Lead Free / ROHS - Cuidado !

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
matsuoka
membro
Mensagens: 360
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 3:02 am
Localização: Manaus

Lead Free / ROHS - Cuidado !

Mensagem por matsuoka »

Lendo alguns posts aqui do fórum e vendo algumas fotos que o pessoal tem postado de eletrônica comprada para modificar eu me deparei com uma foto de uma plaquinha do Wii que tem a marcação de ROHS em sua serigrafia, ai eu me toquei de uma coisa que muita gente não sabe ou não dá atenção :

- Produtos que possuem marcação ROHS são soldados com uma liga Liga Lead Free ( e free também uma serie de outras substancias prejudiciais ao meio ambiente ) . Este tipo de liga de solda possui um ponto de fusão um pouco maior que a solda com chumbo . Ou seja quando misturamos os dois tipos de solda podemos não obter o resultado esperado. Vais parecer que está soldado mas o que ocorre é que a solda com chumbo vai ficar boiando sobre a solda lead free ( devido a diferença entre o ponto de fusão das duas ligas metálicas ), não vai haver contato perfeito entre as duas .

A todos que estão modificando sua eletrônica e soldando com Pb recomendo muito cuidado, tente na medida do possível eliminar a solda lead free do ponto que vai modificar antes de soldar com a liga que tem Pb .

Muitos vão dizer que nunca tiveram problemas, mas ninguém relaciona suas quedas ao processo soldagem de seus equipamentos. Uma solda com problemas pode causar problemas do tipo SDS ( Só Deus Sabe) com diagnóstico difícil de se fazer .

Fica aqui o alerta .
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Re: Lead Free / ROHS - Cuidado !

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:27cd9c8a32="matsuoka"]Lendo alguns posts aqui do fórum e vendo algumas fotos que o pessoal tem postado de eletrônica comprada para modificar eu me deparei com uma foto de uma plaquinha do Wii que tem a marcação de ROHS em sua serigrafia, ai eu me toquei de uma coisa que muita gente não sabe ou não dá atenção :

- Produtos que possuem marcação ROHS são soldados com uma liga Liga Lead Free ( e free também uma serie de outras substancias prejudiciais ao meio ambiente ) . Este tipo de liga de solda possui um ponto de fusão um pouco maior que a solda com chumbo . Ou seja quando misturamos os dois tipos de solda podemos não obter o resultado esperado. Vais parecer que está soldado mas o que ocorre é que a solda com chumbo vai ficar boiando sobre a solda lead free ( devido a diferença entre o ponto de fusão das duas ligas metálicas ), não vai haver contato perfeito entre as duas .

A todos que estão modificando sua eletrônica e soldando com Pb recomendo muito cuidado, tente na medida do possível eliminar a solda lead free do ponto que vai modificar antes de soldar com a liga que tem Pb .

Muitos vão dizer que nunca tiveram problemas, mas ninguém relaciona suas quedas ao processo soldagem de seus equipamentos. Uma solda com problemas pode causar problemas do tipo SDS ( Só Deus Sabe) com diagnóstico difícil de se fazer .

Fica aqui o alerta .[/quote:27cd9c8a32]
E a maioria das placas mães de pc vem soldadas com Lead-free, meu ferro sofreu para trocar o capacitor de uma placa aqui em casa.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
matsuoka
membro
Mensagens: 360
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 3:02 am
Localização: Manaus

Mensagem por matsuoka »

Pois e para manusear solda LF o equipamento tambem tem que ser capaz, para adaptar a esta onda tivemos que trocar todas as estacoes de solda aqui da fabrica pois as antigas nao tinham potencia suficiente, as pontas tambem sao um pouco diferentes para suportar a alta temperatura de trabalho .

E justamente esta falta de potencia e o que ocasiona problemas ao misturar duas ligas diferentes, pois nao consegue derreter a solda LF .
Responder