Olá pessoal.... Bom, esta acontecendo o seguinte com meu raptor: Esses dias troquei a engrenagem principal do heli e aproveitei e dei uma lubrificada no clouch da engrenagem, onde vai aquele one way, onde entra a base do eixo principal do rotor. Este problema nao havia acontecido antes, acontece que do nada perco traçao com a engrenagem, acelero o heli e nada, apenas auto rotaçao do motor, parece até um carrinho.
Suspeitei que a minha lubrificada neste rolamento, estava fazendo com que o eixo estivesse virando no sentido em que o one way manteria ele travado, mas acho que nao, sei la....ontem fiz um teste aqui em casa, tirei as pás e dei partida e de imediato estava sem traçao, acelerava e nada e a engrenagem principal, estava girando pacas, só que no sentido contrario, para o lado que ela é livre e gira sem tracionar as pás, por esse motivo nao mais acho que é o rolamento do clouch da engrenagem.
Isso ta me queimando as pestanas, resumindo, ligo ele e acelero e nada, aí sozinho volta a tracionar as pás, tudo isso num mesmo instante, as vezes nao.
Ja desmontei o one way, fiz varios testes na mao e o bicho ta travando legal, vui verificar se tinha marca de metal riscado, raso o pino de aço do rolamento tivesse rodado para o sentido da trava do rolamento.
Hoje vou descer o motor e ver se algo esta errado com a embreagem.
Alguém aí tem alguma possivel ideia deste meu problema?
Valeu!!!
Procurando um diagnostico
- carlos renato
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Procurando um diagnostico
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Tudo indica que é o one-way mesmo, isso acontece muito com o Hurricane 550, o one-way fica girando livre e às vezes trava e outras não.
Veja as medidas do seu one-way e procure em uma boa casa de rolamentos que vc encontra, de preferência compre da marca INA, é mais caro mas é o melhor, mas também procure em lojas de modelismo que às vezes é até mais barato, eu por exemplo estou procurando o one-way do TRex600 (medidas 12X16X18mm), encontrei ele em uma casa de rolamentos em BH da marca INA por R$42,00, na BigField o mesmo one-way custa R$29,00, mas como no meu caso teria que pagar o frete, compensa mais comprar aqui em BH mesmo.
Abraços.
Veja as medidas do seu one-way e procure em uma boa casa de rolamentos que vc encontra, de preferência compre da marca INA, é mais caro mas é o melhor, mas também procure em lojas de modelismo que às vezes é até mais barato, eu por exemplo estou procurando o one-way do TRex600 (medidas 12X16X18mm), encontrei ele em uma casa de rolamentos em BH da marca INA por R$42,00, na BigField o mesmo one-way custa R$29,00, mas como no meu caso teria que pagar o frete, compensa mais comprar aqui em BH mesmo.
Abraços.
- carlos renato
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Opa...
A peça custa R$ 42,00, o clouch ja com o rolamento. O estranho é que quando o sistema fica sem tracao das pás, a engrenagem gira pacas no sentido inverso a qual ela deveria ir e a qual o rolamento trava, entende? Ai "freio" com o dedo o sino da embreagem e quando para, o sistema funfa normal.
Estou com medo de trocar o one way e nao ser de fato ele, mas é uma das possiveis falhas...
Valeu!! :wink:
A peça custa R$ 42,00, o clouch ja com o rolamento. O estranho é que quando o sistema fica sem tracao das pás, a engrenagem gira pacas no sentido inverso a qual ela deveria ir e a qual o rolamento trava, entende? Ai "freio" com o dedo o sino da embreagem e quando para, o sistema funfa normal.
Estou com medo de trocar o one way e nao ser de fato ele, mas é uma das possiveis falhas...
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- carlos renato
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- MarcoTulioLL
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[quote:b168ecb5e8="carlos renato"]Baixei o motor hoje e nao identifiquei nada de diferente, acho que vou troca5r o rolamento pra ver no que dá :roll:[/quote:b168ecb5e8]
Com certeza vai ser o one way. Quando ele nao gira o rotor, e na marcha lenta o rotor ficar girando lentamente ao contrario sempre é o one way.
