especificacões desejadas. Durante esse tempo consegui juntar um bom conhecimento sobre o assunto. Consegui aprender algumas coisas sobre as caracteristicas de voo de cada tipo de modelo e usar uma propulsão correta. Entretanto, quando vou as compras, tenho muita dificuldade de decifrar e enteder as especificacoes de cada motor(principalmente na HK), visto que alguns motores não possuem uma tabela de empuxo, consumo e potencia.
Com o KV se ve a RPM com cada bateria, mas... e daí? Usando ele tem como achar um valor exato para cada configuracao?
Minha duvida está em como descobrir se um determinado motor satisfara as necessidades do meu projeto sem ter que perguntar a terceiros.
Abras!
- serginho_la
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Camarada, só fazendo testes para saber qual motor é mais eficiente ou melhor para seu propósito.
Entretanto você não precisa sair comprando e testando os motores, para isso existem softwares com banco de dados de testes de usuários em todo mundo.
Aconselho você baixar o programa Drive Calculator em http://www.drivecalc.de/ bem como sua base de dados, é de grátis!
Vá fuçando, é fácil de mexer e tem quase toda parafernália da HobbyKing até eletrônica top.
Abraço.
Entretanto você não precisa sair comprando e testando os motores, para isso existem softwares com banco de dados de testes de usuários em todo mundo.
Aconselho você baixar o programa Drive Calculator em http://www.drivecalc.de/ bem como sua base de dados, é de grátis!
Vá fuçando, é fácil de mexer e tem quase toda parafernália da HobbyKing até eletrônica top.
Abraço.
Você tem que levar em consideração que um motor pode ser ajustado, com uma caixa de redução, afim de modificar as curvas de torque e giro no final. Nos Helis, modificamos o tamanho do pinhão afim de fazer um ajuste mais fino da velocidade de giro.
Nos autos, modificamos do mesmo jeito, mas tanto no câmbio como nos diferenciais.
Já vi alguns kits de motor para aeros onde é usado uma redução, afim de colocar um motor mais fraco, mas com hélices de maior passo.
Tem que estudar cada caso.
Nos autos, modificamos do mesmo jeito, mas tanto no câmbio como nos diferenciais.
Já vi alguns kits de motor para aeros onde é usado uma redução, afim de colocar um motor mais fraco, mas com hélices de maior passo.
Tem que estudar cada caso.