Porque meu ESC Torrou?
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Porque meu ESC Torrou?
Sou novo no esporte, e tenho uma dúvida com relação ao ESC, que queimou, logo no primeiro vôo.Montei um ZAGI com a seguinte configuração:Motor: Brushless BM-2410-9 ESC: 25A Bateria: LiPo 1500 3S. Torrou o ESC, o que será que aconteceu, será que não foi compatível. Achei que estava bem dimencionado. Será que preciso de um ESC maior. Ou será que o ESC deve ficar ventilado? Pois o deixei dentro do P0 e passei fita adesiva por cima. :cry:
- alexcmag
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Você não colocou detalhes suficientes, mas vou colocar algumas premissas baseadas nas informações que você passou:
Supondo que você tenha usado hélice compatível com o motor, que neste motor pelo que lembro é no máximo 9x5HD, a corrente ficaria abaixo dos 20A. Se usou maior que isto (ou hélice SlowFly, mais curva) a corrente passa fácil dos 25A e torra mesmo.
Mesmo que a hélice seja adequada, um ESC de 25A tem uma resistência interna nos FETs típica de cerca de 0,004 ohm, que fazendo umas contas pelas leis de ohm dá uma dissipação máxima de 2,5W por FET ou 5W no total quando em potência máxima. Não é muita coisa, se estiver ventilado.
Um ferro de soldar de 20W consegue derreter estanho, desde que em local onde não vente muito, mesmo com a refrigeração por convecção.
Os 5W, sem ventilação, depois de alguns minutos de vôo aquecem o suficiente para queimar os CIs, e eventualmente até para derreter estanho e colocar trilhas em curto.
Então tem duas lições:
1) Certifique-se de que não apenas motor e ESC são compatíveis, mas também a hélice. Baseie-se na indicação de hélice para a tensão que estiver usando, e não a maior recomendada para o modelo
Por exemplo, alguns motores vêm com indicação do tipo: Prop: 9x5-10x6 , mas a 10x6 é para usar com 2S , enquanto o máximo para usar com 3S seria 9x5
2) Sempre instale o ESC com ventilação adequada
Supondo que você tenha usado hélice compatível com o motor, que neste motor pelo que lembro é no máximo 9x5HD, a corrente ficaria abaixo dos 20A. Se usou maior que isto (ou hélice SlowFly, mais curva) a corrente passa fácil dos 25A e torra mesmo.
Mesmo que a hélice seja adequada, um ESC de 25A tem uma resistência interna nos FETs típica de cerca de 0,004 ohm, que fazendo umas contas pelas leis de ohm dá uma dissipação máxima de 2,5W por FET ou 5W no total quando em potência máxima. Não é muita coisa, se estiver ventilado.
Um ferro de soldar de 20W consegue derreter estanho, desde que em local onde não vente muito, mesmo com a refrigeração por convecção.
Os 5W, sem ventilação, depois de alguns minutos de vôo aquecem o suficiente para queimar os CIs, e eventualmente até para derreter estanho e colocar trilhas em curto.
Então tem duas lições:
1) Certifique-se de que não apenas motor e ESC são compatíveis, mas também a hélice. Baseie-se na indicação de hélice para a tensão que estiver usando, e não a maior recomendada para o modelo
Por exemplo, alguns motores vêm com indicação do tipo: Prop: 9x5-10x6 , mas a 10x6 é para usar com 2S , enquanto o máximo para usar com 3S seria 9x5
2) Sempre instale o ESC com ventilação adequada
- FernandoArt
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- Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
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[quote:7265a075df="alexcmag"]Você não colocou detalhes suficientes, mas vou colocar algumas premissas baseadas nas informações que você passou:
Supondo que você tenha usado hélice compatível com o motor, que neste motor pelo que lembro é no máximo 9x5HD, a corrente ficaria abaixo dos 20A. Se usou maior que isto (ou hélice SlowFly, mais curva) a corrente passa fácil dos 25A e torra mesmo.
Mesmo que a hélice seja adequada, um ESC de 25A tem uma resistência interna nos FETs típica de cerca de 0,004 ohm, que fazendo umas contas pelas leis de ohm dá uma dissipação máxima de 2,5W por FET ou 5W no total quando em potência máxima. Não é muita coisa, se estiver ventilado.
Um ferro de soldar de 20W consegue derreter estanho, desde que em local onde não vente muito, mesmo com a refrigeração por convecção.
Os 5W, sem ventilação, depois de alguns minutos de vôo aquecem o suficiente para queimar os CIs, e eventualmente até para derreter estanho e colocar trilhas em curto.
