Como saber se o ESC ou o Receiver estão com defeito?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Luiz Luz
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 4:07 pm
Localização: Barretos SP

Como saber se o ESC ou o Receiver estão com defeito?

Mensagem por Luiz Luz »

Olá, amigos! Estou montando meu primeiro modelo (um shockflyer ES 300 da FlatOuts) e estou com problemas na parte elétrica. Ao ligar, coloquei a bateria (Lipo 11,1v 3s 800mA) no canal B do receiver (Esky 72mhz Ek2-0420a) :/ Depois vi que pra ligar a bateria diretamente no canal B tem que ser de 4,8v... :(
Eu sei que queimou um dos servos, fiz o teste com um Lama.
Depois busquei informações aqui no fórum e fiz a ligação conforme um esquema explicado em um dos tópicos aqui. Liguei tudo certinho, a bateria no ESC (18A - motor brushless), ESC no canal 3, servos nos canais 1, 2 e 4, e nada. O ESC acende a luz vermelhinha, mas não dá nenhum sinal quando eu mexo no rádio.
Fica então a dúvida. O problema é no ESC ou no receiver? Ou nos 2? Tem como saber isso com CERTEZA?
Provavelmente vai ser no receiver, né.. Mas.. pode ser que tb tenha dado alguma coisa no ESC, vai saber...

Mas é isso ae, tentando que se aprende! hehue

Valeeeeu, abraço a todos! E bons vôos! 8)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Putz... Vamos lá, passo a passo.

1) Com o ESC fora do receptor, meça a tensão entre o fio preto e o fio vermelho com um multímetro. Se der 5V passe para o número 2, senão compre outro ESC;

2) Ligue o ESC ao receptor SEM MOTOR, ligue um servo em outro canal do receptor, recomendo aileron ou profundor (1 ou 2 se for padrão Futaba/Hitec), ligue o TX, ligue a bateria no ESC;

3) Mova os sticks e veja se os servos se movem, se eles se moverem, faça um teste de alcance, com a anteba abaixada ande uns 30m em campo aberto e veja se eles ainda se movem corretamente a esta distância;

Para evitar escrever o resto da bíblia sem necessidade, faça estes três passos e avise.
Luiz Luz
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 4:07 pm
Localização: Barretos SP

Mensagem por Luiz Luz »

Olá, Alex!
Primeiramente, muito obrigado pela resposta!

Fiz o teste no ESC e deu 4,8 certinho a saída.Em seguida o liguei no canal 3 do receptor (com o fio branco para cima) e um servo que tenho certeza que está funcionando no canal 1 (com fio amarelo para cima) e não funcionou. Testei em outros canais e também não funcionou.

Tem algum próximo passo ou é certeza que queimou o receiver? O estranho é que quando eu ligo o sistema, o servo dá aquela mexida inicial, mas não responde aos comandos do rádio. Testei o rádio e o servo com o lama e estão funcionando normalmente.

Valeu de novo! Abraço!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se você testou o ESC e deu 4,8V, das duas uma, ou seu multímetro está descalibrado, ou seu ESC está detonado. Deveria sair 5,0V (ou 4,99, 5,01, valores bem próximos).

Com 4,8V, se forem mesmo 4,8V, é sinal de que pode ter danificado o regulador.

Quando você liga o sistema, de que forma? Você liga primeiro o TX depois o RX, certo?

Tem como tirar uma foto de como está montando?
Luiz Luz
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 4:07 pm
Localização: Barretos SP

Mensagem por Luiz Luz »

Testei novamente, acho que eu estava medindo errado. Estava medindo DC - 4,8v. Mudei para AC e deu 5 certinho. Ligo primeiro o TX sim (TX é rádio, né?)

Não estou conseguindo mandar fotos... Mas vou descrever direitinho:

Estou ligando a bateria no ESC, preto com preto e vermelho com vermelho. Meço a saída do esc no conector, preto com preto, vermelho com vermelho. No multímetro estou selecionando a opçao ACV 50 e está medindo 50v. Na escala do multímetro se lê AC 10V (deduzi que o valor que ele marca é 10x o valor real).

;)
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:b29f1fc48f="Luiz Luz"]Testei novamente, acho que eu estava medindo errado. Estava medindo [b:b29f1fc48f]DC - 4,8v. Mudei para AC e deu 5 certinho[/b:b29f1fc48f]. Ligo primeiro o TX sim (TX é rádio, né?)[/quote:b29f1fc48f]

Joga fora e compra outro... mas compra outro de uma marca melhor.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Na boa filho... como é que tu quer medir alguma coisa se nem sabe o que está medindo???

AC corrente alternada
DC corrente continua

Diz pra mim, tua bateria é por acaso um gerador alternado???? Quantos Hertz?????

Porque esse povo insiste em fazer alguma coisa sem antes estudar e entender o que está fazendo???????????????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sabe, eu sou um quadrupede em como usar um teodolito e um dia precisei.. como sou burro e incapaz de fazer a coisa por dedução peguei o google e digitei:
Como usar um teodolito.

Usei desse mesmo artifício e adivinha o que eu achei?

http://physika.info/physika/documents/multimetros.pdf


Eu.. to falando [b:7bc654a87e]EU[/b:7bc654a87e]!!! Sou completamente ignorante em muitas coisas, mas como as vezes tenho que me virar sozinho eu vou, pesquiso como funciona e tenho boas chances de fazer a coisa certa.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Luiz Luz
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 4:07 pm
Localização: Barretos SP

Mensagem por Luiz Luz »

Muito obrigado, Marco.
Vou comprar um novo ESC.

Mas continua a dúvida se o receiver está funcionando. Já pesquisei aqui no Fórum e não achei nada, por isso criei esse tópico.

Também estou com problemas com o Lama, pequisei aqui no Fórum e não achei nada satisfatório quanto ao meu problema com ele. Vou continuar pesquisando e pensar melhor antes de criar um tópico. Tenho um outro problema com o rádio tb e, da mesma forma, vou ficar calado sobre ele, ok?

Valeu!

Abraço
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ligue uma bateria de 4,8V no receptor e teste.

Se não tiver uma, até pode ser uma bateria de 3,6V de telefone sem fio bem carregada, mas tome muito, mas muito cuidado para não inverter a polaridade, senão com certeza se não tiver queimado queimará.

O positivo (vermelho) vai sempre no centro.
Responder