RJ2-A em balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

RJ2-A em balsa

Mensagem por Rafael Ritter »

Uma das coisas legais do aeromodelismo é que é muito fácil reviver momentos ou épocas simplesmente construindo de novo um modelo que fez parte delas. Neste caso pretendo construir novamente um modelinho que tirei da foto de uma revista e com base nela fiz uma plantinha. Foi o segundo modelo que construí na vida, tinha seus erros, mas é um projeto meu e a idéia agora é corrigir os erros e fazê-lo melhor.

O Ultimate foi um daqueles projetos movidos puramente pela vontade de ter o modelo e não pelo prazer em construir. Isso se refletiu diretamente no resultado. Ele voa bem mas o acabamento não ficou grandes coisas. A este projeto quero dedicar mais carinho.

Aqui o tópico com a primeira construção: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46825

[img:9b96748ee3]http://www.garagemstudio.com.br/pitts/Novo_projeto/Image1_p.jpg[/img:9b96748ee3]
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Alterações realizadas em relação à construção original

1. Este será totalmente chapeado em balsa de 1mm. Reservei, de todas as chapas que vieram da Tevel para o Ultimate, duas extremamente leves, justamente para este projeto.
2. A corda da asa foi aumentada em 1cm
3. O perfil agora é ClarkY, ao contrário do original que utilizava um perfil simétrico inventado (na época eu mal sabia que existiam perfis)
4. O BA dos ailerons será corrigido

A envergadura será mantida em 90cm, o sistema de retráteis ainda está em análise.
Anexos
DSC08643.JPG
DSC08643.JPG (35.54 KiB) Exibido 10913 vezes
DSC08642.JPG
DSC08642.JPG (35 KiB) Exibido 10913 vezes
DSC08644.JPG
DSC08644.JPG (20.81 KiB) Exibido 10913 vezes
DSC08641.JPG
DSC08641.JPG (28.48 KiB) Exibido 10913 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Te sugiro nesse aeromodelo um perfil NACA 2410, que te irá permitir ótimos voos em dorso, o contrário do perfil Clark Y que para voar em dorso, necessita que a cauda esteja muito baixa em relação a linha de centro da fuselagem.
Esse aeromodelo é digno de boas performances aéreas e sei que você tem habilidades dos dedos para tais performances.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Eita... que agora já cortei o encaixe da asa na fuselagem, que é uma chapa inteiriça do nariz à cauda...
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Eu sugiro o NACA 1412, um pouco mais espesso, 12% da corda contra 10% da sugestão do LaercioLMB, porém mais amigável ao dorso que o Clark Y.

Acredito que o vão deixado na fuselagem necessitará poucos ajustes.

Rho
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Beleza, neste caso, avaliemos :)
Avatar do usuário
Matheus CAITA
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 8:38 pm
Localização: Valinhos-SP

Mensagem por Matheus CAITA »

La vem mais uma Obra de Arte =D .

Acompanhando e aprendendo com certeza .

Abçs
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Vamos ver Matheus, espero que fique bacana, esse modelinho me traz boas lembranças da época em que eu estava aprendendo a pilotar (e construir).
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Adorei as curvas da fuselagem, um visual meio retrô mas ao mesmo tempo com um formato de gota bem aerodinâmico.

Eu estava indecido de como fazer um modelo que estou planejando (da asa para trás é bem parecido) mas sua construção já me mostrou o caminho.
rael977
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sex Set 18, 2009 3:33 am
Localização: Cosmópolis , Sp

Mensagem por rael977 »

Lindo aero.. ja acompanheio outras construções sua e aprendendo mais com suas técnicas.

Acompanhando.

abraços
Responder