Então tem duas lições:
1) Certifique-se de que não apenas motor e ESC são compatíveis, mas também a hélice. Baseie-se na indicação de hélice para a tensão que estiver usando, e não a maior recomendada para o modelo
Por exemplo, alguns motores vêm com indicação do tipo: Prop: 9x5-10x6 , mas a 10x6 é para usar com 2S , enquanto o máximo para usar com 3S seria 9x5
2) Sempre instale o ESC com ventilação adequada[/quote:7265a075df]
Amigos desculpem a minha intromissão mas, tive um problema parecido hoje pela manhã com um Jato empurrado por 1 EDF 70mm 3800kv...
Especificações da EDF:
Motor: C20 PRO 3800kv
Número de Pás: 8
ESC Hobbyking Constant Current: 50A Burst Current: 80A
@ 11.1v
Corrente: 34A
Peso/ Empuxo: 820 gramas
Força: 377.4W
@ 12.6v
Corrente: 39A
Peso/ Empuxo: 945 gramas
Força: 491.4W
Ressaltando que estava utilizando 2 Lipos de 2.200 da marca ZOP 30c mah em paralelo... sendo assim seriam 4.400 mah a 60c certo?
Descarreguei 2 lipos, oque durou aprox uns 4 minutos, troquei a bateria e após uns 3 minutos cortou motor e cheirou queimado, verifiquei e constatei que o esc torrou... felizmente o motor não não foi junto... O estranho de tudo é que voo com o jato a uns 2 meses chegava a descarregar umas 5*** a 6*** (no caso 10 a 12 baterias pois uso de 2 com um Y) baterias seguido e nunca tinha ocorrido algo parecido... a única coisa que na minha concepção poderia ter ocasionado isso, é o fato que eu afinei o duto na saida de ar, creio eu que uns 20% dos 70mm, esta com 58mm a saída. Detalhe o ESC está bem no meio do duto de ar, ou seja deveria refrigerar e muito bem.. E ja que o motor deveria consumir menos que 50A - 80A mesmo com duto afinado... Pela sua experiencia o amigo tem alguma idéia do que pode ter ocorrigo?
Supondo que você tenha usado hélice compatível com o motor, que neste motor pelo que lembro é no máximo 9x5HD, a corrente ficaria abaixo dos 20A. Se usou maior que isto (ou hélice SlowFly, mais curva) a corrente passa fácil dos 25A e torra mesmo.
Mesmo que a hélice seja adequada, um ESC de 25A tem uma resistência interna nos FETs típica de cerca de 0,004 ohm, que fazendo umas contas pelas leis de ohm dá uma dissipação máxima de 2,5W por FET ou 5W no total quando em potência máxima. Não é muita coisa, se estiver ventilado.
Um ferro de soldar de 20W consegue derreter estanho, desde que em local onde não vente muito, mesmo com a refrigeração por convecção.
Os 5W, sem ventilação, depois de alguns minutos de vôo aquecem o suficiente para queimar os CIs, e eventualmente até para derreter estanho e colocar trilhas em curto.
Então tem duas lições:
1) Certifique-se de que não apenas motor e ESC são compatíveis, mas também a hélice. Baseie-se na indicação de hélice para a tensão que estiver usando, e não a maior recomendada para o modelo
Por exemplo, alguns motores vêm com indicação do tipo: Prop: 9x5-10x6 , mas a 10x6 é para usar com 2S , enquanto o máximo para usar com 3S seria 9x5
2) Sempre instale o ESC com ventilação adequada[/quote:7265a075df]
Amigos desculpem a minha intromissão mas, tive um problema parecido hoje pela manhã com um Jato empurrado por 1 EDF 70mm 3800kv...
Especificações da EDF:
Motor: C20 PRO 3800kv
Número de Pás: 8
ESC Hobbyking Constant Current: 50A Burst Current: 80A
@ 11.1v
Corrente: 34A
Peso/ Empuxo: 820 gramas
Força: 377.4W
@ 12.6v
Corrente: 39A
Peso/ Empuxo: 945 gramas
Força: 491.4W
Ressaltando que estava utilizando 2 Lipos de 2.200 da marca ZOP 30c mah em paralelo... sendo assim seriam 4.400 mah a 60c certo?
