Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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leonardoninpo
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Mensagem por leonardoninpo »

Senhores do ponto de vista elétrico e eletrônico o problema será as altas demandas (picos) pois os conectores, bitolas de fio e largura das trilhas dos receptores comuns não vão suportar corretes elevadas (10A) ai gera aquecimento, queda de tensão, bitola de cabos que não suportam essa corrente toda e etc...

EX.: um tower por 995 em carga normal consome 1460mAh chegando a 2125mAh
Futaba 3801 1025mAh até 1365mAh.

Usando o exemplo acima em um 30% teriamos picos de corrente que podem variar de miliamperes a amperes dependendo do tipo de voo e equipamento usado.

É uma questão de dimencionamento, tipo de equipamento e estilo de voo
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Kemp
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Mensagem por Kemp »

[quote:4174a55d2f="leonardoninpo"]Senhores do ponto de vista elétrico e eletrônico o problema será as altas demandas (picos) pois os conectores, bitolas de fio e largura das trilhas dos receptores comuns não vão suportar corretes elevadas (10A) ai gera aquecimento, queda de tensão, bitola de cabos que não suportam essa corrente toda e etc...

EX.: um tower por 995 em carga normal consome 1460mAh chegando a 2125mAh
Futaba 3801 1025mAh até 1365mAh.

Usando o exemplo acima em um 30% teriamos picos de corrente que podem variar de miliamperes a amperes dependendo do tipo de voo e equipamento usado.

É uma questão de dimencionamento, tipo de equipamento e estilo de voo[/quote:4174a55d2f]

Tirou esses dados de onde?
O que é carga normal?
Testou em voo? Provavelmente não.

O servo Savox SC0251MG dá pico de 5A no stall torque e 1,5A de consumo médio estático sem carga.
Eu estou usando 5 servos Savox e mais 2 servos para acelerador e afogador no avião.
O pico máximo [u:4174a55d2f][b:4174a55d2f]"REGISTRADO EM VOO"[/b:4174a55d2f][/u:4174a55d2f] foi de 3,65A e acredito que tenha sido em um snaproll, que foi a manobra em que forcei mais o aero.

O que você faz com o avião para dar 10A de pico?[b:4174a55d2f][/b:4174a55d2f]
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Rafael B Maier
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Mensagem por Rafael B Maier »

ola pesoal sou novo aqui , gostei da discução porem na minha opiniao nao tiro a importancia dos dois lados da historia no caso de servos parudos para a gasolina no minimo servos de metal para a vibraçao e trancos ,a questao de força isso vai ter que ser definido pelo piloto e para que estilo de voo vai querer para um voo mais agresivo com manobras feitas em alta velocidade vai ser preciso ter servos que guenten bem para que os comandos nao o cedao desviando a tragetoria que teria que ser tomada. ja vi em varios outros topicos e forum por ai melhor preveni que remedia o que custa em um exenplo um servo de 7kg para um de 10 kg e uma bateria de 1000 para uma de 1500 em que peso relaçao preço e tal e muinto pouco para um custo de um aviao ou somando o conjunto todo vc acabar pecando um pouco . bom resumindo as condiçoes que o fabricante dispoe para cada modelo e simples. no minimo respeitada.teste e teste e feitos pelos fabricantes antes de serem colocada a venda
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Kemp
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Mensagem por Kemp »

Aí até concordo com você Rafael.
De 7kg pra 10kg tudo bem. Agora se o manual do aero recomenda 12kg e o camarada coloca um servo de 30kg já é exagero.
A bateria também. De 1000 pra 1500 ok. Agora triplicar a capacidade e até mesmo colocar duas baterias também é exagero.
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Megafly
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Mensagem por Megafly »

E eu ja vi gente colocando 2 baterias de 5.000mAh em extra 27%...
No meu extra 35% eu uso 2 baterias de 2.000mAh, e duas é mais para redundância já que são ligadas no smartfly...
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Wellington_BH
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Mensagem por Wellington_BH »

[quote:32e4ecb4c4="Kemp"]Aí até concordo com você Rafael.
De 7kg pra 10kg tudo bem. Agora se o manual do aero recomenda 12kg e o camarada coloca um servo de 30kg já é exagero.
A bateria também. De 1000 pra 1500 ok. Agora triplicar a capacidade e até mesmo colocar duas baterias também é exagero.[/quote:32e4ecb4c4]

Kemp, duas baterias está mais ligado ao efeito redundância do equipamento do que para aumentar a capacidade (autonomia) do conjunto. A redundância para aumentar a segurança não pode ser considerada exagero... o resto tá certo sim.
...
Quando `dizemos` bateria de 600mA estamos referindo a capacidade de carga de 600mAH, e não a uma corrente de 600mA. Tem gente no tópico misturando os dois conceitos.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
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Rafael B Maier
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Mensagem por Rafael B Maier »

atualmente estou voando um extra 33%h9 com um motor dle111 super exagero sabendo que o manual recomenda 60cc a 80cc coloquei por nao ter que estas gastando com outros porque uso em um camodel 34% com servos 3305 futaba de 8.6kg dois por asa profundor dois 9150 que da 16kg e um 8711 pra leme e ainda tem gente que coloca 8711 parelho exagero 8711 ate pra 35% uso uma smart fly duas fromeco de 2600 mais quando vou caregar nao passa de 300 mah e a iginiçao que tambem uso uma de 2600 nao da 180mah gasto em um DLE 111 com esse poder de bateria da pra faze ums 15vooo
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Beef
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Mensagem por Beef »

