Aurora 9 - Main Board queimada

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
matsuoka
membro
Mensagens: 360
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 3:02 am
Localização: Manaus

Aurora 9 - Main Board queimada

Mensagem por matsuoka »

Estou com um Aurora 9 que por teimosia de um amigo está queimado, pois ligou uma Lipo de 3s no bichinho ( e mais interessante é que ele era novinho, acabara de sair da caixa ) .

Analisando a placa principal detectei alguns capacitores de 100uf queimados, já troquei todos eles no total de 4. Agora só falta um componente que não encontrei nenhuma especificação na internet a respeito dele, e está me tirando o sono .
O bendido componente é um SOT23, com 6 terminais e que tem em seu corpo estampado a referencia D9SK7 .

Será que alguem saberia me dizer onde consigo encontrar este componente ou até mesmo a especificação técnica dele para que eu possa pelo menos ver se consigo um compativel ?
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Caramba, que m***a hein!

Pior é confiar no rádio depois de ter queimado, sempre vai ficar aquela dúvida!

Qual é a tensão da bateria original? Essas coisas tem que pesquisar antes de fazer, principalmente seguir o que está no manual.

Tem rádios que trabalham com 7 volts, ai dá certo uma Lipo 2S!

Faz teu amigo pagar o rádio agora! :twisted:
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

esses componentes geralmente são projetados somente para aquele radio de maneira que não a como trocalo pois não tem pra vender comercialmente o jeito é mandálo pro serviço de manutenção do fabricante , ja não perco meu tempo dizendo que não se usa baterias de li-po em radios por esse motivo "vai queimar"
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Deveria ter mandado para o Reynaldo....

Só pra saber uma coisa... o amigo teimoso aprendeu dessa vez a lição???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Cara, não tenho o rádio e não consegui baixar o manual, mas parece que esse rádio aceita uma Lipo 2S e vocês colocaram uma 3S! :oops:

Se comprou o rádio aqui no Brasil, tente enviar para a assistência técnica que é a melhor opção!

Vi num outro fórum que o cara ligou a bateria invertida e logo abaixo um cara da Hitec mesmo respondeu, de repente ele pode te ajudar! :D


http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1230914
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

É 2S mesmo, está bem explicado no manual:

[quote:232e678917]
Opção para bateria Li-Po:

A tensão nominal de uma bateria de duas células Li-Po (Polímero de Lítio) é de 7,4V. O usuário tem a opção de alimentar o Aurora com uma LiPo 2S, mas assuma total responsabilidade de fazer isto de maneira segura. Para usar uma bateria de LiPo no transmissor com segurança, você deve remover a bateria do transmissor para a carga, e reinstalá-la após carregada.

* Aviso: Durante o processo de carga do Aurora 9,mantenha o transmissor desligado.
Não tente instalar uma bateria Li-Po no Aurora e carregar com o carregador noturno CG-XX fornecido
O CG-XX foi projetado para usar apenas com NiMH! Certamente ocorrerão danos, como incêndio e
explosão.

[/quote:232e678917]

O que preocupa é que o regulador geralmente não tem 6 pinos, mas 3 ou 4, então a tensão maior parece ter passado para outros componentes.

Por exemplo, o CI principal recebe a tensão da bateria dividida para medir a tensão, uma tensão muito alta ali pode ultrapassar o limite de VCC+0,5V que os microcontroladores normalmente têm e queimar uma porta.

O melhor é enviar à Hitec para conserto.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Senhores, bom dia... vou pegar carona no tópico do companheiro Matsuoka.

Possuo um tx Hitec, modelo Eclipse 7.

Tal tx usa bateria Nimh - 9,6V, no formato Torre.

Gostaria de me informar se é possível utilizar uma Lipo 3S (2500mAh; 3 - 5C de taxa de descarga).

A bateria em questão é essa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6955&Product_Name=ZIPPY_Flightmax_2500mAh_Transmitter_Pack_(Futaba/JR)

Os dados do review (... da HK) apontam que usuários já utilizam essa bateria nesse mesmo radio, atentando para a polaridade de conexão. Porém, sempre um pé atrás com aqueles reviews ali apresentados.

Também procurei no manual do meu rádio sobre informações do uso de Lipo e não as encontrei conforme consta do manual do Aurora 9.

Ahhhh... sei que não poderei a Lipo no Tx caso possa usa-la.
Bom, fico no aguardo.

Obrigado

Moisés
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:12933f3089="Patetta-MG"]Senhores, bom dia... vou pegar carona no tópico do companheiro Matsuoka.

