Comparativo LiPo x LiFe

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Comparativo LiPo x LiFe

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
Tenho lido bastante, além de ter feito várias perguntas nos diversos tópicos do forum, porém ainda não encontrei um comparativo, estilo tabela, que mostrasse as diferenças entre esses dois tipos de bateria. Sugiro começarmos a levantar estes dados e tabulá-los para facilitar a vida de quem está começando. Abaixo coloco o levantamento que fiz até o momento:
Abs
Mac2
Anexos
LiPo x LiFe.jpg
LiPo x LiFe.jpg (35.58 KiB) Exibido 12120 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2159
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Não vejo o porque de comparar... São completamente diferentes, ciclo, descarga, carga, resitencia interna.

É o mesmo de comparar motor Glow com Gasolina, ou NiMh e LiPo. São diferentes e a forma de utilização também.

Só para complementar, não é só substituir uma pela outra.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:a09e928aa6="Buts"]Não vejo o porque de comparar... São completamente diferentes, ciclo, descarga, carga, resitencia interna.
É o mesmo de comparar motor Glow com Gasolina, ou NiMh e LiPo. São diferentes e a forma de utilização também.
Só para complementar, não é só substituir uma pela outra.[/quote:a09e928aa6]
Buts,
Discordo de você de não ser necessária a comparação. A comparação é justamente porque ambas se destinam ao mesmo fim: Energizar aeromodelos. A intenção do comparativo é para ajudar na decisão de qual utilizar e não para saber qual é melhor ou pior.
Os ítens que você citou que são diferentes poderiam fazer parte deste comparativo também (ciclo, descarga, carga, resistencia interna, etc)
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2159
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:9a27de2a8a="Mac2"][quote:9a27de2a8a="Buts"]Não vejo o porque de comparar... São completamente diferentes, ciclo, descarga, carga, resitencia interna.
É o mesmo de comparar motor Glow com Gasolina, ou NiMh e LiPo. São diferentes e a forma de utilização também.
Só para complementar, não é só substituir uma pela outra.[/quote:9a27de2a8a]
Buts,
Discordo de você de não ser necessária a comparação. A comparação é justamente porque ambas se destinam ao mesmo fim: Energizar aeromodelos. A intenção do comparativo é para ajudar na decisão de qual utilizar e não para saber qual é melhor ou pior.
Os ítens que você citou que são diferentes poderiam fazer parte deste comparativo também (ciclo, descarga, carga, resistencia interna, etc)
Abs
Mac2[/quote:9a27de2a8a]

Vou tentar explicar de outra forma, a decisão de usar é de quem está montando, e do que ele está montando.

É igual Glow e Gasolina, não tem comparativo, onde dá para colocar os dois, você escolhe qual te agrada.

Não tem essa de tentar empurrar gasolina em todo mundo, mesma coisa de combustivel com Nitro. Eu não uso e não tenho vontade de usar aeros a combustão, apesar de ter um Piper de 2 metros de envergadura. É minha opção, igual optei por usar LiFe e esquecer as LiPo... Mas isso é de cada um, e isso que estou tentando dizer.

Esse "comparativo", acho mais util como o Caio e Marcio já fazem bem, que é mostrar algumas configurações legais com LiFe. Motor X LiFe X Helice = Empuxo

Isso acho legal..
Mas bem , é só minha opnião :) E o forum está aqui para discutirmos ideias e opniões :)
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:bd8b525af4="Buts"]
Vou tentar explicar de outra forma, a decisão de usar é de quem está montando, e do que ele está montando.
É igual Glow e Gasolina, não tem comparativo, onde dá para colocar os dois, você escolhe qual te agrada.
Não tem essa de tentar empurrar gasolina em todo mundo, mesma coisa de combustivel com Nitro. Eu não uso e não tenho vontade de usar aeros a combustão, apesar de ter um Piper de 2 metros de envergadura. É minha opção, igual optei por usar LiFe e esquecer as LiPo... Mas isso é de cada um, e isso que estou tentando dizer.
Esse "comparativo", acho mais util como o Caio e Marcio já fazem bem, que é mostrar algumas configurações legais com LiFe. Motor X LiFe X Helice = Empuxo
Isso acho legal..
Mas bem , é só minha opnião :) E o forum está aqui para discutirmos ideias e opniões :)[/quote:bd8b525af4]
Buts,
É justamente para auxiliar as pessoas que não tem a opinião formada acerca desta ou daquela opção. A decisão de usar LiPo ou LiFe pode depender de um único fator como de um conjunto deles, porém acredito ser de grande utilidade sabermos das diferenças e implicações de nossas escolhas e uma visão geral das duas opções pode nos dar mais segurança na decisão. Quando preciso escolher um motor ou um ESC, assim como quando vou comprar um automóvel ou uma residência, peso todas as opções antes de fazer a escolha.
O fato de eu ter escolhido uma bateria/capacidade específica é somente a título de exemplo.
Como você mesmo disse, trata-se de uma opinião e como estou com dúvidas sobre qual escolher, acredito que outros membros do forum também possam estar com estas dúvidas. A tabela comparativa (ou benchmark como uso no meu trabalho) é uma ferramenta de auxilio a decisão muito importante.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Mac2 concordo em fazer a comparação, mas vamos comparar direito!