Eu dou um tranco na main gear e sa9o voando louco nunca patinou em voo. heheheh
Com certeza vai ser o one way. Quando ele nao gira o rotor, e na marcha lenta o rotor ficar girando lentamente ao contrario sempre é o one way.
Eu dou um tranco na main gear e sa9o voando louco nunca patinou em voo. heheheh
T REX 700 NITRO PRO 3G
T10CHG
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Cara, vai com calma!
O one way que voce tá falando é o do cluch ? ele só serve pra dar a partida no motor, mais nada! nao é ele que traciona o rotor principal.
o problema pode estar no oneWay que tá na MainGear.
Os helis glow possuem 2 rolamentos oneway: o do starter shaft, e o auto Rotation OneWay Bearing.
Eu nao lubrifico o oneway com nada alem de silicone em spray em dose bem moderada. Graxas e oleos podem causar o acumulo de residuos no rolamento, que pode impedir o funcionamento normal.
se o cluchbell nao tá melecado com oleo/graxa e o motor pega de boa, nao é pau no oneway do starter shaft (o que vai no cluch).
Quando for trocar o oneway da maingear, troca tambem aquele tubinho que é inserido no oneway
http://www.raptortechnique.com/manual/manual_30-50-v2/r30-50_page10.htm
sao as peças BV0033 e BK0034 do link acima.
O one way que voce tá falando é o do cluch ? ele só serve pra dar a partida no motor, mais nada! nao é ele que traciona o rotor principal.
o problema pode estar no oneWay que tá na MainGear.
Os helis glow possuem 2 rolamentos oneway: o do starter shaft, e o auto Rotation OneWay Bearing.
Eu nao lubrifico o oneway com nada alem de silicone em spray em dose bem moderada. Graxas e oleos podem causar o acumulo de residuos no rolamento, que pode impedir o funcionamento normal.
se o cluchbell nao tá melecado com oleo/graxa e o motor pega de boa, nao é pau no oneway do starter shaft (o que vai no cluch).
Quando for trocar o oneway da maingear, troca tambem aquele tubinho que é inserido no oneway
http://www.raptortechnique.com/manual/manual_30-50-v2/r30-50_page10.htm
sao as peças BV0033 e BK0034 do link acima.
- carlos renato
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Olá pessoal....
Caras, acho que meu raptor ta querendo virar Lessie, só pode, ou teve um mal subito que em um amanhecer do dia, achou que nao era mais heli, e sim um auto, hehe :lol: , brincadeira....
O one way a qual me referi é o do main gear mesmo, ele que passei um pouco de graxa amarela, mas qdo pintou o problema, desmontei tudo e limpei bem e mesmo assim meu raptor Lessie hora insistia em ser carrinho, o barulho era igual :D
Desmontei tudo, motor, eixo de partida completo e o conjunto das engrenagens com o one way e mandei para um amigo em SP. NAo apareceu nenhum tipo de problema, a unica peça que foi substituida foi o pinhao que traciona e main gear.
Neste fim de semana ele trouxe as peças, instalamos e nao apresentou mais o problema, sei la porque, mas é ainda um assunto curioso.
Caras, acho que meu raptor ta querendo virar Lessie, só pode, ou teve um mal subito que em um amanhecer do dia, achou que nao era mais heli, e sim um auto, hehe :lol: , brincadeira....
O one way a qual me referi é o do main gear mesmo, ele que passei um pouco de graxa amarela, mas qdo pintou o problema, desmontei tudo e limpei bem e mesmo assim meu raptor Lessie hora insistia em ser carrinho, o barulho era igual :D
Desmontei tudo, motor, eixo de partida completo e o conjunto das engrenagens com o one way e mandei para um amigo em SP. NAo apareceu nenhum tipo de problema, a unica peça que foi substituida foi o pinhao que traciona e main gear.
Neste fim de semana ele trouxe as peças, instalamos e nao apresentou mais o problema, sei la porque, mas é ainda um assunto curioso.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!