Como anteriormente postei, fiz um teste segurando parcialmente as superfícies de comando do extra 35% AW com 7 JR8711 obtive um pico de 11,96A, comparativamente imaginem uma superfície do tamanho de um aileron, leme e profundor deflexionada contra o vento subitamente a uma velocidade de no minimo 80KM/h (como colocar a mão ou um objeto semelhante para fora do carro em velocidade), obviamente se produz um esforço intenso, num snap-roll provavelmente ocorra uma exigência de esforço e portanto de consumo elétrico importante, como alguns receptores resetam facilmente por baixa tensão(por exemplo alguns spektrum que inclusive necessitam do uso de um capacitor vendido separadamente pela fabrica), ou tem capacidades de condução interna limitada, temos que proteger os sistemas para que não haja perda de comandos súbita, e perda do equipamento, isto serve para aeros acima de 30% de escala, levando em conta que servos de baixa qualidade de seus componentes podem gerar consumo exagerado até num park flyer com microservos, resta então a opção de supra dimensionar os sistemas elétricos, usar mesas ou receptores de alta demanda, dentro de limites orientados pelo fabricante, senão temos o risco de perder o aero e ficar achando que foi interferencia(famosa) ou até erro....tenho receio de usar o wattímetro em vôo, por isso prefiro testes "de bancada" que nos dão pelo menos uma luz no assunto, e parabenizo o pessoal que fez testes dinâmicos em vôo, trazendo mais informações nessa situação que gera uma polemica danada....abs.
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Wellington_BH
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Mensagem por Wellington_BH »

[quote:332179cb61="Beef"]Como anteriormente postei, fiz um teste segurando parcialmente as superfícies de comando do extra 35% AW com 7 JR8711 obtive um pico de 11,96A, comparativamente imaginem uma superfície do tamanho de um aileron, leme e profundor deflexionada contra o vento subitamente a uma velocidade de no minimo 80KM/h (como colocar a mão ou um objeto semelhante para fora do carro em velocidade), obviamente se produz um esforço intenso, num snap-roll provavelmente ocorra uma exigência de esforço e portanto de consumo elétrico importante, como alguns receptores resetam facilmente por baixa tensão(por exemplo alguns spektrum que inclusive necessitam do uso de um capacitor vendido separadamente pela fabrica), ou tem capacidades de condução interna limitada, temos que proteger os sistemas para que não haja perda de comandos súbita, e perda do equipamento, isto serve para aeros acima de 30% de escala, levando em conta que servos de baixa qualidade de seus componentes podem gerar consumo exagerado até num park flyer com microservos, resta então a opção de supra dimensionar os sistemas elétricos, usar mesas ou receptores de alta demanda, dentro de limites orientados pelo fabricante, senão temos o risco de perder o aero e ficar achando que foi interferencia(famosa) ou até erro....tenho receio de usar o wattímetro em vôo, por isso prefiro testes "de bancada" que nos dão pelo menos uma luz no assunto, e parabenizo o pessoal que fez testes dinâmicos em vôo, trazendo mais informações nessa situação que gera uma polemica danada....abs.[/quote:332179cb61]
Bem colocado. Por isso mesmo no teste colocado dos 9 servos 8711 em que o consumo foi de 435 mAh da bateria em 10 min foi registrado um pico de 17,8 A. Não é qualquer receptor e bateria de 600 mAh que aguentam esses servos. Por isso foi colocado esse tópico para discutirmos entre os exageros (sub e superdimensionamentos).
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Kemp
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Mensagem por Kemp »

[quote:da39d7681c="Beef"]Como anteriormente postei, fiz um teste segurando parcialmente as superfícies de comando do extra 35% AW com 7 JR8711 obtive um pico de 11,96A, comparativamente imaginem uma superfície do tamanho de um aileron, leme e profundor deflexionada contra o vento subitamente a uma velocidade de no minimo 80KM/h (como colocar a mão ou um objeto semelhante para fora do carro em velocidade), obviamente se produz um esforço intenso, num snap-roll provavelmente ocorra uma exigência de esforço e portanto de consumo elétrico importante, como alguns receptores resetam facilmente por baixa tensão(por exemplo alguns spektrum que inclusive necessitam do uso de um capacitor vendido separadamente pela fabrica), ou tem capacidades de condução interna limitada, temos que proteger os sistemas para que não haja perda de comandos súbita, e perda do equipamento, isto serve para aeros acima de 30% de escala, levando em conta que servos de baixa qualidade de seus componentes podem gerar consumo exagerado até num park flyer com microservos, resta então a opção de supra dimensionar os sistemas elétricos, usar mesas ou receptores de alta demanda, dentro de limites orientados pelo fabricante, senão temos o risco de perder o aero e ficar achando que foi interferencia(famosa) ou até erro....tenho receio de usar o wattímetro em vôo, por isso prefiro testes "de bancada" que nos dão pelo menos uma luz no assunto, e parabenizo o pessoal que fez testes dinâmicos em vôo, trazendo mais informações nessa situação que gera uma polemica danada....abs.[/quote:da39d7681c]

Desculpe, mas discordo da sua opinião.
Eu também fiz testes de bancada com a eletrônica que estou usando no aeromodelo e os resultados em voo foram muito diferentes.
Sei que o aileron é grande, o leme é gigante e tudo mais , mas a força exercida sobre eles em voo não pode ser comparada com a mesma força de empurrá-los ou segurá-los para ver quanto consomem.
Como já comentei antes, fiz uns testes estáticos movimentando todos os servos com o aero desligado em solo. O pico foi de quase 5A.
Durante o voo num snaproll o pico foi de apenas 3,65A.
Se você tem medo de colocar o wattímetro a bordo para fazer um voo é porque realmente não confia no seu equipamento e quem não confia no equipamento precisa usar tudo supra dimensionado.

Bateria de 600mAh também é pouco. Não precisa ser radical.
Uma de 2000mAh 15C já estaria de bom tamanho.
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