Medir Consumo (A) de servos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Medir Consumo (A) de servos

Mensagem por RafaelMq »

Ola...

Estu querendo medir o consumo de alguns servos Xing-ling para ver se meu BEC vai aguentar o tranco.

Pois ouvi diser que servos os meus xing-ling (blue bird) consomem bastante.

Estava pensando e medir o consumo com um multimetro (minipa) em serie com o positivo de uma extenção de aileron.

O que eu queria saber é se esse tipo de medição é correnta, ou se ainda os dados que eu poderei obter serão corretos, pois nao sei se esse sistema gera alguma resistencia para dar dados errados.


Pois a inteção é futuramente montar uma bancadinha pra testar servos^^



Obrigado !!

abraços !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Acho que já ví um post com dados sobre consumo de servos.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Re: Medir Consumo (A) de servos

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:7d507c630f="RafaelMq"]Ola...

Estu querendo medir o consumo de alguns servos Xing-ling para ver se meu BEC vai aguentar o tranco.

Pois ouvi diser que servos os meus xing-ling (blue bird) consomem bastante.

Estava pensando e medir o consumo com um multimetro (minipa) em serie com o positivo de uma extenção de aileron.

O que eu queria saber é se esse tipo de medição é correnta, ou se ainda os dados que eu poderei obter serão corretos, pois nao sei se esse sistema gera alguma resistencia para dar dados errados.


Pois a inteção é futuramente montar uma bancadinha pra testar servos^^



Obrigado !!

abraços !![/quote:7d507c630f]


Eu a um bom tempo atrás medi o consumo de uns servos com um multimetro comum, amarelinho daqueles baratos, depois acabei comprando um watt metter, nos dois os dados foram muiiito parecidos, a variação nao passava de 50mA
RC
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2159
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Re: Medir Consumo (A) de servos

Mensagem por Buts »

[quote:cdb523c3aa="Rodrigo C"]
Eu a um bom tempo atrás medi o consumo de uns servos com um multimetro comum, amarelinho daqueles baratos, depois acabei comprando um watt metter, nos dois os dados foram muiiito parecidos, a variação nao passava de 50mA[/quote:cdb523c3aa]

O grande problema é quando um servo trava, é esse consumo que deve ser medido, para que em caso de problemas com um servo você não perca todo o aero.

Servo livre o consumo é baixo, em voo com vento passando o servo faz mais força e consome mais.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

minipa é bomzinho é so fazer os cabos pra medir em série da pra medir sim na boa tem tambem uns multimetros um pouco mais caros tipo digital , procure equipamentos na loja :soldafria, agora pra medir consumo em volts voce tem que fazer o esquema do saite do "mano" que esplica direitinho
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2159
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:e8fb6b3b2e="kiko ribeiro"]minipa é bomzinho é so fazer os cabos pra medir em série da pra medir sim na boa tem tambem uns multimetros um pouco mais caros tipo digital , procure equipamentos na loja :soldafria, agora pra medir consumo em volts voce tem que fazer o esquema do saite do "mano" que esplica direitinho[/quote:e8fb6b3b2e]

Consumo em volts ????? como é isso ?? Então ele consome mais que os 4,8V ou 6V ???
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
neumar
membro
Mensagens: 198
Registrado em: Sáb Jan 16, 2010 3:57 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por neumar »

eu utilizo um watimetro digital ,depois q perdi um aero inteiro por usar um bec fraco, resolvi fikar mais atento...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

AI DEUS.. DE NOVO NÃO.

Povo...

Por acaso vocês sabem que um servo controla superfícies de comando móveis que altera o esforço e a demanda de corrente de acordo com diversos fatores como area da superfície, velocidade do modelo, relação do braço de alavanca e outras coisas mais??? Nossa.. que novidade não???
E que sendo assim o consumo tem valores dos mais variados( e são altos) e se altera com o tempo?
Então sendo assim suas medidas são só curiosidades sem valor pratico nenhum.
Para que seja feito algo relevante é necessário um sistema de aquisição de dados em tempo integral analizando tensão e corrente em um determinado tempo.
Já postei aqui analises feitas com diversos servos e feitas por pessoas que sabem o que e como fazer.
Por favor, vamos usar a cabecinha.
um pouco só vai.

Vontade de dizer um palavrão.

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:86e49fe569="Marco Antonio"]AI DEUS.. DE NOVO NÃO.

Povo...

Por acaso vocês sabem que um servo controla superfícies de comando móveis que altera o esforço e a demanda de corrente de acordo com diversos fatores como area da superfície, velocidade do modelo, relação do braço de alavanca e outras coisas mais??? Nossa.. que novidade não???
E que sendo assim o consumo tem valores dos mais variados( e são altos) e se altera com o tempo?
Então sendo assim suas medidas são só curiosidades sem valor pratico nenhum.
Para que seja feito algo relevante é necessário um sistema de aquisição de dados em tempo integral analizando tensão e corrente em um determinado tempo.
Já postei aqui analises feitas com diversos servos e feitas por pessoas que sabem o que e como fazer.
Por favor, vamos usar a cabecinha.
um pouco só vai.

Vontade de dizer um palavrão.

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:[/quote:86e49fe569]

Os testes que eu e outros usuarios que postaram aqui, é so pra ter uma base.
nao precisa ser nada minucioso.

sobre o esforço do servo em voo..

No caso o que importa e o consumo maximo, para isto, forçando o braço do servo em direção contraria ao comando dado, ja da pra ter uma noção boa.
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:db3dc0c179="Rodrigo C"]
Eu a um bom tempo atrás medi o consumo de uns servos com um multimetro comum, amarelinho daqueles baratos, depois acabei comprando um watt metter, nos dois os dados foram muiiito parecidos, a variação nao passava de 50mA[/quote:db3dc0c179]

Intão já é ^^

Vo faser o cabo hoje junto ao esquema de medição de tenção.

[quote:db3dc0c179="neumar"]eu utilizo um watimetro digital ,depois q perdi um aero inteiro por usar um bec fraco, resolvi fikar mais atento...[/quote:db3dc0c179]

È por essas coisas que uso o BEC da HC de 8-15A ^^

O ruim é que BEC de marcas Conhecidas como o da CC de 10A nao vem com chave liga e desliga.


abraços !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Responder