Buenas Srs.,
Sou muito cuidadoso, razão pela qual guardei a programação do rádio já configurado pro meu heli numa memória vazia do rádio.
Tenho voado normalmente.
1- Ligo rádio
2- Certifico que Throtle Hold está ativo
3- Ligo bateria do heli
4- Heli no campo - checo comandos
5- Desligo Throtle Hold e o [b:42e401fa2b]heli PERMANECE com rotor desligado[/b:42e401fa2b]
6- Começo a acelerar e o heli decola. Quando faço o pouso, coloco o stick na posição 0 e o heli desliga o motor. (SEM chave throtle hold ele desliga o motor).
Ok, parece simples. Basta configurar a curva de aceleração (throtle curve).
Fui verificar e a curva de aceleração está assim:
0% / 55% / 79% / 83,5% / 100%
Tenho voado há 1 mes assim numa boa.
Acontece que agora, do nada, sem motivo aparente, com a mesma curva de aceleração que citei acima, quando desativo o throtle hold o heli já começa a girar o motor.
Verifiquei e está tudo certo no rádio. Quando está em Throtle hold, o rádio está configurado para -1%).
O motor só para de girar com Throtle hold.
Por via das dúvidas, salvei a configuração que eu vinha usando na posição 5 do rádio. Peguei o backup que eu tinha na posição 10 e joguei na posição 1 que está binded no meu heli. O heli se comportou igual. Só desliga o motor em throtle hold.
Usei o subtrim e em -16% o heli está com motor desligado. Se avançar para -15% o motor liga de novo.
Bindei de novo... ficou igual.
Outra coisa que [b:42e401fa2b]não acontecia e agora acontece[/b:42e401fa2b]:
Quando desligo o rádio com o heli ligado, ele entra em fail safe e ativa o motor. Até esses dias, se eu desligasse o rádio antes do heli, o heli permanecia na última posição que estava, no caso, motor desligado.
Amigos, sei que não se deve desligar o rádio antes e tudo mais. Foi apenas testes que fiz. Nunca configurei fail safe, até porque acredito que o AR6100 não possua tal função.
Estudei curvas de cabo a rabo... e digo: Se voltei o rádio a uma memória backup que eu tinha antes e o heli continua ligando o motor, o problema está no heli!!! Será ESC? Será receptor? O que eu fiz que não deveria?
Em momento algum tentei fazer qualquer configuração em gyro, receptor ou esc.
Agradeço qualquer ajuda, palpite, sugestão!
Abraços
Programação T-Rex 450 Sport + Ar6100 + DX6i - Heli doido
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T-Rex 550E - Rádio é Futaba! Infelizmente eu caí no conto do Aurora ...
- Igor Souza
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Estou longe de ser gênio, tô mais pra gato escaldado.
Foi uma questão de tempo para o esc começar a achar que o -1% era o mínimo do throttle e salvar nas configurações. Na verdade, me admirou que isso não tenha começado a acontecer já na primeira vez que bateu o hold.
Sempre vejo o pessoal deixando o hold com o -5% padrão da configuração do rádio e isso é um grande erro nos elétricos, quando se configura o esc para atuar de 0 a 100%, deve-se manter essa faixa de valores para a aceleração.
Abrcs!
Foi uma questão de tempo para o esc começar a achar que o -1% era o mínimo do throttle e salvar nas configurações. Na verdade, me admirou que isso não tenha começado a acontecer já na primeira vez que bateu o hold.
Sempre vejo o pessoal deixando o hold com o -5% padrão da configuração do rádio e isso é um grande erro nos elétricos, quando se configura o esc para atuar de 0 a 100%, deve-se manter essa faixa de valores para a aceleração.
Abrcs!