Procurando um diagnostico

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Procurando um diagnostico

Mensagem por carlos renato »

Olá pessoal.... Bom, esta acontecendo o seguinte com meu raptor: Esses dias troquei a engrenagem principal do heli e aproveitei e dei uma lubrificada no clouch da engrenagem, onde vai aquele one way, onde entra a base do eixo principal do rotor. Este problema nao havia acontecido antes, acontece que do nada perco traçao com a engrenagem, acelero o heli e nada, apenas auto rotaçao do motor, parece até um carrinho.
Suspeitei que a minha lubrificada neste rolamento, estava fazendo com que o eixo estivesse virando no sentido em que o one way manteria ele travado, mas acho que nao, sei la....ontem fiz um teste aqui em casa, tirei as pás e dei partida e de imediato estava sem traçao, acelerava e nada e a engrenagem principal, estava girando pacas, só que no sentido contrario, para o lado que ela é livre e gira sem tracionar as pás, por esse motivo nao mais acho que é o rolamento do clouch da engrenagem.

Isso ta me queimando as pestanas, resumindo, ligo ele e acelero e nada, aí sozinho volta a tracionar as pás, tudo isso num mesmo instante, as vezes nao.
Ja desmontei o one way, fiz varios testes na mao e o bicho ta travando legal, vui verificar se tinha marca de metal riscado, raso o pino de aço do rolamento tivesse rodado para o sentido da trava do rolamento.

Hoje vou descer o motor e ver se algo esta errado com a embreagem.

Alguém aí tem alguma possivel ideia deste meu problema?

Valeu!!!
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Tudo indica que é o one-way mesmo, isso acontece muito com o Hurricane 550, o one-way fica girando livre e às vezes trava e outras não.

Veja as medidas do seu one-way e procure em uma boa casa de rolamentos que vc encontra, de preferência compre da marca INA, é mais caro mas é o melhor, mas também procure em lojas de modelismo que às vezes é até mais barato, eu por exemplo estou procurando o one-way do TRex600 (medidas 12X16X18mm), encontrei ele em uma casa de rolamentos em BH da marca INA por R$42,00, na BigField o mesmo one-way custa R$29,00, mas como no meu caso teria que pagar o frete, compensa mais comprar aqui em BH mesmo.

Abraços.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Opa...
A peça custa R$ 42,00, o clouch ja com o rolamento. O estranho é que quando o sistema fica sem tracao das pás, a engrenagem gira pacas no sentido inverso a qual ela deveria ir e a qual o rolamento trava, entende? Ai "freio" com o dedo o sino da embreagem e quando para, o sistema funfa normal.

Estou com medo de trocar o one way e nao ser de fato ele, mas é uma das possiveis falhas...

Valeu!! :wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Baixei o motor hoje e nao identifiquei nada de diferente, acho que vou troca5r o rolamento pra ver no que dá :roll:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
MarcoTulioLL
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 24, 2009 7:05 pm
Localização: Mateus Leme MG

Mensagem por MarcoTulioLL »

[quote:b168ecb5e8="carlos renato"]Baixei o motor hoje e nao identifiquei nada de diferente, acho que vou troca5r o rolamento pra ver no que dá :roll:[/quote:b168ecb5e8]

Com certeza vai ser o one way. Quando ele nao gira o rotor, e na marcha lenta o rotor ficar girando lentamente ao contrario sempre é o one way.

Eu dou um tranco na main gear e sa9o voando louco nunca patinou em voo. heheheh
T REX 700 NITRO PRO 3G
T10CHG
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

Só uma dúvida, o manual do heli recomendava lubrificar a one way?

Que tipo de lubrificante você usou?

Se o manual não recomendou lubrificar, muito provavelmente já tinha lubrificação adequada e excesso de graxa, ou o tipo errado de graxa pode comprometer o funcionamento do one way.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Cara, vai com calma!

O one way que voce tá falando é o do cluch ? ele só serve pra dar a partida no motor, mais nada! nao é ele que traciona o rotor principal.

o problema pode estar no oneWay que tá na MainGear.

Os helis glow possuem 2 rolamentos oneway: o do starter shaft, e o auto Rotation OneWay Bearing.

Eu nao lubrifico o oneway com nada alem de silicone em spray em dose bem moderada. Graxas e oleos podem causar o acumulo de residuos no rolamento, que pode impedir o funcionamento normal.

se o cluchbell nao tá melecado com oleo/graxa e o motor pega de boa, nao é pau no oneway do starter shaft (o que vai no cluch).

Quando for trocar o oneway da maingear, troca tambem aquele tubinho que é inserido no oneway

http://www.raptortechnique.com/manual/manual_30-50-v2/r30-50_page10.htm

sao as peças BV0033 e BK0034 do link acima.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Olá pessoal....

Caras, acho que meu raptor ta querendo virar Lessie, só pode, ou teve um mal subito que em um amanhecer do dia, achou que nao era mais heli, e sim um auto, hehe :lol: , brincadeira....

O one way a qual me referi é o do main gear mesmo, ele que passei um pouco de graxa amarela, mas qdo pintou o problema, desmontei tudo e limpei bem e mesmo assim meu raptor Lessie hora insistia em ser carrinho, o barulho era igual :D

Desmontei tudo, motor, eixo de partida completo e o conjunto das engrenagens com o one way e mandei para um amigo em SP. NAo apareceu nenhum tipo de problema, a unica peça que foi substituida foi o pinhao que traciona e main gear.

Neste fim de semana ele trouxe as peças, instalamos e nao apresentou mais o problema, sei la porque, mas é ainda um assunto curioso.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder