Regulagem Motor 55AX-BE

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Geofrei Kuhleis
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:33 am

Regulagem Motor 55AX-BE

Mensagem por Geofrei Kuhleis »

Ola Pessoal!!!!
Estou precisando uma ajuda na regulagem do motor O.S. 55AX-BE, ja troquei vela ja li o manual mas não acerto ele. O motor funciona bem até aquecer (por volta de 1 min) mesmo com aquecedor na vela, depois disso ele apaga. Também percebo que ele só funciona, pega quando estiver frio (estou usando partida manual). Estou pensando é que ele esquenta e aumenta muito o cilindro e perde a comprensão. Alguém pode me dar alguma dica.....
Star Easy , SpitFire EP40, Extra 330 SC 35e, Easy Glider, Extra 260, T REX 500 - Aurora 9
Avatar do usuário
teusrox
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 5:09 am
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Contato:

Mensagem por teusrox »

Qual a helice usada?
Qual o combustivel usado?
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

As agulhas estão na posição de fábrica?

Se não tiver, esse é o ponto de partida. Não adianta ficar mexendo se já saiu muito fora da posição.
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Siga as instruções do manual de fábrica do motor, Comece deixando as agulhas na posição recomendada. Este motor trabalha melhor com a mistura um pouco rica.
Avatar do usuário
Geofrei Kuhleis
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:33 am

Mensagem por Geofrei Kuhleis »

Combustível da Jrusso (original), hélice 12 x 7 e tb a 11 x 7 (vou testar a 11 x 6), utilizei as agulhas conforme indicado no manual, mas agora abri mais a de marcha lenta..., vou fazer mais uns testes... vou novamente seguir as recomendações do manual, tentar usar um starter para a partida.... quente.
Mas agradeço desde já pelas dicas. Aproveitando alguém dos colegas do e-voo tem sucesso com esse motor? vc pode postar um video do motor ligando e acelerando e retonado e lenta desse motor (dando a partida). Obrigado
Avatar do usuário
LOLOMAU
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:57 pm
Localização: Coruripe - AL
Contato:

Re: Regulagem Motor 55AX-BE

Mensagem por LOLOMAU »

[quote:8b93f6fad1="Geofrei Kuhleis"]Ola Pessoal!!!!
Estou precisando uma ajuda na regulagem do motor O.S. 55AX-BE, ja troquei vela ja li o manual mas não acerto ele. O motor funciona bem até aquecer (por volta de 1 min) mesmo com aquecedor na vela, depois disso ele apaga. Também percebo que ele só funciona, pega quando estiver frio (estou usando partida manual). Estou pensando é que ele esquenta e aumenta muito o cilindro e perde a comprensão. Alguém pode me dar alguma dica.....[/quote:8b93f6fad1]

Bom dia a todos,

Estou com o mesmo problema do amigo acima... Comprei o motor e combustível (de procedência - Aeromodeli) na JRusso.com.br... Se alguém puder ajudar agradeço...

Geofrei você já conseguiu amaciar o seu motor? Quando conseguir deixa aqui as dicas de como você fez, pois aqui o problema é o mesmo. O motor só pega quando o aquecedor de vela está conectado, quando tiramos o aquecedor o mesmo começa a apagar.
Lolo querendo decolar.........
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Pode ser regulagem. O meu funcionava redondinho.
Hélice pequena demais dá excesso de giro.
O correto é amaciar conforme manda o manual e depois regular com qualquer uma das hélices recomendadas com máxima rotação de 10.000RPM.

[yt]Tujr1QKwArs&[/yt]
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

O meu foi tranquilo. Pegou, acelerei ao máximo com a agulha aberta por 1 minuto e depois queimei o tanque fazendo o processo de amaciamento, afinando e engordando.
Avatar do usuário
LOLOMAU
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:57 pm
Localização: Coruripe - AL
Contato:

Mensagem por LOLOMAU »

[quote:25a77b92d1="Everton de Castro"]Pode ser regulagem. O meu funcionava redondinho.
Hélice pequena demais dá excesso de giro.
O correto é amaciar conforme manda o manual e depois regular com qualquer uma das hélices recomendadas com máxima rotação de 10.000RPM.

[yt]Tujr1QKwArs&[/yt][/quote:25a77b92d1]

Bom dia,

Everton, vi o seu vídeo e notei que quando você acelera e desacelera o motor não apaga o fogo (desliga).

PERGUNTO:

1 - Quando você desacelera o motor, o carburador fica todo fechado?
2 - Se a resposta for sim, não era para o mesmo apagar o fogo (desligar)?
3 - Como é que se faz para o motor não desligar em voo quando o aeromodelista desacelerar totalmente acidentalmente?

Só possui até o momento equipamentos elétricos... Por isso tenho essa dúvidas com relação aos motores a combustão.

4 - Será que devemos configurar o RÁDIO, principalmente o controle da aceleração para o mesmo nunca fechar totalmente o carburador?

Desde já agradeço as respostas.
Lolo querendo decolar.........
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:68ef61522b="LOLOMAU"][quote:68ef61522b="Everton de Castro"]Pode ser regulagem. O meu funcionava redondinho.
Hélice pequena demais dá excesso de giro.
O correto é amaciar conforme manda o manual e depois regular com qualquer uma das hélices recomendadas com máxima rotação de 10.000RPM.

[yt]Tujr1QKwArs&[/yt][/quote:68ef61522b]

Bom dia,

Everton, vi o seu vídeo e notei que quando você acelera e desacelera o motor não apaga o fogo (desliga).

PERGUNTO:

1 - Quando você desacelera o motor, o carburador fica todo fechado?
2 - Se a resposta for sim, não era para o mesmo apagar o fogo (desligar)?
3 - Como é que se faz para o motor não desligar em voo quando o aeromodelista desacelerar totalmente acidentalmente?

Só possui até o momento equipamentos elétricos... Por isso tenho essa dúvidas com relação aos motores a combustão.

4 - Será que devemos configurar o RÁDIO, principalmente o controle da aceleração para o mesmo nunca fechar totalmente o carburador?

Desde já agradeço as respostas.[/quote:68ef61522b]

Se fechar tudo ele apaga, pois não entra ar.

É pelo trim do acelerador que se faz a abertura necessária para manter a lenta e não apagar.
Responder