Motor asp 52 á alcool e OS 46ax alcool

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
maycon_viana
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 10:33 am
Localização: Cuiaba - MT

Motor asp 52 á alcool e OS 46ax alcool

Mensagem por maycon_viana »

Alguém ja tentou usar a vela do motor OS 55ax BE em um motor glow pois é,tenho um amigo que arriscou se cabeçote fazendo uma nova furação e deu certo,funciona e voa perfeitamente com alcool de posto e oleo de ricino 20%,hj a temperatura aqui em cuiaba estava em 11 graus e mesmo assim o motor funcionou e fez varios võos e com um bom aumento de autonomia,visto que o asp é bem gastador usando glow este e o segundo motor em teste o outro é um OS46 ax que tabém aceitou o novo combustivel.[/img]
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Muito interessante, ele mediu as RPM com tacômetro? mudou o ronco do motor? Poste para nós mais notícias.

Está demorando para alguém tirar o cabeçote de um OS AX.55 e de um BE.55 para comparar a taxa de compressão, duração das janelas de admissão e escape, etc.
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

Oque eu percebi quando vi o 55 BE de um amigo aqui da pista onde vôo é que demora um pouco pra pegar se comparando aos motores a metanol , em relação a autonomia é bem maior do que os motores comuns , e muito forte , gostei do motor!!

Maycon posta umas fotos da modificação pra gente ver como foi feito!!

abçs!!
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Avatar do usuário
maycon_viana
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 10:33 am
Localização: Cuiaba - MT

Mensagem por maycon_viana »

medimos sim a rotação antes e depois deu uma diferença de 1100rpm a menos e após a coversão funciona apenas no starter,igual o 55 be não pega na mão também, agora com esses testes realizados o motor funciona bem tem uma boa lenta pórem não tem a mesma força que tinha quando era glow,isso fica percepitivel nas respostas de aceleração,pode ser a falta de nitro ?
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:5e1463d8ce="maycon_viana"]medimos sim a rotação antes e depois deu uma diferença de 1100rpm a menos e após a coversão funciona apenas no starter,igual o 55 be não pega na mão também, agora com esses testes realizados o motor funciona bem tem uma boa lenta pórem não tem a mesma força que tinha quando era glow,isso fica percepitivel nas respostas de aceleração,pode ser a falta de nitro ?[/quote:5e1463d8ce]

Bom, mas a perda de potência não é nenhuma novidade.
Já que estão experimentando, poderiam aumentar a taxa de compressão do motor.
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

pelo que tenho lido a respeito me parece que o poder calorico do alcool de posto é maior que o do nitro metano,"não sei diser", mas aqui no samarita tentamos fazer um espiral de 4 voltas ao redor do motor no intuito de aquecer o alcool, infelizmente não deu certo
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:db4c1cbdc2="kiko ribeiro"]pelo que tenho lido a respeito me parece que o poder calorico do alcool de posto é maior que o do nitro metano,"não sei diser", mas aqui no samarita tentamos fazer um espiral de 4 voltas ao redor do motor no intuito de aquecer o alcool, infelizmente não deu certo[/quote:db4c1cbdc2]

:?: :?: :?: :?: Porquê aquecer o combustível :?: :?: :?: :?:
Avatar do usuário
Mario Luiz Zuffo de Paula
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 529
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
Localização: Cuiaba Mato Grosso

Motor asp 52 á alcool e OS 46ax alcool

Mensagem por Mario Luiz Zuffo de Paula »

Em todos os testes e artigos que eu tenho lido a este respeito , o motores movido a etanol da OS devese levar em conta que os motores , em condições normais de uso ficam semelhantes a um motor de 4 tempos isto é terão menos rotação , e mais torque concequentemente terão um consumo menor de combustivel .

Tenho acompanhado em um outros foruns uma possivel adaptação , de motores normais para o etanol depois de quebrarem a cabeça , com resultados mediocres
resolveram dar uma estudada no assunto desmontando dois motores OS AX 55 um glow e outro a etanol e perceberam que a coisa não hera tão simples assim , e chegaram a comclusão que o melhor é usar o motor do geito que a fabrica fornece , que o resultado é o melhor possível .

Agora fica a gosto do freguês comprar o motor que melhor lhe convier , eu ainda fico com os motore de dois tempos e quatro tempos a Glow , usando o combustivel de exelente qualidade como da Byron ou Omega .


100+ Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

essa experiência foi a muito tempo imaginamos que se o combustivel estivesse aquecido este poderia facilitar a queima dentro do cilindro "pura besteira", partimos da ideia "por que o motor morre" 1º vela ruim,2ºcombustivel ruim ou fora de especificação,3ºregulagem das agulhas de alta e lenta,4ºproblemas com escapamento,"mufla"e ela quem regula a pressão da linha de combustivel, 5ºmangueiras filtros e tanque se algum item aqui estiver entupido.
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Re: Motor asp 52 á alcool e OS 46ax alcool

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:257f6e7d3a="Mario Luiz Zuffo de Paula"]Em todos os testes e artigos que eu tenho lido a este respeito , o motores movido a etanol da OS devese levar em conta que os motores , em condições normais de uso ficam semelhantes a um motor de 4 tempos isto é terão menos rotação , e mais torque concequentemente terão um consumo menor de combustivel .

Tenho acompanhado em um outros foruns uma possivel adaptação , de motores normais para o etanol depois de quebrarem a cabeça , com resultados mediocres
resolveram dar uma estudada no assunto desmontando dois motores OS AX 55 um glow e outro a etanol e perceberam que a coisa não hera tão simples assim , e chegaram a comclusão que o melhor é usar o motor do geito que a fabrica fornece , que o resultado é o melhor possível .

Agora fica a gosto do freguês comprar o motor que melhor lhe convier , eu ainda fico com os motore de dois tempos e quatro tempos a Glow , usando o combustivel de exelente qualidade como da Byron ou Omega .


100+ Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT[/quote:257f6e7d3a]


Pois é Mario, tenho lido sobre isso também, mas apenas por curiosidade, sempre descretente pelos relatos pouco precisos......................quase folclóricos.
Responder