Descarreguei 2 lipos, oque durou aprox uns 4 minutos, troquei a bateria e após uns 3 minutos cortou motor e cheirou queimado, verifiquei e constatei que o esc torrou... felizmente o motor não não foi junto... O estranho de tudo é que voo com o jato a uns 2 meses chegava a descarregar umas 5*** a 6*** (no caso 10 a 12 baterias pois uso de 2 com um Y) baterias seguido e nunca tinha ocorrido algo parecido... a única coisa que na minha concepção poderia ter ocasionado isso, é o fato que eu afinei o duto na saida de ar, creio eu que uns 20% dos 70mm, esta com 58mm a saída. Detalhe o ESC está bem no meio do duto de ar, ou seja deveria refrigerar e muito bem.. E ja que o motor deveria consumir menos que 50A - 80A mesmo com duto afinado... Pela sua experiencia o amigo tem alguma idéia do que pode ter ocorrigo?
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Errado, se são 30C cada bateria, continuará sendo 30C no total elas estando em paralelo, só aumentará a capacidade delas de 2200 para 4400.
4400 X 30 = 132000.
Mas tem que levar em conta que baterias xing ling na maioria das vezes não suportam o que dizem, sendo assim, desses 30C, só conte com 25C.
4400 X 25 = 110000.
4400 X 30 = 132000.
Mas tem que levar em conta que baterias xing ling na maioria das vezes não suportam o que dizem, sendo assim, desses 30C, só conte com 25C.
4400 X 25 = 110000.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
A capacidade de descarga do CONJUNTO de baterias ligados em paralelo aumenta sim... É por isso que as baterias classificadas como 80C-90C-100C ou mais são sempre 2 packs em paralelo.
Specs:
Capacity: 6600mAh
Voltage: 2S2P / 2S Cell / 7.4V
Discharge: 90C Constant
Weight: 340g (including wire, plug & case)
Dimensions: 139x47x25.1mm
Balance Plug: JST-XH
Discharge Plug: 5mm Bullet-Connector to your own custom plug
Model no: NC6600.2S2P.9
[img:f4e1584bcd]http://cdn.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/51837_1_m.jpg[/img:f4e1584bcd]
Specs:
Capacity: 6600mAh
Voltage: 2S2P / 2S Cell / 7.4V
Discharge: 90C Constant
Weight: 340g (including wire, plug & case)
Dimensions: 139x47x25.1mm
Balance Plug: JST-XH
Discharge Plug: 5mm Bullet-Connector to your own custom plug
Model no: NC6600.2S2P.9
[img:f4e1584bcd]http://cdn.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/51837_1_m.jpg[/img:f4e1584bcd]
- FernandoArt
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- Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
- Localização: Caçador - SC
[quote:9fdaf023c9="Piradrone"]A capacidade de descarga do CONJUNTO de baterias ligados em paralelo aumenta sim... É por isso que as baterias classificadas como 80C-90C-100C ou mais são sempre 2 packs em paralelo.
Specs:
Capacity: 6600mAh
Voltage: 2S2P / 2S Cell / 7.4V
Discharge: 90C Constant
Weight: 340g (including wire, plug & case)
Dimensions: 139x47x25.1mm
Balance Plug: JST-XH
Discharge Plug: 5mm Bullet-Connector to your own custom plug
Model no: NC6600.2S2P.9
[img:9fdaf023c9]http://cdn.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/51837_1_m.jpg[/img:9fdaf023c9][/quote:9fdaf023c9]
Certo amigos, mas sendo assim, creio que no meu caso do jato com EDF citado acima oque ocorreu tem nada a ver com a taxa de descarga "C" das baterias certo? Pois oque derreteu foi o ESC... Alguem ja vivenciou isto e ou achou onde estáva o problema?
Specs:
Capacity: 6600mAh
Voltage: 2S2P / 2S Cell / 7.4V
Discharge: 90C Constant
Weight: 340g (including wire, plug & case)
Dimensions: 139x47x25.1mm
Balance Plug: JST-XH
Discharge Plug: 5mm Bullet-Connector to your own custom plug
Model no: NC6600.2S2P.9
[img:9fdaf023c9]http://cdn.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/51837_1_m.jpg[/img:9fdaf023c9][/quote:9fdaf023c9]
Certo amigos, mas sendo assim, creio que no meu caso do jato com EDF citado acima oque ocorreu tem nada a ver com a taxa de descarga "C" das baterias certo? Pois oque derreteu foi o ESC... Alguem ja vivenciou isto e ou achou onde estáva o problema?
- FernandoArt
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- Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
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[quote:619d586052="LaercioLMB"]Errado, se são 30C cada bateria, continuará sendo 30C no total elas estando em paralelo, só aumentará a capacidade delas de 2200 para 4400.
4400 X 30 = 132000.
Mas tem que levar em conta que baterias xing ling na maioria das vezes não suportam o que dizem, sendo assim, desses 30C, só conte com 25C.