Possuo um tx Hitec, modelo Eclipse 7.

Tal tx usa bateria Nimh - 9,6V, no formato Torre.

Gostaria de me informar se é possível utilizar uma Lipo 3S (2500mAh; 3 - 5C de taxa de descarga).

A bateria em questão é essa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6955&Product_Name=ZIPPY_Flightmax_2500mAh_Transmitter_Pack_(Futaba/JR)

Os dados do review (... da HK) apontam que usuários já utilizam essa bateria nesse mesmo radio, atentando para a polaridade de conexão. Porém, sempre um pé atrás com aqueles reviews ali apresentados.

Também procurei no manual do meu rádio sobre informações do uso de Lipo e não as encontrei conforme consta do manual do Aurora 9.

Ahhhh... sei que não poderei a Lipo no Tx caso possa usa-la.
Bom, fico no aguardo.

Obrigado

Moisés[/quote:12933f3089]


[b:12933f3089][size=24:12933f3089]NÃO .. NÃO PODE[/size:12933f3089][/b:12933f3089]

Você tem o radio??? Abriu o compartimento da bateria ORIGINAL dele?? não??
Então vou dizer a voc~e.
Ele vem com um pack de NiMh de 7,2V e não com 9,6 como os outros.. e isso significa sabe o que?

[b:12933f3089]ENTÃO ELE NÃO FOI FEITO PARA BATERIA 3S[/b:12933f3089]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Cara eu fico impressionado.
O manual diz que não.. o Reynaldo que é o representante já me disse que não, o fabricante diz que não.
Vem um curioso que não tem o radio, tem outro e acha que é igual e diz que pode.

O evoo ficou fora do ar mas pelo visto os palpiteiros voltaram com tudo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

[b:c41ff80b9b]SIM..... EU ABRI O COMPRATIMENTO E VERIFIQUEI A BATERIA[/b:c41ff80b9b]

Por isso estou dizendo que o [b:c41ff80b9b]Eclipse 7[/b:c41ff80b9b] que eu tenho [b:c41ff80b9b]está equipado com uma bateria Nimh Torre 9,6V de 1300mAh.[/b:c41ff80b9b]

É diferente do Aurora... [b:c41ff80b9b]Leia que eu disse que iria pegar uma carona[/b:c41ff80b9b].

Por isso a minha dúvida e o manual do Eclipse NÃO diz sobre Lipo.

Daí perguntei antes de fazer algo.

[b:c41ff80b9b]Se eu soubesse não estaria perguntando[/b:c41ff80b9b] e [b:c41ff80b9b]não estou dizendo que no AURORA pode usar[/b:c41ff80b9b].

A minha dúvida é sobre o ECLIPSE 7. Não estou palpitando e sim perguntando.



[quote:c41ff80b9b="Marco Antonio"][quote:c41ff80b9b="Patetta-MG"]Senhores, bom dia... vou pegar carona no tópico do companheiro Matsuoka.

Possuo um tx Hitec, modelo Eclipse 7.

Tal tx usa bateria Nimh - 9,6V, no formato Torre.

Gostaria de me informar se é possível utilizar uma Lipo 3S (2500mAh; 3 - 5C de taxa de descarga).

A bateria em questão é essa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6955&Product_Name=ZIPPY_Flightmax_2500mAh_Transmitter_Pack_(Futaba/JR)

Os dados do review (... da HK) apontam que usuários já utilizam essa bateria nesse mesmo radio, atentando para a polaridade de conexão. Porém, sempre um pé atrás com aqueles reviews ali apresentados.

Também procurei no manual do meu rádio sobre informações do uso de Lipo e não as encontrei conforme consta do manual do Aurora 9.

Ahhhh... sei que não poderei a Lipo no Tx caso possa usa-la.
Bom, fico no aguardo.

Obrigado

Moisés[/quote:c41ff80b9b]


[b:c41ff80b9b][size=24:c41ff80b9b]NÃO .. NÃO PODE[/size:c41ff80b9b][/b:c41ff80b9b]

Você tem o radio??? Abriu o compartimento da bateria ORIGINAL dele?? não??
Então vou dizer a voc~e.
Ele vem com um pack de NiMh de 7,2V e não com 9,6 como os outros.. e isso significa sabe o que?

[b:c41ff80b9b]ENTÃO ELE NÃO FOI FEITO PARA BATERIA 3S[/b:c41ff80b9b][/quote:c41ff80b9b]
Responder