Catalizador da cola epóxi

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
DGuardia
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Ter Mai 12, 2009 10:09 am
Localização: Jundiaí/SP

Catalizador da cola epóxi

Mensagem por DGuardia »

Pessoal...

Tenho epóxi em casa do tipo de 12 minutos. Meu problema é que o catalizador dele é amarelo o que resulta numa mistura amarela. Preciso de cola epóxi cristal para fazer os mostradores do painel da minha lancha. A pergunta é, se eu diminuir a quantidade de catalizador para 1/5 por exemplo, a cola não ficará mais amarela e sim apenas "amarelada" o que me atenderia porém haverá a catalização? Tipo, demora mais mas cataliza ou não catalizará?

Abraço
DGG
___________________________
reservado ao patrocinador.
Metalkiyo
membro
Mensagens: 208
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:52 pm
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Metalkiyo »

Epoxi não usa catalizador, usa endurecedor. O endurecedor precisa ser dosado de acordo com o manual, caso contrário não vai endurecer totalmente.

Epoxi transparente você encontra em casas de materiais para laminação.
Avatar do usuário
DGuardia
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Ter Mai 12, 2009 10:09 am
Localização: Jundiaí/SP

Mensagem por DGuardia »

Amigo, será que sabe o que está dizendo? É que está escrito catalizador sim no epoxi da Pro BR que tenho aqui...

Abraço
DGG
___________________________
reservado ao patrocinador.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Tem tambem aquela resina que dentista usa (mistura um pó com liguido) que é leve e transparente.

aqui na minha cidade é 12 reais 100g (liguido e pó) em loja especializada para odontologia.
Metalkiyo
membro
Mensagens: 208
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:52 pm
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Metalkiyo »

[quote:e9de444ab2="DGuardia"]Amigo, será que sabe o que está dizendo? É que está escrito catalizador sim no epoxi da Pro BR que tenho aqui...

Abraço[/quote:e9de444ab2]

Como é seu epoxi? Duas partes que misturam? Ou é um catalizador que você coloca gotas na resina pra endurecer?


Eu tenho epoxi de dois tipos, o normal que mistura 1 para 1, outro é cristal, mistura 1 para 2, ambos são endurecedores e fazem parte da reação, tudo vira "plástico".

O catalizador não vira, apenas endurece a resina e não faz parte da reação, geralmente se coloca uma pequena quantidade para grande quantidade de resina.
Avatar do usuário
ADRIANO-PIVA
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Set 08, 2009 8:49 am
Localização: Americana-SP

Mensagem por ADRIANO-PIVA »

Usa cola tenaz, ou outra q seja branca..da certinho pro resultado que você deseja..
Abração
Responder