Bancada para teste de servo - Consumo e Torque
Coloquei o e-Logger V3 (Eagle Tree) num Shock Edge 3D de 450g para avaliar em vôo o consumo de um conjunto de servos 3 servos HXT900 e 1 receptor Airtronics 92824!
Instalei o e-Logger V3 entre o ESC (TR plush 25A com BEC 2A @ 5V) e o canal do acelerador do receptor usando uma extensão de servo adaptada com 2 conectores Deans. Deste modo é possível medir a corrente fornecida pelo do BEC do ESC para o receptor.
Em solo liguei e testei todos os comandos do modelo durante uns 30 s, e em seguida desliguei. O consumo máximo ao acionar todos os servos foi de 0,36 A.
Posteriormente fiz um primeiro vôo bem calmo sem exigir muito dos servos com poucas manobras. O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,36 A mantendo uma média de 0,15 A. Idêntico ao valor obtido sem carga.
No segundo vôo exigi um pouco mais dos servos executando um vôo mais agressivo com maior velocidade e várias manobras (torque, faca, looping, rolls e etc...). O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,42 A mantendo uma média de 0,20 A.
Segue o gráfico do consumo (A) em função do tempo (minutos):
Como podem ver o consumo do conjunto (3 servos e 1 receptor) mesmo num vôo agressivo foi bem baixo.
Abraços,
Caio
Instalei o e-Logger V3 entre o ESC (TR plush 25A com BEC 2A @ 5V) e o canal do acelerador do receptor usando uma extensão de servo adaptada com 2 conectores Deans. Deste modo é possível medir a corrente fornecida pelo do BEC do ESC para o receptor.
Em solo liguei e testei todos os comandos do modelo durante uns 30 s, e em seguida desliguei. O consumo máximo ao acionar todos os servos foi de 0,36 A.
Posteriormente fiz um primeiro vôo bem calmo sem exigir muito dos servos com poucas manobras. O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,36 A mantendo uma média de 0,15 A. Idêntico ao valor obtido sem carga.
No segundo vôo exigi um pouco mais dos servos executando um vôo mais agressivo com maior velocidade e várias manobras (torque, faca, looping, rolls e etc...). O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,42 A mantendo uma média de 0,20 A.
Segue o gráfico do consumo (A) em função do tempo (minutos):
Como podem ver o consumo do conjunto (3 servos e 1 receptor) mesmo num vôo agressivo foi bem baixo.
Abraços,
Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:44 pm, em um total de 1 vez.
É possível montar uma tabela com todos os testes?
Olá Caio e pessoal! :D
Acompanho há anos o forum e aprendi muito aqui. Sou usuário quietinho 8) ... e mais leio que do que posto aqui no forum. Quase tudo que tenho dúvida acho a resposta aqui, então quase não posto. Em relação à sua brilhante iniciativa Caio, seria muito difícil montar uma tabela com a performance de cada servo que você já testou e deixar disponível na seção de downloads? Seria muito útil para todos do e-voo, ainda mais aqueles que não têm uma bancada igual a sua e são iniciantes.... parabéns mais uma vez.
Cristien
Acompanho há anos o forum e aprendi muito aqui. Sou usuário quietinho 8) ... e mais leio que do que posto aqui no forum. Quase tudo que tenho dúvida acho a resposta aqui, então quase não posto. Em relação à sua brilhante iniciativa Caio, seria muito difícil montar uma tabela com a performance de cada servo que você já testou e deixar disponível na seção de downloads? Seria muito útil para todos do e-voo, ainda mais aqueles que não têm uma bancada igual a sua e são iniciantes.... parabéns mais uma vez.
Cristien
Heli 450 Belt CP
DX6i
Rotor e Canopy CopterX
Pás e Flybar de Carbono
Bateria 2200mha
DX6i
Rotor e Canopy CopterX
Pás e Flybar de Carbono
Bateria 2200mha
Bem legal seu teste, parabens, achei bem interessante o segundo teste com o dataloger, so fiquei com uma duvida no primeiro teste pois como nao ha movimento do braco acredito que a medida deve ser a corrente de stall do servo, que tambem e interessante saber mas que geralmente se deseja evitar, e o que acho, eu nao sou nenhum expert no assunto.... :-)
Ronaldo
Ronaldo
O experimento foi realizado de tal modo a manter o horn do servo sempre perpendicular a haste de tração. O fato do braço do horn não se movimentar não significa que está em stall.
Conforme o servo tester vai sendo acionado a tração aumenta e a corrente também aumenta (o braço não se movimenta). Isto significa o servo não está em stall.
O servo somente entrará em stall quando não conseguir mais aumentar a tração. Neste ponto o torque será máximo e a corrente será máxima (corrente de stall).
Conforme o servo tester vai sendo acionado a tração aumenta e a corrente também aumenta (o braço não se movimenta). Isto significa o servo não está em stall.
O servo somente entrará em stall quando não conseguir mais aumentar a tração. Neste ponto o torque será máximo e a corrente será máxima (corrente de stall).