4400 X 25 = 110000.[/quote:619d586052]
Certo amigos, mas sendo assim, creio que no meu caso do jato com EDF citado acima oque ocorreu tem nada a ver com a taxa de descarga "C" das baterias certo? Pois oque derreteu foi o ESC... Alguem ja vivenciou isto e ou achou onde estáva o
4400 X 30 = 132000.
Mas tem que levar em conta que baterias xing ling na maioria das vezes não suportam o que dizem, sendo assim, desses 30C, só conte com 25C.
4400 X 25 = 110000.[/quote:619d586052]
Certo amigos, mas sendo assim, creio que no meu caso do jato com EDF citado acima oque ocorreu tem nada a ver com a taxa de descarga "C" das baterias certo? Pois oque derreteu foi o ESC... Alguem ja vivenciou isto e ou achou onde estáva o
- LaercioLMB
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[quote:3999b402cc="Piradrone"][b:3999b402cc]A capacidade de descarga do CONJUNTO de baterias ligados em paralelo aumenta sim[/b:3999b402cc]... É por isso que as baterias classificadas como 80C-90C-100C ou mais são sempre 2 packs em paralelo.
[/quote:3999b402cc]
E o que foi que eu falei?
Em paralelo de 2200 vira 4400 e isso não é aumentar a capacidade?
Não aumenta a descarga dela, se é 30C, vai continuar sendo 30C e não 60C nem 90C ou seja lá o que for.
Você pode fazer um pack 12S 12P que não vai aumentar se cada célula for de 30C de descarga ou seja lá qual for, 20C, 40C, 60C, não importa.
O ESC queimou por que o consumo do motor superou a capacidade de descarga do ESC, seja pelo motor ter mesmo consumido mais ou pelo ESC ter um defeito e não ter suportado o motor.
Se você não tiver um wattímetro, nunca saberá se o conjunto escolhido está dentro dos limites.
[/quote:3999b402cc]
E o que foi que eu falei?
Em paralelo de 2200 vira 4400 e isso não é aumentar a capacidade?
Não aumenta a descarga dela, se é 30C, vai continuar sendo 30C e não 60C nem 90C ou seja lá o que for.
Você pode fazer um pack 12S 12P que não vai aumentar se cada célula for de 30C de descarga ou seja lá qual for, 20C, 40C, 60C, não importa.
O ESC queimou por que o consumo do motor superou a capacidade de descarga do ESC, seja pelo motor ter mesmo consumido mais ou pelo ESC ter um defeito e não ter suportado o motor.
Se você não tiver um wattímetro, nunca saberá se o conjunto escolhido está dentro dos limites.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
-
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- FernandoArt
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[quote:c085be3be8="LaercioLMB"][quote:c085be3be8="Piradrone"][b:c085be3be8]A capacidade de descarga do CONJUNTO de baterias ligados em paralelo aumenta sim[/b:c085be3be8]... É por isso que as baterias classificadas como 80C-90C-100C ou mais são sempre 2 packs em paralelo.
[/quote:c085be3be8]
E o que foi que eu falei?
Em paralelo de 2200 vira 4400 e isso não é aumentar a capacidade?
Não aumenta a descarga dela, se é 30C, vai continuar sendo 30C e não 60C nem 90C ou seja lá o que for.
Você pode fazer um pack 12S 12P que não vai aumentar se cada célula for de 30C de descarga ou seja lá qual for, 20C, 40C, 60C, não importa.
O ESC queimou por que o consumo do motor superou a capacidade de descarga do ESC, seja pelo motor ter mesmo consumido mais ou pelo ESC ter um defeito e não ter suportado o motor.
Se você não tiver um wattímetro, nunca saberá se o conjunto escolhido está dentro dos limites.[/quote:c085be3be8]
Será que se eu usar um esc de vamos dizer uns 80A, resolveria o problema?
[/quote:c085be3be8]
E o que foi que eu falei?
Em paralelo de 2200 vira 4400 e isso não é aumentar a capacidade?
Não aumenta a descarga dela, se é 30C, vai continuar sendo 30C e não 60C nem 90C ou seja lá o que for.
Você pode fazer um pack 12S 12P que não vai aumentar se cada célula for de 30C de descarga ou seja lá qual for, 20C, 40C, 60C, não importa.
O ESC queimou por que o consumo do motor superou a capacidade de descarga do ESC, seja pelo motor ter mesmo consumido mais ou pelo ESC ter um defeito e não ter suportado o motor.
Se você não tiver um wattímetro, nunca saberá se o conjunto escolhido está dentro dos limites.[/quote:c085be3be8]
Será que se eu usar um esc de vamos dizer uns 80A, resolveria o problema?