Programação T-Rex 450 Sport + Ar6100 + DX6i - Heli doido

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Programação T-Rex 450 Sport + Ar6100 + DX6i - Heli doido

Mensagem por Flyerx »

Buenas Srs.,

Sou muito cuidadoso, razão pela qual guardei a programação do rádio já configurado pro meu heli numa memória vazia do rádio.

Tenho voado normalmente.

1- Ligo rádio
2- Certifico que Throtle Hold está ativo
3- Ligo bateria do heli
4- Heli no campo - checo comandos
5- Desligo Throtle Hold e o [b:42e401fa2b]heli PERMANECE com rotor desligado[/b:42e401fa2b]
6- Começo a acelerar e o heli decola. Quando faço o pouso, coloco o stick na posição 0 e o heli desliga o motor. (SEM chave throtle hold ele desliga o motor).

Ok, parece simples. Basta configurar a curva de aceleração (throtle curve).

Fui verificar e a curva de aceleração está assim:

0% / 55% / 79% / 83,5% / 100%

Tenho voado há 1 mes assim numa boa.

Acontece que agora, do nada, sem motivo aparente, com a mesma curva de aceleração que citei acima, quando desativo o throtle hold o heli já começa a girar o motor.
Verifiquei e está tudo certo no rádio. Quando está em Throtle hold, o rádio está configurado para -1%).

O motor só para de girar com Throtle hold.

Por via das dúvidas, salvei a configuração que eu vinha usando na posição 5 do rádio. Peguei o backup que eu tinha na posição 10 e joguei na posição 1 que está binded no meu heli. O heli se comportou igual. Só desliga o motor em throtle hold.

Usei o subtrim e em -16% o heli está com motor desligado. Se avançar para -15% o motor liga de novo.

Bindei de novo... ficou igual.

Outra coisa que [b:42e401fa2b]não acontecia e agora acontece[/b:42e401fa2b]:

Quando desligo o rádio com o heli ligado, ele entra em fail safe e ativa o motor. Até esses dias, se eu desligasse o rádio antes do heli, o heli permanecia na última posição que estava, no caso, motor desligado.

Amigos, sei que não se deve desligar o rádio antes e tudo mais. Foi apenas testes que fiz. Nunca configurei fail safe, até porque acredito que o AR6100 não possua tal função.

Estudei curvas de cabo a rabo... e digo: Se voltei o rádio a uma memória backup que eu tinha antes e o heli continua ligando o motor, o problema está no heli!!! Será ESC? Será receptor? O que eu fiz que não deveria?

Em momento algum tentei fazer qualquer configuração em gyro, receptor ou esc.

Agradeço qualquer ajuda, palpite, sugestão!

Abraços
T-Rex 550E - Rádio é Futaba! Infelizmente eu caí no conto do Aurora ...
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Ponha subtrims e trim do acelerador em zero, end points e dual rate em 100%, ponha o throttle hold em 0% e recalibre o Throttle Range do esc, ligando o heli com o acelerador no máximo e baixando o stick depois (tire as pás por segurança).

Abrcs!
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

Valeu Igor! Me ajudando de novo!


Rapaz, você é um gênio!

Funcionou! Meu heli voltou a ser o mesmo!! Esse heli e rádio eram do Willian aqui do fórum que me vendeu!

MUITO OBRIGADO MESMO!! kkkk


Rapaz, como diabos isso foi acontecer?

Abração!!!!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Estou longe de ser gênio, tô mais pra gato escaldado.

Foi uma questão de tempo para o esc começar a achar que o -1% era o mínimo do throttle e salvar nas configurações. Na verdade, me admirou que isso não tenha começado a acontecer já na primeira vez que bateu o hold.
Sempre vejo o pessoal deixando o hold com o -5% padrão da configuração do rádio e isso é um grande erro nos elétricos, quando se configura o esc para atuar de 0 a 100%, deve-se manter essa faixa de valores para a aceleração.

Abrcs!
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

Entendido!

Acho que este tópico servirá futuramente pra muita gente.

Fiquei muito feliz em conseguir resolver o problema com a sua ajuda. Já tinha pensado em ir em levar pro rapaz que faz manutenção pra galera no clube. (até saber algumas coisas precisamos pagar né... se não achar na net).

Valeu!!!
Eidimar
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jan 03, 2014 9:12 am
Localização: CASSILANDIA

Mensagem por Eidimar »

ola estou fazendo as configuraçoes do meu heli ainda , e eu presciso mexer no passo mas quando eu vou mexer ele acelera o motor, tem alguma chave pra se ligar no radio ou eu tenhu que desconectar o o canal do motor ?
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Tem sim. É a chave "Throtle Hold" citada no item 5 acima, no primeiro post desse tópico.

Só que tem que nos informar qual heli, esc e rádio utilizados para saber se é só isso.

Outro jeito "batata", é soltar dois fios do motor.
Responder