Digo isto porque os testes REAIS são, e muito, diferente das especificações do fabricante.

Exemplo de como isso afeta drásticamente a comparação é a vida útil em ciclos, em testes comparativos as A123 passam dos 1000ciclos quase sem perda de energia, já as Lipos genéricas não chegam a 200ciclos gozando de boa saúde!

Outro ponto que vale resaltar é que apesar da menor tensão do pack A123 trabalhando em correntes altas as Lipos caem muita a tensão e as A123 não caem tanto, além de que a tensão das Lipos cai gradativamente (e drásticamente nos primeiros minutos) e as A123 mantém tensão mais alta até quase o fim da carga.

Exemplo um pack 5S Lipo tem tensão de 18,5v mas em regime de trabalho de 40A a tensão cai para 17v, e logo após os 2 primeiros minutos já cai para 15v. A A123 tem tensão de 16,5v em regime de trabalho de 40A cai para 16v e mesmo após mais de 10min de vôo ainda está com 15,5v.

Tudo isso deve ser analisado e de preferência com aparelhos profissionais, por isso que é tão difícil a tabela comparativa eficiente.



Felizmente como diz o pessoal: "existe louco pra tudo nesse mundo".

E um cara com o nick de everydayflyer no rcgroups vive disso, faz todo tipo de testes com quase todo tipo de bateria e é fã de A123, as tabelas, contas, aparelhos, já existem e são usados de diversas formas por ele, exemplo disso:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=629703

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=603368

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=755230

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1075298

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=980451

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1142882

É só procurar, são muitos testes, comparativos, resultados, tutoriais, etc...
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:2141b721ba="Gustavo Murad"]Mac2 concordo em fazer a comparação, mas vamos comparar direito![/quote:2141b721ba]
Gustavo, você está corretíssimo. Por isso abri o tópico para que pudéssemos acrescentar as informações relevantes dos dois tipos de bateria.

[quote:2141b721ba="Gustavo Murad"]Exemplo de como isso afeta drásticamente a comparação é a vida útil em ciclos, em testes comparativos as A123 passam dos 1000ciclos quase sem perda de energia, já as Lipos genéricas não chegam a 200ciclos gozando de boa saúde![/quote:2141b721ba]
Legal. Aqui temos mais um parâmetro: Vida útil em ciclos

[quote:2141b721ba="Gustavo Murad"]Outro ponto que vale resaltar é que apesar da menor tensão do pack A123 trabalhando em correntes altas as Lipos caem muita a tensão e as A123 não caem tanto, além de que a tensão das Lipos cai gradativamente (e drásticamente nos primeiros minutos) e as A123 mantém tensão mais alta até quase o fim da carga.[/quote:2141b721ba]
Outro indicador: Comportamento da tensão: Queda acentuada, Manutenção prolongada, etc

Abs

Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

pelo que li no saite do Mano as celulas aa123 so tem 2 desvantagens ela tem 0,4 volts a menos que 1c li-po = 3,7v , e em relação a peso as celulas aa123 são mais pesadas , Porem em questão de segurança as celulas aa123 são , mais seguras para carrega-las , carregam mais rápido, não precisa de carregadores caros, um pac de 5s pra maioria dos modelos de isopor basta, se zerar a carga não estragam como a maioria , não tem efeito memo, com um bom ferro de solda voce mesmo faz os seus pacs, e tem um maior numero de ciclos de carga , creio que as vantagens suprimem as desvantagens , ah não explodem nem icham
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Mais 2 pontos importantíssimos:

*Segurança:

As Lipos explodem por diversos motivos, excesso de corrente na carga, excesso de corrente na descarga, desbalanceamento, perfuração, queda, curto, amassado, entre outros motivos.

As A123 não explodem por nenhum desses motivos, aparentemente nem perfurando elas o que é muito difícil já que tem invólucro muito resistente.

Para exemplificar basta ver os 2 vídeos.

Primeiro a Lipo autoinflamando quando é perfurando com uma chave de fenda:
http://www.youtube.com/watch?v=6M5ftkN9PtY&feature=related
[yt]http://www.youtube.com/watch?v=6M5ftkN9PtY&feature=related[/yt]


Depois perfurando A123 com uma furadeira, ela no máximo solta uma fumacinha:
http://www.youtube.com/watch?v=rb_J2QQ0k-4
[yt]http://www.youtube.com/watch?v=rb_J2QQ0k-4[/yt]



*Resistência:

As Lipos amassam e sofrem muito com qualquer injúria, podendo estragar se você deixá-las cair no chão da sua mão.

As A123 são mais pesadas, porém tem encapsulamento parecido com das pilhas comuns o que dá a elas uma boa proteção contra impactos mesmo das lenhas mais destrutivas.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Ponto muito importante a ser considerado. Bem lembrado
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder